• Nenhum resultado encontrado

O serviço de correio eletrônico (e-mail) possibilita enviar mensagens eletrônicas para destinatários localizados em qualquer parte do mundo, de maneira instantânea e com baixo

Rede Mundial de Computadores custo.

Para enviar e receber e-mails, precisamos primeiramente de uma conta em um servidor de e- mail. Cada conta é identificada por um endereço único, o qual possui o seguinte formato:

apelido@domínio

O domínio, como já vimos, identifica um ou mais servidores na Internet e tem o formato

nome.categoria.país. No caso do e-mail, o domínio indica o servidor em que o usuário está cadastrado. O apelido é o identificador da caixa postal do usuário dentro do servidor. O símbolo

@ é chamado arroba, e significa “em” (at, em inglês). Por exemplo:

• maria@uffs.edu.br • joao@hotmail.com • jose_silva@gmail.com

Quando uma mensagem de e-mail é recebida, ela é armazenada na caixa postal do destinatário, situada no servidor de correio eletrônico onde ele possui sua conta. A mensagem permanece armazenada no servidor, e só é lida pelo destinatário quando este efetua uma consulta a sua caixa postal. Assim, não é necessário que o emissor e o receptor de um e-mail estejam conectados à Internet ao mesmo tempo para que a mensagem seja transmitida, como acontece por exemplo em um bate papo.

Para que um usuário possa ler as mensagens da sua caixa postal, ele precisa provar sua identidade ao servidor através da apresentação de uma senha de segurança.

3.9.1 Criando uma conta de e-mail

Se você ainda não possui uma conta de e-mail, poderá obter uma facilmente através de um cadastro em um serviço de e-mail gratuito, como o Gmail (www.gmail.com), Yahoo Mail (br.mail.yahoo.com) ou Hotmail (www.hotmail.com).

Ao acessar a página inicial do Gmail, por exemplo, localize a opção Criar uma conta. Você será solicitado a digitar algumas informações, além de escolher um login e uma senha. Após concluir todo o processo, você estará apto a usar sua conta de e-mail.

3.9.2 Utilizando o e-mail

Primeiramente é necessário realizar o processo de login, ou seja, abrir a caixa postal de e- mail, informando seu endereço de e-mail e senha.

Os sistemas de e-mail armazenam as mensagens dentro de pastas. A lista com os nomes das pastas geralmente é apresentada em um painel à esquerda da tela. Além das pastas padrão, o usuário também pode criar suas próprias pastas para classificar e guardar as mensagens.

Os nomes dados às pastas padrão variam de sistema para sistema, mas normalmente são: • Caixa de entrada (inbox): local onde ficam todas as mensagens recebidas. O

usuário pode ler, excluir, responder ou mover as mensagens para outras pastas. • Enviados (sent): armazena cópias de todos os e-mails enviados.

Rascunho (draft): mensagens escritas e salvas, mas que ainda não foram enviadas.Lixo eletrônico (spam): mensagens classificadas automaticamente como

Rede Mundial de Computadores erroneamente uma mensagem como Spam, portanto, vale a pena adquirir o costume de olhar periodicamente esta pasta e verificar se não há alguma mensagem importante ali. Em caso afirmativo, você pode movê-la para a caixa de entrada ou qualquer outra pasta.

Lixeira (trash): armazena as mensagens excluídas recentemente.

• Contatos: permite cadastrar pessoas e seus respectivos endereços de e-mail. Esses cadastros podem ser utilizados na hora de enviar e-mails para estas pessoas.

Dentro de cada pasta, as mensagens aparecem uma abaixo da outra na forma de uma lista, como pode ser visto na Figura 77. Normalmente as mensagens ainda não lidas aparecem em negrito. Para ler uma mensagem, basta clicar sobre ela para abrir seu conteúdo. Se desejar respondê-la, basta clicar no link Responder.

À esquerda de cada mensagem, podemos ver uma pequena caixa clicável, a qual é utilizada para selecionar a mensagem. As opções que aparecem na barra logo acima das mensagens (Arquivar, denunciar spam, excluir, mover para, marcadores e mais ações) serão aplicadas somente às mensagens que estão selecionadas, ou seja, onde a caixa de verificação está marcada. Abaixo da lista de mensagens há alguns atalhos para selecionar rapidamente todas as mensagens, somente as lidas, somente as não lidas.

Para escrever um a nova mensagem, escolha a opção “Escrever e-mail”. Então, deve-se informar o endereço de e-mail da pessoa que irá recebê-lo, informar o assunto e digitar seu conteúdo. Por fim, deve-se clicar em Enviar. Se preferir salvar a mensagem na pasta rascunhos

para conclui-la depois, clique em Salvaragora ao invés de em Enviar. A Figura 78 mostra a tela para envio de e-mail do Gmail.

Figura 77: Tela do Gmail. À esquerda ficam as pastas; à direita, o conteúdo da pasta selecionada.

Rede Mundial de Computadores

Os campos que compõe a mensagem são os seguintes:

 Para: endereço(s) de e-mail do(s) destinatário(s). Para enviar a mensagem para mais de uma pessoa, separe os endereços por ponto e vírgula. Para usar e-mails de sua lista de contatos, clique sobre a palavra Para;

 Cc (Com cópia): é um campo opcional onde coloca-se o(s) endereço(s) que receberão uma cópia da mensagem;

 Cco (Com cópia oculta): destinatários que receberão uma cópia da mensagem, com a diferença de que o destinatário principal não saberá que esta pessoa recebeu uma cópia, ou seja, o endereço de quem está recebendo a cópia oculta não aparece;

 Assunto: breve frase que permite ao destinatário identificar do quê se trata o e- mail, antes mesmo de abri-lo;

 Conteúdo: aqui vai o texto da mensagem. Pode-se também incluir fotos os outros arquivos através do link Anexar um arquivo.