• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE 1

1 INTRODUÇÃO

No AutoCAD os comandos básicos para desenhos podem ser acessados de diferentes maneiras de acordo com as preferências do usuário. Também estão disponibilizados para o usuário três métodos de entradas de coordenadas, sendo estes os sistemas de coordenadas cartesianas, polares e ortogonais. Como a interface gráfica do AutoCAD é representada por um sistema cartesiano (X, Y e Z), o usuário tem a opção de digitar as coordenadas X, Y e Z do elemento para selecionar um ponto ou objeto no plano ou espaço.

O AutoCAD é construído com base no Sistema Internacional, então, como separador entre os planos cartesianos é utilizada a vírgula “,”.

NOTA

As coordenadas cartesianas podem ser adicionadas como absolutas ou relativas. As coordenadas absolutas são consideradas sempre em relação ao ponto (0,0) do sistema cartesiano. Recomenda-se a utilização dessa coordenada quando o usuário conhece todos os vértices do objeto a ser desenhado. Já as coordenadas cartesianas relativas consideram o último ponto inserido para o deslocamento do próximo. O usuário deve inserir a sigla “@” antes de informar as coordenadas do ponto, portanto, o formato das coordenadas é @X,Y, no qual X é o deslocamento que o ponto sofre em relação à última posição X e o Y é o deslocamento que o ponto sofre em relação à última posição Y.

As coordenadas polares são relativas ao ponto de origem do sistema cartesiano (0,0). Para inserir o ponto é necessário informar a distância (d) deste até o ponto inicial do sistema (0,0) e, separado pelo sinal “<”, informar o ângulo (θ) medido em relação ao eixo X. Assim, o formato da coordenada polar deve ser: d<θ. O AutoCAD considera como padrão que os ângulos aumentam no sentido anti-horário e diminuem no sentido horário.

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

As coordenadas ortogonais possibilitam que o usuário desenhe com deslocamento nas direções horizontal e vertical, sendo isento da necessidade de informar a direção das coordenadas. Para ativar este comando utiliza-se a tecla “F8” do teclado ou o botão “ortho modo” da barra de rodapé. Com o comando ativo, o cursor é fixado sobre os ângulos retos de 0°, 90°, 180°, 270° e 360°, assim o usuário deve informar o valor da distância entre os pontos e direcionar o cursor para a direção desejada.

2 PONTO (POINT)

O comando point possibilita que o usuário insira um pixel na interface gráfica com as coordenadas determinadas. Este comando pode ser acionado pelas seguintes maneiras:

• Digitando na barra de comandos o nome do comando “Point” ou a sigla “PO”. • Acessando a opção “Point” na aba “Draw” da barra de menu.

• Acessando o ícone Point na barra de ferramentas.

Quando o comando é executado, o usuário tem a opção de especificar o primeiro ponto de cinco maneiras diferentes, as quais são:

• Por meio do uso do mouse para clicar em qualquer local da interface gráfica. • Através das coordenadas cartesianas - o usuário especifica as coordenadas X e

Y no formato 0.00,0.00. O exemplo abaixo (Figura 19) detalha um ponto no qual os valores são 9.5 na direção X e 10.5 na direção Y.

FIGURA 19 - ESPECIFICAÇÃO DO PONTO COM AS COORDENADAS CARTESIANAS ABSOLUTAS

FONTE: O autor

• Através das coordenadas cartesianas relativas – o usuário deve adicionar o “@” antes de informar o implemento da coordenada em relação ao ponto definido anteriormente. O exemplo a seguir (Figura 20) demonstra que o implemento a ser adicionado é 15 no eixo X e 12 no eixo Y. Caso o ponto definido anteriormente for o 9.5, 10.5 (Figura 19), o novo ponto será 24.5, 22.5.

TÓPICO 3 | TRAÇADOS BÁSICOS FIGURA 20 – ESPECIFICAÇÃO DO PONTO COM AS COORDENADAS CARTESIANAS RELATIVAS

FONTE: O autor

• Através das coordenadas polares – o usuário deve informar a distância do novo ponto à origem do sistema cartesiano, e separado pelo símbolo “<” o ângulo formado entre eles. O formato para a entrada dos pontos pode ser 0.00<0.00 (distância < grau decimal), 0.00<00d00’00” (distância < graus d minutos ’ segundos ”) e 0.00<0.00r (distância < radianos r).

• Através das coordenadas polares relativas – o usuário deve adicionar o “@” e seguir os mesmos passos das coordenadas polares.

A representação padrão dos pontos no AutoCAD é um pixel na interface gráfica, entretanto essa opção pode ser alterada de acordo com as preferências do usuário.

• Para modificar a apresentação e o formato dos pontos é necessário acessar a aba “Format” na barra menu e posteriormente abrir a opção “Point Style”. Na caixa de diálogo (Figura 21) tem-se um local em que é definido o tamanho representativo do ponto (item 1).

FIGURA 21 – CAIXA DE DIÁLOGO POINT STYLE

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

Exemplo: Vamos realizar uma aplicação do comando Point considerando as coordenadas (10.5,9.5) para o exemplo.

• Digite o atalho do comando Point na barra de comandos: Po.

• Digite as coordenadas: 10.5,9.5 (coordenadas utilizadas para o exemplo).

Para enquadrar o objeto na interface gráfica, pressione duas vezes o botão

Scroll do mouse e desta forma o comando Zoom all é ativado.

IMPORTANTE

2.1 PONTOS DE REFERÊNCIA

As coordenadas relativas são baseadas no último ponto adicionado no desenho, sendo este classificado como ponto de referência. Quando não se conhece as coordenadas do ponto de referência ou o usuário necessita utilizar a referência de algum objeto que esteja desenhado na interface gráfica, o AutoCAD proporciona a ferramenta “Snap” na barra de rodapé.

• A ferramenta Snap pode ser ativada clicando no ícone apresentado na barra de rodapé ou digitando o atalho “OSNAP” na barra de comandos.

Ao ativar esta ferramenta, abre-se uma caixa de diálogo (Figura 22), na qual ficam à disposição do usuário vários comandos para a seleção de pontos de referência.

TÓPICO 3 | TRAÇADOS BÁSICOS FIGURA 22 – CAIXA DE DIÁLOGO DRAFTING SETTINGS

FONTE: O autor

A função de cada comando para a seleção de pontos de referência é apresentada a seguir:

a) Endpoint: esta opção seleciona a extremidade mais próxima do objeto (reta,

polígono ou arco).

b) Midpoint: esta opção localiza o ponto médio de um objeto (linha, arco ou

círculo).

c) Center: esta opção localiza o centro de um arco ou um círculo. d) Node: esta opção localiza um ponto sobre o objeto.

e) Quadrant: esta opção localiza os quadrantes de uma circunferência ou um

arco.

f) Intersection: esta opção localiza o ponto de intersecção entre dois objetos. g) Extension: esta opção localiza pontos sobre uma linha, um arco ou um círculo. h) Insert: esta opção localiza o ponto de inserção de blocos ou textos.

i) Perpendicular: esta opção localiza um ponto perpendicular ao desenho que

está sendo realizado.

j) Tangent: esta opção localiza um ponto de tangente sobre círculos, arcos e

elipses para a realização do desenho.

k) Nearest: esta opção localiza o ponto mais próximo entre dois objetos. l) Insert: esta opção localiza o ponto de intersecção entre dois objetos. m) Parallel: esta opção localiza o ponto paralelo às linhas existentes.

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

3 LINHA (LINE)

O comando Line possibilita que o usuário insira uma linha entre dois pontos determinados. A ativação deste comando pode ser realizada das seguintes maneiras:

• Digitando na barra de comandos o nome do comando “Line” ou o atalho “L”. • Acessando a opção “Line” na aba “Draw” da barra de menu.

• Acessando o ícone “Line” na barra de ferramentas.

Ao executar esse comando é necessário que o usuário informe o primeiro ponto (Specify first) e, posteriormente, o próximo ponto do segmento da reta (Specify

next), sendo criado um segmento de reta independente do desenho. Contudo, o

comando Line irá se repetir até o usuário finalizar este comando utilizando um dos botões Enter, Espace ou Esc do teclado. A especificação dos pontos pode ser efetuada adotando uma das cinco maneiras detalhadas anteriormente no item “2 PONTO (POINT)”, ou combinando o uso do teclado e do mouse, conforme apresentado a seguir:

• A combinação do uso do teclado e do mouse é executada especificando o primeiro ponto através das coordenadas absolutas ou clicando sobre um ponto de referência (Item “2.1 Pontos de referência”). O próximo ponto também pode ser selecionado utilizando o cursor para clicar em um ponto de referência ativo no desenho, ou para indicar a direção que será informada por meio do teclado. Quando se opta em informar a direção, é importante ativar uma das funções de precisão (“Ortho Mode”, “Polar Tracking”, “Object Snap” ou “Object

Snap Tracking”). O exemplo a seguir (Figura 23) demonstra o desenho de uma

linha com o ponto inicial na coordenada (20,30) e o próximo ponto com uma distância de 50 do primeiro ponto e um ângulo de 30°.

TÓPICO 3 | TRAÇADOS BÁSICOS

FONTE: O autor

FIGURA 23 – APLICAÇÃO DO COMANDO LINE

O AutoCAD disponibiliza a opção para o usuário alterar as propriedades das linhas, como a cor, a espessura e a forma que esta é representada no desenho. Para acessar a caixa de diálogo é preciso observar os passos descritos a seguir: • Selecionar a linha que se deseja alterar.

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

FIGURA 24 – SELEÇÃO DA CAIXA DE DIÁLOGO PROPERTIES

FONTE: O autor

• O usuário pode alterar as propriedades da linha na caixa de diálogo (Figura 25). Para determinar a cor da linha, deve-se modificar o item “Color”, já a escolha da espessura da linha pode ser realizada no item “Lineweight”. Por fim, a forma com que a linha é representada é definida no item “Linetype”. Quando se opta por uma linha tracejada também deve ser modificado o “Linetype scale”.

TÓPICO 3 | TRAÇADOS BÁSICOS Exemplo: Para aplicar o comando Line, vamos utilizar como coordenadas do ponto inicial (10.5, 9.5) e para o ponto final (22.5, 20.5).

• Digite o atalho do comando Line na barra de comandos: L. • Digite as coordenadas do ponto inicial: 10.5, 9.5.

• Digite as coordenadas do próximo ponto: 22.5, 20.5. • Cancele o comando utilizando a tecla: ESC.

4 MULTILINHA (MULTILINE)

O comando Multiline permite que o usuário insira duas linhas paralelas entre si. A ativação deste comando pode ser realizada das seguintes maneiras: • Digitando na barra de comandos o nome do comando “MLine” ou a sigla “ML”. • Acessando a opção “Multiline” na aba “Draw” da barra de menu.

• Acessando o ícone “Multiline” na barra de ferramentas.

Quando o comando Multiline for acessado, é possível alterar a distância entre as duas linhas digitando na barra de comandos “Scale” ou “S” e informando a distância desejada entre elas. As coordenadas dos pontos inicial e final podem ser indicadas das seis maneiras apresentadas na função Line. O exemplo a seguir (Figura 26) aplica o comando Multiline com o espaçamento entre as linhas alterado de 20 para 40, conforme pode ser observado na barra de comandos.

FIGURA 26 – COMANDO MULTILINE

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

Exemplo: Para aplicar o comando Multiline, vamos utilizar como coordenadas do ponto inicial (10.5, 9.5), para a distância entre as linhas (15) e para o próximo ponto (10.5, 84).

• Digite o atalho do comando Multiline na barra de comandos: ML. • Digite a tecla S para poder alterar a distância entre as linhas: S. • Digite o valor de 15 e confirme com enter: 15.

• Digite as coordenadas do ponto inicial: 10.5, 9.5. • Digite as coordenadas do próximo ponto: 10.5, 84. • Cancele o comando utilizando a tecla: ESC.

5 POLILINHA (POLYLINE)

O comando Polyline possibilita que o usuário insira uma sequência múltipla de linhas. A diferença entre o comando Line e Polyline é que no comando

Line o AutoCAD cria vários segmentos de linhas independentes. Neste caso, é

possível alterar as propriedades de cada linha criada sem influenciar nas outras. Já no comando Polyline, as linhas são criadas em sequência e são segmentos dependentes, portanto, a alteração ou seleção são aplicadas para todas as linhas pertencentes a esse segmento. A ativação deste comando pode ser realizada das seguintes maneiras:

• Digitando na barra de comandos o nome do comando “POLYLINE” ou o atalho “PL”.

• Acessando a opção “Polyline” na aba “Draw” da barra de menu. • Acessando o ícone “Polyline” na barra de ferramentas.

Ao executar o comando, após o usuário especificar o primeiro ponto (Specify first), o AutoCAD informa algumas opções para a edição da Polyline (Figura 27). A seguir apresentam-se listadas estas opções com suas respectivas funções:

TÓPICO 3 | TRAÇADOS BÁSICOS FIGURA 27 – COMANDO POLYLINE

FONTE: O autor

a) Arc: a Polyline é formada com base em um arco.

b) Close: une o último ponto com o primeiro de uma sequência. c) Halfwidth: define a meia espessura inicial e final.

d) Length: cria um segmento, definindo seu comprimento. e) Undo: desfaz o último sub-comando PLINE.

f) Width: troca a espessura corrente das próximas linhas.

Exemplo: Para aplicar o comando Polyline, vamos utilizar cinco pontos como exemplo. As coordenadas de cada ponto são, respectivamente: (10.5, 9.5), (22.5, 20.5), (31, 22), (34, 42) e (39, 53).

• Digite o atalho do comando Polyline na barra de comandos: PL. • Digite as coordenadas do primeiro ponto: 10.5,9.5.

• Digite as coordenadas do segundo ponto: 22.5,20.5. • Digite as coordenadas do terceiro ponto: 31,22. • Digite as coordenadas do quarto ponto: 34,42. • Digite as coordenadas do quinto ponto: 39,53. • Cancele o comando utilizando a tecla: ESC.

6 LINHAS CURVAS (SPLINE)

O comando Spline permite que o usuário insira linhas curvas, auxiliando na construção de curso de um rio, estrada, curvas de nível, entre outros. A ativação deste comando pode ser realizada das seguintes maneiras:

UNIDADE 1 | CONCEITOS INICIAIS

• Digitando na barra de comandos o nome do comando “SPLINE” ou o atalho “SPL”.

• Acessando a opção “Spline” na aba “Draw” da barra de menu. • Acessando o ícone “Spline” na barra de ferramentas.

Quando o comando Spline for ativado, o usuário precisará informar as coordenadas dos pontos. Para isso deve-se utilizar uma das seis maneiras de entrada dos pontos especificadas no item “3 Linha (Line)”. O exemplo a seguir (Figura 28) apresenta uma Spline com quatro segmentos.

FIGURA 28 – COMANDO SPLINE

FONTE: O autor

Exemplo: Para aplicar o comando Spline, vamos utilizar seis pontos de exemplo. As coordenadas de cada ponto são, respectivamente: (10,9), (20,40), (30,25), (40,50), (50,20) e (60,40).

• Digite o atalho do comando Spline na barra de comandos: SPL. • Digite as coordenadas do primeiro ponto: 10,9.

• Digite as coordenadas do segundo ponto: 20,40. • Digite as coordenadas do terceiro ponto: 30,25. • Digite as coordenadas do quarto ponto: 40,50. • Digite as coordenadas do quinto ponto: 50,20. • Digite as coordenadas do sexto ponto: 60,40. • Finalize o comando utilizando a tecla: Enter.

RESUMO DO TÓPICO 3

Neste tópico, você aprendeu que:

• Os pontos podem ser adicionados informando suas coordenadas (X,Y) no plano cartesiano ou através do seu ângulo de deflexão.

• As linhas são adicionadas através do comando “Line”, por meio da união de dois pontos.

• É possível utilizar o comando “Polyline” para criar segmentos de linhas independentes.

• As linhas curvas são elaboradas por meio do comando “Spline” no AutoCAD. • O comando “Multiline” é utilizado na elaboração de linhas paralelas no

1 Como a interface gráfica do AutoCAD é representada por um sistema cartesiano (X, Y e Z), o usuário tem a opção de digitar as coordenadas X, Y e Z do elemento para selecionar um ponto ou objeto no plano ou espaço. Neste contexto, o AutoCAD disponibiliza três métodos de entradas de coordenadas, sendo estes os sistemas de coordenadas cartesianas, polares e ortogonais. Sobre os sistemas de coordenadas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as sentenças a seguir:

a) ( ) As coordenadas cartesianas podem ser adicionadas como absolutas ou relativas. As absolutas são consideradas em relação ao ponto inicial do sistema (0,0) e as relativas consideram o último ponto adicionado.

b) ( ) O usuário deve inserir a sigla “@” antes de informar as coordenadas absolutas, portanto o formato das coordenadas absolutas é @X,Y.

c) ( ) Para inserir as coordenadas polares é necessário informar a distância entre o ponto conhecido e o ponto de origem do sistema (0,0), e o ângulo medido em relação ao eixo X.

d) ( ) As coordenadas ortogonais possibilitam que o cursor navegue sobre os ângulos retos, e desta forma o usuário tem a opção de informar apenas a distância até o próximo ponto.

2 No AutoCAD os pontos são considerados um pixel que o usuário insere na interface gráfica. A seguir, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as alternativas relacionadas ao comando Point no AutoCAD.

a) ( ) Os pontos podem ser inseridos utilizando o mouse para clicar na interface gráfica.

b) ( ) Os pontos podem ser adicionados utilizando as coordenadas polares relativas. Nesta opção o usuário deve inserir a sigla “@” antes das coordenadas polares e o próximo ponto será relativo ao anterior.

c) ( ) Os pontos de referências têm o intuito de facilitar a seleção em determinadas partes do objeto ou elemento desenhado.

d) ( ) Os pontos podem ser adicionados por meio das coordenadas cartesianas relativas. Nesta opção o usuário deve inserir a sigla “@” e especificar a distância e ângulo que o novo ponto possui.

3 A linha é um dos elementos gráficos mais importantes no desenho CAD, dependendo da necessidade, o usuário tem a opção de escolher entre diferentes comandos para o desenho das linhas. A seguir, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as alternativas relacionadas aos comandos de desenho de linhas e suas variações.

a) ( ) Para a aplicação do comando Line, deve-se conhecer os pontos de início e fim da linha.

b) ( ) A diferença entre o comando Line e Polyline é que no comando Polyline os segmentos de linha adicionados são contínuos e a formatação se aplicará em toda a linha.

c) ( ) Na aplicação do comando Multiline o usuário deve informar os pontos de início e fim da linha, como também a distância e o ângulo entre elas.

d) ( ) O comando Spline permite que o usuário insira linhas curvas, auxiliando na construção de curso de um rio, estrada, curvas de nível, entre outros.

TÓPICO 4

Documentos relacionados