• Nenhum resultado encontrado

A CPI pode determinar busca e apreensão NÃO domiciliar , ou seja, em locais públicos;

No documento & (páginas 31-36)

facultativo REVISÃO

4) A CPI pode determinar busca e apreensão NÃO domiciliar , ou seja, em locais públicos;

5) A CPI pode obter documentos e informações sigilosos. (HC 100.341, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 4-11-

2010, Plenário, DJEde 2-12-2010.).

6) A CPI pode convocar magistrados para depor sobre a prática de atos administrativos.

2

CPInão pode:

1) A CPI não pode oferecer denúncia ao Judiciário. 2) A CPI não pode convocar Chefe do Executivo

3) A CPI não pode decretar prisão temporária ou preventiva; 4) A CPI não pode decretar a interceptação de comunicações telefônicas;

https://www.facebook.com/portaldosaprovados

& https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

2

5) A CPI não pode determinar busca e apreensão domiciliar; 6) A CPI não pode decretar medidas assecuratórias constritivas do patrimônio das pessoas, tais como, indisponibilidade de bens, arresto, sequestro ou hipoteca de bens, tendo em vista que o poder geral de cautela e exclusivo dos magistrados; 7) A CPI não pode determinar a anulação de atos do poder executivo (reserva de jurisdição);

2

7) A CPI não pode determinar a quebra de sigilo judicial de processos que tramitam em segredo de justiça;

8) A CPI não pode determinar medidas cautelares de ordem penal ou civil.

9) A CPI não pode convocar magistrados para depor sobre a prática de atos de natureza jurisdicional.

10) A CPI não pode impedir a presença de advogado dos depoentes em suas reuniões.

Curiosidades!!!

Segundo o STF (HC 80.240. Rel. Min. Sepúlveda Pertence. 20.06.2001), caso a CPI deseje tomar o depoimento de um

índio, deverá fazê-lo dentro da área indígena, em dia e hora

previamente acordados com a comunidade e com a presença de representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e de um antropólogo com conhecimento da mesma comunidade.

Banca: ESAF Órgão: MPOG

Prova: Analista de Planejamento e Orçamento

22) Ofende o princípio constitucional da separação e independência dos poderes a intimação de magistrado para prestar esclarecimentos perante Comissão Parlamentar de Inquérito sobre ato jurisdicional praticado

https://www.facebook.com/portaldosaprovados

& https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

Ano: 2016 Banca: FAU Órgão: Prefeitura de Chopinzinho – PR

Prova: Procurador Municipal

23) As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. Abaixo estão listados alguns poderes pertencentes à CPI, EXCETO:

a) Determinar quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal. b) Decretar medidas cautelares, como arresto, sequestro e indisponibilidade de bens, bem como determinar a interceptação telefônica.

2

2

c) Proceder à oitiva de indiciados e testemunhas. d) Realizar prisão em flagrante delito.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

2

2

Ano: 2015 Banca: FGV

Órgão: Prefeitura de Niterói – RJ Prova: Fiscal de Tributos

24) Determinada Comissão Parlamentar de Inquérito, instituída no âmbito da Câmara dos Deputados, deliberou, de maneira fundamentada e pela unanimidade dos seus membros, que: (1) o Chefe do Poder Executivo Federal deveria ser ouvido pela CPI; (2) seria determinada a quebra do sigilo bancário e telefônico de alguns servidores públicos federais titulares de cargos de provimento efetivo;

2

4

(3) seria determinada a indisponibilidade dos bens dos envolvidos em desvios de recursos públicos; (4) as autoridades policiais deveriam providenciar a interceptação telefônica dos suspeitos de praticarem lavagem de dinheiro; (5) poderia ser determinada a prisão em flagrante da testemunha que faltasse com a verdade durante o depoimento prestado à CPI.

Considerando que a Comissão Parlamentar de Inquérito possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, é correto afirmar que as providências descritas em:

2

https://www.facebook.com/portaldosaprovados

& https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

a) (2) e (5) estão em harmonia com a ordem constitucional; b) (1), (3), (4) e (5) destoam da ordem constitucional; c) (2) e (3) destoam da ordem constitucional;

d) (2) e (4) estão em harmonia com a ordem constitucional; e) (1) e (5) estão em harmonia com a ordem constitucional.

2

1

Banca: CESPE Órgão: PC-RN Prova: Delegado de Polícia

25) Apesar de possuir amplos poderes investigatórios, CPI não pode indiciar juízes por fatos relativos à atividade tipicamente jurisdicional, que é absolutamente imune à investigação realizada por CPI.

1

Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-P

Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça e Avaliador

26) O Senado Federal e a Câmara dos Deputados decidiram instituir comissão parlamentar de inquérito (CPI), formada por Senadores e Deputados Federais, com o objetivo de investigar o teor de certas decisões proferidas por um Juiz de Direito, já que sobre ele pesavam acusações de corrupção. Além disso, a comissão deveria apurar a existência de diversas irregularidades detectadas em determinado...

...serviço público estadual, o qual estaria sendo prestado de

maneira ineficiente, ensejando a proliferação da corrupção. À luz da presente narrativa e da sistemática constitucional, é correto afirmar que a referida CPI:

a) foi irregularmente constituída;

https://www.facebook.com/portaldosaprovados

& https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

2

c) pode investigar o serviço público estadual; d) teve o seu objeto regularmente delimitado;

e) pode tornar-se permanente, por decisão do Legislativo.

Ano: 2015 Banca: ESAF Órgão: PGFN Prova: Procurador da Fazenda Nacional

27) A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exerce importante papel no ordenamento jurídico brasileiro. A ela a vigente Constituição Federal outorgou poderes que são próprios àqueles historicamente outorgados ao Poder Judiciário. Sobre a CPI, é correto afirmar que:

a) possui todas as prerrogativas outorgadas ao Judiciário, não se admitindo, por força do princípio da Separação dos Poderes, controle judicial dos seus atos.

22

b) segundo entendimento do STF, é ilegítima a rejeição de criação de CPI pelo plenário da Câmara dos Deputados, ainda que por expressa votação majoritária, porquanto a Constituição protege a prerrogativa institucional de investigar, especialmente a dos grupos minoritários que atuam no âmbito dos corpos legislativos.

c) a criação de CPIs depende da assinatura de 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados, ou do Senado, ou da Câmara dos Deputados e do Senado, na hipótese de CPI mista, ou, alternativamente, de ato do Presidente da Câmara ou do Senado.

22

c) a criação de CPIs depende da assinatura de 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados, ou do Senado, ou da Câmara dos Deputados e do Senado, na hipótese de CPI mista, ou, alternativamente, de ato do Presidente da Câmara ou do Senado.

d) compete à Justiça Federal no Distrito Federal julgar as ações ajuizadas contra ato de Presidente de CPI, a exemplo de convocação para depor como investigado ou testemunha.

https://www.facebook.com/portaldosaprovados

& https://www.facebook.com/portalcarreirapolicial

e) a apuração de fato determinado, tal qual estabelece o art. 58, § 3.º, da CF/88, pode ser objeto de especificação após a criação da CPI, vale dizer, ele não necessariamente deve preexistir à criação da Comissão.

2 22

CESPE/UNB ANALISTA MUNICIPAL PROCURADOR PREF.

No documento & (páginas 31-36)

Documentos relacionados