• Nenhum resultado encontrado

2.3 Dinâmica do contexto internacional de partilha de informação entre IES

2.3.2 A declaração de Groningen

A 16 de Abril de 2012 realizou-se em Groningen, na Holanda, o seminário “Digital Student Data Depositories Worldwide”, durante o qual viria a ser assinada uma declaração de intenções, que ficaria conhecida pela designação de Declaração de Groningen (EAIE, 2012). Esta declaração é, de facto, uma iniciativa – Digital Student Data Depositories Worldwide – que pretende facilitar a mobilidade de estudantes, através da disponibilização em suporte digital, seguro e certificado, da informação académica dos estudantes. Eliminam-se assim os documentos em papel e a necessidade de tramitação de processos entre instituições e países. De acordo com a European Association for International Education (EAIE), existem, em 2013, os seguintes repositórios de dados de alunos apresentados na tabela seguinte, com a distribuição apresentada na Figura 4.

Tabela 1 - Repositórios digitais de dados de estudantes

SOUTH AFRICA South African Qualifications Authority http://www.saqa.org.za

AUSTRALIA Queensland Tertiary Admissions Centre http://www.qtac.edu.au/

FRANCE Vérifdiploma

http://www.verifdiploma.com/le-service/verifier.php ESTONIA State Examination Information System

http://www.eesti.ee/eng/teemad/xtee/riiklik_eksami_ja_kvalifikatsi oonikeskus_1/

INDIA National Academic Depository

http://www.tribuneindia.com/2010/20100616/main5.htm IRAQ Digital Student Data Repository

http://www.exam-edu.com/results/exam.htm

ITALY Almalaurea

http://www.almalaurea.it/en/info/chisiamo/dal1994/index.shtml MOLDOVA Verificarea Actului de Studii

http://acte.edu.md/index.php

ROMANIA NSER

Capítulo 2 – As Instituições de Ensino Superior (IES)

39

UKRAINE IBC OCBITA

http://www.osvita.net/checkdoc.php

USA National Student Clearing House

http://www.studentclearinghouse.org

WEST AFRICA WAEC

http://www.waecdirect.org/ THE

NETHERLANDS

Ministerie van Onderwijs Cultuur en Wetenschap http://www.rijksoverheid.nl/documenten-en-

publicaties/persberichten/2010/09/03/landelijk-register-tegen- diplomafraude.html

CHINA CHESICC

http://www.chsi.com.cn/about_en/14.shtml

CHINA Academic Degrees & Graduate Education Information http://www.cdgdc.edu.cn/

NORWAY Samordna Opptak

http://www.samordnaopptak.no/info/vitnemaal/ SPAIN eTitulo https://www.signe.es/etitulo UNITED KINGDOM (CHINA) Verifile China

Verifile China is the sole UK agent authorized by the verification authority under the Ministry of Education in China to verify the authenticity of Chinese education qualifications.

MOLDOVA Verificarea Actului de Studii http://www.acte.edu.md/

A Declaração de Groningen encerra em si um caminho que longo, que começa com a informatização dos primeiros dados académicos e vem até à data atual, em que os dados dos estudantes das IES são guardados em suporte digital. Em alguns casos, pelas próprias IES; noutros, por consócios de instituições, sob a forma de organizações governamentais supra IES. No primeiro caso, das IES, o objetivo é a gestão da IES; no segundo, dos consórcios de IES, será uma gestão de abrangência nacional da rede de IES. Em comum têm os processos que suportam, que passam genericamente por: matrículas, inscrições, empréstimos a estudantes e financiamento das IES. Neste contexto, a gestão dos dados de estudantes serve, quando muito, a mobilidade nacional de estudantes. No entanto, considerando que atualmente: as IES têm os dados em suporte digital; e que existem tecnologias de informação suficientemente maduras para disponibilizar esses dados de forma segura e certificada; estão então reunidas as condições para se dar o passo seguinte no sentido de se colocar estes dados à disposição dos próprios estudantes e das Instituições, com todos os ganhos de eficiência daí decorrentes.

A DUO, acrónimo de Dienst Uitvoering Onderwijs, (DUO, 2013) é uma organismo governamental da Holanda, que desde 1988 guarda os dados dos estudante holandeses, de forma a suportar o sistema nacional de financiamento do ensino secundário e pós secundário. A partir de 2012, a DUO pretende disponibilizar estes dados, que serão acedidos pelos estudantes através de autenticação eletrónica. Para o efeito, foi desenvolvido um registo nacional de diplomas, que é um repositório com os dados de todos os estudantes holandeses, desde o ensino primário, até ao ensino pós secundário, ao qual os cidadãos holandeses poderão aceder para consulta e partilha com terceiros. Desta forma, os estudantes que se candidatem à frequência de uma IES holandesa concedem, através da submissão da sua candidatura, autorização à IES para consultar os seus dados no repositório nacional e assim validar a candidatura. A concessão de acesso é executada, pelos cidadãos, através de autenticação eletrónica no registo nacional de diplomas, com o seu código pessoal de identidade digital nacional (DigiD). O aprovisionamento e consulta destes dados será cruzado com a verificação de necessidades do Internal Market Information System (IMI) (EU, 2013), e com o Europass (Europass, 2013). A DUO está envolvida nestes dois instrumentos da Comunidade Europeia (CE), como autoridade nacional designada para o reconhecimento profissional, e como líder do Netherlands National Europass Center (NEC).

O potencial desta abordagem é imenso, uma vez que liberta os cidadãos e as instituições de todo o trabalho associado aos processos de autenticação baseada em documentos (legalizações, acreditações, etc.), diminuindo também o risco de fraude para as IES. Pretende- se assim um contributo muito significante para a mobilidade de estudantes e trabalhadores

Capítulo 2 – As Instituições de Ensino Superior (IES)

41

entre fronteiras, facilitando a aprendizagem ao longo da vida através da verificação e validação centradas no cidadão, com base em dados pessoais consolidados e armazenados durante a vida académica e profissional do cidadão.

O passo seguinte, anteriormente referido, na perspetiva de Groningen, é o de que a abordagem aqui exposta, com o caso da DUO, possa ser expandida a uma escala global. Ao nível das iniciativas da Comunidade Europeia, esta abordagem é desde logo, relevante para duas de sete iniciativas em curso – YOUTH on the Move e Digital Agenda for Europe. Pode também contribuir para outras linhas, nomeadamente, Less bureaucracy for citizens; Life Long Learning; IMI (Internal Market Information System); Europass; the European Interoperability Framework for European Public Services; SEMIC; e também pode fornecer componentes para ajudar projetos como: Student Lending Facility at European Level; the EUA headed project Mapping University Mobility of Staff and Students (MAUNIMO); e o objetivo Europe 2020 de produzir estatística mais detalhada sobre a Mobilidade internacional dos estudantes, conforme o regulamento da Comissão Europeia nº 88/2011, sobre a produção e desenvolvimento de estatística em educação e aprendizagem ao longo da vida.

Em 2013, a segunda edição do seminário Digital Student Data Depositories Wordwide (DSDDW) realizou-se em Beijin, China, vindo a expandir e consolidar o trabalho desenvolvido na sequência da assinatura de Groningen, nomeadamente, através da adesão de mais cinco países (Austrália, França, México, Roménia e Itália) e através de várias iniciativas demonstradoras da viabilidade da troca segura de informação digital de estudantes à escala global. Estre estas iniciativas estiveram a utilização, à escala nacional dos EUA, do servidor SPEEDE (UTEXAS, 2013), da universidade do Texas; e o piloto da DUO, do ministério da Educação Holandês, para criação de um serviço de verificação de credenciais académicas.