• Nenhum resultado encontrado

Criando Curvas de Nível

No documento Curso DataGeosis (páginas 63-78)

A partir de um MDT, podem-se criar curvas de nível. Para isso, no desenho, selecione Modelagem no menu principal e depois Criar Curvas de Nível.

A seguinte tela aparecerá:

Observe que podem ser criadas mais de uma curva de nível no mesmo desenho, com distâncias diferentes, mas que devem ser múltiplas da menor equidistância. Além disso, a sequência das equidistâncias deve ser em ordem decrescente, de cima para baixo.

Pode-se também alterar a cor das curvas e a espessura das linhas. Depois selecione Criar:

Detalhe (Zoom):

12.1. Cotando Curvas de Nível

Para cotar as curvas de nível deve-se selecionar no menu principal Modelagem e depois Cotar Curvas.

A seguinte janela aparecerá:

Defina então o estilo e a altura da cota e clique em ok.

No desenho, defina a posição de início da linha de referência e em seguida no segundo ponto para definir a posição de início da linha de referência e em seguida no segundo ponto para definir o ponto final da linha de referência. Esta linha deverá ser criada atravessando as curvas de nível na posição onde se deseja inserir as cotas. Observe que se a direção da criação desta linha de referência for de cima para baixo, os textos das cotas ficarão de "cabeça para baixo".

Podem-se apagar cotas que tenham sido inseridas em posições indesejadas. Para apagar, seleciona-se o menu Modelagem e então Apagar Cotas das Curvas. Será solicitado o primeiro ponto. Clique na tela para definir o primeiro ponto de uma janela que contenha as cotas que se deseja apagar e clique pela segunda vez para confirmar a janela de seleção.

13. Modelo 3D

Para criar um modelo tridimensional do terreno clica-se com o botão direito do mouse na Barra Área de Trabalho e seleciona-se a opção “Criar 3D”. Será solicitado o nome para o novo modelo 3D. Depois a seguinte janela aparecerá:

Os dados podem ser de uma superfície de modelo numérico ou de perfil e seções. O modelo aparecerá na tela:

Para rotacionar o modelo, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste-o. Para mover o modelo, pressione o botão direito do mouse a arraste-o. Para aumentar ou diminuir o Zoom, pressione os dois botões do mouse simultaneamente e arraste o mouse para cima para aumentar ozoom, ou para baixo, para diminuir o zoom.

13.1. Editando um Modelo 3D

As opções de edição de um modelo 3D são encontradas no menu Configuração 3D. As seguintes configurações são possíveis:

É possível optar por visualizar um modelo por vértices, linhas ou face. A configuração default será sempre a opção Face.

Linha:

Vértice:

É possível, ainda, visualizar ao mesmo tempo o modelo 3D por face e por linha a partir da opção Adicionar Malha. Para isso verifique se a visualização está em face e em

seguida selecione Adicionar Malha para que a opção fique marcada. Para desabilitar a malha clique na opção novamente.

É possível melhorar a visualização do modelo 3D através das opções Suavizar e Suavizar Subdivisão. A qualquer momento podemos habilitar ou desabilitar a opção Suavizar. Se optarmos pela ferramenta Suavizar Subdivisão o modelo tridimensional é suavizado, porém essa ação é irreversível.

Outra ferramenta, Colorir por Altura, permite alterar as cores da visualização 3D, atribuindo cores diversas conforme a altura do terreno. Serão adotado cores brancas para as áreas com altitudes mais extremas, e assim vai-se graduando para as cores vermelha, amarela, verde e azul a medida que a cota vai diminuindo.

Pode-se, também, alterar o exagero vertical (escala), selecionando Exagero Vertical. A seguinte tela aparecerá:

Pode-se também alterar a Cor do Fundo ou Cor do Arame selecionando tais opções no menu Configuração 3D.

14.

Perfil Longitudinal

Em um projeto que o MDT já foi criado, pode-se criar um perfil Longitudinal. No ambiente do desenho deve-se selecionar no menu principal Desenho e então Traçado Geométrico.

Selecione então o traçado geométrico criado anteriormente e então pressione a tecla ENTER no seu teclado.

Nessa janela, seleciona-se a superfície que será considerada para a geração do perfil, define-se a distância entre as estacas e a notação para a nomenclatura das estacas que pode ser:

 Estacas: Número da estaca + Distância entre a estaca anterior e o ponto considerado

 PK: 0 + 000.000: Contagem de milhares + Centanas. Por exemplo: a nomenclatura 1 +540.000 representa uma estaca a 1540m do início do estaqueamento.

 PK: 0.0 + 00.000: Contagem dos milhares + dezenas. Por exemplo: a nomenclatura 0.2+80 representa uma estaca a 280m do início do estaqueamento.

 PK: 0000.000: Representa a distância que a estaca está do início do estaqueamento.

Na guia 'Estaqueamento' defina a estaca inicial, a distância entre estacas para trecho em tangente e a distância entre estacas para trecho em curva. Os pontos do estaqueamento serão criados separadamente em uma camada de nome STK.

Selecione o intervalo dos pontos do perfil.

O perfil será apresentado na tela:

Observe que embaixo do perfil aparecerá uma tabela com o nome de cada estaca e a cota.

14.1. Editando um Perfil

Após a criação dos perfis longitudinais e transversais é possível editá-lo acessando o comando encontrado em Configurar e então Propriedades.

Nela é possível configurar o traçado da malha, inserindo-a e escolhendo um tamanho para ela. Entende-se por folga superior, o espaço entre o desenho do perfil em sua cota mais alta e o limite superior do desenho. Entende-se por folga inferior o espaço entre o desenho do perfil em sua cota mais baixa e o limite inferior do desenho. Entende-se por folga horizontal o espaço considerado entre a régua de graduação e o início do traçado do perfil. Por exagero vertical, entende-se o número de vezes que a escala vertical está ampliada da escala horizontal.

Também é possível habilitar traços verticais, graduação, quadros e a criação de uma tabela. Em mais configurações pode-se alterar as cores.

No documento Curso DataGeosis (páginas 63-78)

Documentos relacionados