• Nenhum resultado encontrado

2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

11. CORPO DOCENTE

Docente nº01

Nome: Eduardo de Magalhães Braga Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA) Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência em Processos de Fabricação e Metalurgia da Soldagem, Engenharia de Materiais e Metalurgia com ênfase em Metalurgia de Transformação, Desgaste, Cominuição e Transporte de Minérios. Além de processos de fabricação aplicados a construção naval e automação de processos na indústria naval.

Professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), desde 1994. Atuou como vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e hoje é vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia.

Vasta experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, mestrado acadêmico e doutorado.

Coordenou e participou de projetos de pesquisa relacionados às seguintes áreas: - Processos de Fabricação aplicados à construção naval, através do projeto intitulado “Aplicação do processo FCAW robotizado com adição de arame frio na construção naval”;

- “Aplicação do Processo GMAW/FCAW com Adição de Arame Frio em Reparos de Falhas de Cavitação em Turbinas Hidráulicas”

- “Estabelecimento de um Núcleo Cooperativo Visando o Desenvolvimento de Pessoal e Tecnologia para a Metalurgia da Transformação Através de Processos de Soldagem nas Regiões Centro-Norte do Brasil”

- “Uma Alternativa para o Aumento da Competitividade, Utilizando a Técnica de Soldagem GMAW/FCAW Duplo Arame Modificado na Indústria Naval”

Possui experiência na publicação de artigos científicos (periódicos e congressos) e é membro do corpo editorial do período: Soldagem e Inspeção. Também é revisor dos periódicos:

- Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering; e - Soldagem e Inspeção.

Tem registro e patentes relacionadas a processos de soldagem nos anos de 2009, 2014, 2015 e 2016. Conforme lista abaixo:

BRAGA, E. M.; BRAGA, E. M. . Tocha de Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio. 2009, Brasil.

Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU89033426, título: "Tocha de Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/09/2009; Depósito PCT: 25/09/2009.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. . Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW). 2013, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130188689, título: "Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/06/2013; Depósito PCT: 25/06/2013; Concessão: 25/06/2014.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. ; RIBEIRO, R. A. . Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW. 2015, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150250592, título: "Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 18/09/2015; Depósito: 18/09/2015; Concessão: 30/09/2015.

BRAGA, E. M.; RIBEIRO, R. A. ; ASSUNCAO, P. D. C. ; Castro Filho . Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão. 2016, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160007844, título: "Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/01/2016; Depósito PCT: 14/01/2016; Concessão: 14/01/2016

Docente nº02

Nome: Pedro Igor Dias Lameira Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Naval pela UFPA - Universidade Federal do Pará (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2015) e é doutorando em Engenharia Naval e Oceânica da USP - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, responsável pelo desenvolvimento das áreas relacionadas a Tecnologia de Construção Naval e Gerência de Produção.

Coordenador do LABCONAV - Laboratório de Construção Naval da FENAV - Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará e é Líder do GTNAV (Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval).

Possui experiência em: Construção de Embarcações, Reparo de Embarcações, PPCP e assuntos correlatos. Projetos de Navios e sistemas oceânicos. Realiza pesquisa e elabora estudos de análises de riscos para terminais portuários e estaleiros de construção naval. Desenvolve projetos de Construção Naval e Engenharia portuária, com principal área de atuação em tecnologia de construção naval, gerência de produção e processos de fabricação. Estudos logísticos e de produtividade naval. Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 2009, com ênfase em projetos relacionados à Tecnologia de Construção Naval e Engenharia Portuária.

Experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e como coorientador de dissertações de mestrado, além de desenvolver trabalhos científicos para publicação em periódicos e congressos internacionais, como os seguintes atuais:

LAMEIRA, P. I. D.; BENJAMIN, C. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. . Flux-cored arc welding processes analysis of a shipyard. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 801-805.

LAMEIRA, P. I. D.; LOUREIRO, E. S. P. ; MOMOSE, A. ; MARTINS, M. R. ; BOTTER, R. C. . Preliminary risk analysis on handling and storage of butyl acrylate operation. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 839-845.

LAMEIRA, P. I. D.; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; BENJAMIN, C. M. . Optimization design of planning and production control in a shipyard - case study: The Amazon region. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 373-383.

LAMEIRA, P. I. D.; BRAGA, E. M. ; Moraes, Hito B. . Development of a product oriented by work breakdown structure and application of hull block construction method for inland barges. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 361-372.

Atuou na indústria de construção naval diretamente entre os anos de 2008-2013, como Engenheiro Naval, Gerente técnico e Gerente de Planejamento. Participou da elaboração de projetos de engenharia naval, construção de mais de cem (100) embarcações no Brasil e na Europa e o gerenciamento de obras navais e sua cadeia de suprimentos.

Possui experiência na coordenação e participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015;

- OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013; e

- Coordenador do projeto Análise dos processos de fabricação no Estaleiros da Amazônia S.A., Contratante: EASA, 2015-2016.

Docente nº03

Nome: Hito Braga De Moraes Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado pela University of Southampton na Inglaterra (2012). Atualmente é Vice-Diretor do curso de graduação em Engenharia Naval e professor associado 4 da Universidade Federal do Pará, além de ser coordenador do programa de Pós-Graduação (mestrado) em Engenharia Naval da UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projetos de Embarcações Não-Convencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de embarcação de passageiros, hidrovias, portos e transporte Aquaviário.

Possui experiência como coordenador e na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Coordenador do Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Coordenador do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015; - Coordenador do OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013; e

Possui experiência na elaboração de projetos hidroviários e de Engenharia Portuária, assim como a execução de obras navais e portuárias.

Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1992. Participação em diversas bancas de mestrado e doutorado, além de também possuir experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e como orientador de dissertações de mestrado, além de desenvolver trabalhos científicos para publicação em periódicos e congressos internacionais, como os seguintes atuais:

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; CUNHA, J. R. C. . WATERWAY TRANSPORT POTENTIAL IN THE AMAZON, CASE STUDY: THE CROSSING FROM OUTEIRO ISLAND TO BELÉM. In: INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. (Org.). WATERWAY TRANSPORT POTENTIAL IN THE AMAZON, CASE STUDY: THE CROSSING FROM OUTEIRO ISLAND TO BELÉM. 3ed.LONDON: CRC PRESS, 2016, v. 1, p. 41-45.

LAMEIRA, P ; BENJAMIN, C ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; PORTO, T . FLUX-CORED ARC WELDING PROCESSES ANALYSIS OF A SHIPYARD. MARITIME TECHNOLOGY AND ENGINEERING III. 3ED.: CRC PRESS, 2016, V. , P. 801-805.

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; TOSTES, M. E. L. ; AQUINO, S. C. . UMA ANÁLISE DE CUSTO ENTRE O USO DE UM NAVIO DE PASSAGEIROS COMPARATIVAMENTE AO TRANSPORTE PÚBLICO RODOVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 247-251, 2015.

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; TOSTES, M. E. L. ; AQUINO, S. C. . PROPOSTA DE AÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM O USO DE LÂMPADAS DE LED NO NAVIO PATRULHA GUARUJÁ P49. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 146-151, 2015. MORAES, H. B.; VASCONCELLOS, J. M. A. . MULTIPLE CRITERIA OPTIMIZATION APPLIED TO HIGH SPEED CATAMARAN PRELIMINARY DESIGN. Ocean Engineering, v. 34, p. 133-147, 2006.

MORAES, H. B.; VASCONCELLOS, J. M. A. . Wave resistance for high-speed catamarans. Ocean Engineering , v. 31, p. 2253-2282, 2004.

Docente nº04

Nome: Nelio Moura de Figueiredo Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1991), Especialização em Computação Gráfica pela Universidade Federal do Pará (1995),

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará na área de Recursos Hídricos (2013) e Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Naval do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na Área de Engenharia Civil e Naval, com ênfase em Modelagem Hidrológica, Portos e Vias Navegáveis; Projetos de Engenharia e Construção de Obras de Infraestrutura. Atuando principalmente em: Modelagens Hidrológica, Projetos e Obras Hidroviárias, Projetos e Obras de Infraestrutura Portuária, Projetos e Obras de Transporte Hidroviário, Logística de Transporte, Projetos e Obras de Sistemas de Transposição de Desníveis - Eclusas e Obras Hidráulicas em Corrente Livre.

Atuou na elaboração de diversos projetos de Engenharia Naval e Portuária, além da execução de estudos e obras da mesma área de atuação.

Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1993. Possui experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado acadêmico. É integrante de três grupos de pesquisa, sendo eles:

- GTNAV - Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval

- GHPORT - Grupo de Pesquisas Hidrológicas, Hidroviárias e Portuárias da Amazônia

- GAES - Grupo de Pesquisa em Água, Energia e Sustentabilidade da Amazônia

Desenvolve pesquisa com a elaboração de artigos científicos para periódicos e congressos internacionais, de acordo com os itens atuais abaixo:

DE FIGUEIREDO, NELIO MOURA; CAVALCANTE BLANCO, CLAUDIO JOSÉ . Water level forecasting and navigability conditions of the Tapajós River - Amazon - Brazil. La Houille Blanche , v. 1, p. 53-64, 2016.

FIGUEIREDO, Nelio. M.; BLANCO, C. J. C. . Simulação de Vazões e Níveis de Água Médios Mensais para o Rio Tapajós Usando Modelos ARIMA. RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 111-126, 2014.

FIGUEIREDO, NELIO. M.; BLANCO, C. J. C. . Simulação de Vazões e Níveis de Água Médios Mensais para o Rio Tapajós Usando Modelos ARIMA. RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 111-126, 2014.

LAMEIRA, P ; BENJAMIN, C ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; PORTO, T . Flux-cored arc welding processes analysis of a shipyard. In: C. Guedes Soares T.A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering III. 1ed.London: CRC Press, 2016, v. 2, p. 801-805.

LAMEIRA, P ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; BENJAMIN, C . Optimization design of planning and production control in a shipyard case study: The Amazon region. Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press, 2014, v. 1, p. 373-383.

FIGUEIREDO, N; BLANCO, C ; MORAES, H . Forecasting navigability conditions of the Tapajós waterway Amazon Brazil. Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press, 2014, v. 1, p. 129-137.

Possui experiência na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015;

- OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013;

- Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica, Contratante: ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), 2010-2012;

- DESNAVAMAZ - Desenvolvimento de Técnicas de Construção Naval para a Amazônia, FINEP (Financiadora de Projetos), 2008-2012.

Docente nº05

Nome: Rui Carlos Botter Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor Externo - USP)

Experiência acadêmica e Profissional

Graduado em Eng. Naval-USP(1980), graduado em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1981), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela

Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1992), livre-docência em Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística (2002) e em outubro de 2006 por meio de Concurso Público tornou-se Professor Titular da EPUSP na área de Transportes e Logística. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq a partir de 2013 em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-A, Ex-Presidente do Instituto Pan-americano de Engenharia Naval para a gestão 2006/2007, Professor de cursos de atualização/especialização da USP , professor no PNV-EPUSP, membro titular do CT-Aquaviário entre 2009 e 2011, membro acadêmico convidado da Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em logística, simulação, transporte marítimo, sistemas portuários , atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento e Gestão de Sistemas Logísticos.

Desenvolve ensino e pesquisa na USP desde 1983. Orienta trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Possui experiência na elaboração de artigos científicos para periódicos e congressos internacionais, como: MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; NETTO, J. F. . The logistics management in the sizing of the fleet of containers per ships in dedicated route - The use of computer simulation: A Brazilian shipping company case. Independent Journal of Management & Production, v. 6, p. 730-757, 2015.

QUEIROZ, ADRIANE ANGÉLICA FARIAS SANTOS LOPE ; BOTTER, RUI CARLOS ; PINTO, MARCOS MENDES DE OLIVEIRA ; PEREIRA, SUSANA CARLA FARIAS . Análise de práticas na indústria naval: contribuições para a construção de redes de suprimentos. Production, v. 25, p. 864-875, 2015.

PEREIRA, NEWTON NARCISO ; BOTTER, RUI CARLOS ; FOLENA, RAFAEL DOMPIERI ; PEREIRA, JOSÉ PINHEIRO FRAGOSO NETO ; DA CUNHA, ALAN CAVALCANTI . Ballast water: A threat to the Amazon Basin. Marine Pollution Bulletin. v. 84, p. 330-338, 2014.

BRITO, THIAGO BARROS ; BOTTER, RUI CARLOS . Feasibility analysis of a Global Logistics Hub in Panama. International Journal of Logistics Systems and Management, v. 12, p. 247-266, 2012.

Possui experiência como coordenador e na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Coordenador do projeto “Sistema de Monitoramento Remoto de Embarcações, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2014-2016;

- Coordenador do projeto “Proposição de corredor marítimo verde para o Brasil”, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2014-2016

- VTS - Sistema de Gerenciamento de Tráfego das Embarcações em Canais de Acesso, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2014-2016;

- Desenvolvimento de sistemas de monitoramento da água de lastro com avaliação de forçantes hidrodinâmicas, operacionais e biológicas, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2012-2014

Docente nº06

Nome: Newton Sure Soeiro Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Engenharia Mecânica, área de Projeto de Máquinas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), especialização em Metodologia de Avaliação de Impacto Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Vibração e Acústica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará, dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Naval. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia Naval, com ênfase em Projeto de Máquinas, Vibrações e Acústica e Cálculo Estrutural do Navio, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos (elementos finitos, elementos de contorno, volumes finitos e raios acústicos), análise modal

experimental, desenvolvimento de painéis acústicos com fibras regionais, medição e análise de parâmetros vibroacústicos, vibração e ruído de origem eletromagnética, caixa de engrenagem e propulsores navais.

Atualmente é diretor adjunto do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1979. Possui experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e monografias de especialização.

Possui experiência no desenvolvimento de pesquisa e publicações cientificas em periódicos e congressos de nível internacional. Como publicações recentes possui os exemplos abaixo:

FAVACHO, BRENO INGLIS ; VAZ, JERSON ROGÉRIO PINHEIRO ; MESQUITA, ANDRÉ LUIZ AMARANTE ; LOPES, FÁBIO ; MOREIRA, ANTONIO LUCIANO SEABRA ; SOEIRO, NEWTON SURE ; ROCHA, OTÁVIO FERNANDES LIMA DA . Contribution to the marine propeller hydrodynamic design for small boats in the Amazon region. Revista Acta Amazonica, v. 46, p. 37-46, 2016.

STÚBAL, F. A. N. ; BRAGA, D. S. ; PINHEIRO, G. S. ; SOEIRO, N. S. ; LIMA, L. O. S. ; SILVA, P. T. A. . Controle Passivo da Vibração em Reator Elétrico Utilizando Absorvedor Dinâmico Viscoelástico. Acústica e Vibrações, v. 45, p. 13-22, 2013

BASTOS, Leopoldo Pacheco ; DE MELO, GUSTAVO DA SILVA VIEIRA ; SOEIRO, NEWTON SURE . Panels Manufactured from Vegetable Fibers: An Alternative Approach for Controlling Noises in Indoor Environments. Advances in Acoustics and Vibration, v. 2012, p. 1-9, 2012

É líder do grupo de vibrações e acústica da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, além de ser membro do corpo editorial do periódico “Acústica e Vibrações”. Docente nº07

Nome: André Vinicius da Costa Araújo Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, atuando

principalmente nos seguintes temas: embarcações fluviais, conforto vibro-acústico e flutuantes para turbinas hidrocinéticas.

Tem experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, como:

- Projeto do Terminal de Múltiplo Uso 2 do Porto de Vila do Conde, CDP, 2010-2012. - Coordenador adjunto do projeto de Desenvolvimento de procedimento de homologação e controle de qualidade de lanchas escolares do Governo Federal - Lanchas Escolares, FNDE, 2012-2016.

Orienta trabalhos de conclusão de curso e desenvolve pesquisa com publicações em periódicos e congressos internacionais.

Docente nº08

Nome: Hamilton Pessoa Picanço Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Bacharel em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (1989), engenheiro naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestre em Engenharia Oceânica pela Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia COPPE-UFRJ (1999), Oficial engenheiro da Marinha do Brasil (2000), Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários pela CESPE-UNB (2005), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente exerce as funções de professor do curso de Engenharia Naval na UFPA e especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Desenvolve projetos de Engenharia Naval e tem como principal área de atuação as áreas de Hidrodinâmica do Navio e sistemas propulsores.

Docente nº09

Nome: José Márcio do Amaral Vasconcellos Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor Externo - UFRJ)

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1981), mestrado em Engenharia Oceânica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia(1985), doutorado em Doutorado em Engenharia Oceânica pela University of Strathclyde(1989), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994) e pós-doutorado pela University Of New Orleans(1996). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Adjunto da Coppe UFRJ, Membro de corpo editorial da Marine Systems & Ocean Technology e Diretor Técnico do Instituto Pan-Americano de Engenharia Naval. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Catamarans, Embarcações de Alto Desempenho, Embarcaçõees não convencionais, Projeto de Plataformas, Sistemas de Apoio Ao Projeto.

Possui experiência como professor de cursos de graduação, pós-graduação strictu sensu e lato sensu, além de orientar trabalhos de conclusão de curso, mestrado e

Documentos relacionados