• Nenhum resultado encontrado

3 O ESPAÇO DOMÉSTICO

3.3 A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS: AS TRÊS COZINHAS

3.3.1 A cozinha da casa

Em algumas unidades familiares verificamos que a cozinha interna é mais utilizada no turno da noite. Durante o dia só é usada se na casa não tiver nenhum tipo de fogão nos espaços externos. No entanto, se tiver um fogão no terraço, esse é apenas usado durante o dia. No item destinado a descrição do cozimento no terraço, desenvolveremos melhor esse assunto. As mulheres têm medo de trabalhar no terraço enquanto os filhos e o marido estão assistindo televisão ou conversando no alpendre. Na cozinha interna fica alojada a geladeira, o fogão a gás e os “alumínios” (recipientes e panelas) que são colocados numa bateria20, mesa

das refeições com cadeiras, o guarda-louça e reservatório para água. Algumas louças da diária ficam penduradas nas paredes, dentro da uma bacia ou guardadas no armário. Algumas pessoas também guardam na cozinha objetos de trabalho como as redes de pesca e varas com anzol. Entre estes e outros objetos, na cozinha de dentro encontramos uma variedade de recipientes para guardar água, armazenar alimento e de outras utilidades, que são distribuídos nos espaços de acordo com sua funcionalidade.

Os utensílios utilizados na cozinha são de materiais diversos como plástico, alumínio, cerâmica, madeira e vidro, usados para o preparo culinário. Os utensílios de diversas formas e texturas modelam, produzem estilos e padrões de organização dos espaços compartilhados pelos moradores, de acordo com o poder aquisitivo das famílias. As de poder aquisitivo mais elevado desfrutam do uso dos utensílios de cozinha modernos, como batedeira de bolo elétrica, fogão a gás (acionado a energia elétrica), armários de aço nas paredes, freezer, geladeiras, bebedouro elétrico, dentre outros. As famílias que não podem comprar esses utensílios usam da criatividade na elaboração de objetos conforme a necessidade de uso.

A cozinha interna, em certas ocasiões serve também para marcar uma posição social; é o lugar onde as visitas são recebidas; sejam da cidade que não freqüenta assiduamente a comunidade, um compadre ou comadre, uma pessoa importante ou alguém da família que mora na capital ou em outro lugar. Dona Chiquinha enfatiza o cuidado com as visitas importantes:

A gente usa mais a cozinha dentro de casa às vezes nos domingos ou quando chega uma visita, seja uma pessoa importante da família, uma amiga que mora fora que a gente não vê há muito tempo, uma comadre. Aí, eu coloco a toalha nova na mesa e os pratos melhorzinhos, que não é usado no dia-a-dia, aí sirvo o almoço ou o jantar com que tivermos para dar e mostrar para aquela pessoa que chega na nossa casa.

A cozinha interna é preferida à noite para prevenção do mal indesejado: “eu tenho medo do malfazejo21, a gente come dentro da cozinha à noite quando fica tudo escuro”.

21 Dona Chiquinha diz que malfazejo é pessoa má que pode aparecer à noite quando mais tarde e está

Fotografia 12: Cozinha com fogão a gás.

A fotografia 12 apresenta, na parede por trás do fogão, um espaço de circulação de ar e entrada da claridade para a cozinha; as paredes baixas permitem pendurar os utensílios mais utilizados. Objetos estão distribuídos por todos os espaços da cozinha; a mesa no centro, que se projeta para as refeições diárias, também é lugar para colocar utensílios depois de lavados. As cadeiras, que não aparecem na foto, foram levadas para o terraço ou alpendre onde costumam sentar para conversar. Na parede oposta da pia dessa cozinha (fotografia 12) está a máquina de costura (fotografia 13), lugar reservado à mulher que faz as roupas de seus familiares ou complementa a renda da casa costurando pra fora22.

Fotografia 13: máquina de costura

3.3.2 A higienização

Fotografia 14: Combogol para entrada de ar e claridade

Na cozinha da fotografia 14 a pia para limpeza da louça fica próxima a mesa de refeições. O conjunto de conchas, garfos e peneiras dispostos em cima da pia facilitam o manuseio dos objetos necessários a elaboração das comidas da rotina. A higiene dos objetos éz feita pelas mulheres e crianças do sexo feminino. As crianças lavam os itens mais leves, compatíveis com sua força e coordenação motora; os adultos, a mãe ou avó, ficam responsáveis pelos objetos mais pesados. Os recipientes de água e as panelas de barro são limpos pelas mulheres mais experientes que também são responsáveis pelo brilho nos objetos de alumínio. Arear os objetos de alumínio com lã de aço ou areia fina é uma atividade importante na cozinha, pois estão diretamente relacionados a higiene pessoal.

Os objetos são expostos na cozinha em prateleiras compradas nos armazéns da cidade do Assu em formato vertical ou horizontal, conforme fotografias 15 e 16 da página seguinte. A prateleira é um dos objetos mais usados nas cozinhas das casas da zona rural, seja de alvenaria ou de taipa, para guardar utensílios de alumínios como cuscuzeiras, assadeiras de bolo em diferentes formatos, caçarolas, frigideiras, chaleira, bule23 e panelas que ficam em lugar de destaque, onde possam ser apreciados pelos visitantes. No que se refere a exposição dos utensílios percebe-se também ser esta uma forma de mostrar o nível social, pois nas casas

de taipa ou as que não tem fogão a gás, principalmente, a quantidade e variedade dos utensílios de alumínio é menor.