• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 CAMINHOS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE NA UFRB

2.1 Os cursos do Centro de Ciências da Saúde

As atividades deste Centro da UFRB tiveram início em 2006 com a oferta de três cursos: Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Posteriormente foram implantados o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e o curso de Medicina, em 2009 e 2012, respectivamente. Como atividade de pós-graduação oferece também um curso de Especialização de Gestão em Saúde, na modalidade à distância, duas residências: Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade e Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva, e um Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaude). O ProfSaude é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família de estrutura semipresencial, organizado com outras universidades do país, sendo que, para a UFRB, foram disponibilizadas, inicialmente, seis vagas. O CCS conta com uma comunidade acadêmica composta por 167 docentes efetivos, 9 docentes substitutos, 63 técnicos-administrativos, 917 alunos de graduação, 373 alunos de pós-graduação e 54 colaboradores terceirizados, além de 20 estagiários de cursos técnicos vinculados à rede estadual de ensino12.

Os três primeiros cursos começaram suas atividades juntamente com a implantação do CCS, usando, inicialmente, as estruturas curriculares herdadas dos cursos da UFBA, em decorrência da relação de tutoria estabelecida conforme o Decreto nº 5.642/2005. Posteriormente, em 2007, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Enfermagem, Nutrição e Psicologia foram reformulados atendendo às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada curso e a demandas locais e regionais. Os projetos foram aprovados pelo Conselho Acadêmico da UFRB e, então, começaram a vigorar os currículos renovados elaborados pelos docentes da instituição.

2.1.1 O Curso de Enfermagem

O curso teve início no ano de 2006, ofertando 80 vagas anuais no turno diurno, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma formação de acordo com os princípios éticos e humanísticos, visando à prestação de serviços decisivos voltados para as necessidades de saúde da população (UFRB, 2007a). Em 2012, o MEC fez a renovação de reconhecimento do curso que obteve o conceito 413. Segundo o Projeto do curso reestruturado em 2008, a distribuição da carga horária por componentes curriculares está organizada da seguinte forma: 3.264h de disciplinas obrigatórias, 272h de disciplinas optativas, 918h de estágios e 136h de atividades complementares, totalizando 4.590h. Sendo integralizado no tempo mínimo de 4,5 anos, 6 anos no tempo médio e 7 anos no tempo máximo (UFRB, 2008a).

De acordo o PPC, o egresso dessa formação

[...] deve ser preparado para desenvolver sua prática profissional pautado no comprometimento ético e político com aspectos relacionados à valorização e defesa da vida, preservação do meio ambiente, buscando atender às necessidades de saúde do indivíduo no seu contexto biopsicossocial e cultural (UFRB, 2008a, p.14).

2.1.2 O Curso de Nutrição

O curso também teve sua origem no ano 2006, ofertando 80 vagas anuais, no turno diurno. O curso passou pela avaliação do MEC de renovação do reconhecimento em 2014 e obteve conceito 4. Tem como principal objetivo: formar profissionais para atuarem nas diversas áreas do conhecimento em que a nutrição e a alimentação se apresentam como necessárias para prevenção de doenças, recuperação e promoção da saúde dos indivíduos (UFRB, 2008b).

Conforme o seu Projeto, a distribuição da carga horária por componentes curriculares está organizada da seguinte forma: 2.482h de disciplinas obrigatórias, 238h de disciplinas optativas, 720h de estágios e 159h de atividades complementares, totalizando 3.599h. Sendo integralizado no tempo mínimo de 4,5 anos, 5 anos no tempo médio e 6 anos no tempo máximo. O perfil do egresso de Nutrição é destacado no PPC como,

O nutricionista formado pela UFRB é um profissional capaz de atuar na promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, visando à segurança

13

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade atribuída pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Esse conceito final é feito a partir de uma avaliação in loco pelos avaliadores indicados pelo MEC e contempla vários critérios. A nota vai de 1 a 5.

alimentar e nutricional de indivíduos e populações, por meio da atenção dietética. Sua formação generalista, humanista e crítica estão fundamentadas na reflexão sobre a realidade nacional, regional e local. Será um profissional comprometido com a saúde individual e coletiva, capaz de contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada da população, com um olhar privilegiado para as demandas de alimentação e nutrição do Recôncavo da Bahia, contextualizando-as nos seus aspectos político, econômico, social e cultural. Para tanto utilizará tanto do instrumental técnico-científico como do compromisso ético-social desenvolvido ao longo do curso (UFRB, 2008b, p.26).

2.1.3 O Curso de Psicologia

Assim como os anteriores, iniciou as atividades em 2006, porém com uma oferta de 40 vagas anuais, também no turno diurno. O curso passou pela avaliação do MEC de renovação do reconhecimento em 2017 e, após os processos de avaliação, recebeu o conceito 4. De acordo a Resolução nº 027/2007 – CONAC/UFBR, o objetivo geral do curso é

Dominar conhecimentos e instrumentos psicológicos e utilizá-los adequadamente em diferentes contextos que demandam a investigação, a análise, a avaliação e a intervenção em processos psicológicos, de forma a atuar de maneira ética em contextos sociais, tais como instituições de saúde, instituições educacionais, comunidades, clínicas, organizações, visando à prevenção de doenças, a promoção da saúde e da educação a fim de proporcionar o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos (UFRB, 2007d, p.1).

No PPC consta a distribuição da carga horária por componentes curriculares, organizada da seguinte forma: 3.128h de disciplinas obrigatórias, 476h de disciplinas optativas, 782h de estágios e 150h de atividades complementares, totalizando 4.536h. Sendo integralizado no tempo mínimo de 5 anos, 7 anos no tempo médio e 8 anos no tempo máximo.

O egresso desse curso

[...] será um profissional comprometido com a saúde pública, com a educação, que discuta sua relação com esferas da sociedade, com instituições e se compatibilize com as políticas públicas de saúde e educação, sendo capaz de identificar demandas e atuar profissionalmente por meio de métodos e técnicas oriundos da ciência psicológica. Em suma, um psicólogo comprometido com a sociedade em que está inserido e preparado para atuar de maneira ética em processos colaboradores com a transformação social e com o desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus – BA, da região do Recôncavo da Bahia, da região Nordeste e de outras do nosso país (UFRB, 2007c, p.17).

2.2 O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: uma proposta inovadora para formação