• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

4.1. Das condições gerais:

4.1.1. Os serviços de manutenção deverão ser realizados dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias, nas datas previamente programadas pela FISCALIZAÇÃO, em conformidade com os equipamentos solicitados, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 17:00 horas.

4.1.2. Os serviços de manutenção, demandados pela Embrapa tantas vezes que se comprovar serem indispensáveis, tratam da execução dos trabalhos necessários e suficientes para a imediata correção de defeitos e anormalidades nos equipamentos/motores/balanças, a fim de que seja retomada sua utilização de forma segura, eficiente e econômica, devendo ser preferencialmente realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 17:00 horas.

4.1.3. A requisição de serviços de manutenção será formalizada mediante a assinatura da Ordem de Compras/Serviços (OCS).

4.1.4. No caso de serviços de manutenção para a solução de anormalidades eventuais, a Contratada deverá, após a assinatura da OCS e a comunicação formal da Embrapa, iniciar os procedimentos corretivos no prazo máximo de até 3 (três) dias úteis, podendo, dependendo da complexidade do serviço, a Contratada negociar um novo prazo diante do aceite do gestor/fiscal do contrato.

4.1.5. Os serviços de manutenção executados e os materiais empregados deverão obedecer rigorosamente:

a) às prescrições e recomendações dos fabricantes relativamente ao emprego, uso, transporte e armazenagem de produtos;

b) às normas, especificações técnicas e rotinas constantes do presente documento;

c) às normas técnicas mais recentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia); em especial a NBR IEC 60.601-1 para testes de verificação de segurança elétrica;

d) às disposições legais federais, estaduais e municipais pertinentes;

e) aos regulamentos das empresas concessionárias de energia, água e esgoto;

f) às normas técnicas específicas, se houver;

g) às normas internacionais consagradas, na falta das normas da ABNT ou para melhor complementar os temas previstos por essas;

h) à Portaria MARE nº 2.296/97 e atualizações – Práticas (SEAP) de Projetos, de Construção e de Manutenção;

i) às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial as seguintes:

I - à NR-6: Equipamentos de Proteção Individual – EPI;

II - à NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

III - à NR-23: Proteção Contra Incêndios.

4.1.6. Na execução dos serviços de manutenção, a Contratada deve:

a) observar estritamente as recomendações dos fabricantes e as instruções constantes de normas técnicas indicadas para a elevação da vida útil e melhoria do rendimento dos equipamentos;

b) zelar pela integridade física das instalações, mediante eliminação de focos de corrosão, instalação de acessórios, apoios e realização de serviços de purga, pintura e revestimentos protetores.

4.1.7. A Contratada deverá alocar profissionais altamente especializados para o desenvolvimento dos trabalhos. A qualquer tempo, a FISCALIZAÇÃO poderá solicitar a substituição de qualquer membro da equipe técnica da Contratada, desde que entenda que seja benéfico ao desenvolvimento dos serviços.

4.1.8. Todos os serviços concluídos deverão ser testados pela Contratada, sob sua responsabilidade técnica e financeira, na presença da FISCALIZAÇÃO, ficando a aceitação final condicionada à comprovação da efetiva realização das rotinas relativas à manutenção solicitada.

4.1.9. Na execução dos serviços, para as tarefas de limpeza, a Contratada deverá utilizar somente produtos biodegradáveis registrados no Ministério da Saúde, sendo proibida a utilização de substâncias classificadas como carcinogênicas, teratogênicas e mutagênicas, ou que venham causar danos ou corrosões nos equipamentos/motores/balanças.

4.1.10. A Contratada deverá reparar, corrigir ou refazer, às suas expensas, no total ou em parte, os serviços em que se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções resultantes de sua execução.

4.1.11. Se, para viabilizar seus trabalhos, a CONTRATADA necessitar elaborar pareceres e desenhos técnicos de execução, deverá fazê-los às suas expensas exclusivas e submetê-los à aprovação da FISCALIZAÇÃO.

4.1.12. Os desenhos técnicos de execução, se necessários, deverão ser entregues por partes, de acordo com as prioridades, em duas vias, sendo uma delas devolvida a Contratada após análise. Os serviços contidos nesses desenhos não poderão ser iniciados sem aprovação formal da FISCALIZAÇÃO.

4.1.13. A Contratada deverá levar em conta todas as precauções e zelar permanentemente para que as suas operações não provoquem danos físicos ou materiais a terceiros, nem interfiram negativamente com o tráfego nas vias públicas que utilizar ou que estejam localizadas nas proximidades da Embrapa.

4.1.14. A Contratada responderá perante a Embrapa e terceiros por atos, falhas ou omissões suas.

Todas as questões, reclamações, demandas judiciais, ações por perdas ou danos e indenizações oriundas de danos causados pela Contratada serão de sua inteira responsabilidade, não cabendo, em nenhuma hipótese, responsabilidade solidária por parte da Embrapa.

4.1.15. A Contratada cuidará para que os serviços a serem executados acarretem a menor perturbação possível aos serviços públicos, às vias de acesso, e a todo e qualquer bem, público ou privado, adjacente a Embrapa. Também providenciará toda e qualquer sinalização e/ou isolamento das áreas de serviço.

4.1.16. A Contratada cuidará para que todas as áreas onde realizarem serviços permaneçam sempre limpas e arrumadas, com os materiais estocados e empilhados em local apropriado, por tipo e qualidade. Providenciará, ainda, a retirada imediata de detritos e sobras de material tão logo conclua as operações relativas ao serviço executado.

4.1.17. A remoção de todo entulho eventualmente produzido pelos serviços de manutenção do equipamento de laboratório será de responsabilidade da Contratada, devendo arcar exclusivamente com o correspondente custo sem ônus adicional para a Embrapa.

4.1.18. Os níveis de segurança e higiene a serem providenciados pela Contratada aos usuários das instalações da Embrapa serão, no mínimo, os determinados pelo Departamento Nacional de Higiene e Segurança do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.

4.1.19. As normas de segurança constantes destas especificações não desobrigam a Contratada do cumprimento de outras disposições legais, federais, municipais e estaduais pertinentes, sendo de sua inteira responsabilidade os processos, ações ou reclamações, movidas por pessoas físicas ou jurídicas em decorrência de negligência nas precauções exigidas no trabalho ou da utilização de materiais inaceitáveis na execução dos serviços.

4.1.20. O representante da FISCALIZAÇÃO e toda pessoa autorizada por esta terão livre acesso aos serviços e a todos os locais onde estejam sendo realizados trabalhos, estocados e/ou fabricados materiais e equipamentos referentes ao Contrato/OCS, ainda que nas dependências da Contratada.

4.1.21. A Contratada interromperá total ou parcialmente a execução dos trabalhos sempre que:

a) assim estiver previsto e determinado no Contrato/OCS;

b) for necessário para a execução correta e fiel dos trabalhos, nos termos do Contrato/OCS e de acordo com o projeto;

c) houver influências atmosféricas sobre a qualidade ou a segurança dos trabalhos na forma prevista no Contrato/OCS;

d) houver alguma falta cometida pela Contratada, desde que esta, a juízo da FISCALIZAÇÃO, possa comprometer a qualidade dos trabalhos subsequentes.

4.1.22. Quando houver necessidade de movimentar ou modificar equipamentos e elementos existentes na Embrapa, a fim de facilitar a execução de seus serviços, a Contratada deverá solicitar previamente à FISCALIZAÇÃO autorização para tais deslocamentos e modificações.

4.1.23. Correrá por conta exclusiva da Contratada a responsabilidade por quaisquer acidentes na execução dos serviços contratados, pelo uso indevido de patentes registradas e pela destruição ou danificação até à aceitação pela FISCALIZAÇÃO.

4.1.24. A MANUTENÇÃO das instalações tem por objetivo antecipar-se, por meio de ensaios e rotinas, ao aparecimento de defeitos causados pelo uso normal e rotineiro dos equipamentos e instalações ou desuso.

4.1.25. Segue abaixo a especificação das rotinas relativas à MANUTENÇÃO que deverão ser realizadas pela Contratada:

Lista de verificação da manutenção:

Verificar ruídos e vibrações anormais;

Limpeza, revisão, checagem elétrica, verificação dos isolamentos, verificação buchas, eixos, lubrificação, verificação hidráulica, da esteira e de conectores quando existente estes componentes;

Medir o diferencial de pressão.

Verificar e eliminar frestas dos filtros.

Desmontagem/montagem, quando necessário do sistema mecânico – para troca de lubrificantes e ajustes.

Verificar chave seletora.

Verificar atuação do termostato.

Verificar válvula reversora.

Medir e registrar tensão elétrica na alimentação, do compressor e motores.

Medir e registrar corrente elétrica dos componentes eletrônicos.

Verificar resistência de isolamento dos motores e compressores.

Efetuar reaperto dos terminais, parafusos e molas.

Verificar estado de fiação, terminais e contatos elétricos.

Verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete.

Verificar a tensão das correias, para evitar o escorregamento nas polias.

Limpeza ótica e verificação de todas as lentes, objetivas, oculares e sistema de controle de luminosidade, nos eq.de microscopia e lupas.

Substituir leds e lâmpadas queimadas.

Verificar carga de gás refrigerante e vazamentos no caso dos refrigeradores.

Verificar nível de óleo do compressor.

Verificar a operação da válvula de expansão.

Verificar os dispositivos de segurança (pressostatos de alta/baixa e óleo).

Verificar os dispositivos de segurança, relés térmicos e fusíveis.

Verificar a regulagem do termostato de controle de temperatura do ambiente.

Solicitações específicas:

Manutenção para Espectrômetro de emissão atômica por plasma de argônio acoplado indutivamente por rádio frequência (ICP-OES), modelo Ultima, fabricante Horiba. Manutenção e calibração: desmonte e limpeza de todo sistema de amostragem, bomba, tocha, amostrador automático, coletor e outros componentes se necessários; desmonte do capô do equipamento; verificação dos detetores, parte ótica, eletrônica e pneumática com ajustes se necessário; desmonte e limpeza do Chiller;

verificação eletrônica; calibração e outros ajustes se necessário.

Manutenção para Espectrômetro de Absorção Atômica por chama, modelo SpectrAA 50, fabricante Agilent/Varian, número de série EL04093628 patrimônio CNPAF 707728. Manutenção do Espectrômetro Infravermelho,

modelo 660-IR, fabricante Agilent/Varian, número de série IR0810M008, patrimônio CNPAF 99980544. Manutenção e calibração do espectrômetro de absorção atômica: limpeza geral (interna e externa no equipamento);

limpeza de placas e contatos; limpeza do sistema ótico; limpeza da câmara de nebulização; substituição de o'rings; calibração do comprimento de onda; calibração/ajuste da eletrônica; calibração/ajuste da nebulização (padrão de Cu); testes operacionais e emissão de certificado. Manutenção e calibração do espectrômetro infravermelho: limpeza geral: interna e externa no equipamento; limpeza de placas e contatos; limpeza e/ou inspeção do sistema ótico; limpeza de suporte de célula; calibração do comprimento de onda (com filtro); calibração/ajuste da eletrônica; testes operacionais; emissão de certificado. A empresa deve ter experiência comprovada de manutenção e calibração desses equipamentos, ter protocolos de manutenção desses equipamentos.

Manutenção para Analisador Elementar PerkinElmer, modelo CHN2400, fabricante PerkinElmer, patrimônio CNPAF 0134594-000. Manutenção:

revisão geral do instrumento e levantamento dos últimos problemas apresentados; verificação do histórico do equipamento; limpeza interna, externa, do circuito e componentes; verificação das atualizações de software e hardware; verificação das conexões; substituições de o'rings e mola quando necessário; limpeza e verificação do amostrador automático;

verificação e correção das válvulas; verificações do sistema pneumático e elétrico; emissão de laudo conclusivo sobre a situação do equipamento com sugestões, quando necessárias, de componentes a serem substituídos.

Manutenção do Forno Micro-ondas da marca CEM com revisão de funcionamento: 1- Limpeza: componentes da parte de alta tensão, ventiladores, sistema de exaustão, cavidade e duto do isolados; 2- Revisão e verificação: tensão e aterramento da rede elétrica, componentes de alta tensão, sensores, cabos e conexões, carga da bateria da CPU; sistema de rotação da bandeja; sistema de exaustão; cavidade e isolador; sistema de vedação e micro-chaves da porta; 3- Ajuste calibração: sensor de pressão em 5 leituras (quando aplicável); sensor(es) de temperatura em 5 leituras, garantindo a precisão e rastreabilidade dos resultados; 4- Testes de desempenho: potência média do magnetron com verificação de necessidade de sua substituição, testes de vazamento de radiação micro-ondas de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde sobre tolerância e faixa permitida de fuga de micro-ondas dos equipamentos, tubos com água para verificação de aquecimento e controle, e simulação de condições reais de trabalho.

Manutenção para os equipamentos da fabricante Elementar e Isoprime:

Espectrômetro de Massas de Razão Isotópica acoplado ao Analisador Elementar (Isoprime 100 e Vario Isotope Cube), Analisador Elementar (TOC Cube). Manutenção: desmontagem das partes móveis do

equipamento para revisão; substituição de o-rings gastos por tempo de uso; verificação das partes eletrônicas e elétricas; limpeza das partes internas e externas; remontagem das partes móveis; preenchimento dos tubos (combustão, pós-combustão e redução); verificação dos parâmetros internos; verificação com padrão; emissão de relatório detalhado referente aos serviços executados; emissão de relatório de serviço descrevendo quantitativo de horas técnicas, a situação do equipamento e com sugestões, quando necessárias, de componentes a serem substituídos.

Manutenção da Microbalança XP6. Número de Série: B047089092, Fabricante METTLER TOLEDO. Manutenção e calibração de micro balança; serviço de calibração de balança conforme norma ABNT NBR ISO / IEC 17025:2005 através do método: comparação direta entre o valor de um padrão de referência e as leituras indicadas pelo instrumento;

realização de testes de repetitividade; teste de pesagem nos seguintes pontos propostos: carga mínima (conforme OIML R76), 10%, 25%, 50%, 75% e 100% da faixa de medição da balança; teste de excentricidade com indicação do maior erro de excentricidade; monitoramento das condições ambientais: temperatura, pressão e umidade; emissão de relatório ao final da calibração com registro das medições, e posteriormente o Certificado de Calibração, contendo erros e as incertezas associadas; troca da bateria interna. Quando necessário é feito ajuste nos instrumentos para correção de erros.

Gerador de nitrogênio ligado ao espectrômetro de emissão atômica por plasma de argônio acoplado indutivamente por rádio frequência (ICP-OES): Desmonte, verificação e limpeza dos filtros e sua substituição, limpeza e verificação dos radiadores e ajustes de pressão se necessário, verificação dos compressores e sua limpeza, verificação de vazamentos e possíveis ajustes.

Geradores de Hidrogênio, Ar Zero, e ar comprimido acoplados ao Cromatógrafo Gasoso Shimadzu: Desmonte, verificação e limpeza dos filtros e sua substituição, limpeza e verificação dos radiadores e ajustes de pressão se necessário, verificação dos compressores e sua limpeza, verificação de vazamentos e possíveis ajustes. Durante a manutenção preventiva devem ser substituídas as seguintes peças: (1) Kit Precision Hydrogen Trace - part number 08-3610; (2) Precision Zero Air Annual Maintenance Kit - part number 08-3611; (3) S/Kit For PREC AC Duplex Filter - part number 08-8372; (4) Quick Release Coupling - 1/4 BSP Male - part number 02-4805; (5) Cap 15uF 440V Gast 71R555-P319-D402x - part number 04-4585; (6) Relay Plug-In 5 Pin 10A - part number 04-4534; (7) Comp Service Kit K634C - Gast 71RXXX - part number 06-8320. O preço dessas peças deve ser incluso no valor da manutenção preventiva.

Manutenção para Cromatógráfo Líquido - HPLC, modelo Prominence, marca Shimadzu, Módulos: CBM-20A - serial n. L202343 02024, DGU-20A5 - serial n. L202443 01404, LC-20AT - serial n. L201143 02221,

SIL-20AC HT - serial n. L203550 03282, CTO-20A - serial n. L202043 00898, SPD-M20A - serial n. L201543 00774, RF-10AXL - serial n. C209542 05225, RID - 10 A - serial n. C209346 06214. Manutenção: serviço de limpeza, lubrificações, ajustes, medições, verificações, substituição de peças consumíveis e teste de todas as partes eletrônicas, ópticas, mecânicas e pneumáticas que componham a configuração do equipamento e; serviço de manutenção corretiva para correção de problemas que impossibilitem o funcionamento do equipamento. As possíveis peças a serem substituídas e respectivos códigos da fabricante são: Selo para LC-20AT P/N 228-35145, Filtro de linha para LC-20AT P/N 35871-96, Selo espaçador P/N 42700, Selo de lavagem P/N 228-35935, Lâmpada Xenõnio para RF-10AXL P/N 228-34216, Lâmpada de Deutério para SPD-M20A P/N 228-34016, Lâmpada Halôgena de Tungstênio para SPD-M20A P/N 228-34410-91, entre outras. O serviço deverá ser concluído com o preenchimento de um relatório de serviços contendo a descrição detalhada dos serviços executados, data de execução e quantidade de horas gastas efetivamente na execução dos serviço.

Manutenção e calibração do FiaLab 2500: limpeza interna; limpeza de placas e contatos; limpeza do sistema ótico; ajustes do amostrador, válvula e bomba peristáltica.

Os equipamentos dos itens 406,407,422 e 426 deverão também realizar serviço de calibração e ajustes conforme norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 inclusos no orçamento.

Manutenção em Analisador de Viscosidade Rápido (RVA), modelo RVA-4, marca New Port Scientific. Serviço: Revisão geral; Limpeza interna e externa; Lubrificação das partes mecânicas; Verificação das placas eletrônicas; Ajuste das constantes do arquivo padrão; Calibração da velocidade, temperatura e viscosidade; Calibração em 03 pontos de viscosidade e 03 pontos de temperatura. Componentes a serem substituídos: item (s) a verificar. O serviço deverá ser concluído com o preenchimento de um relatório de serviços contendo a descrição detalhada dos serviços executados, data de execução e quantidade de horas gastas efetivamente na execução do serviço.

Manutenção em Texturômetro, modelo TA.Xtplus, marca Stable Micro Systems. Serviço: Análise de defeitos, desgastes e sensibilidade dos componentes; Limpeza, lubrificação e regulagem das partes mecânicas;

Calibração de força e distância da célula de carga; Verificação das configurações; Limpeza externa e remontagem do instrumento.

Componentes a serem substituídos: item (s) a verificar. O serviço deverá ser concluído com o preenchimento de um relatório de serviços contendo a descrição detalhada dos serviços executados, data de execução e quantidade de horas gastas efetivamente na execução do serviço.

Manutenção da Microbalança XP6. Número de Série: B047089092,

Fabricante METTLER TOLEDO. Manutenção e calibração de micro balança; serviço de calibração de balança conforme norma ABNT NBR ISO / IEC 17025:2005 através do método: comparação direta entre o valor de um padrão de referência e as leituras indicadas pelo instrumento;

realização de testes de repetitividade; teste de pesagem nos seguintes pontos propostos: carga mínima (conforme OIML R76), 10%, 25%, 50%, 75% e 100% da faixa de medição da balança; teste de excentricidade com indicação do maior erro de excentricidade; monitoramento das condições ambientais: temperatura, pressão e umidade; emissão de relatório ao final da calibração com registro das medições, e posteriormente o Certificado de Calibração, contendo erros e as incertezas associadas; troca da bateria interna. Quando necessário é feito ajuste nos instrumentos para correção de erros.

Manutenção para Colorímetro, modelo ColorQuest XE, marca HuterLab.:

Análise de defeitos utilizando o programa de diagnósticos, Verificação de desgastes e da sensibilidade dos componentes, Desmontagem, Limpeza ótica, Verificação e regulagem das partes mecânicas e ajustes eletrônicos, Restabelecimento da calibração utilizando os resultados fornecidos pelo software, Limpeza das pedras padrão e das partes externas, Calibração e certificação do instrumento em três níveis: 1) Linearidade Fotométrica:

Verificação através de padrões cinza-neutros, 2) Resposta Espectral:

Verificação da resposta espectral através de padrões cromáticos, 3) Diferença de Cores: Verificação da diferença de cor constatando a repetibilidade. Os 3 níveis acima devem ser compostos de 3 jogos de padrões certificados rastreados ao UKAS. O serviço deverá ser concluído com o preenchimento de um relatório de serviços contendo a descrição detalhada dos serviços executados, data de execução e quantidade de horas gastas efetivamente na execução do serviço. Componentes a serem substituídos: item(ns) a verificar.

Manutenção do Cromatógrafo a gás: serviços de limpeza, lubrificações, ajustes, medições, verificações, substituição de peças consumíveis e teste de todas as partes eletrônicas, ópticas, mecânicas, pneumáticas e do circuito de gases que componham a configuração do equipamento.

Manutenção de balanças: Revisão Eletrônica, Lubrificação, Ajustes, de Excentricidade e Linearidade, Ajustes com peso padrão, Troca de Componentes eletrônicos (de baixo custo), Troca de Lacre e Selo de Reparo do INMETRO, autorização do INMETRO (Portaria n° 88, 08/07/1987) e calibração com emissão de certificado rastreável à RBC.

Manutenção de pipetas: Limpeza interna e externa, lubrificação, troca de o

‘rings com frete incluso e calibração com emissão de certificado rastreável à RBC inclusos no orçamento.

4.1.26. Ficará a cargo da Contratada os equipamentos, ferramentas, aparelhos de medições e testes, bem como seu transporte e tudo o mais que for necessário para disponibilizá-los, a fim de

assegurar a prestação dos serviços de manutenção ora licitados, devendo, obrigatoriamente, a Contratada incluir no preço do serviço os correspondentes custos.

4.1.27. Representa ônus da Contratada a disponibilização, livre de qualquer pagamento adicional, de todo MATERIAL DE CONSUMO E LIMPEZA destinado a viabilizar os trabalhos dos profissionais envolvidos na execução do objeto contratual, bem como imprescindíveis à execução dos serviços de manutenção dos equipamentos de laboratórios, motores e balanças, tais como álcool, água destilada, óleos lubrificantes, detergentes, sabões, vaselina, estopas, panos, esponja de aço, utensílios e produtos químicos de limpeza, graxas e desengraxantes, desencrustantes, produtos anti-ferrugem, WD40, solventes, materiais de escritório, fitas isolantes, fitas teflon veda rosca, colas e adesivos para tubos de PVC, epóxi, colas araldite e super bonder, durepoxi, pilhas para lanterna e buchas de nylon, lixas, escovas de aço e nylon, massa de vedação, material de soldagem, brocas, oxigênios, nitrogênio, acetileno e outros similares. Desse modo, a Contratada deverá incluir no preço dos serviços os correspondentes custos.

4.1.28. A Contratada, durante a execução contratual, também deverá fornecer, sem fazer jus a pagamento adicional, o seguinte MATERIAL DE REPOSIÇÃO: dobradiças, tubulações, buchas, conectores, borrachas de vedação, isoladores, fusíveis, relés de proteção, capacitores, parafusos, rolamentos, terminais elétricos, cabos elétricos, disjuntores, fluidos e gás refrigerantes, filtros, circuitos de controle de temperatura, pilhas e demais peças assessórias de pequeno valor. Desse modo, a CONTRATADA deverá considerar, na sua

4.1.28. A Contratada, durante a execução contratual, também deverá fornecer, sem fazer jus a pagamento adicional, o seguinte MATERIAL DE REPOSIÇÃO: dobradiças, tubulações, buchas, conectores, borrachas de vedação, isoladores, fusíveis, relés de proteção, capacitores, parafusos, rolamentos, terminais elétricos, cabos elétricos, disjuntores, fluidos e gás refrigerantes, filtros, circuitos de controle de temperatura, pilhas e demais peças assessórias de pequeno valor. Desse modo, a CONTRATADA deverá considerar, na sua

Documentos relacionados