• Nenhum resultado encontrado

DECRETO N° 005/2021 – REPUBLICADO POR INCORREÇÃO Regulamenta o procedimento de cessão de servidores no Município de Olinda e dá outras providências.

ERRATA VI CONCURSO PÚBLICO AGENTE DE SAÚDE E AGENTE COMUNITÁRIO DE ENDEMIAS

DECRETO N° 005/2021 – REPUBLICADO POR INCORREÇÃO Regulamenta o procedimento de cessão de servidores no Município de Olinda e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OLINDA, no uso das atribuições conferidas pelo art. 66, inc. VI, da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar as cessões dos servidores no Município, impondo procedimentos e regras, atinentes ao deslocamento externo dos funcionários;

CONSIDERANDO a imposição de melhor disciplinamento administrativo, inerente à indispensável descentralização administrativa;

CONSIDERANDO a necessidade de melhor acompanhamento das cessões, inclusive no que trata de eventual ressarcimento aos cofres público;

DECRETA:

Art. 1°. A cessão de servidores no Município de Olinda observará, de forma estrita, as condições estabelecidas neste Decreto.

Art. 2°. Para fins desta norma considera-se:

I - cessão: movimentação do servidor para o desempenho de suas funções em órgão ou entidade da administração pública direta ou in direta;

II - órgão cedente: órgão de origem de lotação do servidor cedido;

III - órgão cessionário: órgão onde o servidor cedido exercerá suas atividades;

IV - ressarcimento: restituição ao órgão cedente das despesas com remuneração, encargos sociais, benefícios e provisões;

V - regime de permuta: acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Olinda e o órgão cessionário, para a mútua cessão de servidores, com ônus para os respectivos órgãos de origem;

VI – planilha: demonstração do custo estimado do servidor a ser cedido ou requisitado, no período da cessão, conforme modelo constante do anexo III.

Art. 3°. Ficam dispensadas da celebração do Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa as cessões formalizadas posteriormente a este Decreto, devendo ser observados os fluxos e formulários constantes nos anexos deste Decreto.

PARÁGRAFO ÚNICO. Nas hipóteses em que a legislação do ente cedente ou cessionário exigir a formalização de Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa, o respectivo instrumento será submetido à Procuradoria Geral do Município e deverá observar as demais disposições deste Decreto.

Art. 4º. O quantitativo de servidores cedidos não poderá ultrapassar o limite global de 5% (cinco por cento) do total dos servidores de cada secretaria, exceto em casos específicos, em razão da conveniência e da necessidade administrativa, mediante autorização expressa da Secretaria de Governo.

Art. 5°. É vedada a cessão de pessoal nas hipóteses em que o servidor:

I - encontrar-se em estágio probatório;

II - encontrar-se em gozo de férias, licença prêmio, licença para curso ou qualquer outro afastamento legal, salvo se interrompido por sua opção;

IV - estiver respondendo a processo administrativo disciplinar ou for objeto de sanção administrativa nos últimos 2 (dois) anos.

Art. 6º. Fica igualmente vedada cessão de professor(a) em efetiva regência de classe ao longo do período letivo, exceto em casos esp ecíficos, em razão da conveniência e da necessidade administrativa, mediante autorização expressa da Secretaria de Governo.

Art. 7º. As cessões devem ocorrer para fins determinados e com prazo certo, mediante solicitação da autoridade máxima do órgão ou en tidade interessada, instruída com aquiescência do titular do órgão ou entidade de origem do servidor, que deve permanecer exercendo suas funções no órgão de origem até a publicação da autorização necessária.

Art. 8°. Todas as solicitações de cessão serão dirigidas ao Gabinete do Prefeito, que poderá autorizar ou não o pedido, encaminhado o expediente à Secretaria da Fazenda e Administração para adoção dos procedimentos previstos nesta norma.

Parágrafo único. A cessão obedecerá à conveniência administrativa do Município a juízo do Executivo Municipal.

Art. 9. As cessões de que trata este Decreto se darão mediante portaria do titular da Secretaria da Fazenda e Administração, após aprovação constante do Art. 8º deste Decreto, o qual poderá delegar a atribuição ao Secretário Executivo de Administração, ou através de ato da dita Secretaria Executiva, em se observando sua autonomia administrativa.

Art. 10. As portarias serão publicadas no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco - AMUPE, devendo o servidor aguardar a referida publicação em atividade no órgão de origem. Art. 11. A cessão se dará pelo prazo de 01 (um) ano, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse dos órgãos cedente e cessionário.

Art. 12. A cessão de servidores dar-se-á:

I - sem ônus para o órgão de origem;

II - com ônus para o órgão de origem, mediante ressarcimento;

III – Mediante Permuta entre os órgãos cedente e cessionário.

§ 1º – A juízo do Poder Executivo, obedecidas as formalidades legais, poderá ser excepcionado o disposto no caput deste artigo para atendimento de situações necessárias à guarda e proteção dos prédios públicos municipais em que funcionam os prédios do Poder Legislativo deste Município.

§ 2º– Eventuais cessões em favor do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Poder Judiciário e Ministério Público Federal e Estadual, quando aprovadas pelo Poder Executivo, serão realizadas mediante instrumento próprio, previamente chancelado pelas respectivas Procuradorias.

Art. 13. Quando a cessão for realizada com ônus para o órgão de origem, mediante ressarcimento, será instruída com planilha de custos contendo o valor global de desembolso, que indicará a responsabilidade do órgão cessionário com os ressarcimentos mensais ao órgão de origem.

Art. 14. O órgão cessionário se responsabilizará por recolher as contribuições previdenciárias do servidor cedido, sob pena de desfazimento ipso facto da cessão, quando acumulada até 2 (duas) contribuições sucessivas.

Art. 15. O órgão de origem deverá enviar ao órgão cessionário as faturas mensais referentes ao ressarcimento da cessão em tempo côngruo, além de realizar o controle d o seu adimplemento de forma eficaz, notificando a existência de inadimplência com a brevidade indispensável.

Art. 16. Os valores das faturas mensais não poderão divergir daqueles constantes na planilha de custos, ressalvando-se as eventuais alterações na remuneração do servidor, efetuadas após a solicitação da cessão.

Art. 17. A falta de comprovação do ressarcimento, no prazo de até 90 (noventa) dias, poderá acarretar o desfazimento da cessão.

Parágrafo único: Em caso de Permuta, a ausência das atividades de forma injustificada pelo servidor, no prazo de até 30 (trin ta) dias, ensejará, igualmente, o desfazimento do ajuste, com imediato retorno do servidor para seu órgão de origem.

Art. 18. O órgão cedente deverá adotar as providências necessárias para retorno do servidor, mediante notificação.

Art. 19. O não atendimento à notificação de que trata o artigo anterior implicará a suspensão do pagamento da remuneração, a partir do mês subsequente ao recebimento da notificação, e/ou a submissão a Procedimento Administrativo Disciplinar, nos termos da lei, instaurado a pedido da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), após certificação.

Art. 20. O retorno do servidor não exime o órgão cessionário da obrigação de efetuar o recolhimento inadimplente.

Art. 21. Compete aos órgãos cedente e cessionário manter o controle do servidor cedido para evitar cessão irregular que possa configurar, inclusive, abandono de cargo.

Art. 22. O órgão cessionário deverá encaminhar ao órgão cedente, no mês subsequente, a frequência mensal do servidor cedido.

Art. 23. O não cumprimento do disposto no artigo anterior poderá ensejar a rescisão da cessão.

Art. 24. O órgão cedente e o órgão cessionário poderão revogar a cessão, a qualquer momento, por conveniência administrativa, comunicando-se com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, evitando eventual descontinuidade na prestação do serviço público.

Art. 25. A renovação da cessão deve seguir os mesmos trâmites observados para a cessão inicial e o pedido de renovação deve ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias antecedentes ao termo final da cessão.

Art. 26. Com o término da cessão o órgão de origem e o órgão cessionário deverão solicitar a publicação da portaria de retorno.

Art. 27. As informações sobre a movimentação constarão obrigatoriamente dos assentamentos funcionais do servidor.

Art. 28. As cessões firmadas a partir de janeiro de 2017 e cujos processos ainda estejam pendentes de finalização na data de publicação deste regulamento, deverão ser formalizadas mediante portaria, a ser editada pela Secretaria Executiva de Administração, obedecendo aos critérios fixados neste Decreto.

§ 1º – As cessões já firmadas e anteriores ao período indicado no caput poderão ser convalidadas mediante termo de convalidação, fundamentado em parecer da Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH, devidamente ratificado pelo(a) Secretário(a) Executivo(a) de Administração.

§ 2º – Os servidores cedidos ou recebidos deverão, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da publicação deste Decreto, comparecer à Secretaria de Administração deste Município, para promoverem a devida adequação às regras ora vigentes.

§ 3º – Fica excepcionado da previsão deste artigo os Secretários Municipais e os respectivos Executivos, bem como os cargos similares por lei, além dos servidores cedidos ao Ministério Público, aos Tribunais de Contas e Poder Judiciário.

Art. 29. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Governadores, Gabinete do Prefeito, Olinda, 12 de janeiro de 2021.