• Nenhum resultado encontrado

3. Objetivos e estratégia metodológica

3.2. Materiais e procedimentos

3.2.3. Da análise de artigos sobre compromisso social do

A análise dos 61 artigos sobre compromisso social do psicólogo, publicados em periódicos científicos no Brasil, ocorreu em dois eixos: cientométrico e temático. A expectativa ao explorar esses eixos foi de que, ao cumprir os procedimentos de análise, tornasse-se viável discutir acerca da produção científica em Psicologia no Brasil sobre o compromisso social do psicólogo, a fim de contribuir para delinear a constituição histórica das discussões acadêmico-científicas acerca do tema e de provocar reflexões acerca dos rumos da profissão de psicólogo no país. Contudo, merece ressalva a grande dispersão entre os anos de publicação dos artigos, devido a não delimitação temporal. Desse modo, ainda que se tenha tomado os devidos cuidados no estudo desses documentos, essa característica do conjunto analisado pode ter implicado uma análise anacrônica.

15 O Programa de Comutação Bibliográfica, coordenado pelo IBICT, permite ao usuário do serviço adquirir cópia de documentos disponíveis fisicamente em bibliotecas depositárias em todo o país. No caso de artigos em periódicos, as bibliotecas podem ser identificadas no Catálogo Coletivo Nacional. Para mais informações: www.comut.ibict.br/comut/ e www.ccn.ibict.br

Assim, no primeiro eixo, cientométrico, focou-se nas unidades de análise características da descrição da produção científica, procedimento que correspondeu ao primeiro objetivo específico deste estudo. Analisou-se características gerais dos artigos, informações sobre autoria e sobre veículos de publicação, conforme detalhado na Tabela 2.

Tabela 2

Síntese de unidades de análise do eixo cientométrico

Eixo Unidades Categorias

Cientométrico Características gerais Ano de publicação Subárea da Psicologia Natureza do estudo

Instituição de origem do artigo

Localização nos estados da federação Distribuição geográfica

Temas abordados Palavras-chave

Características dos estudos Estudos teóricos Relatos de pesquisa Relatos de experiência

Autoria

Informações gerais de autoria Número de artigos Tipo de autoria

Informações sobre o autor principal Sexo

Maior titulação

Área de concentração de pesquisas Cargo ocupado

Instituição de vínculo atual

Participação em grupos de pesquisa Fomento à pesquisa

Orientação de pós-graduação Vínculo a órgãos da profissão

Veículos de publicação

Número de artigos por periódicos científicos Tipo de instituição que publica os periódicos Área de conhecimento do periódico

Classificação Qualis

Disponibilidade de texto completo on-line Disponibilidade na biblioteca SciELO

Para sistematizar os aspectos desse eixo, transpôs-se o banco em Excel, no qual foram organizadas as informações referenciais dos artigos, para um arquivo em SPSS, que foi complementado, a fim de permitir a análise das características gerais e algumas comparações às informações dos artigos sobre profissão de psicólogo (sistematizadas na primeira etapa desta investigação).

As análises de autoria e de veículos de publicação exigiram a organização em bancos de dados diferentes do geral, também estruturados com o auxílio do SPSS, composto por categorias específicas acerca dessas unidades. Para complementar as informações que não constavam nos artigos ou que fossem específicos aos autores ou aos veículos de publicação, utilizou-se outras fontes de informações.

A principal página consultada para esse procedimento foi a Plataforma Lattes <http://lattes.cnpq.br/>, combinada ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil <http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/>, por compilarem informações de produção acadêmica e vínculo institucional de pesquisadores no país. Utilizou-se a base de Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados, do Sistema e-MEC <http://emec.mec.gov.br/>, para recolher informações sobre IES. Na análise dos veículos de publicação, a base Qualis, por meio da seção Avaliação de publicações, no site da ANPEPP <www.anpepp.org.br/>, o CCN, serviço da Instituição Brasileira de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) <www.ibict.br>, e a página da biblioteca SciELO < http://www.scielo.br/>, serviram para reunir um conjunto de característica acerca dos periódicos científicos.

Critérios referentes a categorias específicas são descritos concomitante a apresentação dos seus resultados, conforme se pode acompanhar a distinção feita às subáreas da Psicologia e o esclarecimento acerca da natureza dos estudos (se teóricos, relatos de pesquisa ou de experiência), na próxima seção. Para as análises das unidades

desse eixo, utilizou-se cálculos de estatística descritiva das categorias vigentes (e.g., frequências e percentuais) por meio de ferramentas do SPSS (Bisquerra, Sarriera, & Martínez, 2004) e do Excel (para fins de ajustes nos formatos das tabelas).

No eixo temático, que responde ao segundo objetivo específico desta investigação, contou-se com os textos completos dos artigos sobre compromisso social do psicólogo, para análise textual a partir da leitura de sua íntegra. Aos textos completos dos artigos arquivados eletronicamente juntou-se os artigos impressos, que foram digitalizados, em virtude de o procedimento de análise ter ocorrido em plataforma digital.

Assim, os textos completos dos artigos compuseram um banco eletrônico, para leitura e categorização do material, procedimento auxiliado pelo programa Qualitative Data Analysis Miner (QDA Miner), versão 3.2, de 2009 – escolhido devido aos recursos que essa ferramenta disponibiliza referente ao trato com informações textuais (Hernandez, 2008; Klippel, Koetz, Lacerda, Teixeira, & Antunes Jr., 2004; Lhullier, 2008; Trinidad, Carrero, & Soriano, 2006).

A elaboração do projeto nesse banco ocorreu considerando-se cada artigo um caso, haja vista a necessidade de a análise contar com um conjunto de informações próprio de cada documento. Esse bloco constituiu-se de identificação do documento, título, ano de publicação, nome do autor principal, cargo do autor principal à época de publicação do escrito, instituição de origem dos artigos, cargo ocupado pelo autor principal à época de publicação, subárea da Psicologia, tema abordado, natureza do estudo e especificidades dos estudos teóricos, dos relatos de pesquisa e dos relatos de experiência. É válido ressaltar que informações constantes nesse bloco serviram para identificação de particularidades dos artigos quando gerados relatórios com a frequência e o percentual de ocorrências das categorias desse bloco, complementar à análise

cientométrica. Tal procedimento de análise exigiu a reprodução de algumas variáveis nos dois bancos eletrônicos (SPSS e QDA).

Após uma primeira leitura geral dos artigos, o uso do software contribuiu para ordenar um exame sistematizado desses escritos, combinado com a codificação de categorias que emergiram a partir da leitura. Desse modo, as categorias identificadas neste procedimento estão na Tabela 3.

Tabela 3

Síntese de unidades de análise do eixo temático

Eixo Unidades Categorias

Temático Compromisso social do psicólogo

Conceitos Atores Dimensões

Três categorias que compuseram o núcleo da discussão sobre o compromisso social do psicólogo foram analisadas nesse eixo temático. Foram considerados conceitos do compromisso social do psicólogo aqueles devidamente explicitados pelos autores dos artigos. Os atores do compromisso social do psicólogo, fossem eles psicólogos ou não, definiram-se a partir daqueles excertos que correspondiam aos responsáveis por exercer o compromisso social, ou seja, atuar em prol da finalidade proposta pelos escritores dos artigos. Competência técnica, direção política, expansão, orientação teórica e renovação foram devidamente assinaladas como dimensões do compromisso social do psicólogo, com base em sentidos atribuídos por Bastos (2009).

Após marcar excertos referentes a essas categorias, por meio da ferramenta de codificação no QDA Miner, apurou-se relatórios com a listagem de trechos literais que foram marcados durante a leitura. Foi possível tanto sistematizar informações separadas por cada categoria quanto agrupá-las para identificar possíveis associações entre as

informações obtidas nos artigos, conformando análises de coocorrência. Assim, esse procedimento consistiu em exitosa organização das informações.

No entanto, é preciso ponderar que não foi intenção nem seria possível, pela estratégia metodológica adotada, esgotar a discussão sobre compromisso social do psicólogo. Antes, pretendeu-se fazer apontamentos históricos de como esse tema foi inserido na literatura especializada em Psicologia, tornando-se lema da categoria profissional (Yamamoto, 2007).

Com isto, algumas considerações precisam ser feitas a respeito da análise empreendida nesse eixo. Primeiro, configurou-se desnecessária a adoção de alguns procedimentos de categorização realizados, a exemplo da separação entre o resumo do artigo e o texto completo em variáveis textuais distintas, haja vista que para a análise final não houve distinção quanto à localização do excerto codificado. Assim, o texto completo, incluído o resumo, foi utilizado como único documento e a variável textual resumo foi descartada.

Outra mudança na estrutura de análise ocorreu na divisão das categorias vinculadas à natureza dos estudos: se um artigo configurava-se num relato de pesquisa, determinadas informações foram preenchidas; se relatos de experiência, o conjunto de informações preenchidas era outro.

Os códigos também sofriam modificações a partir do aparecimento de determinado trecho que desse maior completude à expressão selecionada para categoria. Assim, o código Compromisso profissional com a realidade brasileira foi modificado para Compromisso profissional com a realidade social, englobando realidade brasileira ou latino-americana; entre outras modificações.

É válido considerar que alguns trechos codificados são citações a textos anteriores, dentre esses, os que serviram de base aos artigos investigados nesta pesquisa.

Assim, esses trechos são fruto de fontes referenciais sobre o tema e não uma elaboração realizada pelos autores estudados nesta pesquisa – embora a citação indique, em geral, concordância com o autor mencionado. Tais referências, eventualmente identificadas, foram mantidas por servirem de base para concretizar a reflexão sobre o exercício profissional socialmente comprometido.

Por fim, é preciso esclarecer que uma pequena quantidade de partícipes da pesquisa também faz parte da fundamentação teórica. Serviram de referencial teórico em um ou outro tópico na construção do histórico da profissão de psicólogo e do aparecimento das discussões sobre o compromisso social do psicólogo na literatura especializada. Na etapa de análise, serviram para sistematização de características do compromisso social do psicólogo. A ocorrência dessa duplicidade de um artigo em ambas as partes desta investigação (elaboração teórica e pesquisa documental) é consequência da estratégia de pesquisa bibliográfica adotada para seleção de estudos para fundamentação teórica, compatível com o método utilizado para coleta de material para análise, especialmente pelo uso de busca em bases de dados na internet. Em vez de indicar problema de sobreposição na análise de dados, confere importância à pesquisa bibliográfica sistematizada.

Conforme se pode acompanhar na próxima seção, os artigos analisados estão identificados por uma letra seguida de um número (por exemplo, L140, D273, J62). A letra corresponde à inicial do primeiro nome do pesquisador que recolheu o artigo na internet; o número é arbitrário. Destaca-se, ainda, a existência de uma tabela que serve de instrumento para identificar especificidades de um artigo que atraia atenção na leitura das próximas seções, detalhando o ano de publicação, a subárea da Psicologia e a natureza dos artigos (Tabela A1, nos apêndices, p. 261). Adverte-se, ao cabo desta seção, que as referências dos 61 artigos partícipes desta investigação estão listadas junto

às citadas neste estudo, em ordem alfabética, sendo as analisadas precedidas de um asterisco, conforme indicação do manual de estilo da APA (2010).

O empreendimento desta investigação resultou em um conjunto de informações que estão sistematizadas em dois eixos de análise (cientométrico e temático), que pode ser conferido na próxima seção.

4. Compromisso social do psicólogo em artigos publicados em