• Nenhum resultado encontrado

O setor terciário, que como vimos em aulas anteriores, se refere às atividades de comércio e prestação de serviços, vem apresentando, já há algumas décadas, um grande crescimento no Brasil. Para termos uma ideia disso, em 1950, o setor de serviços no nosso país era responsável por cerca de 26,4% dos trabalhadores empregados. Em 1973, esses valores passaram para 39,1%, indicando que, provavelmente, esse setor continuaria crescendo cada vez mais.

Atualmente, o setor terciário emprega mais de 70% da população brasileira. Podemos destacar alguns motivos para isso, como por exemplo:

a) o processo de êxodo rural e diminuição do número de empregos no campo;

b) a modernização da indústria, substituindo trabalhadores por máquinas, e levando muitos a procurarem emprego no setor de serviços;

c) o crescimento do consumo da população;

d) a intensificação do processo de globalização, com a ampliação das relações comerciais entre países do mundo todo;

e) o processo de terceirização, ou seja, com o tempo, tornou-se mais comum a contratação de empresas especializadas para a realização de serviços como limpeza, vigilância, entregas etc.

Para reforçar o entendimento sobre o setor terciário, é preciso reforçar que ele é formado: - pelas atividades de prestação de serviços, como exemplo, podemos citar mecânicos, garçons, porteiros, seguranças, professores, advogados, vendedores, atendentes de telemarketing, dentistas, transportadores, além de serviços especializados de bancos, das áreas da saúde, urismo, empresas de engenharia, entre muitos outros; e, também,

- pelas atividades do comércio, ou seja, venda aos consumidores dos diversos produtos e mercadorias, como gêneros alimentícios, roupas, aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, materiais para construção, materiais escolares e para escritório, etc.

Por outro lado, o crescimento do setor terciário acaba resultando em alguns problemas. Entre esses pontos negativos, destacam-se: a redução dos direitos trabalhistas e salariais dos empregados, e o grande número de trabalhadores informais (como vendedores ambulantes, camelôs, etc.) trabalhando em condições precárias e com baixa remuneração.

Fontes do texto: Adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/crescimento-setor-terciario-no-brasil.htm Acesso em 21/03/2021. Objetivo desta atividade:

Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. (Habilidade EF05GE05, BNCC / H5 - Contagem).

Fonte da imagem: http://bit.ly/setores_da_economia Acesso em21/03/2021. SETOR SECUNDÁRIO SETOR PRIMÁRIO SETOR TERCIÁRIO Fonte da imagem: http://bit.ly/ilustrações_setor_comércio Acesso em21/03/2021. Fonte da imagem: http://bit.ly/setor_de_serviços Acesso em21/03/2021.

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

TELETRABALHO DE GEOGRAFIA - BLOCO Nº 02 - ATIVIDADE Nº: 08 - 26/ABRIL/2021 6º ANO - PROF. CÁSSIO OLIVEIRA - PEDAGOGA: ADRIANA SANTANA

Atividades sobre o texto “A evolução da prestação de serviços”:

* ATENÇAO: EM CADA UMA DAS QUESTÕES, MARQUE APENAS A OPÇÃO DE RESPOSTAS QUE ESTIVER INCORRETA (SOMENTE A QUE ESTIVER ERRADA), OK?

1- Sobre a economia de um país, conforme o texto, a opção de resposta que ESTÁ INCORRETA é: A) Aeconomia de um país pode ser entendida como o conjunto

de atividades, de diferentes tipos de trabalho, realizados para a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

B) É importante aprendermos um pouco sobre os setores ferroviário, medicinal e rodoviário para entendermos melhor a evolução dos tipos de trabalho.

C) Aeconomia de um país tem relação com a importância de o governo conseguir recursos para administrar as necessidades do seu povo.

D) Para entendermos melhor a evolução dos tipos de trabalho, é importante aprendermos um pouco sobre os setores da economia de um país.

2- Em relação aos setores da economia de um país, NÃO ESTÁ CORRETA a seguinte opção de resposta:

A) Os três principais setores da economia - grupos de atividades econômicas, ou grupos de tipos de trabalho - de um país são: o setor primário, o setor secundário e o setor terciário.

B) O setor terciário se refere às atividades de comércio e prestação de serviços. C) Já há algumas décadas, o setor de comércio e prestação de serviços, vem

diminuindo muito no Brasil, e hoje em dia, ele responde por menos de 10% dos empregos no país.

D) O Atualmente, o setor terciário emprega mais de 70% da população brasileira.

3- O texto cita alguns motivos que levaram o setor terciário a empregar mais de 70% da população. Sobre isso, a opção de resposta que ESTÁ INCORRETA é:

A) O processo de êxodo rural e diminuição do número de empregos no campo.

B) A modernização da indústria, substituindo trabalhadores por máquinas,

C) O crescimento do consumo da população;

D) Nas indústrias, os trabalhadores passaram a realizar os serviços que antes eram feitos por máquinas, e se mudaram para o campo.

4- De acordo com o texto, NÃO É CORRETO AFIRMAR que: A) Como exemplos de atividades do setor de prestação de

serviços, podemos citar mecânicos, garçons, professores, advogados, vendedores, transportadores, entre muitos outros.

B) A agricultura, a pecuária e as indústrias é que formam o setor terciário.

C) A venda dos diversos produtos e mercadorias, como gêneros alimentícios, roupas, eletrodomésticos, materiais para construção, etc., são exemplos de atividades do setor de comércio.

D) O crescimento do setor terciário acaba resultando em alguns problemas, como a redução dos direitos trabalhistas e salariais dos empregados, entre outros.

O telemarketing e as telecomunicações são exemplos do crescimento do setor terciário no Brasil Fonte da imagem:

http://bit.ly/comércio_e_serviços Acesso em21/03/2021.

Fonte da imagem:

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social TELETRABALHO DE LÍNGUA INGLESA

BLOCO Nº 2- ATIVIDADE Nº 05 - 1º TURNO - DATA: 05/04/2021 TURMA/ANO: 6ºA/B/C - PROFESSOR (A): MICHELLE SILVA

Documentos relacionados