• Nenhum resultado encontrado

Seção II MEIO AMBIENTE

DA POLÍTICA DE CIRCULAÇÃO E TRANSPORTES

Art. 156. A Política de Circulação e Transportes tem por objetivo prover o Município de uma malha urbana hierarquizada e adequadamente dimensionada, para o fácil escoamento do fluxo de passagem e do fluxo local, promovendo a ampla circulação entre os bairros e destes ao centro da Cidade além de, garantir o acesso dos pedestres à lagoa com segurança.

Art. 157. Integram a Política de Circulação e Transportes as seguintes diretrizes, propostas e instrumentos:

I - Priorização da circulação de pedestres em todos os logradouros públicos;

II - Integrar o sistema de transportes e circulação entre os diversos bairros do Município;

III - Garantir às pessoas portadoras de deficiências o acesso aos locais de concentração e circulação pública;

IV - Definir os alinhamentos dos logradouros conforme sua função hierárquica;

V - Promover o reconhecimento dos logradouros com denominação adequada, inicio e fim dos mesmos, assim como normatizar a numeração das edificações neles contidas para fins de organização do cadastro de logradouros públicos do Município e agilização da cobrança de IPTU, nos moldes da Lei Municipal Nº. 656/2005;

VI - Implantar sinalização nas vias arteriais facilitando a identificação, localização, e acesso às praias, aos locais de interesse turístico e aos serviços;

VII - Implantar a rede viária básica do Município, instituindo instrumentos para que as vias arteriais e as vias coletoras se enquadrem no seu dimensionamento funcional mais adequado;

VIII - Abrir os seguintes trechos viários:

b) Prolongamento da Rua Alemanha até a Estrada do Engenho Novo; c) Conectar os dois trechos da Rua Simonides Valadares Guimarães, qualificando-a como via local;

d) Prolongamento da Avenida da Assembléia na direção norte até a Rua Abraão, que faceia o Loteamento Recanto Bela Iguaba, qualificando-a como via coletora;

e) Conexão da Estrada da Capivara com a Estrada de Igarapiapunha na parte Sul da Via Lagos, qualificando-a como via arterial;

f) Conexão da estrada de Iguarapiapunha com a Estrada Arlindo Tavares, estendendo a servidão existente que se inicia junto a Estrada de Igarapiapunha, na qualificação de Via coletora;

IX - Orientar e condicionar a aprovação de novos loteamentos desde que o arruamento proposto se integre com a rede viária básica do Plano Diretor;

X - Implantação de um sistema de acesso seguro à praia, assim como locais para estacionamento que atendam a demanda municipal;

XI - Promover o calçamento dos passeios das vias arteriais e coletoras de acordo com seus alinhamentos;

XII - Padronizar as calçadas, seu uso, manutenção e colocação de mobiliário urbano; XIII - Arborizar as vias arteriais e coletoras;

XIV - Adoção de medidas arquitetônicas e urbanísticas que assegurem a locomoção e a acessibilidade de idosos e de portadores de deficiência;

XV - Sinalizar e delinear os seguintes entroncamentos: a) Via Lagos com a Estrada do Arrastão das Pedras; b) RJ 106 com a Estrada do Arrastão das Pedras;

c) RJ 106 com a Estrada de Nossa Senhora da Conceição; d) RJ 106 com a Estrada de Nossa Senhora de Nazareth; e) RJ 106 com a Estrada da Capivara;

f) Estrada da Capivara com a Rua Engenheiro Neves da Rocha;

g) Estrada do Arrastão com a Estrada Arlindo Tavares e com a Rua Lafayete Cabral; h) Estrada do Arrastão com a Estrada da Capivara e a Estrada do Rio Fundo; i) Estrada de Sapeatiba com a Estrada do Sal e a Estrada Fausto Jota.

XVI - Prever a implantação de um transporte marítimo coletivo entre Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo, assim como a sua integração ao transporte rodoviário.

Art. 158. A Rede Viária Básica do Município será composta por vias troncais, arteriais, coletoras e locais identificadas neste Plano Diretor, sendo seus dimensionamentos caracterizados pelos seguintes parâmetros mínimos:

§ 1º. Consideram-se como vias troncais, os logradouros que embora atendam o Município, não são geridos por este, sendo geridos pelo estado, união ou por concessionárias por eles contratados, sendo elas:

I - Avenida Paulino Rodrigues de Souza:

a) Também denominada de Rodovia Amaral Peixoto ou RJ 106, iniciada no limite municipal com a cidade de São Pedro da Aldeia margeando a Orla até o limite com o Município de Araruama.

II - Via Lagos:

a) Logradouro sob gerencia de uma concessionária, iniciada no limite municipal com a cidade de São Pedro da Aldeia cruzando o Município até o limite com Araruama.

§ 2º. Via Arterial, compreendidas pelos principais logradouros públicos, responsáveis pela interligação dos bairros, com no mínimo as seguintes dimensões:

a) Largura mínima de quinze metros (15m) para a caixa de rolamento destinada aos veículos; b) Três metros (3m) de calçada para cada lado do logradouro;

c) Doze metros (12m) contados a partir do eixo central do logradouro até a testada do lote para fins de alinhamento da via;

I - Estrada do Sal:

a) Iniciada na RJ106, no bairro dos Ubás, seguindo na direção norte até o cruzamento da Estrada de Fausto Jota com a Estrada de Sapeatiba, no bairro Sapeatiba Mirim, por cerca de dois mil e novecentos metros (2.900m).

II - Estrada da Capivara:

a) Iniciada na RJ106, no bairro de Cidade Nova, seguindo na direção norte até o cruzamento da Estrada Lafayete Cabral com a Estrada do Rio Fundo no bairro Vila Nova, por cerca de quatro mil e oitocentos metros (4.800m).

III - Rua Nossa Senhora da Nazareth:

a) Iniciada na RJ106, no bairro Cidade Nova, seguindo na direção leste até o limite com o Município de São Pedro da Aldeia, por cerca de três mil e seiscentos metros (3.600m).

IV - Estrada do Arrastão:

a) Iniciada na RJ106, no limite do bairro de Cidade Nova e Centro, seguindo na direção norte até a Estrada Lafayete Cabral no bairro Vila Nova, por cerca de três mil e quinhentos metros (3.500m).

V - Rua Marques Garcia:

a) Iniciada na RJ106, no bairro do Centro, seguindo na direção norte até o cruzamento localizado na Praça da Estação inicio da Rua Capitão Jorge Soares, por cerca de setecentos metros (700m).

VI - Rua Nossa Senhora da Conceição:

a) Iniciada na RJ106, no bairro Canellas City, seguindo na direção noroeste até o limite com o Município de Araruama, por cerca de um mil e quatrocentos metros (1.400m).

VII - Rua Engenheiro Neves da Rocha:

a) Iniciada na Estrada da Capivara no bairro de Cidade Nova, seguindo na direção oeste até o Bairro da Estação, no entroncamento com a Rua Marques Garcia, por cerca de um mil e seiscentos metros (1.600m).

VIII - Estrada de Sapeatiba:

a) Iniciada na Estrada da Capivara na divisa dos bairros do Coqueiro e Capivara, seguindo na direção leste passando pelo entroncamento com a Estrada Fausto Jota até a o limite com o Município de São Pedro da Aldeia por cerca de dois mil e quinhentos reais (2.500m).

IX - Estrada Fausto Jota:

a) Iniciada no cruzamento da Estrada de Sapeatiba com a Estrada do Sal, no bairro Sapeatiba Mirim, seguindo na direção norte, até a Estrada do Café por cerca de três mil e quatrocentos metros (3.400m).

X - Estrada do Café:

a) Iniciada no limite com o Município de São Pedro da Aldeia, seguindo na direção oeste até o cruzamento com a Estrada da Capivara por cerca de dois mil e seiscentos metros (2.600m).

XI - Estrada Lafayete Cabral:

a) Iniciada no entroncamento com a Estrada da Capivara e a Estrada do Rio Fundo, no limite dos bairros Vila Nova e Arrastão das Pedras, seguindo na direção oeste até a Estrada de Igarapiapunha por cerca de três mil e cem metros (3.100m).

XII - Estrada do Rio Fundo:

a) Iniciada no entroncamento com a Estrada da Capivara e a Estrada Lafayete Cabral, no limite dos bairros Vila Nova e Arrastão das Pedras, seguindo na direção norte até o limite com o Município de Araruama por cerca de um mil e setecentos metros (1.600m).

XIII - Estrada Arlindo Tavares:

a) Iniciada no entroncamento da Estrada do Arrastão com a Estrada Lafayete Cabral, no limite do Bairro Vila Nova, seguindo na direção Norte por cerca de mil metros, continuando na direção leste por mais um mil e oitocentos metros, totalizando cerca de dois mil e oitocentos metros (2.800m) até o Cruzamento com a Estrada do Rio Fundo.

XIV - Rua Capitão Jorge Soares:

a) Iniciada no entroncamento com a Rua Marques Garcia na Praça da Estação, seguindo na direção noroeste até o entroncamento da Via Lagos com a Estrada de Igarapiapunha, por cerca de dois mil metros (2.000m).

XV - Estrada de Igarapiapunha:

a) Iniciada no entroncamento da Via Lagos com a Rua Capitão Jorge Soares, seguindo na direção norte até o limite com o Município de Araruama, por cerca de três mil e cem metros (3.100m).

XVI - Estrada da Pedreira:

a) Iniciada no cruzamento com a Rua Capitão Jorge Soares, no limite do Bairro Jardim Solares, com o Bairro Boa Vista e Sopotó, seguindo na direção oeste até o limite com o Município de Araruama, por cerca de dois mil e trezentos metros (2.300m).

XVII - Estrada do Sopotó, Bairro Sopotó:

a) Iniciada no entroncamento da Avenida Paulino Pinto Pinheiro com Rua Dr. João de Vasconcelos, seguindo na direção noroeste até a Estrada da Pedreira, por cerca de um mil e cem metros (1100m).

XVIII - Estrada do Engenho Novo:

a) Iniciada na RJ 106, junto ao limite do Bairro Andorinha com o Bairro Laguna Azul, seguindo na direção norte até o limite com o Município de Araruama, passando pelos trechos conhecidos como Rua da Praia e Rua Marilia Marques, por cerca de dois mil e trezentos metros (2.300m).

XIX - Avenida Beira Rio:

a) Iniciada na Rua Manoel Jardim no Bairro do Centro, seguindo na direção oeste até a Rua Portugal, passando pelos trechos compreendidos pela Alameda dos Estados Unidos e Rua Inglaterra, perfazendo cerca de um mil e cem metros (1.100m).

§ 3º. Via Coletora, logradouros públicos responsáveis principalmente pela interligação e abastecimento das Vias Arteriais e/ou Troncais, com no mínimo as seguintes dimensões:

b) Largura mínima de doze metros (12m) para a caixa de rolamento destinada aos veículos; c) Dois metros (2m) de calçada para cada lado do logradouro;

d) Dez metros (10m) contados a partir do eixo central do logradouro até a testada do lote para fins de alinhamento da via.

I - Rua São Paulo, Bairro dos Ubás:

a) Iniciada na Estrada do Sal, seguindo na direção oeste até Nossa Senhora da Conceição, por cerca de um mil e quatrocentos metros (1400m).

II - Rua Jaime Rodrigues, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na RJ106, seguindo na direção norte até a Nossa Senhora da Conceição, por cerca de duzentos e sessenta metros (200m).

III - Rua Maria Gorete, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Rua Nossa Senhora de Nazareth seguindo na direção norte até a Rua José Martins, por cerca de cento e oitenta metros (180m).

IV - Rua Jose Martins, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Travessa Venceslau Viana, seguindo na direção noroeste, passando pelo entroncamento com a Rua Maria Gorete até a Estrada da Capivara, por cerca de quatrocentos e trinta metros (430m).

V - Rua Francisco da Silveira Mello, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na RJ106, seguindo na direção norte até a Rua João Ferreira da Fonseca, por cerca de quinhentos e vinte metros (520m).

VI - Rua Carlos Gomes, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Estrada da Capivara, seguindo na direção oeste até a Rua Olimpio de Mello Santos, passando pelo entroncamento com as Ruas São Judas Tadeu e Francisco da Silveira Mello, por cerca de quatrocentos e setenta metros (470m).

VII - Rua Barão Manoel Varella dos Nascimento, Bairro Cidade Nova:

a) Antiga Rua dos Ex-Combatentes, iniciada na Rua Manoel Hypolito da Silva seguindo na direção noroeste até a Estrada da Capivara, por cerca de novecentos metros (900m).

VIII - Avenida Bartolay, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Estrada da Capivara, seguindo na direção noroeste até a Rua Cabo PM Belmiro dos Santos Escada, por cerca de quinhentos e cinqüenta metros (550m), enquanto não se efetua a conexão prevista neste plano com Rua Adinal dos Santos Medeiros.

IX - Rua PM Cabo Belmiro dos Santos Escada, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Rua Engenheiro Neves da Rocha seguindo na direção norte até a Rua Maria Ribeiro, por cerca de trezentos e sessenta metros (360m).

X - Rua Alcino Primo de Medeiros, Bairro São Miguel:

a) Iniciada na Rua Abílio Tavares seguindo na direção sudoeste até a Estrada do Arrastão, por cerca de mil metros (1000m).

XI - Rua Aucidia Alves de Amorim, Bairro São Miguel:

a) Iniciada na Estrada Roberto Silveira seguindo na direção oeste até a Rua Abílio Tavares, por cerca de quatrocentos e noventa metros (490m).

XII - Rua Abílio Tavares, Bairro São Miguel:

a) Iniciada na Rua Aucidia Alves de Amorim seguindo na direção norte até a Rua Carlos Alves da Costa, por cerca de setecentos e quarenta metros (740m).

XIII - Rua Domingo Inácio Nogueira, Bairro Cidade Nova:

a) Iniciada na Rua Engenheiro Neves da Rocha seguindo na direção norte até a Rua Aucidia Alves de Amorim, por cerca de quatrocentos e sessenta metros (460m).

XIV - Rua Carlos Alves da Costa, Bairro São Miguel:

a) Iniciada na Rua Abílio de Tavares seguindo na direção oeste até a Estrada do Arrastão, por cerca de seiscentos metros (600m).

XV - Estrada Roberto Silveira, Bairro Nova Iguaba:

a) Antiga Estrada do Travessão, iniciada na Estrada da Capivara, seguindo na direção oeste por cerca de setecentos e cinqüenta metros (750m), depois indo na direção sul por cerca de novecentos metros, até a Rua Maria Ribeiro, totalizando aproximadamente um mil e seiscentos e cinqüenta metros.

XVI - Rua Cesário Nogueira, Bairro Capivara:

a) Antigo Travessão da Capivara, iniciada na Estrada Santa Lucia, seguindo na direção norte até a Estrada de Sapeatiba, por cerca de um mil e quatrocentos metros.(1400m)

XVII - Estrada de Santa Lucia, Bairro Capivara:

a) Iniciada na divisa com o município de São Pedro da Aldeia seguindo na direção leste até a Rua Cesário Nogueira, por cerca de mil metros.(1000m)

XVIII - Rua Manoel da Silva Jardim, Bairro Estação:

a) Iniciada na Estrada do Arrastão no entroncamento com a Rua da Assembléia, seguindo na direção noroeste até a Rua Capitão Jorge Soares, por cerca de trezentos e noventa metros (390m).

XIX - Rua Simonides Valladares Guimarães, Bairro Sopoto:

a) Iniciada junto a Estrada do Sopoto, seguindo na direção norte até a Estrada da Pedreira, por cerca de novecentos e setenta metros (970m).

XX - Rua Carlota da Silva Pereira, Bairro Estação:

a) Iniciada junto a Rua Capitão Jorge Soares, seguindo na direção oeste até a Rua Simonides Valladares Guimarães, por cerca de cento e setenta metros (170m).

XXI - Rua Pacheco de Mello, Bairro Sopoto:

a) Iniciada junto a Rua Simonides Valladares Guimarães, passando pela Avenida Iguabela, seguindo pela Rua Dr. Sergio Mauricio na direção leste até a Estrada do Sopoto, por cerca de trezentos e dez metros (310m).

XXII - Rua Copacabana, Bairro Boa Vista:

a) Iniciada na Estrada do Arrastão, seguindo na direção oeste até a Rua Capitão Jorge Soares, por cerca de setecentos e dez metros (710m).

XXIII - Rua das Hortências, Bairro Jardim Solare:

a) Iniciada na Estrada da Pedreira, seguindo na direção norte passando pela Rua dos Cravos até a Rua Capitão Jorge Soares, por cerca de quatrocentos e trinta metros (430m).

XXIV - Rua Aníbal Simões Pires de Condeixa, Bairro Centro:

a) Iniciada no entroncamento da Avenida Paulino Pinto Pinheiro com a Estrada do Sopotó, seguindo na direção oeste até a rua da Margarida, por cerca de quinhentos e setenta metros (570m).

XXV - Rua Tenente Antonio Bispo, Bairro Tamariz:

a) Iniciada na RJ106, seguindo na direção norte até a Avenida Beira Rio, por cerca de duzentos e quarenta metros (240m).

XXVI - Rua da Margarida, Bairro Tamariz:

a) Iniciada na Rua Aníbal Simões Pires de Condeixa, seguindo na direção norte até a Rua dos Lírios, por cerca de quinhentos e sessenta metros (560m).

XXVII - Rua Aberto Rodrigues de Souza, Bairro Tamariz:

a) Iniciada na Rua das Dálias, seguindo na direção leste até o inicio da Rua Alemanha, prosseguindo por esta, na mesma direção, até a Estrada do Engenho Novo, considerando a conexão prevista neste plano, perfazendo um mil e quatrocentos metros (1400m).

XXVIII - Rua da Harmonia, Bairro Canellas City:

a) Iniciada no entroncamento da RJ106 com a Rua Nossa Senhora da Conceição, seguindo na direção norte até a Rua Maria Augusta da Conceição, por cerca de um mil e cem metros (1100m).

XXIX - Rua Portugal, Bairro Canellas City:

a) Iniciada junto a Rua Nossa Senhora da Conceição, seguindo na direção norte até a Rua Uruguai, por cerca de um mil e duzentos metros (1200m).

§ 4º. Via Local, logradouros públicos com menor trânsito, destinados ao atendimento de todas as localidades do Município interligando as Vias Troncais, Arteriais e Coletoras, com no mínimo as seguintes características:

a) Largura mínima de seis metros para a caixa de rolamento destinada aos veículos; b) Dois metros de calçada para cada lado do logradouro;

c) Oito metros contados a partir do eixo central do logradouro até a testada do lote para fins de alinhamento da via.

XX - Todos os logradouros públicos, não definidos nos parágrafos anteriores compõem as vias locais, os quais deverão ser definidos em leis especificas para cada bairro do Município, na qual será ainda representada a parte das demais vias que cruzam ou compõem cada bairro.

Art. 159. As vias com canteiros ou corpos hídricos centrais obedecerão às dimensões mínimas, descontando a largura destes elementos centrais.

Art. 160. A numeração de todas as edificações e imóveis no Município deverá ser adequada à Lei Municipal nº. 656/2005 de 12/09/2005, que “Dispõe sobre a denominação, emplacamento e numeração das vias públicas, disciplinando a instalação de placas com a denominação de vias, bairros, numeração predial e caixa receptora de correspondência e dá outras providências”.

CAPÍTULO II

Documentos relacionados