• Nenhum resultado encontrado

Criatividade no trabalho pedagógico: uma perspectiva histórico-cultural

alfabetizando a produzir sentidos subjetivos favoráveis à aprendizagem significativa. Por que preciso escrever? O que isso tem a ver com a minha vida? A questão da significação para a criança em tornar-se alfabetizada é o grande desafio da ação docente do professor alfabetizador.

Para que esse desafio seja contemplado qualitativamente, a intencionalidade da ação docente deve estar pautada em conhecimentos consolidados, o que exigirá do professor preparo, compromisso, envolvimento e responsabilidade com a realidade de seu alfabetizando.

A esse respeito, Moysés (2005) defende que há quem ache que a alfabetização é algo que se improvise. No entanto, o planejamento e a formação teórica sólida são essenciais para que este trabalho atinja bons resultados. Exige-se, por outro lado, que o professor conheça a realidade na qual e sobre a qual atua; se ele for comprometido com a realidade de seu aluno e com a intencionalidade de sua prática docente, saberá mediar os recursos capazes de lhe propiciar uma aprendizagem plena de sentido.

No senso comum, muitas vezes, o professor criativo é visto com alguém competente. Mas o que vem por de traz do adjetivo competente? Que significados este carrega? O que significa criatividade na ação docente? Criatividade é agir com originalidade no cotidiano escolar? É implementar novidades para “incrementar” a ação docente?

Segundo Martínez (2006), existe uma tendência no contexto escolar em se inovar sem analisar o impacto real que tal tendência acarretará na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. A criatividade nesta perspectiva é compreendida mais como um modismo do que propriamente como uma estratégia pensada, acompanhada e avaliada como recurso que promova novos níveis de desenvolvimento e aprendizagem. Realidades como estas, são muito praticadas e comuns nos ambientes escolares. E são por conseqüência, erroneamente interpretadas como ações criativas de sucesso, pois se crê que tais ações impactam a aprendizagem dos alunos de maneira significativa e promotora da aprendizagem qualitativa.

Martínez (2006, p. 71) em seus estudos sobre a criatividade no trabalho pedagógico e na aprendizagem afirma que:

Criatividade e novidade não são palavras sinônimas. A criatividade implica novidade, porém, a novidade não é suficiente para se considerar um processo como criativo. O valor que o novo que se produz tem - no caso do trabalho pedagógico, algum tipo de valor para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos - resulta essencial para sua consideração como criativo. A introdução de “novidade” no trabalho pedagógico é importante sempre que essa novidade permita novos níveis de aprendizagem e desenvolvimentos. A novidade pela novidade pode ser perigosa, sobretudo, nos casos em que são introduzidas estratégias novas que mostram ter piores efeitos que as “tradicionais” ou que desviam atenção e desvirtuam os objetivos da aprendizagem.

A criatividade na ação docente demandará ações criativas concretas que possam ser constantemente reavaliadas para direcionar o trabalho pedagógico. Uma das ações docentes que possibilita a expressão da criatividade no trabalho pedagógico para a direção da qualidade do processo de alfabetização é o reconhecimento do contexto de vida do aluno. Reconhecer a de vida é reconhecer a diversidade; é valorizar o sujeito que aprende como um ser ativo e único no desenvolvimento de seu processo da apreensão da língua escrita na alfabetização.

Em relação ao assunto, duas perguntas são pertinentes. O que é criatividade no trabalho pedagógico na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano? Em que aspectos podemos analisar a expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador?

Mitjáns Martínez (2006) considera que a criatividade no tratamento pedagógico pode estar relacionada a diversos aspectos e não apenas aos métodos de ensino. Para Mitjáns Martínez (2005), há muitos aspectos nos quais a criatividade no trabalho pedagógico pode se expressar, entre eles estão:

a) a seleção e organização dos conteúdos de ensino e das habilidades e competências a serem desenvolvidos;

b) as estratégias e métodos de ensino; c) a organização do processo docente;

d) a natureza das tarefas a serem realizadas em classe ou extraclasse e as orientações para sua realização;

e) a natureza da bibliografia e do material didático e as orientações para sua leitura;

g) a relação professor-aluno e o clima comunicativo-emocional que caracterizam a sala de aula e a instituição escolar em seu conjunto.

Podemos, com isso, perceber que vários aspectos constitutivos da expressão criativa devem ser considerados quando o assunto é tratar da organização do trabalho pedagógico do professor. No caso desta pesquisa, analisaremos como a criatividade se dá nas diferentes dimensões em que se expressa o trabalho pedagógico.

Para cumprir com a proposta fundamental de ensinar e educar, a organização do trabalho pedagógico do professor alfabetizador deve ser em alguma medida criativa. Isso porque, conforme a definição e concepção defendida por Mitjáns Martínez (1997), não podemos afirmar que uma ação é criativa ou não é criativa. O que acontece é que há níveis de sua expressão. Há elementos que impactam em maior ou menor intensidade a expressão da criatividade.

Para que a aprendizagem significativa aconteça, há que se analisar em que aspectos do trabalho pedagógico do professor alfabetizador se expressa a criatividade. Isso implica numa concepção de escola, de sala de aula, de papel do professor que possibilite enxergar trabalho docente como algo que gere aprendizagem e desenvolvimento significativos para os alunos. Madeira Coelho (1996) a esse respeito já discutia a importância da atuação intencional do professor para a aprendizagem significativa.

As idéias anteriores estão de acordo com o que Mitjáns Martínez afirma sobre os aspectos importantes da expressão criativa no trabalho pedagógico do professor:

Mudar a representação da escola e da sala de aula, compreendendo- ascomo espaços de aprendizagem e desenvolvimento para todos a partir das mudanças necessárias no trabalho pedagógico, já implica uma primeira expressão de flexibilidade e abertura, elementos essenciais para a ação criativa (Mitjáns Martínez, 2005, p.74).

Conforme se propôs essa pesquisa, há elementos subjetivos que estão inter- relacionados para que a expressão criativa se concretize no trabalho pedagógico do professor. Compreender as relações entre subjetividade e expressão criativa no trabalho pedagógico do professor alfabetizador requer uma metodologia de pesquisa que seja dinâmica, processual e que coloque em proximidade pesquisador e pesquisado, uma vez que a neutralidade e a objetividade positivista não dariam

conta de responder a um problema que envolve a compreensão do ser humano enquanto ser complexo e sistêmico.

III

4 Realização da pesquisa