• Nenhum resultado encontrado

5 CARACTERIZAÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO CURITIBA

5.4 CURITIBA COMO CIDADE INTELIGENTE

Desde 2014, a prefeitura de Curitiba vem investindo R$ 94 milhões para a implantação da ideia de Smart City que abrange diversas mudanças, a fim de modernizar a gestão pública, além de ampliar a oferta de serviços eletrônicos e canais de relacionamento com a sociedade. Segundo o secretário municipal de Informação e Tecnologia da época, “o projeto estabelece como meta principal a modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia digital integrada, que irá melhorar a governança da tecnologia de informação do Município, possibilitando a oferta de mais e melhores serviços eletrônicos” (CURITIBA, 2014). As metas do projeto estão elencadas em três pilares: infraestrutura digital, referenciamento territorial e geoprocessamento e modernização da administração municipal (CURITIBA, 2014).

Ademais, especialistas durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras de 2014, disseram que a capital paranaense tem potencial para ter boa performance em aspectos como mobilidade e governança78. Ainda em 2014 foi apresentado, pelo secretário da Informação e Tecnologia da cidade da época, o planejamento da pasta e as principais diretrizes do programa Curitiba Cidade Inteligente. Tal programa faz parte de uma das diretrizes do Plano Plurianual -PPA 2014-2017, que fixou metas da gestão pública municipal para os quatros anos seguintes e que possui como objetivo identificar realidades que podem ser modificadas na cidade e usar intensivamente as tecnologias de informação e comunicação para ajudar a transformá-las79. Há outras iniciativas na cidade para que a ideia se torne mais repetida e assim, estável, como sediar, desde 2015, o Smart City Business America Congress & Expo80, cujo objetivo da temática daquele ano era debater os desafios da transformação urbana sustentável

78 MARCHIORI, R. Curitiba smart city? Para os entendidos, sim, isso é possível. Gazeta do povo.

2014. Disponível em:

<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/cidades-inovadoras/curitiba-smart-city-para-os-entendidos-sim-isso-e-possivel-90e04cbzd0kcvrn6s1gtcj2ha>.

Acesso em: 5 fev. 2017.

79 CURITIBA. População tem nova ferramenta de comunicação com a Prefeitura. 2014.

Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/populacao-tem-nova-ferramenta-de-comunicacao-com-a-prefeitura/32421>. Acesso em: 5 fev. 2017.

80 SMARTCITY BUSINESS AMERICA. Os desafios da transformação urbana sustentável.

Disponível em: <http://www.smartcitybusiness.com.br/2016pt/>. Acesso em: 5 fev. 2017.

ou ainda a assinatura de termos de entendimento, como ocorreu entre a prefeitura de Curitiba, outras instituições da cidade e instituições holandesas rumo a uma Smart Curitiba81.

Transporte e Semáforos

Curitiba é lembrada como líder em inovação de transporte pelo grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40CITIES, 2015). Em Curitiba, como menciona o artigo, o transporte sustentável é prioridade há mais de 40 anos. Em 1974 enquanto grandes cidades investiram em metrôs, Curitiba utilizou a mesma lógica e aplicou para o seu sistema de ônibus: embarque no nível do ônibus, pagamento adiantado de tarifa, linhas exclusivas para ônibus e integração com outros ônibus do sistema de transporte público. Este modelo de sistema foi reproduzido em mais de 150 cidades no mundo todo. Em 2015, a prefeitura82 apresentou o projeto “Linha Verde Sustentável” que, em parceria com a iniciativa privada e setor acadêmico, prevê a implantação de redes de dados de alta velocidade, empreendimentos imobiliários com painéis de energia solar, canaletas de ônibus elétricos ou híbridos, semáforos e iluminação inteligentes.

Recentemente, mais de cem semáforos especiais para pedestres foram instalados na capital paranaense equipados com sensores para cartões magnéticos (que são usados por idosos e portadores de necessidades especiais), para poderem permanecer abertos por mais tempo para que pessoas com mobilidade reduzida possuam mais facilidade nas travessias83 (FIGURA 18).

81 UNIVERSITY OF TWENTE. Institute for Innovation and Governance Studies. Smart City Curitiba.

2015. Disponível em: <https://www.utwente.nl/igs/smartcities/curitiba/>. Acesso em: 5 fev. 2017.

82 CURITIBA. Prefeitura apresenta estratégias de cidade inteligente em evento iCities. 2015.

Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-apresenta-estrategias-de-cidade-inteligente-em-evento-icities/38418>. Acesso em: 5 fev. 2017.

83 HAMANN, R. Smart cities: como a tecnologia pode melhorar sua cidade nos próximos anos, 2015. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/futuro/79468-smart-cities-tecnologia-melhorar-cidade-proximos-anos.htm>. Acesso em: 5 fev. 2017.

FIGURA 18 – CARTÃO RESPEITO

FONTE: IPPUC (2018).

Ademais, Curitiba também conta com sensores nos semáforos nas vias exclusivas de ônibus que reconhecem a aproximação dos ônibus visando diminuir o tempo que eles permanecem parados e consigam cumprir os tempos estabelecidos para duração da viagem, tornando-os mais eficientes84.

Aplicativos

A prefeitura de Curitiba conta com aplicativos digitais interessantes para integralizar a população com a cidade. Exemplos são o colab.re85, aplicativo de prestação de serviço que permite que o cidadão fiscalize e colabore para a solução de problemas relacionados à iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outros, além de propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade na internet e o Clean City Curitiba86, aplicativo em forma jogo online criado pela prefeitura para conscientizar sobre a coleta de lixo (FIGURA 19).

84 MONTAGNER, C. Semáforos que dão preferência a ônibus e pedestres? Boa Curitiba.

OUTRACIDADE, 2015. Disponível em: <http://outracidade.com.br/semaforos-que-dao-preferencia-a-onibus-e-pedestres-boa-curitiba/>. Acesso em: 5 fev. 2017.

85 COLAB. Colab.ore. Disponível em: <http://www.colab.re/BR/PR/Curitiba>. Acesso em: 5 fev. 2017.

86 Clean City Curitiba. Disponível em: <https://apps.facebook.com/clean_city_curitiba/>. Acesso em:

5 fev. 2017.

FIGURA 19 – CLEAN CITY CURITIBA

FONTE: RACIONAL GAMES (2018).

Há outras iniciativas na cidade, como o aplicativo Saúde Já Curitiba87, que possibilita o agendamento de consulta médica em unidade municipal de saúde (SUS), onde o usuário pode optar pela melhor data e horários disponíveis (FIGURA 20); o Agência e Empregos Curitiba88, aplicativo desenvolvido para divulgação de vagas de emprego; aplicativos de transporte de passageiros originários de Curitiba, tais como EcoDrivers BR89 e Frida Karro90, sendo a última um serviço oferecido apenas por motoristas mulheres.

FIGURA 20 – SAÚDE JÁ CURITIBA

FONTE: CURITIBA (2017).

87 CURITIBA. Saúde Já Curitiba. Disponível em: <www.saudeja.curitiba.pr.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2017.

88 AEC. Agência e empregos Curitiba. Disponível em:

<www.agenciaempregoscuritiba.com.br/aplicativo/>. Acesso em: 28 dez. 2017.

89 ECODRIVERSBR. Quem somos. Disponível em: <https://ecodriversbr.com.br>. Acesso em: 28 dez. 2017.

90 Frida Karro. Disponível em: <http://www.fridakarro.com.br>. Acesso em: 28 dez. 2017.

O próprio instituto de Turismo conta com aplicativo, contudo, parece ter sido descontinuado. “Curta Curitiba”91 não se encontra disponível para download nas lojas oficiais dos principais sistemas operacionais de smartphone. Outro, chamado de

“Novo Curta Curitiba”92, aplicativo que “traz uma forma diferenciada de aproveitar tudo o que a capital paranaense oferece”, apesar de não constar no site institucional, aparece ativo nas lojas, mesmo tendo como última atualização abril de 2016. A Fundação Cultural da cidade também passa por algo parecido através do aplicativo de programação cultural “Guia Curitiba Apresenta”93, pois, apesar de desatualizado desde dezembro de 2016, continua disponível nas lojas virtuais.

Outros serviços

Além dos aplicativos, há outros serviços municipais online para informar tanto o cidadão quanto o visitante. Há exemplos como o site da URBS - Urbanização de Curitiba S/A, voltado ao transporte, que disponibiliza links para o ITIBUS94, composto por linhas, rotas de ônibus, posição de pontos e veículos; o Boletim do Transporte95, que possui informações relacionadas ao transporte coletivo de Curitiba; o Táxi Legal96, com informações sobre os táxis de Curitiba, que, no momento desta pesquisa não estava funcionando; o Monitor Rod97, informativo em tempo real de embarques e desembarques da rodoviária; o Cartão Transporte98, onde o extrato simplificado do

91 CURITIBA. Aplicativo Curta Curitiba auxilia visistantes. 2011. Disponível em:

<http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aplicativo-curta-curitiba-auxilia-visitantes/22402>. Acesso em:

28 dez. 2017.

92 CURITIBA. Curta Curitiba. Disponível em:

<https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ina.curtacuritiba&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 dez.

2017.

93 CURITIBA. Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba. Fundação lança app do Guia Curitiba Apresenta para smartphones. 2014. Disponível em:

<http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fundacao-lanca-app-do-guia-curitiba-apresenta-para-smartphones/33431>. Acesso em: 28 dez. 2017.

94 CURITIBA. URBS. ITIBUS. Disponível em: <https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/itibus>.

Acesso em: 28 dez. 2017.

95 CURITIBA. URBS. Boletim do Transporte. Disponível em:

<www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/boletim>. Acesso em: 28 dez. 2017.

96 CURITIBA. URBS. Táxi Legal. Disponível em: <www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/taxiLegal#>.

Acesso em: 28 dez. 2017.

97 CURITIBA. URBS. Monitor Rod. Disponível em: <www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/monitorRod>.

Acesso em: 28 dez. 2017.

98 CURITIBA. URBS. Cartão Transporte. Disponível em:

<www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/cartao>. Acesso em: 28 dez. 2017.

cartão transporte pode ser acessado, e; Especial99, sistema especial do ITIBUS para o usuário com deficiência visual, que ainda está em fase de testes.

O Portal da Transparência100 da prefeitura de Curitiba permite acessar e acompanhar as contas públicas, através da visualização de orçamentos, receitas, despesas, balanços, prestação de contas da LRF – audiências públicas, planos de governo e compras e licitações. Compartilha também acerca de legislação, contratos, convênios, funcionários, patrimônio, transporte público e dados abertos. Através do Portal de Serviços101, está disponibilizado ao cidadão e às empresas, serviços como certidões, assistência social, capacitação, informes sobre concursos públicos, entre outros. Por meio do site da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba102, há notícias sobre infraestrutura, avisos de pauta, dentre outros assuntos para pesquisa.

O site do Instituto Municipal Curitiba Turismo103 engloba informações úteis ao turista, tais como o que fazer na cidade, onde ficar, onde comer, serviços, eventos, disponibiliza editais e fotos, bem como a temperatura local. Possui links para sua respectiva página em redes sociais e serviço de RSS (feeds) do Portal de Turismo;

serviço de busca no portal; ícone para aumento das letras contidas no site e um ícone de acessibilidade que remete à definição da palavra.

Após a abrangente caracterização do destino Curitiba, através da exposição de sua oferta, demanda, planos de gestão correntes e o modo como Curitiba pode ser vista como um DTI, necessário é partir para a averiguação e posterior análise da percepção sobre o tema dos membros do Conselho Municipal de Turismo -COMTUR.

99 CURITIBA. URBS. Especial. Disponível em: <www.urbs.curitiba.pr.gov.br/mobile/especial>. Acesso em: 28 dez. 2017.

100 CURITIBA. Portal da Transparência. Disponível em: <www.transparencia.curitiba.pr.gov.br>.

Acesso em: 28 dez. 2017.

101 CURITIBA. Portal de Serviços de Curitiba. Disponível em:

<www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao>. Acesso em: 28 dez. 2017.

102 CURITIBA. Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba. Disponível em:

<www.curitiba.pr.gov.br/noticias/>. Acesso em: 28 dez. 2017.

103 CURITIBA. Instituto Municipal Curitiba Turismo. Disponível em:

<www.Turismo.curitiba.pr.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2017.

6. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS MEMBROS DO COMTUR SOBRE CURITIBA