• Nenhum resultado encontrado

4.2 – Definição dos instrumentos de pesquisa

A revisão bibliográfica foi realizada no início da pesquisa como elemento importante para embasar teoricamente o estudo e subsidiar a elaboração do questionário preliminar, entretanto o levantamento bibliográfico perdurou até a fase anterior a análise dos dados.

Os instrumentos de pesquisas empregados foram entrevistas, questionários e visitas técnicas.

4.2.1 – Entrevistas e Questionários

Primeiramente, foi elaborado um questionário preliminar com o objetivo de coletar dados relacionados aos aspectos que podem ser verificados no Quadro 3.

A coleta de dados realizada por meio da aplicação do questionário preliminar previa apenas o período referente ao ano de 2007, entretanto, para melhor compreensão da gestão de pessoas foram analisados dados entre 2000 e 2008 para alguns parâmetros.

Após a definição dos SiTAs objeto de estudo e elaboração do questionário preliminar, foi necessário estabelecer contato via telefone com os sistemas para esclarecimentos sobre a pesquisa e posterior aprovação por parte dos responsáveis para desenvolvimento da mesma. Posteriormente, por solicitação dos gestores foi necessário o envio de ofícios e do questionário preliminar.

Quadro 3 – Estrutura do Questionário Preliminar desenvolvido.

Caracterização Dados coletados

Caracterização dos municípios População; Mananciais de abastecimento

Caracterização dos SiTAs

Administração: forma de administração

(autônoma, estadual ou privada); verificação da gestão dos demais sistemas de saneamento; organograma

Tratamento de Água: tecnologia e partes

componentes do tratamento de água; monitoramento (manual, visual, via rádio); vazões

Produtos Químicos: produtos químicos e

quantidade empregados; formas de aquisição, armazenamento e manipulação; sistema de dosagem

Gestão Ambiental: desenvolvimento de

projetos ambientais; consumo de energia elétrica; participação de Comitê de Bacia; procedimento de lavagem de filtros e decantadores e disposição de resíduos; posição frente a Lei 9.605/1998; índices de perdas físicas

Destinação de Recursos Financeiros Atividades Laboratoriais: sistematização

para coleta de amostras; normas utilizadas; armazenamento e sistematização dos dados e acesso a funcionários

Caracterização do quadro de funcionários

Dados gerais: quantidade de funcionários

total e terceirizados; forma de contratação; comunicação entre funcionários

Escolaridade: escolaridade de funcionários

por nível; formação dos principais gestores

Programas de capacitação, treinamento e incentivos: desenvolvimento de cursos no

SiTA; existência de treinamentos para manipulação de produtos químicos, percepção de problemas; desenvolvimento de programas contra analfabetismo, reciclagem profissional, parcerias universidade e SiTA, estágio, motivação e formação de auditores; número de funcionários que participaram de eventos; realização de perfil de demanda por capacitação; incentivo financeiro

O questionário preliminar foi aplicado em entrevistas realizadas aos gestores e responsáveis pelos SiTAs A, F e G e também foram coletados dados por meio de correspondência enviada pelo SiTA D, contendo o questionário respondido.

A partir destas entrevistas e coleta de dados foi possível desenvolver uma avaliação preliminar dos dados e obter um diagnóstico da situação atual dos SiTAs. Entretanto, durante o primeiro contato com gestores e responsáveis pelos sistemas houve a indicação de outras pessoas que poderiam ser entrevistadas para coleta de dados específicos e colaboração com o desenvolvimento do trabalho.

Desta forma, verificou-se a necessidade de realizar entrevistas com funcionários de setores distintos. Para tanto, o questionário preliminar foi dividido em outros três que abarcaram:

 caracterização dos municípios em que os SiTAs estão inseridos e caracterização do sistema de tratamento de água;

 caracterização do quadro de funcionários do sistema;  perdas físicas;

 outras informações específicas para o SiTA avaliado e que forneceram as condições necessárias para o entendimento amplo do funcionamento do sistema. Esses questionários encontram-se nos APÊNDICE A, B e C.

Os questionários também foram alterados e remodelados, com o objetivo de otimizar a obtenção dos dados, para adequar-se aos sistemas analisados e aos objetivos da pesquisa, bem como para inserção de novas questões para coleta de informações não previstas inicialmente, mas que eram essenciais para compreensão do funcionamento dos sistemas.

Esses questionários foram aplicados a todos os SiTAs e as informações obtidas em entrevistas foram gravadas, transcritas e verificadas quanto à validação dos dados e satisfação dos objetivos da pesquisa. As informações coletadas referem-se ao período compreendido entre os anos de 2005 a 2007 quando relacionadas a vazões, energia elétrica e produtos químicos, e série de 2000 a 2007 para dados de volumes aduzido, tratado e descartado, e perdas físicas. Essa alteração foi realizada para verificar variações desses parâmetros ao longo dos anos. As demais informações foram obtidas no mesmo período do questionário preliminar, apenas para o ano de 2007.

A proposta inicial da pesquisa era realizar entrevistas junto aos gestores dos sistemas. Entretanto, devido à diversidade de informações, e mesmo em função da disponibilidade destes gestores para atendimento, foram desenvolvidas entrevistas com

aplicação dos questionários junto aos diretores das empresas e de técnicos, biólogos, operadores de tratamento, engenheiros e outros funcionários que forneceram dados e informações.

Com o desenvolvimento da revisão bibliográfica, da coleta de dados e por sugestões de profissionais da área de saneamento foi desenvolvido outro questionário destinado a aplicação junto a operadores dos sistemas de tratamento de água analisados, visto que esses são os funcionários responsáveis diretamente pela qualidade da água. Este questionário encontra-se no APÊNDICE D.

Ressalta-se que para este questionário foi dispensada a aplicação prévia e desenvolvimento do processo iterativo, já que a avaliação preliminar dos resultados permitiu verificar a satisfação aos objetivos da pesquisa.

Salienta-se ainda, que o questionário de percepção foi distribuído a todos os operadores dos SiTAs analisados porém, nem todos os funcionários responderam. No SiTA F, por exemplo, não obteve-se nenhum retorno, o que impossibilitou a análise de alguns dados para esse sistema.

4.2.2 – Visitas Técnicas

As visitas aos sistemas de tratamento de água objetivaram elaborar um diagnóstico do funcionamento dos SiTAs relacionado à gestão de pessoas, para confrontação dos dados obtidos por meio de entrevistas e questionários, e para contribuição com a formação profissional, já que foi possível verificar em campo os aspectos do presente estudo.

Essas visitas constituíram-se da observação dos mananciais, captação e adução, laboratórios de análises físico-químicas e biológicas e a estação de tratamento de água e de resíduos, quando presente. Nestes locais foi realizado registro fotográfico, o qual juntamente com os aspectos observados permitiram desenvolver uma análise crítica da situação encontrada.

Durante o desenvolvimento da pesquisa verificou-se a importância da padronização dos aspectos verificados nas visitas técnicas in loco. Desta forma, para a elaboração dos diagnósticos foi desenvolvido um check-list, que encontra-se no APÊNDICE E, no qual são verificados os itens que constam no Quadro 4.

Quadro 4 – Aspectos verificados e dados coletados nas visitas técnicas aos SiTAs.

Aspectos Dados coletados

Manancial

Verificação da existência de assoreamento, degradação, mata ciliar, lançamento de resíduos sólidos e efluentes; desenvolvimento de programas de monitoramento com relação a poluentes, qualidade da água bruta e projetos de reflorestamento

Captação e adução

Observação da existência e condições de conservação de gradeamentos, caixa de areia, equipamentos de recalque e adutoras e ocorrência de perdas físicas detectadas visualmente

Estação de Tratamento de Água

Análise da estrutura física da ETA (layout):

disposição de equipamentos inerentes a tecnologia de tratamento

Estado de conservação e segurança de equipamentos nas ETAs: presença de perdas de água, funcionamento

adequado, manutenção

Tipologia do sistema de monitoramento: via rádio,

visual, manual, automatizado

Produtos Químicos: forma de descarregamento e

armazenamento dos produtos químicos utilizados, verificando as características intrínsecas a cada um deles; existência de planos de segurança, analisando a preparação de funcionários, emprego de roupas adequadas e equipamentos de proteção individual (EPIs)

Coleta de amostras e armazenamento dos dados:

emprego de procedimentos padrão e normas vigentes; sistematização e armazenamento de dados

Equipamentos e procedimentos para análises laboratoriais: tipos de equipamentos utilizados; uso de

equipamento de análise e dosagem automática de coagulante; realização de ensaios de “jar-teste”1;

emprego de normas e manuais;

Acompanhamento da limpeza de decantadores e filtros: tipo de procedimento, se este é documentado,

existência de procedimento padrão, controle de volume de água empregado

Comunicação: entre funcionários e entre gerências e

demais setores dos sistemas

Funcionários: percepção dos funcionários frente à sua

atividade, motivação e satisfação das pessoas que atuam nos sistemas

1O aparelho de “jar-teste” é empregado para simulação da coagulação e floculação em laboratório, com o objetivo de adequar a dosagem de produtos químicos e gradiente de velocidade de equipamentos.

Além das entrevistas, questionários e visitas técnicas, algumas informações e dados também foram coletados por meio de e-mails, correspondências, consulta à página da internet dos sistemas analisados e a materiais fornecidos pelos SiTAs, tais como planilhas eletrônicas e analógicas, procedimentos operacionais, planos, projetos e arquivos fotográficos.

As informações obtidas visaram compor um diagnóstico da situação atual encontrada nos sistemas de tratamento de água, que possibilitou sistematizar os dados e analisá-los.