• Nenhum resultado encontrado

3.1 Construindo um corpus

3.1.2 As díades

Para este trabalho, optamos por trabalhar com duas díades mãe-criança na faixa etária de três a quatro anos de idade, com crianças de idades o mais próximas possível. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – CEP/CCS, conforme anexo 4 deste trabalho (cf. página 139).

A escolha da idade das crianças foi determinada por dois fatores. O primeiro fator está ligado ao próprio desenho animado com o qual trabalhamos, já que este desenho tem como público alvo crianças na idade pré-escolar, ou seja, na faixa-etária dos três anos de idade (CHONG, 2008). O segundo fator, por sua vez, baseia-se na consideração de Gunter e McAleer (1997), quando os autores discutem sobre pesquisas, como a realizada por Schramm et. al. (1961), que apontaram o fato de que o ato de assistir televisão torna-se consistente na rotina infantil quando a criança tem entre dois e três anos de idade.

Dessa maneira, visando trabalhar com crianças cuja rotina de assistir televisão já estivesse estabelecida, selecionamos díades nas quais as crianças já estivessem com mais de três anos de idade, apoiando-nos nas considerações de Pereira (1999), que defende que após os três anos de idade, as crianças vão se tornando telespectadores cada vez mais assíduos.

Dentro das considerações apresentadas por Gunter e McAleer (1997) consideramos ainda o modo como as crianças componentes das díades se relacionam com outras crianças da mesma faixa-etária, já que o autor argumenta que as crianças tendem a interagir mais intensamente com os personagens do desenho animado caso não convivam com muitos amigos ou irmãos na mesma faixa-etária. Assim, selecionamos uma criança que é filha única e outra cujo irmão é oito anos mais velho.

Além disso, escolhemos as díades de maneira que uma delas já fosse telespectadora do desenho animado Pocoyo e a outra que nunca tivesse assistido ao desenho, pois acreditamos que a familiaridade com o desenho pudesse ser uma variante a ser observada durante as análises. Apresentaremos a seguir as díades com as quais trabalhamos.

Díade A

A criança escolhida pertence ao sexo feminino, com idade de três anos, oito meses e cinco dias (3;8;5) na primeira sessão, e nunca tinha assistido ao Pocoyo. A criança apresentava até o encerramento da filmagem desenvolvimento físico e mental dentro da normalidade. A mãe da criança pertence a uma família de nível sócio- econômico médio e possui curso superior. Como a mãe trabalha fora, a criança passa a manhã de quatro dias da semana na casa da avó e estuda à tarde, cursando o Infantil I. Díade B

A criança escolhida pertence ao sexo masculino, com idade de três anos, nove meses e dezoito dias (3;9;18) na primeira sessão e já era telespectadora do Pocoyo há pelo menos um ano. A criança apresentava até o encerramento da filmagem desenvolvimento físico e mental dentro da normalidade. A mãe da criança pertence a uma família de nível sócio-econômico médio e possui curso de magistério. A criança passa as manhãs em casa com a mãe e o irmão mais velho, de onze anos no início das filmagens, e, à tarde, vai à escola com a mãe, que trabalha na mesma escola onde a criança cursa o Infantil I.

Com o intuito de entendermos melhor a rotina de assistir televisão de cada uma das crianças, conversamos com as mães para buscar informações sobre esta rotina infantil.

Díade A

A mãe informou que a criança costuma assistir à televisão nos turnos da manhã e da noite, sendo o turno da manhã o momento em que assiste à TV por mais tempo, cerca de duas horas, na maioria das vezes. Os programas preferidos da criança são desenhos animados com histórias de princesas e, segundo a mãe, a criança costuma e prefere assistir à televisão na companhia de outra pessoa, já que estando sozinha a criança busca outra pessoa para ver televisão ao lado dela. Com relação ao Pocoyo, a mãe informou que algumas vezes a criança assistiu ao desenho fora dos horários das filmagens22.

Díade B

A mãe informou que a criança costuma assistir à televisão no turno da manhã, permanecendo, geralmente, cerca de três horas na frente da televisão. A criança costuma assistir à televisão sozinha, porém, sempre procura a mãe para comentar sobre algo que tenha acontecido no desenho animado. A criança também alterna os locais da casa nos quais costuma assistir à televisão. Ora assiste na sala; ora, no quarto da mãe. Devido à alternância dos cômodos, a mãe informou que a criança costuma caminhar pela casa no período em que assiste à televisão. Os programas preferidos da criança são desenhos animados cujo formato incentive o uso da imaginação, sendo o seu preferido o desenho Backyardigans23. A mãe também informou que a criança, às vezes, imita ações vistas nos desenhos animados e trata um personagem do Backyardigans como seu amigo

22 Para que isso fosse possível, deixamos uma cópia do DVD em que o episódio Pegadas Misteriosas

estava inserido e pedimos que as mães, de acordo com a vontade das crianças, incentivassem-nas a assistir ao desenho animado.

23O desenho animado Backyardigans é uma produção norte-americana também exibida na Discovery

Kids. Criado por Janice Burgess, o desenho é composto por cinco personagens: Tyrone, Pablo, Austin, Tasha e Uniqua, sendo cada um deles um animal diferente. No desenho, os cinco amigos e vizinhos imaginam histórias das mais variadas e vivem-nas sem sair do lugar, ou seja, do quintal onde brincam. O título do desenho, que não tem tradução em Português, tem origem na palavra quintal em Inglês,

imaginário. Com relação ao Pocoyo, a mãe informou que a criança não assistiu ao desenho fora dos horários das filmagens.

Feitas as considerações a respeito das díades escolhidas, descreveremos a seguir o processo de coleta de dados.