• Nenhum resultado encontrado

O curso de Letras no Estado do Paraná: o currículo

No estado do Paraná foram localizadas 51 instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC com a oferta de curso de Letras, das quais cinco não mais ofertavam o curso de Letras, sete não disponibilizavam as matrizes curriculares em sua página oficial e uma não teve o site institucional localizado, nem por meio do endereço disponibilizado pelo MEC, nem por meio de pesquisa específica com o nome da instituição. Assim, no que diz respeito ao objeto da pesquisa, das 51 instituições inicialmente credenciadas pelo MEC, somente 38 puderam ter suas matrizes curriculares analisadas, a partir das quais se verificam os dados expostos a seguir, na Tabela I:

TABELA I – PARANÁ RESUMO DA PESQUISA

Total de IES consultadas 51

Disciplinas Pedagógicas específicas da didática da Literatura 08 Disciplinas Pedagógicas de Língua Portuguesa com menção à Literatura 04 IES que não disponibilizam a Matriz Curricular online 07 IES que não ofertam mais o curso 05

IES com sites não localizados 01

IES que não contemplam disciplinas específicas da didática da literatura na matriz curricular

26

Os dados acima revelam que apenas oito cursos ofereciam em suas matrizes curriculares disciplinas voltadas para a formação pedagógica em literatura e somente quatro cursos ofereciam disciplinas pedagógicas da área de língua portuguesa com breve menção à literatura, de modo que os outros 26 cursos não explicitavam na matriz curricular nenhum indício da preocupação ou da presença de disciplinas de cunho pedagógico na área de literatura.

No que diz respeito à nomenclatura utilizada para denominar tais disciplinas, constatou-se na área de formação pedagógica em literatura uma considerável variedade de terminologias, embora em proporção muito menor do que foi constatado no estado de São Paulo, sobretudo por conta do número maior de instituições naquele estado. Essa variedade pode ser percebida na Tabela II, abaixo:

TABELA II - PARANÁ

RELAÇÃO DAS IES QUE OFERECEM DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS DA DIDÁTICA DA LITERATURA

INSTITUIÇÃO DISCIPLINAS

1 – Centro Universitário Campos de

Andrade – UNIANDRADE

a) “Metodologia do Ensino da Literatura”

2 – Centro Universitário Franciscano do

Paraná – FAE

a) “Leitura e formação do leitor”

b) “Metodologia para o ensino de línguas e literaturas”

3 – Universidade Estadual do Norte do

Paraná – UENP

a) “Prática de Ensino de Literatura” b) “Literatura e Ensino”

4 – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

– UNIVALE

a) “Didática e metodologia do Ensino de Literatura”

5 – Pontifícia Universidade Católica do

Paraná – PUC – PR

a) “Prática Profissional – Literatura na Educação Básica”

b) “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura”

6 – Universidade Estadual de Maringá –

UEM

a) “Práticas Metodológicas em Educação Literária”

7 – Universidade Estadual de Ponta Grossa

– UEPG

a) “Prática III – Literatura”

8 – Universidade Federal do Paraná –

UFPR

a) “Literatura e leitura na escola”

Assim como verificado no estado de São Paulo, talvez essa variedade terminológica indique algumas lacunas no currículo dos cursos de Letras, no que diz respeito à falta de definição ou de objetivos claros para a formação do professor de literatura.

Uma constatação importante foi a de que no estado do Paraná, em oposição ao verificado no estado de São Paulo, há um aumento da participação de instituições públicas,

com destaque para as universidades estaduais e federal, na oferta de disciplinas pedagógicas específicas da didática da literatura. Das oito instituições que apresentam componentes curriculares nessa área, três são universidades estaduais e uma federal, ou seja, exatamente 50% das instituições.

No que diz respeito à menção da didática da literatura em disciplinas pedagógicas da área da língua portuguesa, a pesquisa permitiu apreender o quantitativo que segue na Tabela III:

TABELA III – PARANÁ

RELAÇÃO DE IES QUE OFERECEM DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM MENÇÃO À LITERATURA

INSTITUIÇÃO DISCIPLINAS

1 – Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB a) “Experiência de Ensino em Língua

Portuguesa e Literaturas”

2 – Faculdade Dinâmica a) “Metodologia do Ensino de Língua

Portuguesa e respectivas Literaturas”

b) “Prática de Ensino de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas”

3 – Faculdade Santa Amélia – SECAL a) “Metodologia do Ensino de Língua

Portuguesa e respectivas Literaturas”

4 – Universidade Estadual de Londrina – UEL a) “Prática de Ensino de Língua Portuguesa e

Literaturas de Língua Portuguesa”

Assim como no estado de São Paulo, embora com um número relativamente menor, as instituições acima compartilham do modelo comum em cursos de Letras, o de atribuir às disciplinas pedagógicas de língua portuguesa a função de abordar também a didática da literatura.

Não objetivando antecipar as discussões dos próximos tópicos, faz-se pertinente marcar algumas especificidades dos dados obtidos no estado do Paraná, assim como foi feito com o estado de São Paulo. A primeira consideração refere-se ao número de cursos de Letras ofertados no estado. Em contraponto com o Estado de São Paulo, o estado do Paraná apresenta uma redução significativa no número de instituições que ofertam o curso. Utilizando o mesmo parâmetro aplicado no tópico anterior, depreende-se que das 51 instituições credenciadas pelo MEC, cinco não ofertam mais o curso e uma não foi localizada

com página oficial na internet. Assim, subtraindo esses números, obtém-se um resultado final de 45 instituições de ensino superior que ofertam o curso de Letras no estado, aqui também sem pormenorizar o quantitativo de cursos e habilitações em cada uma delas.

A segunda constatação, que diz respeito ao objeto principal desta pesquisa, é a de que quantitativamente pouco vem sendo feito para alterar o panorama da formação do professor de literatura, assim como verificado no estado de São Paulo. Os dados revelam que das 38 instituições pesquisadas somente oito apresentavam iniciativas curriculares relativas à didática da literatura, o que corresponde a aproximadamente 21% das instituições, de modo que os estados de São Paulo e Paraná apresentam proporções muito próximas nesse tocante.

O que difere o estado do Paraná do estado de São Paulo é a presença mais significativa das universidades públicas estaduais e federal paranaenses no que diz respeito à iniciativa de propor aos currículos de Letras disciplinas pedagógicas específicas da didática da literatura. Nesse sentido, apenas a título de curiosidade, o estado do Paraná conta com sete universidades públicas, sendo seis delas estaduais e uma federal, das quais quatro ofertam, na matriz curricular, disciplinas referentes à didática da literatura. Talvez uma das razões disso esteja na presença de núcleos de pesquisa sobre o ensino da literatura em universidades públicas paranaenses. Entretanto, para obter um diagnóstico seguro dessa afirmativa seria necessária outra pesquisa, que não cabe nesse momento, restando, aqui, apenas o campo das inferências. No tópico 3.3 serão registradas algumas considerações gerais sobre os resultados obtidos nos dois estados.