• Nenhum resultado encontrado

Fundamentos de Informática Porém, há diversos tipos de computadores. Para fins didáticos, vamos aqui agrupá-los em duas categorias: para uso pessoal e para uso corporativo.

1.7.1.1 Para uso pessoal

Neste grupo, colocamos as máquinas utilizadas por usuários finais. • Microcomputador

Também conhecido como computador de mesa ou desktop, é destinado ao uso individual, motivo pelo qual é também chamado de PC (personal computer). São utilizados para executar programas que auxiliam os usuários a realizar seus trabalhos de forma mais produtiva, tanto para uso profissional como para uso doméstico. Os modelos mais comuns possuem um gabinete que encapsula diversas peças, além de um monitor, teclado, mouse e outros periféricos, Figura 26. Entretanto, já existem modelos sem gabinete, onde as peças são embutidas atrás do monitor, modelos estes conhecidos como all-in-one (tudo em um).

Fonte: Elaboração do autor

Network Computer (computador de rede)

Também conhecidos como “terminais burros” ou “thin clients” (cliente magro), os computadores de rede fornecem grande parte das funcionalidades de um microcomputador por um menor preço. São utilizados em ambientes de rede, geralmente em empresas. Não possuem unidade de disco (HD) para armazenamento, pois obtêm seu software a partir de outro computador, denominado servidor, através da rede à qual estão conectados. Isto é, não há nenhum programa instalado ou dado armazenado no próprio computador; ao ser ligado, ele busca o sistema operacional, programas e dados a partir da rede. Desta forma, o gabinete possui dimensões reduzidas. O monitor, o teclado e o mouse são idênticos aos utilizados nos microcomputadores, Figura 27.

Fonte; Elaboração do autor.

Figura 26: Um microcomputador de mesa.

Fundamentos de InformáticaNotebooks

São computadores portáteis pequenos o suficiente para caberem em uma maleta. Possuem bateria para que possam ser utilizados longe da tomada. Muitos deles são tão poderosos quantos os computadores de mesa, Figura 28.

Fonte: Elaboração do autor.

Netbooks

São versões reduzidas de notebooks que omitem alguns componentes (como a unidade de CD-ROM) para reduzir o peso e o tamanho.

Tablet

Computador pessoal semelhante a um notebook, cuja tela pode ser girada e dobrada sobre o teclado, transformando-o numa prancheta. Pode-se escrever e desenhar na tela com uma caneta especial. Alguns tem tela sensível ao toque, dispensando o teclado.

Assitentes digitais pessoais (personal digital assistants – PDAs)

Também denominados computadores handheld (ou computadores de mão), apresentam grande parte do poder de um notebook em um formato bem mais leve, Figura 29.

A maioria inclui um software embutido para compromissos, agendamento e correio eletrônico. Alguns possuem caneta e aceitam a entrada manuscrita.

Fonte: Elaboração do autor

Smartphone

Aparelho que além de ser um telefone celular, apresenta alguns recursos de um computador. Possui sistema operacional, gerenciador de arquivos e conexão à internet. Permite instalar programas diversos, Figura 30.

Figura 28: Um notebook da marca Acer.

Fundamentos de Informática

Fonte: Elaboração do autor. 1.7.1.2 Para uso corporativo

Supercomputadores

São computadores ultra rápidos desenvolvidos para processar quantidades enormes de dados científicos e exibir os padrões que foram descobertos. São utilizados por universidades, laboratórios e instituições de pesquisa em tarefas como modelagem climática, sequenciamento de DNA, análise estrutural de proteínas e processamento de filmes digitais, Figura 31.

Fonte: Divulgação CPTEC/INPE.

Mainframes

Originários da década de 60, são grandes computadores capazes de realizar bilhões de operações por segundo e processar grandes volumes de dados simultaneamente. Utilizados por grandes empresas como bancos, companhias aéreas, seguradoras ou órgãos do governo, onde os sistemas requerem alta disponibilidade. São projetados para serem utilizados por dezenas de milhares de usuários ao mesmo tempo. Os usuários se conectam ao mainframe utilizando como terminais os network computers, microcomputadores ou notebooks. Ficam em salas especiais com segurança e temperatura controladas, e são operados por pessoal treinado, Figura 32.

Figura 31: O supercomputador Tupã, em funcionamento no INPE em Cachoeira Paulista (SP),

contém 2.560 processadores de 12 núcleos cada.

Fundamentos de Informática

Fonte: IBM System z10 Reference Guide.

Minicomputadores

São sistemas multiusuário que podem atender às necessidades de computação de uma corporação ou organização de médio porte, que não necessitam de um mainframe.

Permitem que dezenas, centenas ou até mesmos milhares de pessoas os utilizem simultaneamente por meio de terminais conectados, Figura 33.

Fonte: Elaboração do autor.

Servidores

São computadores que disponibilizam serviços para os usuários conectados a uma rede de computadores. Estes serviços podem ser de impressão, arquivos, correio eletrônico, páginas de internet, etc. Para utilizar os servidores, os usuários executam programas denominados clientes, que estabelecem uma conexão com o servidor e obtêm as informações necessárias. Essa arquitetura é denominado de computação cliente/servidor.

Figura 32: Um Mainframe IBM System z10.

Fundamentos de Informática São comumente encontrados em empresas, instituições de ensino, provedores de Internet, etc, Figura 34.

Fonte: Catálogo técnico HP.

Referências do Capítulo

Catálogo técnico Acer. Disponível em <http://www.acer.com>. Acesso em 20 mar 2012. Catálogo técnico Epson. Disponível em <http://http://global.latin.epson.com>. Acesso em 20 mar 2012.

Catálogo técnico Genius. Disponível em <http://http://www.geniusnet.com>. Acesso em 20 mar 2012.

Catálogo técnico HP. Disponível em <http://www.hp.com>. Acesso em 20 mar 2012.

Catálogo técnico IBM. Disponível em <http://www.ibm.com/br/pt/>. Acesso em 20 mar 2012. Catálogo técnico Logitech. Disponível em <www.logitech.com/pt-br/mice-

pointers/trackballs/devices/156>. Acesso em 20 mar 2012.

FEDELI, Ricardo Daniel; POLLONI, Enrico Giulio Franco; PERES, Fernando Eduardo. Introdução à Ciência da Computação. 2.ed.. São Paulo: Cengage Learning. 2010, p. 238.

LANCHARRO, Eduardo Alcalde; LOPEZ, Miguel Garcia; FERNANDEZ, Salvador Peñuelas, Informática Básica. São Paulo:Makon Books, 1991, p. 269.

NORTON, Peter. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Makron Books. 1996, p. 619.

VELLOSO, Fernando de Castro, Informática: conceitos básicos, 2004, p. 424.

Sistemas Operacionais

CAPÍTULO 2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Gláucio Fontana