• Nenhum resultado encontrado

Goiânia, agosto de

DADOS DO BEBÊ

Obs.: As questões de 46 a 50 devem ser confirmadas no cartão da criança.

46. Data de nascimento: pedir o cartão da criança, anotar a data correspondente ao seu nascimento, sendo dois dígitos para dia e mês e quatro dígitos para o ano.

47. Sexo: perguntar a mãe o sexo do bebê e marcar com um X a casela correspondente. 48. Semana do parto: Anotar em qual semana de gestação ocorreu o parto com dois dígitos

em semanas. Caso não tenha essa informação no cartão ou no prontuário, coletar a

informação com a mãe e colocar no questionário informado pela mãe.

49. Peso ao nascer: Anotar o peso da criança ao nascer com quatro dígitos em gramas. Caso não tenha essa informação no cartão ou no prontuário, coletar a informação com a mãe e colocar no questionário informado pela mãe.

50. Comprimento ao nascer: Anotar o comprimento da criança ao nascer com três dígitos em centímetros. Caso não tenha essa informação no cartão ou no prontuário, coletar a informação com a mãe e colocar na ficha informado pela mãe.

51. Tipo de parto: Coletar esta informação no prontuário e marcar com um X a casela correspondente, caso esta informação não conste no prontuário perguntar a mãe e colocar na ficha informado pela mãe.

52. Primeiro contato: perguntar a mãe em qual o momento após o parto, ela teve o primeiro contato corporal com o filho e marcar com um X a casela corresponde.

CONHECIMENTO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

53. Informações sobre amamentação: perguntar a mãe se ela recebeu algum tipo de informação quanto a aleitamento materno nas consultas de pré-natal e marcar com um X a casela corresponde. Caso seja não, ir para questão 55. Se sim, ir para questão 54.

54. Responsável pela informação sobre a amamentação: perguntar a mãe quem lhe deu informações sobre a amamentação durante o pré-natal. Aguardar a resposta, e marcar a casela correspondente, ou especificar em casos de outros.

55. Como pretende alimentar seu filho: perguntar a mãe como pretende alimentar a criança ao deixar a maternidade. Aguardar a resposta, e marcar a casela correspondente, ou especificar em casos de outros. Se a mãe referir somente o leite materno (isto é, item A- aleitamento materno exclusivo) ir para questão 56. Caso refira outra condição (isto é, itens de B a G) ir para questão 57.

56. Perguntar a mãe até que idade da criança pretende oferecer somente o leite materno

(aleitamento materno exclusivo). Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela

correspondente.

57. Momento ideal para a primeira mamada: perguntar a mãe qual o momento ideal para a primeira mamada, após o parto. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

58. Perguntar a mãe se ela acha que amamentar o bebê traz alguma vantagem a ela e marcar com um X a casela correspondente. Caso seja não ou não sei, ir para questão 60. Se sim, ir para questão 59.

resposta, e marcar com um X a casela correspondente, ou especificar em casos de outros. 60. Perguntar a mãe se ela pretende oferecer chupeta/bico ao bebê e marcar com um X a casela correspondente, caso a resposta seja não ou não sei, ir para questão 62. Se sim, ir para questão 61.

61. Perguntar a mãe com qual idade ela pretende oferecer chupeta/bico para o bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

62. Perguntar a mãe se ela pretende oferecer mamadeira/chuca ao bebê e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não ou não sei, ir para questão 64. Se sim, ir para questão 63.

63. Perguntar a mãe com qual idade ela pretende oferecer mamadeira/chuca ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

64. Perguntar a mãe se ela acha que deve oferecer chá ao bebê e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não ou não sei, ir para questão 68. Se sim, ir para questão 65

65. Perguntar a mãe com qual idade do bebê ela pretende oferecer o chá. Aguardar a resposta e marcar com um X a casela correspondente.

66. Perguntar a mãe qual o horário ela pretende oferecer o chá ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente, ou especificar em casos de outros. 67. Perguntar a mãe por que ela pretende oferecer chá ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros.

68. Perguntar a mãe se ela acha que deve oferecer água ao bebê e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não ou não sei, ir para questão 72 Se sim, ir para questão 69.

69. Perguntar a mãe com qual idade do bebê ela deve oferecer água. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

70. Perguntar a mãe qual o horário ela pretende oferecer água ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros. 71. Perguntar a mãe por que ela pretende oferecer água ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros.

72. Perguntar a mãe se ela acha que deve oferecer outro leite, sem ser o leite materno ao bebê e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não ou não sei, ir para questão 76. Se sim, ir para questão 73.

73. Perguntar a mãe com qual idade do bebê ela deve oferecer outro leite, sem ser o leite materno. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

74. Perguntar a mãe em qual horário/momento ela deve oferecer outro leite. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros. 75. Perguntar a mãe por que ela deve oferecer outro leite ao bebê. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros.

PRÁTICA DE ALEITAMENTO MATERNO

76. Esta questão deverá ser feita na condição do filho atual não ser primíparo

(primeiro filho). SE FOR 1º. FILHO IR PARA QUESTÃO 78. Perguntar a mãe se ela amamentou o filho anterior e marcar com um X a casela corresponde, caso a resposta seja não, ir para questão 78. Se sim, ir para questão 77.

77. Perguntar a mãe até qual idade ela amamentou o filho anterior. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

78. Perguntar a mãe se o filho que nasceu já foi amamentado e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não, perguntar questão 78A, por que não e anotar a resposta, em seguida ir para questão 81. Se sim, ir para questão 79.

79. Perguntar a mãe quando (ou seja o momento) que ocorreu a primeira mamada do bebê que nasceu agora. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente. 80. Perguntar a mãe qual foi a sua sensação na 1a. mamada. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros.

81. Esta questão deverá ser feita na condição do filho atual não ser primíparo

(primeiro filho). SE FOR 1º. FILHO IR PARA QUESTÃO 85. Perguntar a mãe se ela teve dificuldades de amamentar o filho anterior e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não, ir para questão 85. Se sim, ir para questão 82.

82. Perguntar a mãe qual (is) foi (ram) à (s) dificuldade (s) que ela teve de amamentar o filho anterior. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente ou especificar em casos de outros.

83. Perguntar a mãe se ela recebeu alguma ajuda para superar as dificuldades de amamentar o filho anterior e marcar com um X a casela corresponde. Caso a resposta seja não, ir para questão 85. Se sim, ir para questão 84.

84. Perguntar a mãe quem a ajudou a superar a(s) dificuldade(s) de amamentar o filho anterior. Aguardar a resposta, e marcar com um X a casela correspondente.

85. Anotar o horário de término da entrevista, sendo dois dígitos para hora e minuto.