• Nenhum resultado encontrado

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1 Objetivos da contabilidade

2.3 Instrumentos financeiros

2.3.7 Tipos de derivativos

2.3.7.3 Contratos de opções

Um contrato de opção pode ser definido como o direito em que o comprador da opção (titular) tem de comprar ou vender uma determinada quantidade de um ativo em uma data futura, por um preço pré-estabelecido, e a obrigação do vendedor (lançador) de vender ou comprar o ativo objeto. Portanto, ao titular cabe a decisão de exercer ou não o seu direito, mas o lançador tem a obrigação de cumprir a vontade do titular.

Conforme HULL (2009, p. 6), os contratos de opções são distintos dos contratos futuros ou a termo, pois nesses contratos o detentor da posição comprada tem o compromisso de comprar o ativo a certo preço em determinada data futura, enquanto o titular das opções de compra possui o direito de comprar o ativo a certo preço em determinada data no futuro, mediante o pagamento de um preço pelo direito de comprar ou vender.

Assim, as características dos contratos de opções diferem das dos contratos a termo e futuros, e seus principais aspectos contratuais são:

 Ativo objeto: ativo financeiro, mercadoria ou bem objeto de negociação;  Titular: comprador dos direitos de compra ou venda da opção;

 Lançador: vendedor da opção que tem a obrigação de comprar ou vender o ativo objeto da opção;

 Prêmio: valor pago pelo titular ao lançador para ter o direito de comprar ou vender o ativo objeto;

 Preço de exercício (strike price): preço pelo qual o titular pode exercer o seu direito de comprar ou vender o ativo objeto;

Quanto à sua natureza, os tipos de contratos de opções podem ser de compra (call) ou de venda (put), que asseguram direitos ao comprador (titular) ou produzem obrigações ao vendedor (lançador):

Posição Compra (Call) Venda (Put)

Comprador (Titular) Tem o direito, mas não a obrigação de comprar. Tem o direito, mas não a obrigação de vender. Vendedor (Lançador) Obrigação de vender com base em preço acordado entre as partes Obrigação de comprar com base em preço acordado entre as partes

Quadro 10 – Tipos de opções

Fonte: Série Introdutória Mercados Derivativos – BM&F.

No que se refere ao resultado nas operações com opções, é importante ressaltar que as perdas atribuíveis aos titulares dos contratos de compra ou venda estão sempre limitadas ao valor do prêmio pago para adquirir o direito.

No entanto, as perdas que podem ser atribuídas ao lançador de uma opção de venda (put) estarão limitadas ao valor do contrato, levando em consideração que o preço de mercado do ativo objeto não poderá ser inferior a zero. Assim, se o preço do ativo objeto for igual a zero na data do vencimento da opção de venda (put), a perda do lançador corresponderá ao preço de exercício deduzido do valor do prêmio recebido.

Para o lançador de uma opção de compra (call) descoberto, a perda máxima não poderá ser estimada no início da transação, considerando que não há limite para o preço de mercado do ativo objeto na data de vencimento da opção de compra. Dessa forma, se uma opção de compra é exercida pelo titular, significa dizer que o preço de exercício, acrescido do prêmio pago, é inferior ao preço de mercado do ativo objeto. Em um mercado em condições normais não existiria uma limitação de preço para a negociação de ativos e, portanto, as perdas atribuíveis ao lançador de uma opção de compra (call) podem ser ilimitadas, a menos que o contrato estabeleça limitações de preços de alta, de forma a minimizar perdas do lançador e reduzir os ganhos do titular.

As possibilidades de ganhos ou perdas com opções estão demonstradas no quadro a seguir, assumindo que os lançadores estão descobertos, ou seja, não possuem o ativo objeto e, em caso de exercício, serão obrigados a comprar no mercado o ativo objeto por qualquer preço, para entregar ao titular:

Posição Opção de Compra (Call) Opção de Venda (Put)

Evento Resultado Evento Resultado

Titular ou Comprador

Preço de exercício, acrescido do prêmio pago, é maior que o preço à vista na data de vencimento.

Perda limitada ao valor do prêmio pago.

Preço de exercício, deduzido do prêmio pago, é menor que o preço à vista na data de vencimento.

Perda limitada ao valor do prêmio pago.

Preço de exercício, acrescido do prêmio pago, é menor que o preço à vista na data de vencimento.

Valor do ganho é indeterminado, pois não há limitação de preço para a negociação do ativo objeto da opção.

Preço de exercício, deduzido do prêmio pago, é maior que o preço à vista na data de vencimento.

Ganho equivalente à diferença entre o preço de exercício, menos o prêmio pago, e o preço à vista do ativo objeto. Lançador ou Vendedor Preço de exercício, acrescido do prêmio recebido, é superior ao preço à vista na data de vencimento.

Ganho limitado ao valor do prêmio recebido.

Preço de exercício, deduzido do prêmio recebido, é inferior ao preço à vista na data de vencimento.

Ganho limitado ao valor do prêmio recebido.

Preço de exercício, acrescido do prêmio recebido, é inferior ao preço à vista na data de vencimento.

Valor da perda é indeterminado, pois não há limitação de preço para a negociação do ativo objeto da opção.

Preço de exercício, deduzido do prêmio recebido, é superior ao preço à vista na data de vencimento.

Perda equivalente à diferença entre o preço de exercício, menos o prêmio recebido, e o preço à vista do ativo objeto. Quadro 11: Ganhos e perdas em contratos de opções

Fonte: Quadro elaborado pelo autor

Os retornos das posições com contratos de opções descritos anteriormente podem ser representados graficamente21, como segue:

a) Titular da opção de compra: b) Lançador da opção de compra:

c) Titular da opção de venda: d) Lançador da opção de venda:

Figura 03: Ganhos e perdas em contratos de opções

21

Quanto aos modelos de contratos de opções, são classificados conforme o seu tipo:

 Tipo americano: o contrato de opção pode ser exercido a qualquer momento, até a data do seu vencimento;

 Tipo europeu: o contrato de opção somente pode ser exercido na data do seu vencimento.