• Nenhum resultado encontrado

3 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

3.2 Dados utilizados e locais de coleta, escolha dos títulos e período de análise e pressupostos

3.2.1 Dados utilizados e locais de coletas dos dados

Os dados utilizados nas análises são todos dados secundários, provenientes de bases de dados de fontes oficiais do Governo Federal: STN, BCB, IBGE e IPEA. Além dessas fontes oficiais, também foram coletados dados nos domínios da “Brasil Bolsa Balcão” (B3), uma entidade privada. Todos os dados estão publicamente disponíveis on-line nos endereços eletrônicos das instituições citadas, sem nenhuma restrição ao acesso. O Quadro 3 apresenta de maneira resumida os dados utilizados, as fontes de cada um, o local de coleta e, nas notas de rodapé, estão os links de aceso aos dados.

Quadro 3 – Fontes dos dados coletados

Dado Fonte Local

Taxas de desconto dos títulos Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Tesouro Direto - Balanços e Estatísticas35 Preços Unitários (PU) dos

títulos Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

Tesouro Direto - Balanços e Estatísticas

Período em que os títulos estiveram disponíveis para a

venda aos investidores

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) Tesouro Direto - Balanços mensais do Tesouro Direto

Inflação – IPCA Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)

Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor36 Rentabilidade da Caderneta de

Poupança e Taxa Referencial (TR)

Banco Central do Brasil (BCB) Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS)37

Meta do Copom para a taxa

Selic Banco Central do Brasil (BCB)

Copom / Histórico das taxas de juros38

Taxa Selic diária Banco Central do Brasil (BCB) Taxa Selic / Dados Diários39 Taxa DI diária (rentabilidade do

CDI)

Central de Custódia e Liquidação

Financeira de Títulos (CETIP) Estatísticas / DI Fonte: Elaborado pelo auto

35http://www.tesouro.gov.br/tesouro-direto-balanco-e-estatisticas

36http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultseriesHist.shtm

37https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries (séries “25 - Depósitos de poupança até 03.05.2012 - Rentabilidade no período” e “195 - Depósitos de poupança a partir de 04.05.2012 - Rentabilidade no período”)

38https://www.bcb.gov.br/Pec/Copom/Port/taxaSelic.asp 39http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicdiarios.asp

As análises exploratórias realizadas têm como objeto de estudo os retornos dos investimentos nos títulos do Tesouro Direto. A análise começou levantando os períodos que cada um dos títulos negociados, ou ainda em negociação na plataforma do TD, e procurou incluir o maior número possível de títulos públicos e de datas com operações de compra e de venda. Para aproveitar melhor os dados disponibilizados na página do Tesouro Direto, o trabalho utiliza os dados de março de 2015 a outubro de 2017 (período que entrou em vigor a “Primera Onda de Melhorias”) para a realização de análises detalhadas sobre o comportamento dos custos com taxas e tributos nos investimentos e utilizou um período mais amplo para a realização de uma série histórica utilizando dados mensais com base no dia 15 de cada mês. Esse procedimento de seleção das observações com dados elegíveis para a utilização nas análises é apresentado em detalhes nas seções 3.2.3 (investimentos realizados com base diária) 3.2.4 (investimentos realizados com base mensal no dia 15 de cada mês) e tem como essência utilizar todas as datas de investimentos possíveis (informação coletada nos arquivos com os relatórios dos balanços do TD) e, em cada uma dessas datas, gerar investimentos hipotéticos levando em conta todas as datas posteriores até o vencimento do título (ou a data de corte do trabalho, 31/10/2017).

Com os investimentos criados, foram apurados os valores das taxas e tributos que seriam pagos caso esses investimentos tivessem sido realizados e, após calcular os valores e os lucros de cada um desses investimentos, foram calculados os retornos líquidos e reais dos mesmos. Os dados históricos utilizados para gerar esses investimentos nos títulos do Tesouro Direto estão todos disponíveis na seção “Balanços e Estatísticas” do site oficial do programa.

Para calcular os retornos reais históricos dos investimentos nos títulos, utilizando a Equação 17, o índice de inflação utilizado para esse fim é o IPCA e a inflação no período é calculada por meio da Equação 16, utilizando o histórico dos números índices do IPCA. Nos dados disponibilizados pelo IBGE, somente estão disponíveis os números índices a partir da mensuração de dezembro de 1993, quando esse número era igual a 100. Na Base de dados do IPEA estão disponíveis os números índices do IPCA para o período de janeiro de 1980 a novembro de 1993.

Para calcular a rentabilidade histórica dos investimentos isentos de tributação, o a série temporal da rentabilidade da caderneta de poupança foi coletada no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS) do site do BCB, e a rentabilidade histórica da taxa DI (CDI) foi obtida na seção de estatísticas do portal eletrônico da CETIP. Esses dados foram utilizados para calcular a rentabilidade das LCI durante os mesmos períodos dos investimentos hipotéticos nos títulos do TD.

Em relação ao conteúdo complementar a respeito do VNA dos títulos pós-fixados, cujo conteúdo se encontra nos apêndices C, D e E, também foram utilizados os dados diários da taxa Selic definida nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e também os valores dos VNA dos títulos indexados à inflação nos dias 15 de cada mês. As taxas Selic definidas nas reuniões do Copom são utilizadas para calcular o VNA projetado dos títulos do tipo “Tesouro Selic” e os VNA dos títulos “Tesouro IPCA” nos dias 15 de cada mês são o valor base para calcular o VNA projetado desses títulos. A próxima subseção discorre sobre a alíquota utilizada para calcular as taxas cobradas pelas instituições financeiras.