• Nenhum resultado encontrado

Curso Introdutório de Gestão Escolar

No documento nairamariarodriguesaraújo (páginas 142-145)

Organograma 1 Estrutura da SEMEC

4 PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORES

4.1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORES

4.1.1 Curso Introdutório de Gestão Escolar

O curso de gestão oferecido pela SEMEC, atualmente, contempla as disciplinas de gestão educacional (30 horas), gestão do desempenho acadêmico (30 horas) e gestão financeira (12 horas), apresentadas anteriormente.

Esse formato não garantiu a eficácia da gestão escolar quanto aos processos gerenciais propostos pela SEMEC, no sentido de assegurar o bom desempenho dos gestores em sua função, segundo a pesquisa realizada com os diretores, contida no capítulo 2. Um dos fatores que influenciaram esse resultado foi a carga horária, que, de acordo com os respondentes foi insuficiente, principalmente no que se refere à gestão financeira. Aponta-se que, do total, 18,5% deles afirmaram ser suficiente a carga horária do curso, informação possível de ser comprovada na tabela 23.

Outro ponto importante a ser mencionado refere-se à visão dos superintendentes escolares, indicada no capítulo1, quanto às dimensões administrativas e pedagógicas, dispostas no contrato de gestão, observados por esses profissionais, que não estão contempladas em sua totalidade pelos gestores escolares, a exemplo da elaboração, atualização e disponibilização de documentos escolares perante a comunidade.

A partir do entendimento de que o Contrato de Gestão equivale ao referencial principal que compõe o conjunto de atribuições a serem cumpridas pela gestão da escola, espera-se que a formação esteja de acordo com o que é exigido, ou seja, com o referido contrato. Desse modo, faz-se necessário incorporar à proposta do Curso Introdutório conteúdos que contemplam as dimensões propostas no contrato de gestão. Para tanto, será feita uma reformulação das disciplinas, bem como na

distribuição de carga horária. Para melhor compreensão dessa etapa, alguns tópicos serão desenvolvidos:

a) Público alvo: conforme abordado anteriormente, o cargo de diretor escolar da SEMEC, segundo preconiza a Lei nº 4.274/2012, deve ser exercido, dentre outros requisitos, por professores ou pedagogos com curso superior em Pedagogia ou em outras licenciaturas. Por essa razão, esse treinamento tem como público alvo não só os gestores eleitos, mas também os profissionais indicados pela SEMEC, conforme legislação em vigor.

b) Objetivos:

- preparar o gestor para assumir a gestão da escola a fim de exercer uma gestão estratégica, democrática e participativa;

- instrumentalizar os gestores para o exercício de sua função.

c) Temas: os temas propostos para o Curso Introdutório de gestão escolar contemplam as atribuições contidas no contrato de gestão, conforme demonstra o quadro 15, a seguir:

Quadro 15 - Composição do Curso Introdutório de Gestão Escolar

Dimensões Carga horária Conteúdo programático

Autonomia

Administrativa 20 h

Análise dos instrumentos de autonomia da unidade de ensino: Projeto político pedagógico; Regimento interno; Plano de metas e ações; Calendário escolar e Plano de desenvolvimento da escola;

Contrato de gestão; Relações interpessoais

Autonomia

Pedagógica 20 h

Programas de ensino da SEMEC; Organização do tempo escolar; Avaliação;

Proposta pedagógica.

Autonomia

Financeira 20 h

Fundamentação legal para gestão financeira; Procedimentos para aquisição de bens e serviços; Plano de aplicação;

Conselho fiscal. Fonte: Elaborado pela autora (2019).

d) Metodologia: o curso introdutório de gestão se dará por meio de aulas teóricas e práticas, por meio de aulas expositivas, oficinas e trabalhos em grupos, a depender do conteúdo a ser trabalhado. Os professores serão selecionados pela SEMEC, a partir da análise curricular e chamada pública, a exemplo da seleção feita para o curso de gestão atual, em anos anteriores.

Devido à quantidade de diretores da rede, serão formados cinco grupos de diretores das escolas de Ensino Fundamental, cada grupo com uma média de 30 participantes. Inicialmente, o curso será desenvolvido com apenas dois grupos, na forma de um projeto piloto.

Os dois grupos definidos para iniciar o curso, em fevereiro, serão selecionados com base na maior quantidade de alunos por escola, sendo priorizadas também as escolas que possuem os dois segmentos de ensino (1º ao 9º ano). Assim como os diretores com menor tempo de atuação na gestão escolar.

Os participantes serão avaliados no decorrer do curso a partir da frequência e participação nas aulas, por meio de avaliação escrita e apresentação de trabalho na forma de seminários. A entrega do certificado estará condicionada ao desempenho no curso.

As aulas terão início no mês de fevereiro com encerramento no mês de abril, com previsão de aulas às sextas e aos sábados, alternados, com cronograma a ser organizado posteriormente.

e) Tempo: o curso terá duração de 60 horas, distribuídas entre os meses de fevereiro, março e abril, conforme cronograma a seguir:

Quadro 16 – Tempo de duração do curso

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

f) Custos: serão referentes ao pagamento dos professores contratados e às horas excedentes dos diretores participantes e presentes nas aulas aos sábados. Observa-se, no entanto que os custos para cada proposta de formação continuada deverão ser levantados no momento em que a secretaria fizer o planejamento

Grupos Fevereiro Março Abril

Grupo 1 24 horas 24 horas 12 horas

orçamentário.

g) Local: o curso deverá ser oferecido no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

h) Avaliação: esta ação será avaliada pelos participantes do curso, por meio de um questionário on-line enviado por um aplicativo de mensagens, por meio da plataforma do Google Forms.

Com base no resultado dessa avaliação, o curso poderá passar por alterações em seu formato, no sentido de melhor atender às turmas futuras. Ainda sobre avaliação, os participantes serão avaliados, por meio de avaliações escritas e apresentação de trabalhos em que seja possível verificar o aproveitamento do curso na prática do gestor.

No documento nairamariarodriguesaraújo (páginas 142-145)