• Nenhum resultado encontrado

Cursos oferecidos

No documento PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PPP (páginas 52-56)

2. DA CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE

2.3. Cursos oferecidos

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e o Catálogo Nacional de Cursos Superiores fornecem subsídios importantes para a elaboração e oferta de cursos. Produto de construção coletiva, estes catálogos são documentos que resultam da participação de especialistas e pesquisadores, instituições de ensino, entidades de representação corporativa, dentre outros, conferindo legitimidade e confiabilidade ao resultado ora disponibilizado à sociedade brasileira.

A adoção da nomenclatura, a carga horária e o perfil descritivo, apresentados nos catálogos, possibilitam à instituição de ensino qualificar a oferta de seus cursos e ao estudante uma maior aceitação no mercado de trabalho.

O Instituto Federal de São Paulo oferta educação profissional de nível tecnológico e gratuita e visa atender a necessidade de capacitação e formação profissional da população dos municípios mencionados.

Considerando uma área de abrangência com raio de 65 quilômetros, o Câmpus Presidente Epitácio engloba os municípios de Presidente Venceslau, Caiuá, Piquerobi, Santo Anastácio, Panorama, Paulicéia e ainda o município de Bataguassu, no estado de Mato Grosso do Sul.

2.3.1. Cursos regulares

Conforme o PDI 2009-13 do IFSP, a previsão inicial de ofertas de cursos para o Câmpus Presidente Epitácio, constava dos cursos em Mecânica, Automação, Gestão / Administração, Construção Civil e Química.

No PDI-2014-18, a previsão de oferta de novos cursos pauta-se em: Técnico em Informática e Técnico em Mecatrônica, ambos integrados ao Ensino Médio, Técnico em Eletrotécnica (concomitante/subsequente) e Técnico em Administração na modalidade Proeja. Pauta-se, também, na oferta de superiores de bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. No tangente às licenciaturas, o câmpus pauta-se na oferta de Ciências Naturais, com habilitação em Matemática e Física, na modalidade a distância.

Na sequência, discorre-se sobre o histórico dos cursos ofertados.

2011

Os dois primeiros cursos ofertados pelo Câmpus Presidente Epitácio tiveram início no primeiro semestre de 2011 e foram Técnico em Edificações e Técnico em Automação Industrial, ambos na modalidade concomitante e/ou subsequente ao Ensino Médio. Com turmas nos períodos vespertino e noturno foram ofertadas, semestralmente, 40 vagas por turma e turno, totalizando 320 vagas ao ano.

2012

ofertado pelo câmpus. Com 40 vagas anuais e duração de três anos, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas representa a iniciativa de ampliar a oferta de cursos de diferentes níveis. Também no primeiro semestre deste ano, iniciaram as ofertas dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Informática, ambos na modalidade integrada ao Ensino Médio, ofertados em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja a parceira foi a Escola Estadual de “18 de Junho”, sendo 40 vagas anuais para cada curso. Neste mesmo ano, decidiu-se por não mais ofertar novas turmas para o curso Técnico em Eletrotécnica, na parceria.

2013

No primeiro semestre de 2013, ainda com a parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, houve a oferta de novo curso: Técnico em Administração, na modalidade integrada ao Ensino Médio, com oferta anual de 40 vagas. Este curso foi ofertado somente neste ano, não havendo oferta para novas turmas nesta parceria. Ainda no primeiro semestre de 2013, considerando a demanda do município e região, iniciou-se a oferta de 40 vagas semestrais para o período noturno, para o curso Técnico em Administração, na modalidade concomitante e/ou subsequente. No segundo semestre, este curso apresentou reformulação em sua estrutura curricular para as novas turmas.

2014

No segundo semestre de 2014, devido à baixa demanda de alunos para o período vespertino no curso de Técnico em Automação Industrial, deixou- se de ofertar vagas para esse turno, concentrando as vagas apenas para a turma do noturno.

2015

Em 2015, não mais se ofertou novas vagas para o curso Técnico em Informática na modalidade integrada ao Ensino Médio, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Por sua vez, no primeiro semestre de 2015, o câmpus iniciou a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio mantidos totalmente pelo IFSP. Assim, iniciaram os cursos de Técnico em Mecatrônica e Técnico em Informática, ambos na modalidade integrada ao Ensino Médio e com oferta anuais de 40 vagas. Atendendo à chamada do MEC para atualização de cursos técnicos em decorrência da alteração de carga horária mínima total, os cursos Técnico em Administração e

Técnico em Informática mantidos pelo câmpus, apresentaram reformulação de seus PPCs, cuja implantação dessas novas características é para o início de 2016. Ainda em 2015, foi encaminhado para análise o PPC do curso superior em Engenharia Civil, previsto para oferta em 2016 e encontra-se em construção o PPC do curso superior de Engenharia Elétrica, previsto para início das ofertas em 2017.

2.3.2. Pronatec

A partir de 2012, o câmpus começou a ofertar cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

2012

Foram oferecidas cerca de 180 vagas nos cursos de Auxiliar de Eletricista, Desenhista da Construção Civil e Operadores de Computador. Para atender à demanda das necessidades de formação e capacitação dos cidadãos do município e região, os cursos foram ofertados nos três períodos.

2013

No ano de 2013 foram mais de 150 alunos beneficiados nos cursos de Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Desenhista Mecânico e Aconselhador em Dependência Química.

2014

No ano de 2014 foram mais de 120 alunos beneficiados nos cursos de Agricultor Agroflorestal, Agricultor Familiar, Agente de Informações Turísticas, Balconista de Farmácia, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista.

2015

No ano de 2015 não houve oferta de cursos vinculados ao Pronatec.

2.3.3. Profuncionário

No ano de 2012 o Câmpus Presidente Epitácio começou a atuar como polo de apoio presencial para cursos do Profuncionário: um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação

compatível com a atividade que exerce na escola.

A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.

Em 2013 o câmpus foi credenciado pelo MEC para ofertar cursos na modalidade EAD.

Desde sua implantação o Campus ofertou 150 vagas para o curso Técnico em Secretaria Escolar, cuja a carga horária é de 1.260 horas.

No documento PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PPP (páginas 52-56)