• Nenhum resultado encontrado

O cenário econômico e político em que o Brasil está passando tem deixado todos as pessoas em alerta máximo, quanto aos gastos do governo. Muitos não se convencem que as tais “operações tapa buraco” e os contratos de manutenção e conservação rodoviária são realmente efetivos, pois diferentemente do que ocorre quando temos uma construção de uma estrada, os benefícios da manutenção não resultam em um produto novo, contudo a manutenção não deixa de se constituir também em um investimento direto, cuja rentabilidade é perfeitamente mensurável, e que traz benefícios para os usuários que trafegam diariamente por toda malha pavimentada do país.

Os custos que compõem as soluções geralmente são constituídos pelos serviços, insumos, transportes, mão-de-obra, equipamento, despesas diretas de produção, impostos e lucro. A seguir, mostra-se como exemplo, a medição número um do contrato 013/2015, descriminando todos os custos que se teve para a realização dos serviços daquele período. (Tabela 21).

Tabela 21 - Cálculo dos custos de uma medição.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

O cálculo dos custos das soluções de recuperação funcional empregada nos contratos mostra que, a maior parte da composição do valor da medição é dado pelo custo de aquisição de CAUQ, representando quase metade do valor inteiro da medição. Portanto, com o exemplo acima pode se ter uma noção do que se compõe uma medição.

A empresa Radial Engenharia, elabora planilhas, onde nelas registram todos os tipos de informações, tais como, as citadas na Tabela 21 e os valor das toneladas do CAUQ utilizado para cada contrato, com isso é possível mensurar o valor pago de material para cada medição dos contratos. Vale ressaltar que existem diversas usinas que comercializam este insumo, então o valor pode variar.

Tendo em vista que o valor final de uma medição após um determinado período de aferição engloba diversos itens, mostrado anteriormente, é dado exclusividade no estudo somente do CAUQ e o quanto ele representa no valor final da medição. Elaborou-se a seguinte formula para o cálculo da quantidade de toneladas de CAUQ utilizado para fechar uma área trincada:

Toneladas = Espessura Média X Densidade do asfalto X Área trincada (1)

Portanto com essa formula chegamos na quantidade de toneladas de CAUQ que foi utilizada para aquele serviço, e com o valor pago por tonelada de CAUQ chegaremos no valor total gasto para aquela medição. Como já mencionado anteriormente, esses valores pagos por toneladas, variam de usina para usina. (Tabela 22).

Tabela 22 – Variação de preço da tonelada de CAUQ.

Fonte: Empresa Radial Engenharia Construções EIRELLI, 2019.

A Tabela 22 demonstra que ocorre uma variação do preço da tonelada do CAUQ que é comercializado na região onde se encontra a empresa. Com estes números estipulou-se um valor médio, que foi aplicado para chegar no cálculo final. Sendo assim as tabelas ilustrativas a seguir, foram produzidas para demonstrar que a manutenção é essencial e que tem um custo justo, tendo em vista refazer um pavimento desde o início.

As tabelas a seguir apresentarão o cálculo realizado através da Equação 1 já mencionada anteriormente, onde mostra o valor da quantidade de tonelada de CAUQ usado nos contratos e também na última coluna uma relação de quanto o CAUQ influencia no valor da medição.

Tabela 23 - Quadro ilustrativo contrato 71/2014 - PMP.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 24 - Quadro ilustrativo contrato 78/2016 - PMP.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 25 - Quadro ilustrativo contrato 106/2013 - PMSJ.

Tabela 26 - Quadro ilustrativo contrato 013/2015 - PMSJ.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 27 - Quadro ilustrativo contrato 121/2016 - PMSJ.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 28 - Tabela ilustrativa contrato 990/2013 - PMF.

Tabela 29 - Tabela ilustrativo contrato 1135/2015 - PMF.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 30 - Tabela ilustrativa contrato 287/2013 – DEINFRA/SC.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 31 - Tabela ilustrativa contrato 287/2013 - DEINFRA/SC.

Tabela 32 - Tabela ilustrativa contrato 287/2013 - DEINFRA/SC.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 33 - Tabela ilustrativa contrato 287/2013 - DEINFRA/SC.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Tabela 34 - Tabela ilustrativa contrato 287/2013 - DEINFRA/SC.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Analisando as tabelas percebe-se que realmente há um aumento no valor da tonelada do CAUQ nas usinas de asfalto no decorrer dos anos conforme foi mostrado na Tabela 22, o aumento no custo da empresa é bem significativo, contudo o valor unitário dos itens de contrato não é alterado fazendo com que esse gasto a mais saía dos cofres da empresa e não do órgão responsável. Em alguns casos, é feito um aditivo de valor como foi mencionado no capítulo anterior para os contratos,

devido ao aumento dos preços dos ligantes betuminosos, que são aprovados por cada órgão durante o período do contrato.

Na última coluna dos quadros, apresenta-se a porcentagem que o valor do CAUQ representa na medição e isso demonstra que no período de 2013 a 2017 teve uma variação de 20% a 62%, dependendo do contrato, isto tudo relacionado está ao preço do CAUQ. Apesar de ser um valor expressivo no total de cada medição, levando em consideração que há dentro deste valor de medição outros custos, a periodicidade dos serviços das prefeituras se mantiveram sem nenhuma interrupção por parte da empresa. Entretanto no contrato do governo do estado, houve muitos períodos sem serem realizados serviços de manutenção, devido à falta de recurso na época do governo do estado. Com este problema constatou-se que nos meses que houve realização de serviço a demanda era muito alta, para suprir o tempo que ficou sem atividade. Isso pode gerar uma dificuldade na eficácia dos contratos de manutenção, pois cada vez mais aumenta os números de serviços e os problemas vão aumentando.

Documentos relacionados