• Nenhum resultado encontrado

Em casos de realização da entrevista sem a presença do ACS, agendar por

Goiânia, agosto de

Passo 4: Em casos de realização da entrevista sem a presença do ACS, agendar por

ligação a entrevista com mãe (o número do telefone será repassado ao entrevistador por um dos coordenadores da pesquisa) procurar o endereço da casa da mãe a ser entrevistada pelo mapa e ir até o domicílio da mãe.

7. ABORDAGEM

7.1 O entrevistador deverá abordar a mãe após 1 mês, 4 meses, 6 meses e 12 meses nas

Unidades do Programa Saúde da Família (PSF) ou domicílio, de aplicado o questionário inicial.

“Bom dia ou boa tarde, meu nome é __________________________ (exibir o crachá de identificação), sou aluno(a) do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Estamos fazendo o acompanhamento das mães que fizeram o parto na Maternidade Nascer Cidadão e que aceitaram a participar da pesquisa sobre aleitamento materno. As suas informações serão coletadas por meio de um questionário e serão importantes, pois por meio delas conheceremos os fatores que influenciam a duração do aleitamento materno. Gostaria de saber se a senhora poderia participar.

7.2 Em caso afirmativo começar a entrevista, caso contrário agradecer, despedir e anotar no

caderno ata de recusa/ FANUT/NEPAN.

7.3 - Ao começar a entrevista:

• Os questionários deverão ser preenchidos, com letras e sinais claros e sem rasuras. Falhas ou inexatidão podem invalidar o instrumento.

• Não altere as informações por conta própria, mesmo que lhe pareçam inexatas, procure obter dados exatos.

• Quando houver resistência do entrevistado com receio de comprometimento, é importante destacar os objetivos da pesquisa, bem como a garantia do sigilo das informações e o fato de que para a pesquisa, o que importa é o conjunto de dados e não as informações individuais.

• Qualquer informação suplementar importante anote-a, no final do questionário, em observações, ou no local indicado no questionário, específico da questão. E repasse para algum supervisor ou coordenador a dúvida ou informação importante que considerar necessária ser discutida.

• Ao final da entrevista entregue o material aos coordenadores da pesquisa um dia após a realização da entrevista no NEPAN/FANUT;

• Os questionários preenchidos deverão ser entregues no mesmo dia ou um dia após a realização da entrevista aos coordenadores da pesquisa no NEPAN/FANUT e assinar a ata de controle de entrega dos questionários

7.4 - Ao final da entrevista:

• Não esquecer de codificar todas as repostas das questões, conforme as respostas obtidas.

QUESTIONÁRIO PARCIAL

1. Anotar o número do questionário, preenchendo com três dígitos os espaços. A numeração será colocada por um dos pesquisadores responsáveis antes de entregar o questionário ao entrevistador.

2. Anotar o número de identificação da mãe com três dígitos. A numeração segue a mesma feita no questionário inicial e será colocada por um dos pesquisadores responsáveis antes de entregar o questionário ao entrevistador.

3. Anotar a data de realização da entrevista, colocando dois dígitos para dia e mês e quatro dígitos para o ano.

4. Anotar o local que foi feito a entrevista e o número correspondente, sendo Maternidade Nascer Cidadão = 1; Domicílio = 2 e Unidade Programa Saúde da Família (PSF) = 3.

5. Anotar o nome do entrevistador com seu respectivo número com dois dígitos.

6. Anotar a fase referente a aplicação do questionário, obedecendo os seguintes critérios: 1 mês = 01; 4 meses = 04; 6 meses = 06 e 12 meses = 12.

7. Anotar o horário de início da entrevista, sendo dois dígitos para hora e minuto.

IDENTIFICAÇÃO DA MÃE

8. Nome mãe: escrever o nome completo da mãe.

9. Idade: Anotar a idade da mãe em anos completos no momento da entrevista.

10. Estado civil (PNDS, 1996): assinalar com um X na casela, conforme a resposta da entrevistada, conforme a orientação apresentada no questionário inicial (Questão 11).

COMPOSIÇÃO FAMILIAR, CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA E PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS ORGANIZADOS

11. Endereço atual e ponto de referência: idem questionário inicial (Questão 12). 12. A quanto tempo mora neste endereço: idem questionário inicial (Questão 13).

13. Endereço da sua procedência: idem questionário inicial (Questão 14). SE a mãe morar nesse endereço a mais de 1 mês, anotar: IDEM QI.

14. Endereço de duas pessoas conhecidas como referência: idem questionário inicial (Questão 15). Os nomes serão transferidos do QI para o QP, antes de entregar os

questionários ao entrevistador, ler as informações à entrevistada e perguntar se mantêm a informação.

15. Perguntar a mãe se hoje ela estuda e assinalar com um X na casela correspondente. Caso seja não, passar para questão 16. Se sim ir para questão 15A.

15A. Perguntar a série que está cursando e anotar com dois dígitos, de acordo com a resposta da informante, obedecendo à codificação apresentada no questionário inicial (Questão 16A).

15B. Perguntar o endereço da escola: idem questionário inicial (Questão 16B).

16. No momento trabalha. Caso seja não, ir para a questão 25. Se sim, ir para questão 17.

A condição de “sim”, leva em consideração a mãe que esteja no momento em licença maternidade. A informante que somente é dona de casa também é considerado trabalho, portanto marcar sim e considerar 8 horas diárias de trabalho e 2 turnos.

17. Tem carteira de trabalho: idem questionário inicial (Questão 19).

18. Tipo trabalho (ocupação): Obedecer a classificação determinada (IBGE, 2002): idem questionário inicial (Questão 20).

19. Remuneração (ganhos em dinheiro) pelo trabalho que executa: idem questionário inicial (Questão 21).

20. Quantas horas por dia ela trabalha: idem questionário inicial (Questão 22). Se a mãe for dona de casa, considerar 8 horas.

21. Número de turno (s) ela trabalha: idem questionário inicial (Questão 23).

22. SE A MÃE FOR DONA DE CASA PULAR PARA QUESTÃO 23. Perguntar a mãe se no local onde ela trabalha tem creche e assinalar com um X a casela correspondente.

com um X a casela correspondente. Caso seja sim, passar para questão 25. Se não ir para questão 24.

24. SE A MÃE FOR DONA DE CASA PULAR PARA QUESTÃO 25. Perguntar a mãe se ela leva o filho para o trabalho e assinalar com um X a casela correspondente.

25. Renda do mês anterior: idem questionário inicial (Questão 24). 26. DEVERÁ CONSIDERAR O ÚLTIMO FILHO

A) Quantas pessoas vivem com essa renda: idem questionário inicial (Questão 25).

B) idem questionário inicial (Questão 25). C) idem questionário inicial. (Questão 25).

27. Número de pessoas que moram na casa onde ela mora: idem questionário inicial (Questão 26).

28. Após o nascimento do bebê, participou ou participa de algum grupo organizado (orientação á saúde): idem questionário inicial (Questão 27).Caso seja não, ir para questão 32. Se sim, ir para questão 29.

29. Quais grupos organizados ela participa ou participou: idem questionário inicial (Questão 28).

30. Recebeu orientações sobre cuidados com o bebê neste grupo a qual ela pertence ou pertenceu: idem questionário inicial (Questão 29). Caso seja não, ir para questão 32, se sim, ir para a questão 31.

31. Quais as orientações recebidas neste grupo: idem questionário inicial (Questão 30).