• Nenhum resultado encontrado

Uma narrativa lendária situada no “início” de uma vila ou aldeia justifica o culto a Maria ou a qualquer santo. O culto mariano está sempre relacionado à devoção das imagens. A Senhora pode ser um nome, uma estátua, uma lenda. A imagem cultuada é aquela venerada, é aquela que se encontra num lugar determinado, já que se trata de uma representação que detém um poder peculiar, em especial no culto a Nossa Senhora da Saúde no distrito de Olho D’ Água da Bica.

“As Senhoras” surgem e recebem nomes diversos e suas virtudes estão ligadas a esses nomes. Embora representem a mesma personagem católica, cada uma é diferente da outra, seja pela “posição do corpo, pelo corte das vestes, pela criança que traz nos braços, pelo objeto que tem na mão, etc.” (Moisés do Espírito Santo, 1990, p. 97). Elas podem existir quantas queiram seus fiéis; trata-se, portanto, da representação simbólica a ela atribuída. A Senhora da Saúde é a protetora dos enfermos e em todo o mundo milhões de fiéis a ela recorrem com o propósito de pedir a cura da doença que os acometeu.

O santuário que é de Nossa Senhora da Saúde, cuja devoção é intensa, acolhe, no altar, Nossa Senhora de Lourdes. D. Helena Damasceno, vendedora há muitos anos nessas festas religiosas e conhecedora das imagens de santos católicos, já que, desde criança viu seu pai trabalhar com quadros e imagens, denominou como “estranha” essa troca.

Eu conheço todo tipo de santo, mas quando cheguei aqui, estranhei. Aqui é Nossa Senhora de Lourdes [referindo-se a imagem do altar]. Nós mostramos quem era Nossa Senhora da Saúde que a gente conhecia. Realmente você pode pegar qualquer livro que fale desse assunto que você vai ver que a Nossa Senhora da Saúde que vai encontrar é essa daqui [mostrando a imagem]. Eu trabalhei muitos anos com imagem e por isso eu digo isso. E o padre sabe, ele mesmo comentou ano passado. Mas ele não vai tirar a fé do romeiro. Ele não pode. Mas você pode conversar com ele em particular que ele vai explicar a história. (D. Helena Damasceno – vendedora de Juazeiro do Norte em 12.08.2001).

Fig. 7 – Imagem que se encontra no altar da Igreja, 08/2000.

Entre os romeiros raramente se ouve algum comentário a esse respeito. Na verdade, o que importa para os fiéis é a sua devoção a Maria – Mãe de Jesus –, cuja intensidade corresponde à necessidade pela qual tem passado. Nossa Senhora Aparecida, do Rosário, dos Navegantes ou da Saúde, são títulos dados a uma mesma pessoa. E como surgem em circunstâncias idênticas, as “Senhoras” são consideradas irmãs entre si. Nessa perspectiva, Pe. Manuel Diomedes de Carvalho disse aos fiéis:

Fé, esperança e confiança. É isso que a mãe de Jesus tem para oferecer. Por isso que você esta aqui hoje, pois a mãe de Jesus está pertinho de você e o povo brasileiro sabe disso. Por isso tem muita confiança em Maria, e por isso Maria Santíssima tem conquistado cada vez mais novas gerações: crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. Nossa Senhora conquista a todos. [...] Vocês vieram aqui para um encontro com a mãe de Jesus, para agradecer um benefício recebido de Nossa Senhora e ao mesmo tempo renovar a fé em Deus, filho de Maria. Você alcançou sua graça pela mediação de Nossa Senhora, nossa boa Mãe que ouviu sua prece, que ouviu seu clamor e intercedeu por vocês concedendo-lhes o bem maior: a saúde21.

O que justifica o culto popular de Maria são as aparições, diferentemente das visões em que crê a igreja católica, pois para esta, Maria aparece sob forma de pessoa. Enquanto que as narrativas sobre as aparições das Senhoras populares são na sua essência, análogas. Falam de estátuas que foram enterradas com o intuito de proteger a localidade dos inimigos e que surgem da terra e ao aparecerem a um habitante da região pedem que seja construída uma capela em sua intenção. Caso o seu pedido não seja atendido, a Senhora força-os através de prodígios como uma cura ou uma peste.

Os objetos sagrados que surgem nessas aparições são sempre encontrados nos campos, normalmente em serras ou grutas e jamais o serão em igrejas ou dentro de casa. Os símbolos da boa mãe achados nos santuários são

21 Pe. Diomedes é pároco da cidade de Quixeré – Ceará. Participou das festividades no ano de 2002.

Sobre a participação de padres de outras paróquias nas celebrações, falarei mais adiante ao tratar da posição do Clero durante os festejos de Nossa Senhora da Saúde.

sempre os mesmos (a camisa da senhora, a gruta, a fonte, a pedra), a cada objeto, é claro, conferido o seu significado particular. As grandes romarias às

Senhoras ocorrem no dia 15 de Agosto, data na qual a igreja católica celebra a Assunção, que significa a “subida” de Maria ao céu, dia em que partiu desse mundo e fez milagres. A festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu é uma das mais antigas da igreja católica. Este é um dos temas sempre proferidos nas homilias durante as festividades da Bica.

Nos lugares onde ocorrem os cultos marianos realizam-se grandes

festas em homenagem à padroeira do lugar. Em Olho d’Água a comunidade se reúne e acolhe com festejos Nossa Senhora da Saúde. A celebração acontece com a participação de vários atores que compõe o teatro do social, conforme demonstrarei a seguir.

C

APÍTULO

IIC

ELEBRANDO A

F

ESTA

Por muito diferentes que elas surjam, reunidas numa única estação ou disseminadas pelo decurso do ano, as festas parecem preencher por toda a parte uma função análoga. Elas constituem uma ruptura na obrigação do trabalho, uma libertação das limitações e das sujeições da condição de homem.

Roger Callois

Documentos relacionados