• Nenhum resultado encontrado

Cuidados de longa duração

Na Eslovénia, não existe um seguro específico para cuidados ou assistência de longa duração. Todavia, uma pessoa que esteja a cargo de outra e necessite de cuidados permanentes e de assistência nas actividades do quotidiano, poderá ter direito a determinadas prestações a título de vários regimes de seguro social. Por exemplo, existem direitos especiais em matéria de seguro de pensão e de invalidez obrigatório, de seguro de doença obrigatório, de seguro de protecção social e dos regimes de acção social. Subsídio de cuidados e assistência

O subsídio de cuidados e assistência (dodatek za pomoč in postrežbo) pode ser requerido pelos beneficiários das pensões de velhice, parcial, de invalidez, de viuvez e familiar, se tiverem residência permanente na Eslovénia e necessitarem de assistência permanente para satisfazerem as necessidades básicas. Pode igualmente ser atribuído a beneficiários de ajuda social financeira geral.

Complemento para cuidados e assistência

As pessoas com deficiência que não tiverem direito a uma pensão a título do seguro de pensão e de invalidez podem requerer o complemento para cuidados e assistência (dodatek za tujo nego in pomoč). Para beneficiar desta prestação pecuniária o requerente deverá demonstrar que necessita da assistência de outra pessoa para todas (ou para a maior parte) das actividades diárias.

Subsídio para assistência a filho

O subsídio para assistência a filho (dodatek za nego otroka, ki potrebuje posebno nego in

varstvo) é uma das prestações familiares. Destina-se a compensar o acréscimo de

despesas de uma família com uma criança que carece de cuidados especiais. Compensação parcial por perda de rendimentos

A compensação parcial por perda de rendimentos (delno plačilo za izgubljeni dohodek) é outra das prestações familiares. É atribuída a um progenitor que deixou de trabalhar para prestar assistência a um filho com necessidades especiais.

Prestações pecuniárias

O tratamento prolongado em hospital é uma das prestações em espécie de longa duração previstas pelo seguro de doença obrigatório. São igualmente disponibilizados aparelhos ortopédicos e auditivos, bem como equipamento específico para os cuidados no domicílio, nomeadamente, camas especiais, material médico-sanitário, etc. As despesas de cuidados de saúde são cobertas na totalidade (sem participação do segurado) no caso de crianças com deficiência, de certos adultos com deficiência e de pessoas com mais de 75 anos de idade.

Os cuidados residenciais constituem um serviço social prestado, por exemplo, a pessoas idosas. Uma pessoa que tem direito a cuidados residenciais pode, em alternativa, optar pelo direito à assistência de um familiar (družinski pomočnik). A assistência de um familiar está prevista no caso de uma pessoa com deficiência que necessita de ajuda para efectuar todas as actividades do quotidiano e é requerida ao Centro de Acção Social local, que atribui ao familiar um montante equivalente ao salário mínimo. Também estão

disponíveis serviços que permitem a prestação de cuidados no domicílio do beneficiário (cuidados domiciliários).

Cobertura

O subsídio de cuidados e assistência é concedido a pessoas com cegueira total, pessoas com deficiência visual e pessoas, com, pelo menos, 70% de mobilidade reduzida, se, em virtude de alterações permanentes no seu estado de saúde, não conseguirem satisfazer as necessidades básicas, por incapacidade em moverem-se, em alimentarem-se sem auxílio, em vestirem-se ou despirem-se ou em tratarem da sua higiene pessoal, bem como de levarem a cabo outras actividades indispensáveis à vida.

Um complemento para cuidados e assistência é atribuído a pessoas com deficiência que são incapazes de efectuar funções básicas da vida e que necessitam da assistência constante de outra pessoa. Se uma pessoa necessita de ajuda para realizar todas as funções básicas da vida, o montante deste complemento situa-se entre 20% e 30% do rendimento líquido médio per capita dos trabalhadores por conta de outrem. Esse montante situa-se entre 10% e 20% da mesma base de cálculo caso seja necessária a ajuda de outra pessoa para a maior parte das funções básicas da vida.

Na atribuição de prestações em espécie, são avaliadas as necessidades específicas de cada beneficiário. O tipo de cuidados residenciais (I, II, IIIA, IIIB e IV) depende de uma avaliação individual. Por exemplo, os cuidados de grau I correspondem a necessidades de assistência muito limitadas (essencialmente, assistência básica e acção social). Os cuidados de grau IV são concedidos a pessoas com problemas mentais graves e persistentes, nomeadamente, demência, que necessitam de cuidados especiais constantes, em menor ou maior grau.

Acesso a cuidados de longa duração

As prestações são atribuídas logo que se atesta a necessidade de cuidados. As avaliações são realizadas por peritos (comissões de invalidez, médicos e outros peritos). A comissão de invalidez é composta por médicos e especialistas na avaliação da dependência, especialmente no domínio dos cuidados de saúde, e outros peritos em segurança social relevantes para cada caso.

As prestações são concedidas enquanto a dependência existir e todas as outras condições estiverem preenchidas (por exemplo, a idade do menor).

O subsídio para cuidados e assistência é requerido na delegação local do Instituto do Seguro de Pensão e de Invalidez ou no Centro de Acção Social, caso seja requerido como complemento do auxílio social financeiro geral.

A maior parte das outras prestações deve ser requerida no Centro de Acção Social local, nomeadamente o complemento para cuidados e assistência, o subsídio para assistência a filho, a compensação parcial por perda de rendimentos e a assistência a familiar.

O direito a cuidados hospitalares prolongados dever ser atestado pelo médico competente e o direito a cuidados residenciais deve ser avaliado pelo prestador desse serviço (ou, em certos casos, o Centro de Acção Social).

O seu direito a cuidados de longa duração quando se desloca na Europa

Os cuidados de longa duração, tal como as prestações por doença, também estão sujeitos às regras da UE sobre coordenação da segurança social. As prestações pecuniárias por cuidados de longa duração são pagas em conformidade com a

As prestações em espécie por cuidados de longa duração (que incluem cuidados de saúde, tratamento médico, medicamentos e internamento hospitalar) são concedidas de acordo com a legislação do Estado onde reside ou onde se encontra temporariamente, tal como se estivesse segurado nesse Estado.

Estão disponíveis mais informações sobre a coordenação dos direitos de segurança social quando se desloca ou viaja na Europa em: http://ec.europa.eu/social-security- coordination.

Algumas prestações pecuniárias especiais de carácter não contributivo são concedidas

exclusivamente no país onde o beneficiário reside e, como tal, não são “exportáveis”. Estas prestações encontram-se enumeradas no Anexo II, no final do presente guia.

Anexo I: Informações de contacto das instituições e endereços

úteis na Internet

Para questões de segurança social que respeitem a mais do que um país da UE, poderá procurar uma instituição de contacto no directório de instituições gerido pela Comissão Europeia, disponível em: http://ec.europa.eu/employment_social/social-security-

directory/welcome.seam?langId=pt.

Informação mais pormenorizada sobre as condições de acesso aos benefícios e sobre cada um dos benefícios de segurança social existentes na Eslovénia pode ser obtida através das entidades que gerem os seguros sociais e as delegações locais da acção social.

Os pedidos de informações relativos à incidência nas prestações dos períodos de seguro cumpridos em dois ou mais Estados-Membros devem ser dirigidos a:

Instituto de Seguro de Doença da Eslovénia

(Zavod za zdravstveno zavarovanje Slovenije)

Miklošičeva 24 1000 Ljubljana Tel: +386 1 30 77 200 Fax : +386 1 43 13 245 E-mail: DI@zzzs.si http://www.zzzs.si/

Instituto do Seguro de Pensão e de Invalidez da Eslovénia

(Zavod za pokojninsko in invalidsko zavarovanje Slovenije)

Kolodvorska 10 1000 Ljubljana Tel.: +386 1 47 45 100 Fax : +386 1 43 21 046 E-mail: informacije@zpiz.si http://www.zpiz.si/

Serviço de Emprego da Eslovénia

(Zavod Republike Slovenije za zaposlovanje)

Rožna dolina, Cesta IX/6 1000 Ljubljana

Tel: + 386 479-09-00 Fax : + 386 479-02-62 E-mail: info@ess.gov.si http://www.ess.gov.si/

Centro de Acção Social de Ljubljana Bežigrad

(Center za socialno delo Ljubljana Bežigrad)

Unidade central para a protecção parental e as prestações familiares Livarska 1

1000 Ljubljana Tel.: +386 1 4342 312 Fax: +386 1 4342 313 E-mail: gpcsd.ce@gov.si

Para obter mais informações, pode também contactar os ministérios responsáveis:

Ministério do Trabalho, da Família e dos Assuntos Sociais

(Ministrstvo za delo, družino in socialne zadeve)

Kotnikova 5 1000 Ljubljana Tel.: +386 1 369 76 00 Fax: +386 1 369 76 67 E-mail: gp.mddsz@gov.si https://www.mddsz.gov.si Ministério da Saúde (Ministrstvo za zdravje) Štefanova 5 1000 Ljubljana Tel.: + 386 1 478 60 91 Fax: 386 1 478 60 49 E-mail: gp.mz@gov.si http://www.mz.gov.si/

Anexo II: Prestações pecuniárias especiais de carácter não

contributivo

Algumas prestações da segurança social, designadas por prestações pecuniárias especiais de carácter não contributivo1, são concedidas exclusivamente no país onde o

beneficiário reside. Por conseguinte, não é possível “exportar” estas prestações pecuniárias quando se instala noutro país da Europa, mesmo que ainda esteja segurado na Eslovénia.

As prestações especiais de carácter não contributivo indicadas para a Eslovénia são as seguintes:

ƒ Pensão estatal (Lei de 23 de Dezembro de 1999, relativa ao seguro de pensões e de invalidez);

ƒ Complemento do rendimento dos reformados (Lei de 30 de Janeiro de 2008, relativa ao complemento de rendimento dos reformados)

ƒ Subsídio de subsistência (Lei de 23 de Dezembro de 1999, relativa ao seguro de pensões e de invalidez);

1 Anexo X do Regulamento (CE) n.º 883/2004, com a última redacção que lhe foi dada pelo

Documentos relacionados