• Nenhum resultado encontrado

4 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DOS COMITÊS DE BACIA

4.4 Degradação da Bacia

As grandes alterações dos recursos ambientais são decorrentes principalmente do aumento do nível industrial. A globalização provocou alterações no padrão de consumo da população e intensificação da degradação ambiental, elevando os índices de poluição, sobretudo nos grandes centros urbanos. Isto aliado a ausência de políticas de preservação e reutilização dos recursos naturais, que resulta em uso indiscriminado desses recursos.

A importância da qualidade dos recursos hídricos é primordial para manutenção da qualidade de vida das atividades industriais e necessidades vitais do ser humano. Nas bacias hidrográficas verifica-se uma carência de medidas sócio-educativas que revelem a real

58

importância da preservação, diante deste panorama, a Tabela 4.13 demonstra a influência de alguns fatores na degradação das bacias analisadas. O grau de influência foi avaliado pela seguinte escala: nenhuma (0), pouca (1), razoável (2), muita (3), enorme (4).

TABELA 4.13 – Influência dos seguintes fatores na degradação da bacia

Fatores Ipojuca Goiana Una Grau de Influência Capibaribe Pirapama

Lançamento de esgotos domésticos 4 3 3 3 3 Poluição pelos despejos da navegação 0 0 1 0 0 Lançamento de esgotos industriais 3 1 1 3 0 Lançamento de lixo 3 1 3 3 3 Poluição de águas subterrâneas 2 - 3 3 1 Poluição agropecuária 3 3 2 3 3 Poluição por agrotóxicos, decorrente

de atividades agrícolas

4 3 2 3 3

Poluição decorrente do escoamento de chuva em áreas poluídas

3 1 3 3 2

Extração descontrolada de areia nos leitos dos rios

3 3 4 3 3

Erosão do solo 4 1 2 3 3 Uso intensivo da água para

Irrigação

3 4 2 3 3

Destruição da mata ciliar 3 3 4 3 3 Fonte: Elaboração própria a partir da pesquisa de campo, 2009

De acordo com a Tabela 4.13 observa-se que ainda é freqüente a utilização dos recursos hídricos para escoamento de esgotos domésticos e lançamento do lixo, como é relatado pelos membros, isso é resultado da ausência de políticas de saneamento básico e coleta seletiva do lixo. Políticas públicas e ações de conscientização da população são necessárias para minimização dos impactos ambientas e revitalização dos mananciais.

Outra dificuldade resulta do aumento do nível de poluição resultante de atividades agrícolas e agropecuárias, principalmente porque estes não utilizam redes públicas para escoamento dos agrotóxicos lançado-os diretamente nos rios. Algumas usinas e indústria de grande porte vêm mudando sua linha de produção na tentativa de reduzir os índices de

59

poluição, porém os pequenos produtores ainda não dispõem de recursos financeiros para realizar tais mudanças.

A extração descontrolada de areia nos leitos dos rios tem resultado no assoreamento de alguns trechos das bacias hidrográficas, o que leva a redução do volume de água disponível para consumo. A destruição da mata ciliar vem acarretando elevação no processo de erosão resultado do uso desorganizado do solo.

4.4.1 Principais conseqüências oriundas dos problemas com os recursos hídricos

O tópico anterior listou a influência de alguns fatores na degradação da bacia, tentando verificar quais os principais tipos de deterioração que vem ocorrendo com os recursos hídricos da região. Baseado nisto, a Tabela 4.14 mostra as principais conseqüências acarretadas por esse processo de degradação.

TABELA 4.14 – Conseqüências oriundas dos problemas com os recursos hídricos Conseqüências Ipojuca Goiana Una Capibaribe Pirapama Comitês de Pernambuco Encarecimento do abastecimento público DP C D D C Inviabilidade da pesca no rio pela

mortandade dos peixes

C D DP CP C

Prejuízo ao desenvolvimento regional por indústrias não poderem se instalar na região

C D D D D

Impossibilidade de recreação e lazer D D C D D

Aumento das enchentes CP D C C D

Redução do plantio de algumas culturas devido à má qualidade da água

CP D D D D

Inexistência de vida aquática e extinção da fauna regional

C D C C D

Prejuízo para a atividade da pecuária, pois os animais não podem mais beber água direto do rio

C D C C D

Poluição de ecossistemas importantes como banhados e nascentes de rios

C C C C D

Prejuízo da harmonia paisagística C C C C D Inviabilidade do turismo ecológico C C C C D

Assoreamento dos rios C C C CP C

Fonte: Elaboração própria a partir da pesquisa de campo (2009)

60

Alguns comitês discordam que para solucionar os problemas decorrentes da poluição e degradação da bacia seria necessário encarecer o sistema de abastecimento público, os que concordam com esta afirmação, pressupõem que novos processos devem ser criados para reduzir os impactos ambientais o que resulta no curto prazo em altos custos.

Os altos índices de poluição, decorrente do lançamento de esgoto e lixo nos rios tem resultado na mortandade dos peixes nas bacias, inexistência de vida aquática e extinção da fauna regional, caso que pode ser agravado se estratégias não forem criadas para reduzir essas ocorrências.

O processo de degradação afeta principalmente a população ribeirinha que utiliza o rio para fins de sobrevivência, a poluição se não solucionada pode levar a prejuízo para a atividade pecuária e redução de plantio de algumas culturas, os comitês alegam que esse processo ainda não ocorre nas bacias. Porém, de acordo com a maioria dos comitês esse aumento gradativo da degradação pode acarretar na poluição de ecossistemas importantes como banhados e nascentes de rios, prejuízo da harmonia paisagística na região e inviabilidade do turismo ecológico na região.

A crescente pluviosidade no período de outono/inverno tem levado ao aumento das enchentes em todo Nordeste, no Estado de Pernambuco esse quadro não é diferente, a má gestão dos recursos hídricos e o aumento da degradação tem resultado em constantes enchentes nos municípios banhados pelos rios.

4.4.2 Maiores dificuldades para solucionar estes problemas

Várias são as dificuldades enfrentadas na gestão dos recursos hídricos, estes problemas interferem diretamente no ecossistema e prejudica principalmente a população ribeirinha, que utiliza á água dos rios como fonte de subsistência. A Tabela 4.15 mostra os principais entraves para solucionar estes problemas.

61

TABELA 4.15 - Maiores dificuldades para solucionar os problemas com os recursos hídricos

da bacia

Entraves Comitês de Pernambuco

Ipojuca Goiana Una Capibaribe Pirapama

Ausência de recursos financeiros

das empresas para reduzir poluição D D D D D Falta de investimentos públicos na

área de recursos hídricos

C CP C C D

População não possui esclarecimento sobre a importância do não poluir

C D C C C

Falta de planejamento e coordenação do uso da água

D CP C C D

Falta de planejamento do uso do solo C C C C C Fonte: Elaboração própria a partir da pesquisa de campo, 2009

Legenda: Discordo Plenamente (DP); Discordo (D); Concordo (C); Concordo Plenamente (CP)

Os membros da diretoria de todos os comitês discordam que há ausência de recursos financeiros para realizarem alterações nos seus processos e/ou para executarem obras de melhorias nas empresas, sendo estas públicas ou privadas. Ocorre a ausência de interesse por parte dos empresários que não reconhecem os benefícios que isso proporcionaria a comunidade local.

A falta de uma fiscalização mais ostensiva e uma punição mais rigorosa poderia ser uma solução paliativa para este problema, pois apesar dos elevados custos que isso acarretaria devido às alterações na linha de produção, algumas políticas ambientais incentivam a adoção de programas que proteja o meio ambiente e reduza os impactos ambientais.

Mesmo com o aumento de políticas públicas e maior orçamento destinado a programas de melhorias sócio-ambientais, observa-se que estes ainda são insuficientes para grande quantidade de ações que necessitam serem realizadas. Somente o comitê do Pirapama que discorda que não há falta de investimentos públicos, isto esta relacionado à influência direta que o comitê possui com a prefeitura de Cabo de Santo Agostinho.

Muitos programas de educação ambiental estão sendo lançado para conscientizar a população sobre a importância do não poluir os recursos naturais, porém principalmente na

62

população mais carente a falta de recursos financeiros e/ou o desconhecimento torna este hábito ainda mais freqüente.

Outro grande problema refere-se ao uso descontrolado de água e do solo, que resulta em grandes conflitos ambientais. Tais problemas podem ser minimizados com a utilização coordenada e planejamento desses recursos, tornando o uso consciente e sustentável.

Verifica-se que grande parte das alterações acima relatadas é decorrente da má utilização dos recursos naturais e ausência de políticas públicas eficientes, que forneça respaldo a população minimizando os impactos ambientais.