• Nenhum resultado encontrado

2. O Curso de Ciências Contábeis

2.5. Coordenação do curso

Ciente de que sua função transcende o papel de gestão de recursos e de articulador, o Coordenador do Curso atua também como gestor de potencialidades e oportunidades internas e externas. Para exercer esse papel ele é o primeiro a favorecer e implementar mudanças que aumentem a qualidade do aprendizado contínuo pelo fortalecimento da crítica e da

45 criatividade de todas as pessoas envolvidas no processo, ou seja, alunos, docentes, funcionários, corpo administrativo, corpo financeiro, entre outros. Cabe a ele, também, incentivar a produção de conhecimentos, neste cenário global de intensas mudanças, por meio da pesquisa, e animar a comunidade acadêmica para desenvolver ações solidárias que concretizem valores de responsabilidade social, justiça e ética. Do coordenador espera-se o desenvolvimento de várias atividades capazes de articular todos os setores e fortalecer a coalizão do trabalho em conjunto, para incrementar a qualidade, legitimidade e competitividade do curso, tornando-o um centro de eficiência, eficácia e efetividade rumo à busca da excelência.

Na busca pela qualidade do ensino, cabe ao coordenador manter-se sempre atento às necessidades do curso, promovendo debates sistemáticos com os discentes e docentes sobre a qualidade do curso, bem como ações que envolvam a comunidade local e os seus parceiros diretos, no intuito de monitorar o nível de satisfação e a adequação do projeto à realidade.

Forma de administração: para aprovar decisões acadêmicas no âmbito do curso será utilizada a gestão colegiada, tarefa atribuída ao Colegiado do Curso, conforme definido no Regimento Geral da Instituição.

Competências e composição do Colegiado: o Colegiado do Curso será composto pelo coordenador do curso, por todos os docentes do curso e por representação dos discentes. As ações e atribuições do Colegiado do curso aquelas prescritas no Estatuto do UNISAL.

Apoio técnico-administrativo da coordenação de curso: a coordenação será atendida por uma secretária, que auxilia na estrutura administrativa dos serviços burocráticos.

Infraestrutura física disponível para a coordenação de curso: para suas atividades administrativas a coordenação de curso contará com uma sala, arejada, de tamanho condizente com as funções, equipada com mobiliário adequado às necessidades do curso, computador integrado à internet com impressora e um telefone.

Periodicidade das reuniões de colegiado: Habitualmente o colegiado dos cursos do UNISAL reúne-se ordinariamente de duas a três vezes por semestre.

46 Em caráter de urgência, o colegiado dos cursos reúne-se sempre que se fizer necessário.

Natureza acadêmica da atuação do colegiado: a natureza da gestão do colegiado é puramente acadêmica, cabendo-lhe, conforme definido no Estatuto Geral, a condução do curso, o que envolve o planejamento, o acompanhamento da execução e a avaliação das atividades previstas na organização curricular.

Nome do coordenador: José Augusto Paes Deccache Identidade: 16.141.602

Da Estrutura de Gestão do Curso

O curso de Ciências Contábeis,por sua especificidade formativa, exige uma série de procedimentos legais que precisam ser cuidadosamente zelados para que, além do cumprimento formal exigido pelos documentos oficiais, a qualidade do egresso seja percebida no seu específico campo de atuação: a escola. O gestor do curso, ciente desta responsabilidade, busca favorecer e implementar mudanças que primem pela qualidade do aprendizado contínuo de todas as pessoas envolvidas neste processo formativo.

De acordo com a estrutura de gestão do curso cabe ao gestor

I. incentivar a produção de conhecimentos, neste cenário global de intensas mudanças, por meio de atividades investigativas,

II. animar a comunidade acadêmica para implementar ações solidárias que concretizem valores de responsabilidade social, justiça e ética.

III. desenvolver atividades que fortaleçam o trabalho em equipe, para incrementar a qualidade, legitimidade e o diálogo entre os vários segmentos formativos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

47 I -cumprir e fazer cumprir o Estatuto, este Regimento Geral e as decisões dos Órgãos Colegiados;

II -assegurar a identidade Salesiana e a ação acadêmico-pastoral do UNISAL;

III -gerir a equipe do Curso sob sua responsabilidade;

IV -planejar as atividades acadêmicas do Curso, formulando, periodicamente, projetos de melhorias;

V -convocar e presidir as reuniões do Colegiado do curso sob sua responsabilidade;

VI -participar do processo de seleção e contratação de professores e de técnico-administrativos vinculados ao curso;

VII -gerir acadêmica, administrativa e financeiramente os cursos em consonância com o planejamento geral orçamentário do UNISAL, sob supervisão da Diretoria Operacional;

VIII -contribuir ativamente e de forma cooperativa para os processos relacionados à operacionalização da avaliação institucional;

IX -compartilhar com o Colegiado do Curso ações de melhorias, baseado no relatório da avaliação institucional,;

X -contribuir para a melhoria dos processos didático-pedagógicos; XI -contribuir para a unicidade do UNISAL, referente aos projetos pedagógicos de cursos homônimos, respeitadas as devidas inserções regionais;

XII -contribuir para a fidelização do aluno na Unidade, assim como, para a sua empregabilidade;

XIII -buscar parcerias e novas formas de financiamento para o Curso sob sua gestão;

XIV -reunir-se periodicamente com os alunos visando aprimorar a participação destes no processo acadêmico;

XV -propor projeto de expansão na graduação, pós-graduação, extensão, cursos a distância, cursos in-company e na prestação de serviços educacionais, contribuindo para a sustentabilidade da Instituição;

48 XVI -participar das reuniões convocadas pela Diretoria Operacional; XVII -contribuir para a redução da evasão e da inadimplência; XVIII -designar o representante do corpo discente, ouvida a indicação dos representantes de classe.

É nomeado pelo Reitor, com anuência da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, ouvido o Diretor de Operações, por dois anos, permitidas reconduções.

Para atender a demanda do curso de Ciências Contábeis em seus aspectos gerenciais e procedimentais, a coordenação conta com um suporte técnico-administrativo, supervisionado pela Secretaria Acadêmica do Campus Lorena, apoiado por um auxiliar de coordenação ao qual compete, entre outras atribuições administrativas, secretariar, registrar as atas do NDE, Colegiado de Curso, e cuidar da documentação pertinente ao acompanhamento da vida acadêmica do aluno.

Efetiva dedicação à administração e à condução do curso

A coordenação do curso será exercida com dedicação integral, sendo atribuídas 12 horas semanais. A Coordenação se manterá atenta ao bom andamento do curso, conciliando atendimento a docentes e discentes e à parte administrativa, que também será de sua competência exclusiva.

Destacam-se as seguintes ações estratégicas do coordenador na gestão e condução do curso:

I. Preparação e coordenação das reuniões de Colegiado de Curso; II. Participação nas reuniões com os diretores da Unidade de Lorena para realizar uma gestão integrada;

III. Acompanhamento dos projetos em andamento;

IV. Planejamento e acompanhamento das atividades complementares.

V. Acompanhamento dos projetos da Empresa Júnior de Administração;

VI. Reuniões com os representantes de classe; VII. Atendimento aos alunos;

49 VIII. Acompanhamento de publicação dos materiais disponíveis no site institucional;

IX. Preparação da Semana Cultural;

A Coordenação deverá realizar reuniões periódicas com os representantes de classe, marcadas com antecedência e agendadas no calendário do curso. Os alunos, de modo geral, têm acesso direto às Coordenações dos Cursos do UNISAL com a qual podem conversar em diferentes horários.