• Nenhum resultado encontrado

Veículos de publicação dos artigos sobre compromisso

4. Compromisso social do psicólogo em artigos publicados em periódicos

4.1. Eixo de análise cientométrica

4.1.3 Veículos de publicação dos artigos sobre compromisso

Tabela 22

Periódicos científicos no Brasil com publicações de artigos sobre o compromisso social do psicólogo

Periódicos Científicos n %

Psicologia: Ciência e Profissão 15 24,2

Psicologia & Sociedade 8 12,9

Estudos de Psicologia (Natal) 6 9,7

Aletheia 4 6,5

Psicologia: Reflexão e Crítica 3 4,8

Revista do Departamento de Psicologia da UFF* 2 3,2

Psicologia Argumento 2 3,2

Psicologia em Estudo 2 3,2

Arquivos Brasileiros de Psicologia 1 1,6

Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada** 1 1,6

Boletim de Psicologia 1 1,6

Diálogos & Ciência - Revista de Ensino FTC 1 1,6

Estudos de Psicologia (Campinas) 1 1,6

Interação (Curitiba) 1 1,6

Interações: Estudos e Pesquisas em Psicologia 1 1,6

Paidéia 1 1,6

Perfil: Boletim de Psicologia 1 1,6

Pesquisas e Práticas Psicossociais 1 1,6

Psico (Porto Alegre) 1 1,6

Psicologia 1 1,6

Psicologia Clínica 1 1,6

Psicologia: Teoria e Pesquisa 1 1,6

Psicologia: Teoria e Prática 1 1,6

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte 1 1,6

Revista de Psicologia 1 1,6

Revista de Saúde Pública 1 1,6

Revista Interamericana de Psicologia 1 1,6

* Título mantido devido ao artigo referido ter sido publicado em período no qual o periódico mantinha tal denominação; atualmente nomeada Fractal: Revista de Psicologia (UFF).

** Edição substituída por Arquivos Brasileiros de Psicologia, a partir de 1979.

A distribuição dos 61 artigos sobre compromisso social do psicólogo em 27 revistas científicas revela dispersão dessas publicações, haja vista o número de periódicos que contém somente um artigo sobre o tema (ocorrência de 18 casos). Em contrapartida, oito periódicos que apresentam pelo menos dois artigos concentram 68,9% das publicações sobre o tema (n = 42). Por um lado, essa configuração evidencia o grande volume de periódicos em Psicologia que providencia circulação da informação nos mais diversos âmbitos; por outro, constata-se que a dedicação a estudos sobre o compromisso social do psicólogo é priorizada em determinados veículos.

Destacam-se nessa listagem a revista Psicologia: Ciência e Profissão, editorada pelo CFP desde 1979, que privilegia a publicação de matérias acerca da prática profissional (Campos & Bernardes, 2005), seguida pela Psicologia & Sociedade (n = 8), produzida pela ABRAPSO, associação que se alinha com as discussões pelas mudanças na profissão de psicólogo, desde a sua fundação (também em 1979).

As instituições nas quais se editoram os periódicos científicos que publicam artigos sobre compromisso social do psicólogo estão classificadas na Tabela 23.

Tabela 23

Tipo de instituição editora dos periódicos científicos no Brasil com publicações de artigos sobre o compromisso social do psicólogo

Tipo de instituição n periódicos % n artigos %

IES 19 76,0 34 55,7

Entidade profissional 1 4,0 15 24,6

Sociedade/Associação 5 20,0 12 19,7

Total 25 100,0 61 100,0

As editoras de periódicos científicos em Psicologia, em sua maioria, são vinculadas a IES; condição que se repete no recorte deste estudo, com artigos acerca do compromisso social. Com eminente caráter acadêmico, os periódicos científicos publicados por IES têm como público-alvo principal a comunidade científica. Tal característica conduz ao questionamento acerca do impacto dessa produção científica na prática dos psicólogos que estão em campo.

Talvez essa preocupação já tenha sido contemplada pela ocorrência de cinco periódicos relacionados a sociedades científicas ou associações profissionais e de um periódico produzido pelo Sistema Conselhos de Psicologia. A adoção de práticas de divulgação científica por parte desses órgãos adverte para a interdependência entre teoria e prática profissional, ilação que pode ser subsidiada pelo número de artigos publicados nesses periódicos: seis títulos respondem por 27 artigos sobre o tema pesquisado.

Outro aspecto destacado acerca dos veículos de publicação refere-se à área de conhecimento a qual os periódicos científicos mais se identificam. São 20 os títulos associados à área da Psicologia, cuja política editorial não especifica subárea. Periódicos de Psicologia que determinam subáreas somam cinco. As duas outras revistas são: uma da subárea da Saúde e uma interdisciplinar. Ao distribuir os artigos

pela área de concentração dos periódicos, os últimos casos citados reproduzem um caso, cada. As subáreas da Psicologia respondem por 12 artigos e os demais são publicações da Psicologia de um modo geral (n = 47).

Os veículos de publicação dos artigos sobre compromisso social do psicólogo também foram analisados com relação à classificação Qualis desses títulos, sistema de monitoramento amplamente utilizado na comunidade científica (Costa & Yamamoto, 2008). Em virtude de características das revistas (por exemplo, o tempo de circulação) e da própria classificação (a mudança nos critérios de avaliação e a extrapolação dos objetivos primeiros desse exame), esta análise serve unicamente como ilustração das características desses periódicos. Ainda assim, consolidar uma análise referente ao histórico de classificação das revistas nas quais circulam os artigos analisados neste estudo pode conferir status de qualidade à informação publicada e permitir acompanhar a evolução histórica das mudanças nessas revistas.

Devido à existência de artigos publicados anteriormente à classificação e as mudanças nos objetivos da base Qualis – especialmente, ao caráter pedagógico, quando de sua implementação, para os editores responsáveis pelas revistas –, os estratos de classificação dos monitoramentos realizados entre 2000 e 2007 foram agrupados por âmbito (local, nacional e internacional) (Figura 6).

Classificação 2000 2001 2004/2005 2007 Local A 3 2 - - Local B 2 - - - Local C 1 - - - Nacional A 11 7 14 12 Nacional B 1 2 - 3 Nacional C 1 5 2 1 Internacional - 3 - - Internacional A - - - 3 Não avaliada 8 8 11 8

Figura 6. Série histórica dos estratos de avaliação Qualis dos periódicos científicos com publicação sobre compromisso social do psicólogo (2000-2007).

Verifica-se que as revistas partícipes deste estudo, em geral, foram classificadas no âmbito nacional A. Nos dois primeiros monitoramentos, apareceram revistas Locais (A, B ou C), estratos modificados nas avaliações subsequentes. Constata-se também que, em 2001, as três revistas com avaliação Internacional pertencem à lista de títulos que publicaram artigos sobre compromisso social do psicólogo. Em 2007, a ocorrência foi de três dos quatro títulos em Psicologia classificados como Internacionais (A ou B) naquela avaliação. As revistas que não foram avaliadas correspondiam às seguintes condições: ou não existiam no período de avaliação, ou não foram referidas pelos Programas de pós-graduação que alimentam a base, ou estavam com número em atraso.

Na última avaliação, realizada em 2009, a base Qualis modificou o peso dos critérios utilizados para monitorar as revistas e os estratos de classificação (A1-A2, B1- B5 e C). Nesse exame realizado pela Comissão CAPES/ANPEPP, 15 das 27 revistas ora analisadas foram classificadas nos três primeiros dos oito estratos (Figura 7).

Classificação 2009 A1 1 A2 6 B1 8 B2 5 B3 1 Não avaliada 6

Figura 7. Classificação Qualis (2009) dos periódicos científicos com publicação sobre compromisso social do psicólogo.

A distribuição dos periódicos na matriz relacionada à série histórica de classificação Qualis revela que os títulos nos quais foram publicados artigos sobre compromisso social do psicólogo evoluíram positivamente ao longo dos anos, atingindo estratos mais elevados nessa avaliação. Considerando que os critérios utilizados nesse exame, que dizem respeito à forma e ao conteúdo, são consensuais na comunidade científica – excetuadas as críticas de editores ao peso das normas adotadas –, evidencia- se que os periódicos analisados seguem as indicações de padronização indicada pela Comissão CAPES/ANPEPP, responsável pela Qualis, e estão indexados em bases de dados de renome, que adotam seus próprios critérios de inclusão e permanência dos títulos em seus repositórios, o que confere crédito de qualidade ao material.

Por fim, verificou-se que os textos completos dos artigos sobre compromisso social do psicólogo, em sua maioria, estão disponíveis na internet (85,2%) – ressalve-se o procedimento de recolha dos documentos para este estudo. São publicações recentes, recuperadas por meio de bancos de dados on-line e de acesso gratuito. Os artigos estão disponíveis em diversas bases de dados, mas é a biblioteca SciELO e o site PePSIC que concentram parte das obras com texto completo sobre o assunto. Quando não, os

resumos dos artigos podem ser encontrados por meio da BVS-Psi, que acopla, além dos dois serviços referidos, a LILACS como fonte de informação.

São 12 os periódicos da área da Psicologia na coleção da biblioteca SciELO. Desses, nove publicaram artigos sobre profissão de psicólogo com o tema compromisso social. Somados à ocorrência de uma revista na área de concentração da Saúde Pública, a SciELO disponibiliza 10 dos 27 periódicos analisados (37%).

Ou seja, dos 61 artigos analisados, 9 textos não estão disponíveis na íntegra, o que representa 14,8% – um desses estudos é da década de 1970, um dos anos 1980, quatro da década seguinte e três são mais recentes, publicados nos anos 2000. O fato de 52 artigos sobre compromisso social do psicólogo estarem disponíveis na internet em acesso aberto é importante para que a comunidade científica possa acompanhar as discussões sobre o tema na literatura especializada.

Constatou-se também a ocorrência de periódicos que disponibilizam artigos eletronicamente, mas ainda não o fazem com números anteriores à sua entrada na rede, conforme se pode averiguar na maioria dos títulos disponíveis na SciELO, com coleção on-line desde 1997. Em contraste, a Psicologia: Ciência e Profissão já adotou a política de divulgação eletrônica de seus arquivos, cujos primeiros números podem ser recuperados no formato de documento (em .pdf), a partir do portal PePSIC.

Ao analisar as características gerais dos artigos, os autores que os publicaram e as revistas nas quais tais estudos são divulgados, evidencia-se o caráter acadêmico da literatura especializada e, por conseguinte, da discussão sobre compromisso social do psicólogo. Esse resultado respalda a existência de preocupações não só dos gestores de entidades representativas da profissão, mas também das agências formadoras no subsídio de reflexões teóricas, descobertas científicas e comunicações de experiências exitosas, por meio da elaboração de um conjunto de textos que podem servir de subsídio

às discussões no âmbito profissional. Resta a expectativa de que as comunicações realizadas pela comunidade científica sirvam a todos os envolvidos no debate sobre os rumos da profissão.

Os resultados gerais do eixo cientométrico estão sintetizados na Figura 8.

Figura 8. Síntese de resultados do eixo cientométrico sobre a literatura científica sobre compromisso social do psicólogo.

Na próxima seção, apresenta-se os resultados do eixo de análise temática. • Artigos recentes

• Diversas subáreas da Psicologia

• Estudos teóricos, relatos de pesquisa e de experiência

Características gerais

• Produção eminentemente acadêmica • Professores titulados

• IES públicas no Sudeste do país

Análise de autoria

• Periódicos gerais, de Psicologia • Bem avaliados na Qualis