• Nenhum resultado encontrado

Coordenação: Mara Coelho de Souza Lago Participantes

Adriano Henrique Nuernberg (UFSC) Anna Paula Uziel (UERJ)

Eduardo Steindorf Saraiva (UNIPRS) Fernando Silva Teixeira Filho (UNESPAssis) Giovana Ilka Jacinto Salvaro (UFSC) Luiz Felipe Rios (UFPE)

Mara Coelho de Souza Lago (UFSC) Mário Ferreira Resende (UFSC) Marlene Neves Strey (PUCRS) Patrícia Porchat (USP) Sandra Azeredo (UFMG) Simone Ouvinhas (UERJ) Sylvia Leser de Mello (USP) Tito Sena (UDESC)

Wiliam Siqueira Peres (UNESPAssis)

Estudante de pós-graduação

Adriano Beiras (UERJ)

Histórico do grupo

Como um campo interdisciplinar de investigação, os estudos de gênero incorporam as contribuições das mais diferentes áreas do conhecimento científico. A Psicologia, uma das ciências que atuam nesse campo, tem apresentado análises que permitem o avanço da compreensão das questões subjetivas e sociais associadas ao gênero como categoria relevante para o estudo da constituição do sujeito e da ordem social. De 1992 a 2004, nos Simpósios da ANPEPP, os estudos de gênero e as teorias feministas tiveram uma presença significativa, seja nos diferentes GTs em que esse campo foi contemplado de modo explícito, como foi o caso dos GTs Psicologia e relações de gênero (1992, 1994, 1996, 1998 e 2000) e Mulher, feminino e sexualidade feminina (1994, 1996 e 1998), seja em outros GTs, nos quais essas questões vinham tangenciando temáticas próximas, como algumas daquelas pertinentes ao campo da Psicologia Social. A partir desses grupos de trabalho foi publicada uma coletânea voltada exclusivamente às questões de gênero (D’Ávilla & Garcia, 1997).

O GT Psicologia e estudos de gênero, buscando retomar reflexões sobre o tema na disciplina, reuniu-se pela primeira vez em 2006 e contou com a participação de professores/pesquisadores de diferentes instituições, como forma de proporcionar o intercâmbio e a produção científica. O GT proposto visa dar continuidade a esse encontro, atualizando-o a partir dos avanços dos estudos de gênero, bem como agregando pesquisadores cuja produção articula-se com esse campo ou nele se enquadra.

Objetivos e proposta de trabalho

campo. A proposta do GT é a recuperação de contribuições da Psicologia para os estudos de gênero e dos estudos de gênero para a Psicologia, através de um debate temático inter e transdisciplinar que considere diferentes aspectos da constituição do campo, dando margem para a discussão de temas que têm sido importantes para esses estudos, tanto em termos teóricos, como empírico-metodológicos. O grupo de trabalho também se propõe a produzir conjuntamente nesse campo de discussão, articulando-se até mesmo em outros encontros acadêmicos importantes.

A continuidade do grupo no XII Simpósio da ANPEPP atuará no sentido do desenvolvimento e consolidação de um espaço privilegiado de interlocução entre pesquisadores de diferentes instituições do país, que têm refletido e produzido no campo dos estudos de gênero na Psicologia. A ampliação do GT em sua segunda reunião, no próximo Simpósio da ANPEPP, pelo interesse de novos participantes, ressalta a atualidade do tema e o fomento da produção na área de gênero no campo disciplinar da Psicologia.

Produção

Os membros do GT estão trabalhando para atingir o pretendido nível de produção conjunta. Nos anos de 2006 e 2007 continuaram a produzir artigos, teses, coletâneas voltados aos estudos de gênero. A efetivação de uma produção conjunta em gênero e Psicologia será o principal objetivo do GT para o próximo biênio.

Entre os trabalhos produzidos encontram-se: Nuernberg, A. H. (2003). Gênero no contexto da produção

científica brasileira em Psicologia. Tese de doutorado

não-publicada, Universidade Federal de Santa Catarina.

Azerêdo, S. (2007). Preconceito contra a “mulher”:

diferença, poemas e corpos. São Paulo: Cortez.

(Preconceitos, v.1).

Lago, M. C. S., Toneli, M. J. F., Beiras, A., Vavassori, M., & Muller, R. C. F. (Orgs.). (no prelo). Nas Margens:

gênero e pesquisa em Psicologia Social. Com artigos

de A. H. Nuernberg, G. I. Salvaro, M. F. Resende, M. C. S. Lago e J. Toneli.

Coleção Gênero & Contemporaneidade, coordenada pela

Dra. Marlene Strey (Editora Edipucrs/Porto Alegre): • Vol. 1 – Gênero e cultura: questões contemporâneas.

Strey, M. N., Cabeda, S. T. L., & Prehn, D. (Orgs.), 2004.

Vol. 2 – Violência, gênero e políticas públicas. Strey, M. N., Azambuja, M. R., & Jaeger, F. (Orgs.), 2004. • Vol. 3 – Corpos e subjetividades em exercício

interdisciplinar. Strey, M. N., & Cabeda, S. (Orgs.),

2004.

Do transexualismo à política. Tese de doutorado não-

publicada, Universidade de São Paulo.

Porchat, P. (2007). A luta contra normas que restringem as condições básicas. Revista CULT. São Paulo, n.118, ano 10, out. de 2007.

Uziel, A. P. (2007). Homossexualidade e adoção. Rio de Janeiro: CLAM/ Garamond.

Participação em bancas

Participação da Dra. Anna Paula Uziel como membro da banca examinadora, reunida em 20/02/2006 para defesa da tese de Luiz Fernando Neves Córdova no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Área de concentração Estudos de Gênero, UFSC, orientado pela Dra. Mara Coelho de Souza Lago, com co-orientação da Dra. Sônia Maluf. Luiz Fernando Córdova é psicólogo, com mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Titulo da tese aprovada pela banca: Trajetórias

de homossexuais na Ilha de Santa Catarina: temporalidades e espaços.

Palestras

A Dra. Sylvia Leser de Mello proferiu palestra para docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC em 30/08/2006, na sala Carolina Bori do Departamento de Psicologia. Titulo da palestra: Práticas em Psicologia Social: Psicologia

e Economia Solidária.

A Dra. Anna Paula Uziel proferiu palestra para discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC em 05/09/2007, na sala Carolina Bori do Departamento de Psicologia. Titulo da palestra: Psicologia Social: outros lugares.

As palestras de ambas as professoras contaram com a freqüência de professores/as e de pós-graduandos/ as do PPGP, tendo despertado debates proveitosos para os alunos/as, especialmente aqueles/as cujos trabalhos estavam relacionados aos temas apresentados pelas palestrantes.

A Dra. Mara Coelho de Souza Lago foi convidada pelos Drs. Fernando Silva Teixeira Filho e Wiliam Siqueira Peres, por indicação da Dra. Anna Paula Uziel, para proferir conferência no seminário “Pensando os Gêneros: diálogos entre a Psicologia e outros saberes”, realizado de 27 a 29/08/2007 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades (GEPS) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Assis. Titulo da conferência: A Psicologia

e os estudos de gênero. Data 28/08/2007.

Em 27/08/2007, das 14 às 18h, a Dra. Mara Coelho de Souza Lago participou de um encontro de trabalho com professores/as e alunos/as do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP – Assis, para reflexão/discussão de métodos de pesquisa em Psicologia e Gênero, onde discorreu sobre as experiências de trabalho no Margens– PPGP e no PDICH, da UFSC. O tema da interdisciplinaridade dos estudos de gênero teve destaque. Os pós- graduandos/as do PPGP da FCL de Assis-UNESP apresentaram suas propostas de trabalho, que foram discutidas no encontro.

Participação em eventos

I Jornada Margens – Modos de vida, família e relações de

gênero. Organizado pelas professoras Mara Coelho de Souza Lago e Maria Juracy Filgueiras Toneli no dia 16/09/2006, na UFSC. Apresentaram trabalho os seguintes membros do GT: Adriano Henrique Nuernberg, Mário Ferreira Resende e Giovana Ilka Jacinto Salvaro.

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos. Realizado nos dias 28 a 30/08/2006. Apresentaram trabalho os seguintes membros do GT: Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Wiliam Siqueira Peres, Sylvia Leser de Mello, Mara Coelho de Souza Lago e Marlene Neves Strey.

Pensando os Gêneros: diálogos entre a Psicologia e outros saberes. Organizadores: Fernando Silva Teixeira Filho e Wiliam Siqueira Peres. Participaram do seminário os seguintes membros do GT: Fernando Silva Teixeira Filho, Wiliam Siqueira Peres e Mara Coelho de Souza Lago.

Seminário Homofobia, Identidades e cidadania LGBTTT. Organizado pela antropóloga Dra. Miriam Grossi, coordenadora do NIGS (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades), na UFSC, nos dias 5 e 6 de setembro de 2007. Apresentaram trabalhos e/ ou participaram de mesas redondas os seguintes membros do GT: Anna Paula Uziel, Eduardo Steindorf Saraiva, Fernando Silva Teixeira Filho, Mara Coelho de Souza Lago, Mário Ferreira Resende e Wiliam Siqueira Peres.

Atividades para os próximos dois anos

No próximo Simpósio da ANPEPP o GT se reunirá, contando com a participação de novos membros, que deverão organizar uma agenda comum de encontros. Estes deverão ter início já no XIV Encontro Nacional da ABRAPSO (31/10 a 03/11/2007) para discussão de atividades conjuntas para os próximos anos, tais como: • Realização de mesa redonda e grupo de trabalho

sobre gênero e Psicologia no Encontro Internacional Fazendo Gênero 8, tendo em vista a continuidade das discussões e a produção de material conjunto para publicação, como dossiê ou sessão temática, em periódico interdisciplinar voltado aos estudos de gênero (Revista Estudos Feministas ou Cadernos

Pagu), no sentido de divulgar a Psicologia para além

de suas próprias publicações. Estas, no entanto, não serão relegadas, pelo envio de outros artigos produzidos a partir das reflexões/discussões coletivas.

• Participação de integrantes do GT em encontros regionais de Psicologia voltados aos estudos de gênero, como o Seminário Saúde e Masculinidades (título provisório) a ser realizado pelo Margens, em Florianópolis, de 24 a 26/03/2008.

Avaliação

O primeiro encontro do GT foi bastante produtivo e os pesquisadores/as envolvidos/as conseguiram trazer para a discussão temas e questões relevantes, que tocam e mobilizam o gênero enquanto categoria de análise para a contemporaneidade. Espera-se que o GT se consolide e se amplie como um espaço privilegiado de discussão e produção no campo dos estudos de gênero na Psicologia e na academia.

GT-43

Outline

Documentos relacionados