• Nenhum resultado encontrado

Segundo a Fecomércio/RN (2020), o carnaval multicultural de Natal/RN movimentou mais de R$ 111 milhões e teve a aprovação de 89,6% dos foliões. De acordo com as pesquisas realizadas pela mencionada instituição, o carnaval de 2020 da cidade do Natal/RN obteve muitas avaliações positivas, tanto pelos comerciantes quanto pelos produtores do evento, além dos próprios foliões. movimentação positiva da economia. Diante de todo o exposto, buscou-se identificar como os foliões qualificam, no geral, o carnaval de Natal/RN, podendo-se observar essa informação no Gráfico 07 abaixo.

15,30%

37,50%

37,10%

9,80% 0,40%

GRÁFICO 07 - Como você qualificaria o evento Carnaval em Natal?

Excelente Muito bom Bom Regular Péssimo

GRÁFICO 07 – Como você qualificaria o evento Carnaval em Natal/RN?

Fonte: Elaboração própria pela autora da pesquisa (2020).

30

As respostas obtidas, em sua maioria, revelaram uma avaliação do evento entre “Muito bom” e “Bom”, portanto, observa-se que a festividade foi significativa para os foliões.

Partindo dessa premissa, os entrevistados quantificaram essa percepção, avaliando o evento com notas em uma escala de 0 a 10, onde o 0 representa total insatisfação e, o 10, o nível mais alto de satisfação obtida no evento, conforme pode ser observado no Gráfico 08.

Segundo os dados apresentados no Gráfico 08, os entrevistados conferiram, em sua maioria, as notas 7 e 8 para o carnaval de Natal/RN, o que é indicativo de um evento satisfatório. Entende-se, portanto, que os fatores que atraem os foliões para a cidade do Natal/RN, estão correspondendo às suas necessidades, tornando o evento bem qualificado.

Com vistas a identificar seu grau de atratividade e se o evento carnaval em Natal/RN é capaz de atuar como atrativo turístico, questionou-se aos entrevistados a sua percepção acerca do tema, levando aos resultados apresentados a seguir no Gráfico 09.

1% 0% 0% 1%

6% 9%

24%

29%

18%

13%

GRÁFICO 08 - Numa escala de 0 a 10, quão satisfeito você ficou com o evento?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

GRÁFICO 08 – Numa escala de 0 a 10, quão satisfeito você ficou com o evento?

Fonte: Elaboração própria pela autora da pesquisa (2020).

31

Mais de 90% dos foliões questionados consideram o carnaval um atrativo para as pessoas de fora da cidade, levando em consideração que, dentro desse universo, há uma amostra de 26 turistas participantes do evento, os quais, de forma unânime, responderam positivamente quanto ao potencial do carnaval em Natal/RN em atrair turistas, levando à percepção e à interação das pessoas no evento, nos moldes em que Pearce (1991) discorre sobre indicação e o quanto ela influencia na escolha do local.

Diante de tão positiva avalição, procurou-se entender como o evento estudado desempenha quando comparado com os carnavais mais consagrados do Brasil, como os das cidades de Recife, Salvador, Rio de Janeiro, conforme Gráfico 10.

90,20%

9,80%

GRÁFICO 09 - Em sua percepção, o evento Carnaval em Natal é capaz de atrair mais turistas para a cidade?

Sim Não

GRÁFICO 09 – Em sua percepção, o evento Carnaval em Natal/RN é capaz de atrair mais turistas para a cidade?

Fonte: Elaboração própria pela autora da pesquisa (2020).

32

Desse modo, identificou-se que o carnaval de Natal/RN, segundo a opinião do público pesquisado, ainda não está apto a concorrer com os destinos consagrados nas festividades carnavalescas pelo Brasil. Porém, destaca-se que, por ser um carnaval que retomou suas atividades recentemente e, levando-se em consideração toda sua história, tradição e cultura no universo carnavalesco, tende a ganhar espaço no setor de eventos com o passar do tempo e, diante de estratégias bem elaboradas, orientadas por estudos e pesquisas do setor, poderá ampliar sua competitividade na área.

46,20%

53,80%

GRÁFICO 10 - Você acredita que o evento Carnaval em Natal tem potencial para competir com eventos consagrados como o Carnaval de

Recife e o Carnaval de Salvador?

Sim Não

GRÁFICO 10 – Você acredita que o evento Carnaval em Natal tem potencial para competir com eventos consagrados como o Carnaval de Recife e o Carnaval de Salvador?

Fonte: Elaboração própria pela autora da pesquisa (2020).

33

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O setor de eventos no turismo é muito relevante pois, além de incentivar o desenvolvimento da região, potencializa o local em que os eventos são promovidos. O turismo de eventos se revela como peça fundamental no desenvolvimento social e econômico de uma localidade, além disso acrescenta valor à oferta turística de uma região.

Em se tratando do evento carnaval, sua importância e impacto para uma cidade são imprescindíveis. O sucesso desse evento acarreta a divulgação e a inserção do destino no roteiro de turismo. Assim, os aspectos estudados na presente pesquisa, mostraram que o evento Carnaval Multicultural de Natal/RN está criando uma identidade e, com isso, vem se tornando mais conhecido, o que é reflexo do quanto o evento vem contribuindo econômica, social e culturalmente para a capital potiguar, com um crescimento no que diz respeito ao público e à satisfação dos foliões diante do evento.

A presente pesquisa realizou uma análise com o intuito de compreender de que maneira o evento carnaval de Natal/RN buscou resgatar e incrementar a festividade carnavalesca local e convertê-la em um atrativo turístico. Constatou-se que o evento carnaval de Natal/RN, a cada ano, reinsere-se no trajeto de foliões e se impulsiona cada vez mais na questão do turismo de eventos, aliando-se a carnavais com fortes raízes como o de Salvador e Recife.

Com isso, observa-se a relevância da satisfação dos foliões para o evento, podendo-se perceber, pelas pesquisas realizadas, o quanto foi importante para a região resgatar e reformular suas origens carnavalescas. Dentre os aspectos pesquisados, as iniciativas que se destacaram, nesse sentido, foram a atribuição de uma configuração multicultural ao evento e a distribuição de polos por toda a cidade.

Graças ao seu formato multicultural, o evento pôde atrair públicos diversos e contou com atrações ecléticas, tanto artistas de grandes renomes da música nacional, como também artistas locais, apresentando a cultura local aos foliões de uma maneira positiva.

Desse modo as informações abrangidas nesta pesquisa são relevantes, pois se verificou a importância de um evento para uma localidade, no sentido de impulsioná-la de diversas formas, como economicamente, além de atrair os olhares de mais pessoas e enraizar o evento em sua cultura.

A pesquisa foi realizada com a identificação do sucesso realizado pela cidade do Natal/RN, em seu carnaval multicultural, contudo, o surgimento da pandemia da COVID-19,

34

deixa a expectativa da realização do evento posterior, que pode ou não ocorrer, e como será o novo formato do setor de eventos em virtude da mesma.

Portanto, é notável que o evento carnaval de Natal/RN vem a cada ano resgatar e se incrementar no setor de eventos no meio carnavalesco, trazendo muitas atrações, resgatando o carnaval gratuito e de rua, sendo assim um atrativo turístico com grande potencial no meio carnavalesco. Com isso, foi visualizado a potencialidade do evento para desenvolver a atratividade turística da cidade, assim como sua capacidade de renovação e aperfeiçoamento, a cada ano, para se manter na rota de atrativos turísticos.

35

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, p. 229, 2011.

BENI, M. Sistema de Turismo - SISTUR: Estudo do Turismo face à moderna Teoria de Sistemas. Revista Turismo Em Análise, 1(1), p. 15-34, 1990.

______. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 1998.

BOULLÓN, R. C. Planejamento do espaço turístico. Bauru, SP: Edusc, 2002.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo de negócios e eventos: orientações básicas.

Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento. Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – 2.ed – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

______. Ministério do Turismo. Carnaval 2020 é marcado por recordes. Disponível em:

http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/13361-carnaval-2020-%C3%A9-marcado-por-recordes.html. Acesso em: 20 de jul. 2020.

BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo.

São Paulo: Aleph, 2002.

CASCUDO, L. Carnaval! Carnaval! Crônicas de origem: a cidade do Natal nas crônicas cascudianas dos anos 20. Org. Raimundo Arrais. Natal: EDUFRN, 2005b. p. 122-129.

CHENG, T.-M.; WU, H. C.; HUANG, L.-M. The influence of place attachment on the relationship between destination attractiveness and environmentally responsible behavior for island tourism in Penghu, Taiwan. Journal of Sustainable Tourism, v. 21, n. (8), pp. 1166–

1187, 2013.

COELHO, M. F. O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 7, n. 4, p. 489-505, 2015.

COSTA, H. 100 anos de carnaval no Rio de Janeiro. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.

36

DAS, D.; MOHAPATRA, P.K.J.; SHARMA, S.K.; SARKAR, A. Factors Influencing the Attractiveness of a Tourist Destination. Journal of Services Research, n. 7. p. 103-134, 2007.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Rede hoteleira do Recife teve 98% de ocupação durante o carnaval. Disponível em:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/02/rede-hoteleira-do-recife-teve-98-de-ocupacao-durante-o-carnaval.html. Acesso em: 20 de jul. 2020.

DINIZ, E. Uma breve história do carnaval potiguar. Som sem plugs. Disponível em:

http://www.somsemplugs.com.br/uma-breve-historia-do-carnaval-potiguar/. Acesso em: 20 de jul. 2020.

FECOMÉRCIO. Carnaval Multicultural de Natal movimentou mais de R$ 111 milhões e investimentos têm aprovação de 89,6% dos foliões, diz Fecomércio RN. Disponível em:

https://fecomerciorn.com.br/noticias/carnaval-multicultural-de-natal-movimentou-mais-de-r-111-milhoes-e-investimentos-tem-aprovacao-de-896-dos-folioes-diz-fecomercio-rn/. Acesso em: 20 de jul. 2020.

______. Perfil dos Foliões do Carnaval de Natal 2020. Disponível em:

https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/perfil-dos-folioes-do-carnaval-de-natal-2020/. Acesso em: 20 de jul. 2020.

FERREIRA, F. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

FRANÇA. T. Instituição do Carnaval natalense, Bloco das Kengas completa 37 anos de irreverência. Tribuna do Norte. Disponível em:

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/instituia-a-o-do-carnaval-natalense-bloco-as-kengas-completa-37-anos-de-irrevera-ncia/472998;. Acesso em: 20 de jul. 2020.

GRAFANASSI, B. M. de O. Carnaval de Rua: um olhar investigativo sobre os meios de hospedagem utilizados pelos turistas na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Monografia (Graduação em Tecnologia em Hotelaria) – Niterói: Universidade Federal do Fluminense (UFF). 2014.

GONGORA, M. A. N.; ABIB, J. A. D. Questões referentes à causalidade e eventos privados no Behaviorismo Radical. Rev. bras. ter. comport. cogn., São Paulo, v. 3, n. 1, p. 9-24, abr.

2001. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452001000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 de jul. 2020.

IGNARRA, L. R. Fundamentos do turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.

37

JANUÁRIO, M. V. da C.; OLIVEIRA, S. T. Os eventos como potencializadores do turismo regional: O festival de inverno Bahia. CULTUR - Revista de cultura e turismo. Ano. 1, n°

1, p. 54-64, 2007.

MARTIN, V. Manual prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, E. N. do. Bloco das Kengas: inversão ou reforço no carnaval natalense.

Monografia apresentada ao curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

NATAL (Cidade). Prefeitura de Natal. Carnaval de Natal movimenta R$ 111 milhões, aponta pesquisa Fecomércio. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-32685.html.

Acesso em: 20 de jul. 2020.

PEARCE, P. L. (1991). Analyzing tourist attractions. The Journal of Tourism Studies, 1 (1), pp. 46- 55.

PIMENTEL, J. Blocos: uma história informal do carnaval de rua. Rio de Janeiro: Relume Dumarã: Prefeitura, 2002.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4.

ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOARES, L. C. Como nasceu o Carnaval? Natal das Antigas. Disponível em:

https://www.nataldasantigas.com.br/blog/como-nasceu-o-carnaval. Acesso em: 20 de jul.

2020.

STRAUSS, A. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SOUZA, I. de. A República Velha no Rio Grande do Norte: 1889-1930. Natal: EDUFRN, 2008. p. 322.

VITAL, R. Prefeito avalia positivamente Carnaval e vê população mobilizada para folia.

Tribuna do Norte. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/prefeito-avalia-positivamente-carnaval-e-va-populaa-a-o-mobilizada-para-folia/473107. Acesso em: 20 de jul. 2020.

ZANELLA, L. C. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização.

São Paulo: Atlas, 2004.

38

ZATAR, M.; MARTELETO, R. M. Pierre Bourdieu no campo de estudos da informação:

uma revisão da literatura. Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação. Org.(s): Regina Maria Marteleto e Ricardo Medeiros Pimenta. Rio de Janeiro: Garamond, 2017.

39

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PESQUISA VOLTADA À IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CORROBORARAM PARA A ATRATIVIDADE DO CARNAVAL DE NATAL - RN

PARA RESIDENTES E TURISTAS

Sendo de Natal, em qual bairro reside?

_______________________________________________

40

PARTE II - QUESTIONÁRIO SOBRE O EVENTO - CARNAVAL EM NATAL

1. Você já participou do carnaval em Natal antes?

Sim ( ) Quando ?_____________________________

Não ( )

3. Como você qualificaria o evento Carnaval em Natal?

( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

4. Como você qualificaria as atrações do evento Carnaval em natal?

( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

5. Como você qualificaria a segurança do evento Carnaval em Natal?

( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

6. Por qual meio você teve conhecimento sobre o evento carnaval em Natal?

( ) Mídias Sociais

7. Aponte três elementos que se destacaram positivamente no evento Carnaval em Natal.

( ) Atrações ( ) Transporte ( ) Acessibilidade ( ) Segurança

41

( ) Outro. Qual? ___________________

8. Indique três elementos que poderiam ser melhorados no evento Carnaval em Natal.

( ) Atrações

9. Considerando sua experiência completa no evento, quais são suas chances de recomendá-lo para amigos ou colegas?

( ) Indicaria tranquilamente ( ) Indicaria com ressalvas ( ) Não indicaria

10. Como você classificaria a organização do evento?

( ) Excelente ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

11. Numa escala de 0 a 10, quão satisfeito você ficou com o evento?

12. Em sua percepção, o evento Carnaval em Natal é capaz de atrair mais turistas para a cidade?

( ) Sim ( ) Não

13. Você acredita que o evento Carnaval em Natal tem potencial para competir com eventos consagrados como o Carnaval de Recife e o carnaval de Salvador?

( ) Sim ( ) Não

14. Você tem outros comentários ou sugestões para a melhoria de eventos futuros?

___________________________________________________________________________

Muito obrigada!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Documentos relacionados