• Nenhum resultado encontrado

3.2 Ideação ​

3.2.2 Etapa 3 Criação ​

3.2.2.2 Criação da alternativa final ​

Em seguida a estas reuniões com a equipe de criação Visto, foi-se concluído que todos os modelos tinham pontos positivos e negativos em relação a sua estética, e que todos possuíam algo que poderia acrescentar para o modelo final. Sendo esta a situação em questão, onde todos os modelos têm algo para acrescentar, é que foi escolhido trabalhar junto com todos, de forma a criar o modelo final.

A partir desta escolha como ponto de decisão para a criação, é que foi feito um painel inspiracional para os quesitos funcionais, a fim de auxiliar na composição do novo modelo.

Quadro 8: Elementos funcionais

Após ter observado os elementos do painel acima, é que se foi analisado os pontos fortes de cada modelo, com objetivo de encontrar possíveis combinações estéticas e funcionais, para a criação do modelo final.

1. Pontos fortes do modelo um: ​A fita na frente em formato em "V"

acrescenta para o modelo estética inovadora e interessante, que não é muito popular no mercado, além de possuir um bolso térmico na base, que auxilia no quesito funcional.

2. Pontos fortes do modelo quatro: Possui a abertura principal na forma de enrolar, o que é pouco visto no mercado nacional de mochilas, o que ajuda a diferenciar o modelo. A fita na lateral auxilia na personalização do uso da mochila, o que é uma forma de interação do produto com o usuário.

3. Pontos fortes do modelo cinco: ​Os quatro bolsos externos auxiliam na

utilização da mochila no dia a dia, sendo dois deles com zíper, dando maior segurança para o usuário.

Além dos pontos analisados de cada modelo, foi também listado quais funções seriam interessantes de serem adicionadas, a fim de tornar o modelo mais completo. Foram estes os pontos: Ter um compartimento na parte inferior térmico ou impermeável, bolso frontal ou lateral com tiras de elástico para organizar miudezas, bolso acolchoado interno para laptop e tablet, mais bolsos externos, fita com gancho para chave, e acompanhar uma ​tote bag.

Diante todas estas análises, foi-se possível fazer as primeiras formas e funções do modelo em questão, onde houve uma mistura dos elementos citados anteriormente.

Figura 24: Primeira visualização do modelo final

Fonte: autoria própria (2019)

Esta primeira visualização tem como objetivo apresentar os quesitos funcionais e dimensionais, para assim conseguir observar estes pontos com mais

atenção. Logo em seguida será apresentado todas as funções que este modelo possui:

1. Bolso inferior impermeável: este bolso oferece a possibilidade do usuário inserir diversos objetos, grandes ou pequenos, pois o seu forro se molda a partir da forma do que for inserida, uma vez que existe uma quantidade de tecido que se expande ou comprime conforme for utilizado.

2. Abertura ampla: esta abertura auxilia na utilização do produto no seu dia a dia, pois possibilita que o usuário enxergue grande parte da mochila quando aberta.

3. Fitas em "V": este tipo de mecanismo auxilia na segurança do produto,

uma vez que é mais uma forma de fechar a mochila. Além disso, essas fitas ajudam na preservação do modelo, visto que mantém a tampa estável, prevenindo qualquer tipo de deformação.

4. Abertura para laptop: esta abertura pode ser aberta completamente,

assim como a referência do painel inspiracional para os quesitos funcionais. Este tipo de abertura auxilia na utilização no dia a dia, uma vez que é possível enxergar completamente o espaço interno.

5. ​Engate de segurança para a abertura de laptop: esta possui um engate

que permite que o usuário abra apenas a quantidade adequada para pegar ou guardar os pertences. Este mecanismo ajuda a dar mais segurança, pois assegura que a abertura não irá abrir por completo em determinadas situações.

6. Alças: elas possuem uma estrutura em espuma de 5mm para dar mais

conforto, reguladores de plástico nas pontas, para adequar melhor o comprimento para cada tipo de usuário. Também dispões de fitas de ​nylon para dar reforço no topo e no comprimento das alças. Além destes pontos as alças também estão adequadas dentro das diretrizes da pesquisa referente a largura mínima . 34

7. ​Alça de mão: ​essa alça possui estrutura densa, composta de espuma

10mm, para, assim, transmitir sensação de resistência.

8. Base: é feita com lona 100% algodão na cor preta, onde a intenção desta escolha tem como objetivo não sujar com facilidade durante o uso, uma vez que a base é a parte da mochila que mais entra em contato com superfícies diversas.

9. ​Encaixe para mala: na parte de trás do modelo possui uma faixa larga

feita do mesmo material da mochila, onde esta faixa tem como função criar um espaço onde seja possível encaixar na alça de uma mala de rodinhas. Esta função oferece mais comodidade para o usuário durante uma viagem, pois possibilita a não utilização da mochila nas costas.

10. Penduricalho e ​tote bag​: esta mochila provém de um penduricalho que

tem como função ser um lugar para guardar a ​tote bag​. Estes acessórios, por sua vez, têm como função ser um motivo a mais para convergir com o público sustentável, uma vez que ela pode ser um substituto para as sacolas de plástico convencionais. Acredita-se também, que estes acessórios são um bom lugar para se aplicar as artes gráficas, citadas anteriormente nos painéis de referência para a criação.

11. Quatro bolsos externos: um na tampa para guardar miudezas, um na

lateral direita com bolso de forro simples, elástico com divisórias e um gancho para pendurar as chaves. O outro bolso lateral possibilita o acesso ao interior da mochila. E, por último, um bolso nas costas que é ideal para guardar passaporte, e ou outros pertences.

12. ​Medidas: Este modelo tem como medidas gerais: 440 mm de altura, 310

mm de largura e 160 mm de profundidade.

Posterior a esta criação, o modelo foi levado novamente para uma conferência com a equipe de criação Visto. A mochila teve bons retornos da equipe, e foi orientado a ser apenas trabalhada uma visualização em cores do modelo, além de constar quais seriam as funções internas da mochila. Adiante será apresentado imagens do modelo final com as cores selecionadas a partir dos materiais escolhidos anteriormente a partir do cartela de materiais disponíveis pelo fornecedor.

Figura 25: Visualização do modelo final com os materiais escolhidos anteriormente.

Como comentado anteriormente, o modelo teve suas cores baseadas nos materiais disponíveis pelo fornecedor, sendo escolhido trabalhar como material principal a lona de caminhão de pós uso . Por este material ser em um tom claro, 35 foi então escolhido utilizar os detalhes na cor preta, para dar contraste para o modelo. Além da cor preta ter este ponto, ele também foi escolhido por ser uma cor de fácil acesso para o fornecedor, o que facilita o processo de produção da piloto.

A parte interna do modelo possui: dois compartimentos acolchoados, um para laptop de até 15 polegadas e o outro para tablet de até 11.9 polegadas. Possui também uma divisória ampla e simples, feita do próprio forro da mochila, um bolso de ​mesh ​para guardar miudezas, além de um elástico para acoplar garrafas no lado esquerdo.

O modelo foi mais uma vez levado para avaliação na equipe de criação Visto, e desta vez foi aprovado por completo.

Depois de ser analisado o modelos em questão com as cores e funções finais, é que se pode prosseguir com a sua execução.

Documentos relacionados