• Nenhum resultado encontrado

Definição e operacionalização das variáveis (atividades da cadeia de valor)

CAPÍTULO 5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.2 Metodologia de Procedimento São apresentados nesse tópico: descrição do tipo de pesquisa desenvolvida, estudo de campo, que incorpora a seleção do conjunto a

5.2.2 Estudo de Campo

5.2.2.1 Definição e operacionalização das variáveis (atividades da cadeia de valor)

A despeito das críticas apresentadas ao modelo da cadeia de valor, e depois da apresentação de outros modelos que permitem avaliar a postura das empresas em termos estratégicos e competitivos, evidenciadas na revisão de literatura, neste trabalho, o conceito de cadeia de valor é adotado como norteador para escolha das variáveis a serem estudadas, entendendo que não seria possível incorporar elementos que atendam a todas as teorias de contraposição ao modelo proposto por Porter, e que o conceito se mostra atual e relevante para estudar aspectos importantes de diversas áreas da organização industrial, de modo bastante amplo (SLYWOTZKY; MORRISON, 1999; LICZBINSKI; KELM; ABREU, 2002; ROCHA; BORINELLI, 2006; DI SERIO; VASCONCELLOS, 2009).

A principal justificativa para o uso do modelo genérico da cadeia de valor se dá pela diversidade de segmentos integrantes do APL moveleiro de Ubá, como móveis tubulares, estofados, dormitórios, cozinhas, entre outros. Liczbinski, Kelm e Abreu (2002) afirmam que utilizando-se da estrutura base da cadeia de valor é possível verificar se, em alguma das atividades que compõem a cadeia, a empresa possui algum diferencial que lhe propicie ou auxilie na competitividade. A cadeia de valor se apresenta, então, como uma estrutura sobre a qual podem ser vislumbradas as atividades que merecem melhor gerenciamento, o que pode se dar a partir de informações geradas pelas e para essas atividades.

Neste estudo, o conceito de cadeia de valor, que se apresenta subdividido em atividades primárias e de apoio, foi operacionalizado pela formulação de uma ou mais perguntas para cada atividade. A seguir, serão apresentados os fatores considerados no trabalho:

Atividades Primárias

9 Logística interna – Foram consideradas as seguintes dimensões para a logística interna: existência de um setor efetivo de recebimento de mercadorias; sistema interno de distribuição organizado; estoques de matéria-

prima e de produto acabado; e uso de recursos informatizados para controle de estoque.

9 Gestão das Operações – Foram consideradas as seguintes dimensões: produção média mensal; existência de mecanismos de controle de qualidade e normas de certificação; e desperdícios e perdas por retrabalho e; pontos críticos no processo produtivo.

9 Logística Externa – Foram consideradas as seguintes dimensões para logística externa: distribuição dos produtos por regiões e estados e o fato de a empresa ser ou não exportadora.

9 Marketing e vendas – Foram consideradas as seguintes dimensões para a função marketing e vendas: investimentos em estratégias marketing; fidelização de clientes; satisfação do cliente; análise da concorrência; posicionamento do produto; e mercado atendido.

9 Assistência técnica – Foram consideradas as seguintes dimensões: quantidade de pedidos de assistência por faturamento; garantias que a empresa oferece do produto; e fidelização de clientes a partir de pedidos de assistência, o que remete também às estratégias de marketing das empresas.

Atividades de Apoio

9 Infraestrutura – Foram consideradas as seguintes dimensões no estudo da infraestrutura: administração geral; planejamento; finanças; formulação de preços; e questões legais e estratégia, sendo que a estratégia inclui a questão da Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

9 Gerenciamento de Recursos Humanos – Foram consideradas as seguintes dimensões na administração de recursos humanos: contratação de colaboradores; desenvolvimento e desempenho de pessoas; segurança dos colaboradores; remuneração; planejamento de cargos e salários; e rotatividade e absenteísmo.

9 Desenvolvimento de Tecnologia – Foram consideradas as seguintes dimensões no que se refere ao desenvolvimento de tecnologia: pesquisa de novos produtos; pesquisa de novas tecnologias para produção ou administração; e apoio e participação em projetos de pesquisa.

9 Aquisição – Foram consideradas as dimensões que seguem para a função aquisição: existência de pessoas qualificadas para a função compras e estreitamento do relacionamento com fornecedores.

O Quadro 15 apresenta os fatores considerados no estudo do APL de móveis de Ubá, com base na cadeia de valor.

Quadro 15 - Atividades da Cadeia de Valor abordadas na pesquisa

Atividades de Apoio Fatores Considerados Elementos verificados

Sistemas de Gestão; Questões legais

Informatização das operações de gestão, RSE. Organização financeira Gestão Financeira Financiamento Formulação de Preços Infraestrutura Atividades previstas no Planejamento Processo Comunicativo Metas e planos formalizados

Contratação Métodos empregados para contratação. Remuneração

Plano de cargos e salários, pagamento de horas extras, recompensas por serviços bem prestados e para quem não falta ao trabalho.

Desenvolvimento de Pessoas Incentivo para que as pessoas continuem a estudar.

Segurança do trabalho Uso de EPIs.

Plano de Benefícios O que contém o plano Gerenciamento de

Recursos Humanos

Qualificação da mão de obra Desenvolvimento de

tecnologia

P & D e inovação Parcerias; Desenvolvimento de novos produtos e processos.

Aquisição

Formação de setor de compras; Estreitamento das relações com fornecedores.

Existência de pessoas qualificadas para comprar.

Atividades Primárias

Logística interna

Recebimento de insumos Estocagem

Distribuição de insumos e produtos

Existência de setor de recebimento. Se trabalha com estoques.

Efetividade da distribuição de insumos e produtos.

Gestão das Operações

Ociosidade

Pontos críticos do processo produtivo;

Controle de qualidade e normas de certificação;

Desperdícios e perdas por retrabalho.

Capacidade produtiva e produção média mensal.

Logística externa*

Distribuição por região e estados; Se a empresa é exportadora. Existência de estratégias definidas de marketing.

Orientação para o mercado Análise da satisfação dos clientes.

Produto Receptividade dos clientes com relação ao produto.

Marketing e Vendas Promoção Uso de canal formal de divulgação

Preço Nível dos preços em relação à

concorrência.

Segmentação Escolha de canais segmentados para

divulgação. Posicionamento do produto

Fidelização de clientes Análise da concorrência Assistência Técnica**

Pedidos de assistência e tratamento dispensado aos mesmos;

Garantias para o produto.

Fonte: Elaborado pela autora * e ** representam fatores que não consideram outros elementos ou não apresentam desdobramentos.