• Nenhum resultado encontrado

Critérios para Determinação da Comunicação Obrigatória:

3 4 BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos).(art. 16).

3 5 CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Estrutura do COAF, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/institucional/o-coaf/estrutura-do-coaf/> e acessado em 01 de julho de 2013

As pessoas referidas no art.9° da lei 9.613/9836, já descritas anteriormente, devem identificar seus clientes e manter seus cadastros atualizados, assim como manter registros de todas as transações em moeda nacional ou estrangeira, títulos e valores imobiliários, títulos de crédito, metais ou qualquer ativo passivo de ser convertido em dinheiro, que ultrapasse o limite fixado pela autoridade competente e do mesmo modo, devem manter seus cadastros atualizados no órgão regulador ou fiscalizador ou na falta desses, no COAF, sendo que o Banco Central deverá manter o registro centralizado, formando assim, um cadastro geral de correntistas e clientes das instituições financeiras.

O art.11 do Decreto 2.799/9837 prevê o intercâmbio de informações entre as instituições, assim dispõe :

O Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários, a Superintendência de Seguros Privados, o Departamento de Policia Federal, a Subsecretaria de Inteligência da Casa Militar da Presidência da República e os demais órgãos e entidades públicas com atribuições de fiscalizar e regular as pessoas sujeitas ás obrigações referidas nos arts.10 e 11 da lei 9.613/98, prestarão as informações e a colaboração necessárias ao cumprimento das atribuições do COAF e sua Secretaria- executiva.

O art.11 da lei 9.613/9838 dispõe sobre a comunicação de operações financeiras; desse modo, determina que essas mesmas pessoas citadas no art.9° da supra citada lei devem observar as operações que podem ser sérios indícios dos crimes previsto na lei em tela e devem do mesmo modo, comunicar ao COAF, abstendo-se em dar ciência à

3 6 BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos).(art. 9).

3 7 BRASIL, Decreto n° 2799, de 8 de outubro de 1998, Aprova o Estatuto do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF (art.11), disponível no <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2799.htm > e acessado em 01 de julho de 2013

3 8 BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos).(art.11 ).

pessoa sobre essa comunicação dentro do prazo de 24 horas.

Essa obrigatoriedade implica, na hipótese de seu descumprimento, sanções que poderão ser aplicadas cumulativamente ou não. Essas penalidades estão previstas nos incisos do art.12 da lei 9.613/9839, e são elas:

I – advertência;

II – Multa pecuniária variável não superior: a) ao dobro do valor da operação;

b)ao dobro do lucro real obtido ou que presumivelmente seria obtido pela realização da operação; ou

c) ao valor de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);

III- Inabilitação temporária, pelo prazo de até 10 anos, para o exercício do cargo de administrador das pessoas jurídicas referidas no art.9°, da lei 9.613/98

IV – cassação ou suspensão para autorização para o exercício de atividade, operação ou funcionamento.

§1° a pena de advertência será aplicada por irregularidade no cumprimento das instruções referidas nos incisos I e II do art.10

§2° a multa será aplicada sempre que as pessoas referidas no art.9°, por culpa ou dolo:

I – deixarem de sanar as irregularidades objeto de advertência, no prazo assinalado pela autoridade competente;

II – Não cumprirem o disposto nos incisos I a IV, do art.10

III – Descumprirem a vedação ou deixarem de fazer a comunicação a que se referem ao art.11

§3° A inabilitação temporária será aplicada quando forem verificadas infrações graves quanto ao cumprimento das obrigações constantes dessa lei ou quando ocorrer reincidência específica, devidamente caracterizada em transgressões anteriormente punidas com multa.

§4° A cassação da autorização será aplicada nos casos de reincidência específica de infrações anteriormente punidas com pena prevista no inciso III do caput desse artigo.

Cumpre destacar ainda o que dispõe o art.13 do mesmo diploma legal40, pois

3 9 BRASIL, Lei n° 9.613, ibid,art. 12

4 0 BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos

determina que o procedimento para aplicação das sanções previstas na lei em tela, será regulado por decreto, assegurados, obviamente, o contraditório e a ampla defesa

O COAF editou várias resoluções para orientar aqueles que estão sujeitos à lei como medida de combate ao crime de lavagem. Nesse sentido, têm-se as resoluções 3,5,6,8,10,14,16,21,22,23,24 e a 2541, até o presente momento, que dispõem, de forma complementar e minuciosa, sobre as comunicações obrigatórias ao COAF. As resoluções adotam alguns critérios para que seja feita a comunicação obrigatória ao COAF; nesse sentido, cumpre observar que o presente estudo irá apontar alguns critérios estabelecidos nas transações financeiras e nas imobiliárias.

Além dessas resoluções do COAF, tem-se as resoluções de outros órgãos, como as do Banco Central42 e as do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), como a Resolução n°1.168/10 43 as quais também editaram medidas no intuito de combater a prática do crime de lavagem de dinheiro.

Desse modo, antes de tudo, necessário se faz apontar a Resolução n° 1.168/10 do COFECI, cujo art.5° determina que Pessoas Jurídicas que exerçam atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis em caráter permanente ou eventual de forma principal ou acessória, como as incorporadoras, imobiliárias , loteadoras, leiloeira de imóveis, dentre outras, devem manter em arquivo próprio, registro de toda as transações imobiliárias de valor igual ou superior a 100.000,00 (cem mil reais).

nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos).(art. 13).

4 1 CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, legislações e normas ( resoluções n° 3,5,6,8,10,14,16,21,22,23,24 e 25 ), disponível em <

https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe-normas/normas-coaf/resolucoes/> e acessado em 8 de julho de 2013.

4 2 BANCO CENTRAL DO BRASIL, Legislação e normas do Banco Central, disponível em <http://www.bcb.gov.br/?legislacao > e acessado em 09 de julho de 2013.

4 3 CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Resolução do COFECI N°1.168/10, legislação e normas, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe-normas/normas-do-cofeci/resolucao- cofeci-no-1-168-de-9-de-abril-de-2010-dou-26-04.2010/ > e acessado em 08 de julho de 2013.

Desse modo, as transações referentes a esses valores devem ser comunicadas ao COAF. Nesse mesmo sentido, o Banco Central por meio das Circulares e Cartas - Circulares determinou limites para comunicação obrigatória ao COAF quando as operações financeiras forem de valor igual ou superior a R$ 10.000,00.

Obviamente que os critérios que limitam os valores dessas transações são acompanhados de outros critérios e a análise deve ser feita em conjunto. Essa comunicação é obrigatória, pois na hipótese de descumprimento daqueles que têm o dever de informar ao COAF sobre as transações que possam ser consideradas suspeitas podem sofrer sanções conforme o art.12, da Lei 9.613/98, conforme já citado acima. O COAF, em relação às operações consideradas suspeitas, deve comunicar às autoridades competentes para que determinem as providências cabíveis, nos termos do art.15 da lei 9.613/9844.

As Circulares e as Cartas - Circulares do Banco Central regulamentaram a lei 9.613/98 no sentido de delimitar esse critérios. Nesse sentido, como exemplo45 temos a Circular 2.852/98 46e a Carta – Circular 3.098/03 ( ambas já revogadas) do BCB47

A Circular 2.852/98 determinava os mecanismos adotados para a prevenção e para o combate a prática de lavagem de dinheiro. Assim, as operações que compreendem moeda nacional ou estrangeira, títulos e valores imobiliários, metais ou qualquer outro ativo passível de ser convertido em dinheiro devem, na hipótese de não haver fundamento

4 4 BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos).(art. 15).

4 5 RIZZO, Maria Balbina Martins De, Prevenção à Lavagem de Dinheiro nas Instituições do

Mercado Financeiro, São Paulo: Trevisan Editora, 2013 ( paginas 107/111/112)

4 6 BANCO CENTRAL DO BRASIL, Circular n° 2.852/98, disponível no <http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/1998/pdf/circ_2852_v2_L.pdf > e acessado em 09 de julho de 2013

4 7 BANCO CENTRAL DO BRASIL, Carta – Circular n° 3.098/03, disponível em<http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=c_circ&ano=2003&num ero=3098 >e acessada em 12 de julho de 2013

econômico ou mesmo legal e se indicar a existência de uma ação delituosa, as instituições financeiras e do mesmo modo, as demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central, devem fazer a comunicação ao Banco Central.

Dessa forma, o art.5° da Circular supra mencionada, preceituava que tais instituições/entidades deveriam elaborar e realizar procedimentos internos de controle para detectar operações ilícitas nos termos da lei 9.613/98.

CONCLUSÃO

As questões referentes ao crime de lavagem de dinheiro, abordadas no presente trabalho, tiveram a finalidade de analisar a nova lei e seus efeitos no ordenamento jurídico.

No entanto, como a nova lei é bem recente não podendo ser avaliados os seus efeitos concretos, mas de qualquer modo, foi elaborada para tornar mais eficiente a persecução penal, pois ao excluir o rol de crimes antecedentes específicos, substituir os crimes por qualquer infração penal, incluindo, desse modo, além de outros crimes não previstos anteriormente, as contravenções penais e ainda, ampliando o rol de pessoas sujeitas à lei, como as pessoas físicas por exemplo, não restam dúvidas que a nova lei deu um alcance bem maior à lei de lavagem de dinheiro.

Pode–se dizer que a nova lei, constituiu a terceira geração de leis sobre lavagem de dinheiro, pois não restringe mais os crimes antecedentes, o que equivale dizer que, na verdade, ela corrigiu e preencheu as lacunas da Lei 9.613/98 e por isso que considera-se a Lei 12.683/12 mais eficiente no que tange á persecução penal.

A fragilidade dos sistemas anteriores - no que se refere aos crimes antecedentes da 1° e 2° gerações - deixava brechas para o não enquadramento na lei de lavagem de dinheiro.

Cumpre ressaltar que o Estado tem realizado um importante papel no combate ao crime de lavagem de capitais e aos crimes associados, a alteração legislativa deu-se em razão disto, além do mais, tem-se a emissão de normas e de regulamentos de instituições governamentais que regulamentam e complementam a lei para que haja total eficiência do comando legislativo com o escopo de coibir tal prática.

Portanto, a nova lei tem uma importante finalidade no combate ao crime de lavagem de dinheiro e não tão somente isso, mas também na sua prevenção, evitando assim que agentes criminosos fiquem impunes, uma vez que tornou a Lei 9.613/98 mais severa e ampliou as formas de persecução penal.

REFERÊNCIAS:

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Ação do Estado e Papel do Banco Central, disponível em <http://www.bcb.gov.br/?acaoestad>o e acessado em 29 de junho de 2013;

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Carta – Circular n° 3.098/03, disponível em <http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=c_circ&ano=2003&numer o=3098>e acessada em 12 de julho de 2013;

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Carta – circular n°3.151/04, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe-normas/normas-do-banco-

central/carta-circular-no-3-151-de-03-12.2004/ > e acessado em 09 de julho de 2013;

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Circular n° 2.852/98, disponível no

<http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/1998/pdf/circ_2852_v2_L.pdf > e acessado em 09 de julho de 2013;

BANCO CENTRAL DO BRASIL, Legislação e normas do Banco Central, disponível em <http://www.bcb.gov.br/?legislacao > e acessado em 09 de julho de 2013;

Brasil, Código Penal, Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (arts.35, 36 e 171), Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo:

Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos);

BRASIL, Constituição (1946), Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1946 (art.

145 e 148), disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao46.htm> e acessada em 23 de junho de 2013;

BRASIL, Constituição (1967), Constituição da República Federativa do Brasil de 1967

(art.157,IV), disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm> e acessado em 23 de junho de 2013;

BRASIL, Constituição (1988), Constituição da República Federativa do Brasil. (art.170 e seus incisos, art.173, 174). Brasília/DF: Senado Federal, 1988.Brasília/DF: Código Tributário Nacional, Código de Processo Civil, Constituição Federal, Legislação Tributária e Processual Tributária/ Organização ROQUE, Antonio Carrazza; obra coletiva de autoria da Editora Revista dos Tribunais - 3° edição revista, ampliada e atualizada até 16.12.2011 – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais,2012 (RT MiniCódigos);

BRASIL, Decreto n° 2799, de 8 de outubro de 1998, Aprova o Estatuto do Conselho

de Controle de Atividades Financeiras – COAF, disponível no

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2799.htm > e acessado em 01 de julho de 2013;

BRASIL, Lei 12.683, de 9 de julho de 2012, Altera a lei 9.613/ de 3 de março de 1998 , para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro, disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12683.htm >e acessado em 29 de junho de 2013;

BRASIL, Lei n° 8.137 de 27 de dezembro 1990, define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências ( art.4° e seus incisos), disponível no <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8137.htm >e acessado em

23 de junho de 2013;

BRASIL, Lei n° 8.176, de 08 de fevereiro de1991, define crimes contra ordem econômica e cria o Sistema de Estoques de Combustíveis (art. 1°), disponível no <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8176.htm> e acessado em 23 de junho de 2013;

BRASIL, Lei n° 9.613, de 3 de março de 1998, Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei;cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências. Vade Mecum RT/ Equipe RT, organizadores - 6° edição revista, ampliada e atualizada, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (RT Códigos);

CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Comentários à Lei n° 12.683/2012, que alterou

a Lei de Lavagem de Dinheiro. Disponível em: Dizer o Direito <http://www.dizerodireito.com.br/2012/07/comentarios-lei-n-126832012-que-alterou.html > e acessado em 28 de maio de 2013;

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Estrutura do COAF, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/institucional/o- coaf/estrutura-do-coaf/> e acessado em 01 de julho de 2013;

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, legislações e normas (resoluções n° 3,5,6,8,10,14,16,21,22,23,24 e 25 ), disponível em < https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe-normas/normas-coaf/resolucoes/> e acessado em 8 de julho de 2013;

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Presidente do

COAF assume a presidência do grupo de ação financeira contra a lavagem de dinheiro e o

financiamento do terrorismo/ GAFI-FATF, disponível em

<https://www.coaf.fazenda.gov.br/destaques/presidente-do-coaf-assume-a-presidencia-do- grupo-de-acao-financeira-contra-a-lavagem-de-dinheiro-e-o-financiamento-do-terrorismo- gafi-fatf/?searchterm=GAFI > e acessado em 29 de junho de 2013;

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Regimento interno do COAF, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/institucional/o- coaf/regimento-interno-do-coaf/> e acessado em 01 julho de 2013

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Resolução do

COFECI N°1.168/10, legislação e normas, disponível em

<https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe-normas/normas-do-cofeci/resolucao- cofeci-no-1-168-de-9-de-abril-de-2010-dou-26-04.2010/ > e acessado em 08 de julho de 2013;

CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, Legislação e norma, disponível em <https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/legislacaoe- normas/normas-do-banco-central/ > e acessada em 09 de julho de 2013;

Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Convenção de Mérida),

promulgada pelo Decreto 5.687/06, disponível no

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5687.htm> e acessado em 29 de junho de 2013;

Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção

de Palermo), promulgada pelo Decreto 5.015/04, disponível no

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5015.htm >e acessado em 28 de junho de 2013;

Convenção de Viena, promulgada pelo Decreto 154/91, disponível no <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D0154.htm> e acessado em 28 de maio de 2013;

Convenção Interamericana contra o Terrorismo, promulgada pelo Decreto 5.639/05,

disponível no <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-

PRADO, Luiz Régis, Direito Penal Econômico: ordem econômica, relações de

consumo, sistema financeiro, ordem tributária, sistema previdenciário, lavagem de capitais, crime organizado, 4° edição, revista, atualizada e ampliada - São Paulo: Revista dos

Tribunais, 2011 (paginas: 39/44 e 351/359)

RIZZO, Maria Balbina Martins De, Prevenção à Lavagem de Dinheiro nas

Instituições do Mercado Financeiro, São Paulo: Trevisan Editora, 2013 ( paginas 75/135)

Sistema Brasileiro de Prevenção ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento

ao terrorismo, disponível em<

https://www.coaf.fazenda.gov.br/conteudo/institucional/sistema-brasileiro-de-prevencao- combate-a-lavagem-de-dinheiro-e-ao-financiamento-ao-terrorismo/ > e acessado em 28 de junho de 2013.

Documentos relacionados