• Nenhum resultado encontrado

Coordenação: Vera Lopes Besset Participantes

Ana Maria Rudge (PUCRJ) Angélica Bastos Grimberg (UFRJ) Edilene Freire Queiroz (UNICAPPE) Franciso Catunda Martins (UnB) Glacy Gonzales Gorski (UFPB)

Henrique Figueiredo Carneiro (UNIFOR) Ilka Franco Ferrari (PUCMG)

Meriti de Souza (UFSC)

Susane Vasconcelos Zannoti (UFAL) Vera Lopes Besset (UFRJ)

Histórico do grupo

O Grupo de Trabalho Psicopatologia e Psicanálise foi constituído em 2000 e, desde então, reúne-se sistematicamente nos Simpósios da ANPEPP. Congrega pesquisadores voltados para a produção do conhecimento em Psicopatologia e Psicanálise e para a reflexão sobre suas incidências na formação de profissionais da área clínica em Psicologia. Ancorados na experiência do ensino, da pesquisa e da extensão, e em dados da experiência clínica, seus membros desenvolvem um debate continuado que é alvo de divulgação em congressos científicos da área e em publicações especializadas. Engajados no ensino, na graduação e pós-graduação, e na transmissão, em universidades de diversas regiões do país, seus membros encontram-se comprometidos com as questões cruciais para a pós-graduação em Psicologia no Brasil. Sendo assim, em cada um dos Simpósios anteriores elegeu temas de trabalhos pertinentes para a temática proposta pela ANPEPP, desenvolvendo um debate vinculado à realidade social brasileira e buscando, na medida de suas possibilidades, contribuir para o avanço do conhecimento e da aplicação da Psicologia.

Objetivos e proposta de trabalho

A partir do tema geral do XII Simpósio, “Conhecimento em Psicologia no Brasil: expansão e avaliação”, nossa proposta situa-se nas “Contribuições da Psicopatologia e da Psicanálise para a expansão do conhecimento e a avaliação em Psicologia”.

A reflexão que vem sendo desenvolvida nesses últimos anos, no seio de nosso GT encontra um fórum privilegiado na reunião que realizamos nos Simpósios da ANPEPP. Trata-se de um espaço de discussão sobre os desafios e impasses identificados em nossa área de pesquisa e atuação. Para tanto, na construção de nossa proposta, cada um dos membros do GT escolheu e submeteu ao grupo o teor de sua contribuição, elaborada a partir do tema proposto: “Conhecimento em Psicologia no Brasil: expansão e avaliação”. Então, a partir da proposta de intervenção de cada um dos participantes e

em nossa área de pesquisa e atuação. A segunda aborda a produção em Psicopatologia e Psicanálise em seu caráter de expansão e inserção na sociedade. Na direção na primeira vertente, Ilka F. Ferrari parte da afirmação “Controlar não garante bem-estar social”, sugerindo que “precisamos encontrar meios para fazer com que princípios norteadores da formação em Psicologia sejam mantidos, porque o ‘mercado’ é variável e só se garante qualidade, preservando princípios sólidos que permitem flexibilidade no tempo, para a inventividade de cada um”. Ainda nessa vertente, insere-se a contribuição de Mériti de Sousa e de Francisco C. Martins, ancorada em uma problematização das concepções de sujeito e de conhecimento subjacentes à temática da produção e da avaliação em Psicologia, consideradas dentro do “modelo científico e da necessidade produtiva”.

Na inserção entre as duas vertentes de nossa proposta e sob o título “Excesso de avaliação e posição do sujeito”, Henrique F. Carneiro propõe uma reflexão sobre “a posição do sujeito diante dos imperativos de gozo distribuídos pelo Amo” a partir dos impasses configurados em “novas” construções sintomáticas, entendidas como respostas impossíveis à “inconsistência do Outro”. Inseridos na segunda vertente e abordando o aspecto da incidência da produção na sociedade, no que concerne o item “expansão”, alguns pesquisadores trazem elementos de uma prática que configura, ao mesmo tempo, uma aplicação e a construção de conhecimentos, especificamente no que abrange a dimensão psicopatológica. Susane V. Zanotti vale-se de uma experiência em pesquisa e extensão no contexto da inserção da Psicologia e da Psicanálise em um hospital geral, na vertente da interdisciplinaridade, para uma proposta de diálogo com a Medicina. Angélica Bastos debruça-se sobre o tema da inclusão escolar, na vertente de um diálogo entre a Saúde Mental e a Educação, a partir de uma experiência de pesquisa e extensão no Serviço de Atenção Intensiva à Infância e Juventude, SAIIJ, do Instituto Municipal Philippe Pinel.

Ana Maria Rudge considera que a produção do conhecimento em Psicanálise, levando em conta a configuração cultural e social da época na qual se insere, “deve abranger o estudo das patologias que resultam de experiências traumáticas, visando o melhor atendimento clínico desses quadros”. Glacy Gorski traz como proposta aprofundar o debate sobre “as especificidades da clínica na atualidade a partir das marcas de nosso tempo, tempo do Outro que não existe”, a partir de sua experiência em instituições públicas de Saúde Mental no Estado da Paraíba. Edilene F. de Queiroz constrói sua reflexão baseada em sua experiência de pesquisa, ensino e extensão relativa à temática da adoção na Clínica de Psicologia da UNICAP. Essa prática realiza-se na interlocução entre a Psicologia e o Direito, ilustrando a contribuição que a produção do

Produção

Textos

Souza, M. (2006). Sofrimento e trabalho psicológico: reflexões sobre práticas no campo das interações pais, crianças e atendentes de creche. Latin American

Journal of Fundamental Psychopathology on Line, 6(1), 65-76.

Zanotti, S. V., Besset, V. L., Vieira, M. P., Costa, L.S., Rubim, L. M., Dupim, G. V., Maluf, A. P., & Brito, B. M. (2006). Trauma e sintoma: da generalização à singularidade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, VI, 31-33.

Zanotti, S. V., & Besset, L. V. (no prelo). Puberdade: o despertar para o mal-estar. Cartas de Psicanálise, 2. Besset, V. L. (2005). Clínica com adolescentes; de que pai

se trata? Psicologia em Revista, XI(17), 86-95. Queiroz, E. F. (2005). A trama do olhar. Latin American

Journal of Fundamental Psychopathology, 1, 1-12.

Queiroz, E. F. (2006). O olhar do Outro Primordial. Revista

Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 9,

598-610.

Ana M. Rudge, Edilene Queiroz, Ilka F. Ferrari, Francisco C. Martins, Glacy Gorski, Henrique F. Carneiro e Vera L. Besset: textos em preparação para publicação na coletânea “Psicopatologia e Psicanálise” (Besset, V. L. e Carneiro, H. F., Org.).

Besset, V. L., Rubim, L. M., Cohen, R. H. P., & Coutinho, L. G. (no prelo). “A Psicanálise na cultura: novas formas de intervenção”. Psicologia em Revista.

Consultorias ad-hoc

Bastos, A.: Psicologia Clínica (Ana M. Rudge, Editora), 2006 e Mal-estar e Subjetividade (Henrique F. Carneiro, Editor), 2007.

Carneiro, H. F.: Psicanalisar hoje (Coletânea organizada por Angélica Bastos), 2006 e Arquivos Brasileiros de Psicologia (Vera L. Besset, Editora).

Zanotti, S. V.: Arquivos Brasileiros de Psicologia (Vera L. Besset, Editora), 2007.

Ferrari, I. F.: Coletânea “Pesquisa-Intervenção com a criança e o adolescente”; organizada por V. L. Besset, J. Correa, & L. R. Castro.

Ferrari, I. F.: Mal-estar e Subjetividade (Henrique F. Carneiro, Editor), 2007; Psicologia Clínica (Ana M. Rudge, Editora), 2006; Latin American Journal (Henrique F. Carneiro, Editor), 2007.

Martins, F. C.: Arquivos Brasileiros de Psicologia (Vera L. Besset, Editora) e Psicologia em Revista (Ilka F. Ferrari, Editora), 2007.

Gorsky, G.: Arquivos Brasileiros de Psicologia (Vera L. Besset, Editora), 2007 e Psicologia em Revista (Ilka F. Ferrari, Editora), 2007.

Souza, M.: Psicologia em Revista (Ilka F. Ferrari, Editora), 2006 e Mal -Estar e Subjetividade (Henrique F. Carneiro, Editor), 2006.

Besset, V. L.: Psicologia em Revista (Ilka F. Ferrari, Editora), 2006 e Mal -Estar e Subjetividade (Henrique F. Carneiro, Editor), 2007.

Membros de Conselho Científico

• Ana M. Rudge, Edilene F. Queiroz, Henrique F. Carneiro, Mériti de Souza e Vera L. Besset: Conselho Científico da Revista Latinoamericana de

Psicopatologia Fundamental.

• Ilka F. Ferrari e Vera L. Besset: Membros do Conselho Editorial do Livro Que Narciso é esse? de Henrique F.

Carneiro. Fortaleza, 2007.

Parcerias em pesquisas

• Ilka F. Ferrari coordena a pesquisa “As implicações da transformação do Posto de Urgência Psiquiátrica (PUP) do Hospital Galba Velloso, em Centro de Acolhimento da Crise, (CAC), no contexto da Reforma Psiquiátrica”, onde Glacy Gorski é pesquisadora consultora.

• Ilka F. Ferrari e Henrique F. Carneiro são pesquisadores associados ao CLINP (Grupo de Pesquisa em Clínica Psicanalítica) do PGP em Psicologia/UFRJ-CNPq, coordenado por Vera L. Besset.

Participação em eventos e apresentação de trabalhos

• Glacy Gorski: “Atualizações na direção do tratamento de um caso de Esquizofrenia”; Edilene F. Queiroz: “Escutando pais adotivos” e Vera L. Besset: “A psicanálise na pesquisa-intervenção com adolescentes”, na Mesa Redonda “Psicopatologia e Psicanálise: Aplicações e Implicações na atualidade”, organizada e coordenada por Ilka F. Ferrari, no

II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, Belém, 2006.

• Ilka F. Ferrari. “A solidão e o funcionamento dos sujeitos em tempos de inovação frenética” e Henrique F. Carneiro: “Melancolização, luto e nostalgia nas “Memórias de minhas putas tristes” na Mesa Redonda “Enlaces, desenlaces: luto, melancolia e solidão”, organizada e coordenada por Vera L. Besset no II Congresso Internacional de Psicopatologia

Fundamental, Belém, 2006.

• Vera L. Besset: Sobre a questão do amor: contribuições da psicanálise ao tratamento (social) do desamparo. Conferência. Atividade organizada por Ilka F. Ferrari, PUC-Minas, 2006.

• Susane V. Zanotti: organizou e coordenou a Mesa Redonda “Amor e Laço social” no V CONPSI, com trabalhos orientados por Vera L. Besset e Henrique F. Carneiro, Maceió, 2007.

• Susane V. Zanotti e Vera Lopes Besset: “Reflexões sobre as dimensões de ação dos jovens” no I

Congresso Sul-americano. “Violência, Culpa e Ato:

causas e efeitos subjetivos.” (Presidência: Henrique F. Carneiro-Labio – UNIFOR), Fortaleza, 2007. • Henrique F. Carneiro: "A construção do problema

e uma saída de resolução pela transferência entre uma suposição de saber e a constatação do saber”, Ilka F. Ferrari “Psicopatologia Psicanalítica em questão” e Francisco C. Martins: “Considerações sobre psicoterapia e avaliação no contexto da formação analítica e universitária“ apresentados na Mesa Redonda “Formação universitária e formação analítica: limites e possibilidades”, organizada e coordenada por Vera L. Besset, V CONPSI, Maceió, 2007 (Mesa Redonda que avançou o debate da Reunião do GT em 2006 no XI Simpósio).

• Ilka F. Ferrari: palestra “Psicanálise e Realidade Social”, organizada por Vera L. Besset (Núcleo de Pesquisa CLINP e PGP Psicologia/UFRJ), Rio de Janeiro, 2007.

• Ilka F. Ferrari: “Realidade Social e Violência”; Idem, em co-autoria com orientandos de mestrado (PUC- Minas): “Os jovens e seus atos: uma mediação possível a partir da ação do “Programa Fica Vivo!”; e “Apesar da violência: a fala” no I Congresso Sul-

subjetivos”. (Presidência: Henrique F. Carneiro-Labio – UNIFOR), Fortaleza, 2007.

• Ilka F. Ferrari e Vera L. Besset: coordenação de Mesas Redondas no I Congresso Sul-americano. “Violência, Culpa e Ato: causas e efeitos subjetivos”. (Presidência: Henrique F. Carneiro-Labio – UNIFOR), Fortaleza, 2007.

• Ana M. Rudge e Vera L. Besset: participação no IX Encontro Científico da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental ("O ensino e a pesquisa em Psicopatologia"), na PUC-Rio, em set. 2007.

• Ana M. Rudge, Glacy Gorski, Ilka F. Ferrari, Meriti de Souza e Susane V. Zanotti: participação na Reunião dos GTs de Psicanálise (org.e coord. Vera L. Besset), no V CONPSI – Maceió, 2007.

• Glacy Gorski (“Depressão: um dos nomes do mal-estar na contemporaneidade”), Edilene F. Queiroz (Sobre a Adoção) e Vera L. Besset (“Sintoma e interpretação: considerações sobre a ética e a política do analista”) na Mesa Redonda “A singularidade na diversidade: a psicanálise na realidade social”, organizada e coordenada por Ilka F. Ferrari, V CONPSI, Maceió, 2007.

Trabalhos conjuntos na Edição de publicações científicas

Henrique F. Carneiro e Vera L. Besset. Latin American

Journal of Psychopathology on Line; até setembro de

2007.

• Henrique F. Carneiro e Vera L. Besset: organização da Coletânea “Psicopatologia e Psicanálise”, 2007/2008.

Comissões Científicas

• Ana M. Rudge, Edilene F. de Queiroz, Henrique F. Carneiro e Vera L. Besset. VII Congresso Brasileiro

de Psicopatologia Fundamental e II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, Belém,

2006.

Susane V. Zanotti e Henrique F. Carneiro. V Congresso

Norte Nordeste de Psicologia. Maceió, 2007.

• Henrique F. Carneiro, Edilene F. de Queiroz, Ilka F. Ferrari e Vera L. Besset. I Congresso Sul-Americano “Violência, Culpa e Ato: causas e efeitos subjetivos”, Fortaleza, 2007.

Participação em Bancas Examinadoras Doutorado

Bastos e V. L. Besset (orientadora): Transferência

e repetição: os limites do simbólico na clínica psicanalítica, de Maria Angélica A. de M. Pisetta,

(PGP Psicologia-IP/UFRJ), 2006.

Bastos (orientadora) e V. L. Besset: Conseqüências

éticas da teoria lacaniana dos discursos no ensino da psicanálise, de Júlio Eduardo de Castro, (PGP Teoria

Psicanalítica-IP/UFRJ), 2006.

Bastos, A. M. Rudge: Paradoxos e pertinências

clínicas do conceito de identificação no ensino de Jacques Lacan, de Maria A. de A. Novaes (orientador:

M. A. Vieira; PGP Psicologia Clínica-PUC-Rio), 2007. • Bastos, A. M. Rudge: O destino da anatomia: o

inconsciente e sua relação com o corpo nos sintomas contemporâneos, de Márcia Zucchi (orientadora: T.

C. dos Santos; PPGTP/UFRJ), 2007.

V. L. Besset (orientadora) e I. F. Ferrari: Violência:

novo sintoma?, de Jurandyr Nascimento S. Jr. (PGP

Psicologia/UFRJ), 2007.

F. C. Martins (orientador) e M. Souza: “Segura na

mão de Deus e vai”: tratamentos clínicos espíritas e suas condições de felicidade, de Simone R. Garcia,

(PGP Psicologia Clínica e Cultura/UnB), 2007.

Mestrado

Bastos, A. M. Rudge: A Passagem ao Ato Falha. Da

Angústia ao Ato na Teoria Lacaniana, de Maria Celina

Guimarães (orientador: M. A. Vieira; PGP Psicologia Clínica PUC-RJ), 2007.

E. F. Queiroz (orientadora) e H. F. Carneiro: Histórias

marcadas na pele, de Clarissa M. Dubeux Barros.

(PGP Psicologia Clínica/UNICAP), 2006.

H. F. Carneiro (orientador) e E. F. Queiroz: A afetação

subjetiva do drogadito e suas construções subjetivas a partir de um tratamento em regime semi-aberto,

de Francisco A. Guimarães Filho. (PGP Psicologia/ UNIFOR), 2006.

F. Ferrari (orientadora) e V. L. Besset: “Mãe Social”:

um estudo psicanalítico sobre a opção profissional de ser mãe, de Nádia R. de Figueiredo. (PGP Psicologia/

PUC-Minas), 2006.

V. L. Besset (orientadora) e A. M. Rudge: Da queixa

à questão, de Marina P. Vieira (PGP Psicologia/UFRJ);

prevista para 11 de dezembro de 2007.

• E. F. Queiroz (orientadora) e H. F. Carneiro: Exame de Qualificação de Mestrado de Isabela Lemos Arteiro.

Toxicomania: um caminho da pulsão. (Mestrado em

Psicologia Clínica-UNICAP), 2007.

Avaliação

A participação neste GT reflete uma parceria de trabalho efetiva, mas sempre em construção, entre os membros que o compõem, o que se observa na produção conjunta apresentada. Nos últimos dois anos, o GT Psicopatologia e Psicanálise reuniu-se em duas ocasiões distintas, no contexto de congressos científicos: em 2006, em Belém do Pará, durante o II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental; em 2007, em Maceió, por ocasião do V CONPSI. Isso demonstra, a nosso ver, a vitalidade do intercâmbio que esse GT propicia e fomenta.

GT-49

Outline

Documentos relacionados