• Nenhum resultado encontrado

CORPO DISCENTE E TRABALHOS DE CONCLUSÃO – COMISSÕES DE AVALIAÇÃO

Inicío das atividades dos Mestrados Profissionais

Nota 7: conceito “Muito Bom” em todos os itens de todos os quesitos da ficha de avaliação; nível de desempenho (formação de doutores e produção intelectual)

4 RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS

4.2.5 CORPO DISCENTE E TRABALHOS DE CONCLUSÃO – COMISSÕES DE AVALIAÇÃO

Membros do corpo discente do programa de pós-graduação devidamente matriculados e os discentes de graduação da IES, orientados por docentes do programa, que participaram de projetos de pesquisa, ou seja, coautores de produção intelectual registrada. São também considerados como alunos regulares dos programas de pós-graduação. (CAPES, 2015).

Trata-se de um critério a ser dada farta atenção, pois é muito importante para a avaliação. Para os cursos de conceito 3, deve buscar parecer “Bom”, assim como cursos de conceito 4, deve buscar parecer “Muito Bom”, se visão ascensão de conceitos.

De acordo com as informações colhidas nos relatórios das comissões de avaliação, aquilo que teria maior peso na definição do conceito dos quesitos de Corpo Discente e Trabalho de Conclusão, pode-se destacar o seguinte:

A relação entre o número de trabalhos (conforme preconizado no Art. 10 da Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009) concluídos e o número de alunos matriculados no período. A relação entre o número e trabalhos (conforme preconizado no Art. 10 da Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009) concluídos e o número de docentes do programa. (Comissão Sociologia).

Serão avaliadas as publicações qualificadas em revistas, livros e outros meios de divulgação científica ou técnica, valorizando especialmente as vinculadas à proposta do programa e às suas atividades, e a produção técnica qualificada, que não foi objeto de publicação, em relação às dissertações concluídas no período. (Comissão Ciências Biológicas II). A Área recomenda que os trabalhos gerem produções intelectuais relacionadas aos seus resultados. Isso pode, ou não, envolver produção cientifica mais qualificada, mas a produção técnica com efetiva participação do discente é valorizada. (Comissão Ensino).

Critérios usados para análise dos resumos: identificar objetivo, método e resultados. Proximidade com a temática do programa. Caráter aplicado do problema de investigação. (Comissão Saúde Coletiva).

Examina-se as publicações em revistas, livros e outros meios de divulgação cientifica ou técnica. Examina-se também a produção técnica que não foi objeto de publicação dos alunos e egressos. É esperado que o trabalho de conclusão gere produção intelectual ou técnica, com efetiva participação discente. (Comissão Interdisciplinar).

Avalia-se a composição das comissões avaliadoras (banca); e a vinculação das teses e dissertações às linhas de pesquisa do programa. (Comissão Administração, Ciências Contábeis e Turismo).

Resultados encontrados, síntese:

Número de Trabalhos concluídos X Número de Matriculados no Período; Número de Trabalhos concluídos X Número de Docentes do Programa; Produções intelectuais relevantes;

Relação dos trabalhos com a temática do programa; Relação dos trabalhos que não geraram publicações; Composição das bancas;

Vinculação dos trabalhos com as linhas de pesquisas; Vinculação dos trabalhos com os projetos de pesquisas; Mapeamento e acompanhamento dos egressos.

4.2.6 CORPO DISCENTE E TRABALHOS DE CONCLUSÃO – RESULTADO DOS CURSOS AVALIADOS

Abaixo segue o que foi destacado pelas comissões de avaliação nos curso/programas da amostra:

O Programa produziu 92 dissertações no período em exame. (Curso 10b – Comissão Sociologia).

Desenvolvimento de produtos tecnológicos com discentes egressos. As dissertações, de modo geral, são vinculadas a proposta do programa, bem como, a produção tecnológica advinda delas. (Curso 4b – Comissão Ciências Biológicas II).

Há boa conversão das dissertações em produtos educacionais. (Curso 7b – Comissão Ensino). Todos os alunos que defenderam no triênio desenvolveram um produto educacional e outros materiais educacionais, que são disponibilizados no site do Programa, para download. (Curso 23a – Comissão Ensino).

O Programa apresenta uma boa produção em eventos (total de 162 registros no triênio), com baixa participação dos discentes. A participação de discentes em produções no Qualis A1-B1 no período é pequena, somente 5%. A participação dos discentes em Eventos com trabalhos completos também é pequena, e nos estratos mais baixos. Esses valores indicam a necessidade de mais esforços no sentido de incentivar os discentes à publicação qualificada pela Área e participação em eventos, para maior visibilidade. (Curso 8b – Comissão Saúde Coletiva).

A temática dos trabalhos produzidos pelos discentes egressos é fortemente vinculada às linhas de pesquisa do programa e voltadas para a aplicação nos serviços de saúde sejam estaduais ou municipais. Esses trabalhos precisam ser transformados em produtos técnicos ou em publicações a fim de expressar melhor o desempenho de seus discentes. (Curso 56a – Comissão Saúde Coletiva).

Os membros do Programa também trabalharam na produção de materiais de referência que são utilizados no controle de qualidade de diversos produtos e, portanto se destacaram na produção técnica, coerente com o perfil profissional do Programa. As dissertações desenvolvidas focam temas importantes e buscam produtos para a área de Vigilância Sanitária no país. (Curso 37a – Comissão Interdisciplinar). Já a relação entre o total de itens de produção intelectual do programa com autoria discente e o número total de discentes é de 2,76, número excelente para o mestrado profissional. (Curso 48a – Comissão Interdisciplinar).

A totalidade das bancas de trabalho de conclusão que contam com examinadores externos ao Programa e é muito boa a proporção de discentes autores. (Curso 1b – Comissão Administração, Ciências Contábeis e Turismo). Além disso, os trabalhos apresentam aplicabilidade junto às empresas privadas e/ou públicas. (Curso 5a – Comissão Administração, Ciências Contábeis e Turismo).

Resultados encontrados, síntese:

Número de Trabalhos concluídos;

Produtos tecnológicos com discentes egressos;

Trabalhos concluídos geraram um produto educacional e outros materiais educacionais; Trabalhos de concluídos estão disponíveis na página do programa para download; Incentivar a participação dos discentes em eventos;

Relação dos trabalhos com a temática do programa.

Composição das bancas com membros externos a instituição Os trabalhos tem aplicação às empresas privadas e/ou públicas