• Nenhum resultado encontrado

Definição de Plano de Manejo

No documento http://www.livrosgratis.com.br (páginas 51-54)

Capítulo IV – Roteiros Metodológicos para elaboração de Planos de Manejo

4.2 Definição de Plano de Manejo

A definição do que é um Plano de Manejo e qual o seu objetivo, ou para que serve, é um elemento fundamental na concepção de um roteiro metodológico. Todos os roteiros elaborados após a promulgação do SNUC, apresentam a definição do Art. 27 da lei.

Entretanto, é importante analisar as definições de Plano de Manejo dos roteiros elaborados antes do SNUC e de alguns roteiros que apresentaram definições distintas da Lei, mesmo

tendo sido elaborados depois da norma. O quadro 2 apresenta as definições de Plano de Manejo constantes nos roteiros metodológicos.

Roteiro Metodológico

DEFINIÇÃO UC de Uso Indireto

“O conceito de Plano de Manejo adotado para este roteiro metodológico está baseado na definição apresentada no Regulamento dos Parques Nacionais Brasileiros, o qual estabelece que Plano de Manejo é um projeto dinâmico que, utilizando técnicas de planejamento ecológico, determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades, e estabelece diretrizes básicas para o manejo da Unidade” (IBAMA/GTZ, 1996).

Gestão de APA “...o Plano de Gestão é o produto do processo de planejamento e gestão, que engloba os instrumentos que objetivam consolidar a missão da APA. Resulta de um processo dinâmico, que utiliza técnicas de planejamento ecológico e ambiental, visando estabelecer, dentro de políticas definidas, as diretrizes, os resultados, as ações, e os recursos (humanos, administrativos, financeiros e legais), para que, partindo do Quadro Socioambiental atual, possam ser atingidos no futuro, os objetivos da criação da Unidade”

(IBAMA/GTZ, 1999).

PN, RB e EE

“Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade” (IBAMA, 2002).

FLONA

“Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelecem-se o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade” (IBAMA, 2003).

RPPN “...um documento técnico que, usando como base os objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelece o seu zoneamento e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC” (IBAMA, 2004a).

Roteiro Metodológico DEFINIÇÃO

RESEX Rec. Florestais “...contribuir para solucionar as questões relativas à inserção econômica...”(IBAMA, 2004b).

RESEX Rec. Pesqueiros

“Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade” (IBAMA, 2004b).

RESEX e RDS

O roteiro metodológico cita o art. 27 do SNUC que diz que as Unidades de Conservação devem dispor de um Plano de Manejo, mas não apresenta a definição de Plano de Manejo.

IN RESEX e RDS “...o documento que representa o principal instrumento de gestão da Unidade de Conservação, definindo sua estrutura física e de administração, o zoneamento, as normas de uso da área e de manejo dos recursos naturais e os programas de sustentabilidade ambiental e sócio-econômica, construído junto com a população tradicional da Unidade” (BRASIL, 2007).

Quadro 2 – Definições de Plano de Manejo apresentadas nos roteiros metodológicos.

As definições de Plano de Manejo apresentadas, com algumas exceções, são idênticas ou bastante semelhantes à definição que consta do SNUC. Mesmo a definição constante do roteiro de UC de Uso Indireto, que foi elaborada antes do SNUC, é bastante semelhante, tendo um enfoque no zoneamento da unidade.

A definição do roteiro de APA se diferencia por apresentar uma definição de Plano de Gestão, cujo enfoque é na definição da missão da UC e das medidas a serem tomadas para se atingir os objetivos da unidade. Este fato se evidencia no processo de planejamento proposto pelo roteiro, que é baseado em um enfoque de planejamento estratégico.

O roteiro de RESEX de Recursos Florestais não apresenta uma definição clara de Plano de Manejo e cita apenas a questão da inserção econômica a ser solucionada. O roteiro de RESEX de Recursos Pesqueiros, porém, traz um complemento à definição do SNUC:

“Objetivo do Plano de Manejo de Uso Múltiplo - Promover a gestão integrada e compartilhada em Reservas Extrativistas de Recursos Pesqueiros, com vistas a empreender ações corretivas e reparadoras aos fenômenos de degradação, bem como elaborar análises da

disponibilidade de recursos naturais para satisfazer as necessidades de produção e consumo das populações tradicionais” (IBAMA, 2004b).

Apesar destes dois roteiros apresentarem definições bastante voltadas para utilização dos recursos nas RESEX, o que é de certa forma uma característica desta categoria, o roteiro que os substituiu segue a linha do SNUC. Apesar de não apresentar o objetivo do SNUC, o roteiro de RESEX e RDS se remete ao artigo da Lei do SNUC que traz a definição de Plano de Manejo, acrescentando ainda a necessidade de participação das populações tradicionais na elaboração e revisão do Plano e também da necessidade de aprovação do Plano de Manejo pelo Conselho Deliberativo da UC.

Outro fato importante de ser destacado é a IN 01/07 que reconhece o Plano de Manejo como o principal instrumento de gestão da Unidade de Conservação. Na verdade a atual concepção de Plano de Manejo engloba diversos instrumentos de planejamento e gestão que antes eram utilizados isoladamente, o que faz do Plano de Manejo um elemento de agregação destes instrumentos.

No documento http://www.livrosgratis.com.br (páginas 51-54)