• Nenhum resultado encontrado

Esta seção irá delimitar o trabalho de modo que este se foque na apresentação de uma plataforma de Cloud Computing para virtualização de computadores, conforme explicam os itens a seguir:

a) para o pleno desenvolvimento do trabalho, será explicitado o principal problema para a não adesão de uma plataforma de Cloud Computing. A falta de informação sobre a maneira de como aplicar e utilizar os recursos computacionais de forma descentralizada sobre demanda;

b) serão caracterizadas as principais plataformas de Cloud Computing, de modo que seja possível realizar um comparativo entre elas;

c) não será aplicado o conceito de Cloud Computing nas plataformas estudadas;

d) não será realizado benchmark (diversos testes de modo a mensurar determinados aspectos, obtendo dados para efetuar comparações), mas serão utilizados benchmark de terceiros;

e) será proposta a utilização de uma plataforma de Cloud Computing composta por mainframes para a virtualização de computadores;

f) as etapas metodológicas que o trabalho seguirá estão definidas no capítulo 3.2;

g) o trabalho seguirá estritamente as etapas definidas no capítulo 3.2, de modo a atingir o objetivo definido.

4 DIFICULDADE DE APLICAÇÃO DE CLOUD COMPUTING

Cloud Computing encontra dificuldades de aceitação por falta de conhecimento

das pessoas ligadas à área de tecnologia e usuários sobre o funcionamento e a aplicação desse conceito. O grande entrave para a aplicação desse conceito é criação de mitos sobre o seu funcionamento e aplicação. Esse fato ocorre devido a grande quantidade de informação existente sobre o assunto, que acarreta em uma sobrecarga aos que pretendem conhecer esse novo mundo nas nuvens, principalmente, por causa da avalanche de complicadores que podem ser encontrada na internet, quando se trata de cloud. Em uma busca rápida, é possível encontrar mais de 10 milhões de resultados sobre o assunto, sendo em sua maioria pequenos textos que não ajudam o leitor a entender esse conceito.

Conforme aFigura 15 ilustra de maneira cômica, muitas pessoas mesmo as ligadas

à área de tecnologia não têm conhecimento sobre as implicações de Cloud Computing. O que essa tecnologia pode trazer de benefícios nos processos organizacionais e dia-a-dia dos usuários.

Figura 15 – Percepção de Cloud Computing pelo usuário. Fonte: Vida de Suporte (2011).

Apesar de ser um conceito relativamente novo, existem tecnologias que proporcionam a sua aplicação, sem deixar de lado requisitos como segurança, estabilidade e

escalabilidade. No entanto, encontra-se uma grande resistência para a utilização de recursos providos utilizando esse conceito. O problema a ser solucionado é cultural as pessoas enxergam o computador como sendo algo físico que está ao seu alcance. A aplicação de

Cloud Computing irá distanciar fisicamente os usuários dos computadores. Os computadores

passarão a ser acessados por simples dispositivos, como celulares, tablets ou thin clients. É por causa desse distanciamento (usuário-máquina) que há muita resistência. Ele é motivo para desconfiança quanto à integridade e inviolabilidade dos dados pertencentes aos usuários e quanto à estabilidade e garantia de acesso aos recursos na nuvem. É preciso esclarecer esse conceito e as plataformas que o aplicam, de modo que seja cativado o usuário, através dos benéficos proporcionados por esse mundo de recursos computacionais sobre demanda.

De acordo com pesquisa realizada pela IBM em 2010, a segurança no ambiente de

Cloud Computing é o ponto de maior preocupação para as corporações, surgem

questionamentos sobre:

a) integridade, autenticidade e confidencialidade dos dados armazenados na nuvem. Disponibilidade;

b) disponibilidade dos recursos computacionais;

c) interferência do modelo de Cloud Computing nos processos organizacionais.

Amrehn (2011) afirma que segundo a linha das organizações, os usuários veem o quesito segurança como primordial, conforme Quadro 1 apresenta.

Quadro 1 – Preocupação dos consumidores em relação à segurança na nuvem.

Proteção dos dados armazenados na nuvem 30%

Diretrizes contratuais que definem os níveis de acordo de serviço. Bem como os direitos e deveres de cliente e provedor.

21%

Uso não autorizado dos seus dados 15%

Confidencialidade dos dados 12%

Disponibilidade dos recursos 9%

Integridade dos dados 8%

Capacidade de auditar e testar o ambiente do provedor de serviço

5%

É necessário esclarecer a aplicação e o funcionamento de um modelo de fornecimento de recursos computacionais sob de manda, seja o recurso software, hardware ou plataforma. A aplicação de Cloud Computing não é trivial e fácil, mas pode e deve ser utilizado. Pois os benefícios advindos de sua aplicação superam os custos de aplicação.

Cloud Computing não é mais algo que acontecerá daqui alguns anos. Computação

em nuvem acontece neste momento. Os usuários cada vez mais percebem o quanto é vantajoso somente pagar pelo que foi de fato utilizado, e melhor, não despender recursos com gerenciamento e manutenção de hardware e software. Para as corporações, esse modelo vem como um facilitador no alinhamento da área de tecnologia da informação com os negócios da empresa em um mundo cada vez mais competitivo e carente de processos ágeis.

Somente com o esclarecimento de como aplicar os conceitos de Cloud Computing é que será possível evitar o desencontro de informações que se transforma em um complicador para a aplicação desse conceito. É necessário construir uma base concreta, na qual são ponderados os benefícios proporcionados para os usuário e organizações por esse novo modo de utilizar e prover recursos computacionais.

Como todo novo paradigma Cloud Computing encontra resistência por aqueles que temem o desconhecido e diferente. Todos estão acostumados com a utilização de recursos computacionais que estão ao seu alcance. Porem é necessário o esclarecimento desse novo modo de prover e utilizar recursos computacionais, porque ele é essencial em um mundo globalizado cada vez mais competitivo. Em que agilidade, segurança e disponibilidade são essenciais.

5 DESCRIÇÃO DAS PLATAFORMAS QUE APLICAM CLOUD COMPUTING

Serão descritas as características das maiores plataformas que proporcionam a aplicação de Cloud Computing para a criação de uma nuvem provedora de recursos de

hardware. As plataformas, conjunto de hardware e software que serão descritas são:

a) Servidores de arquitetura (X86, AMD64) com a solução VMware; b) Servidores de arquitetura (X86, AMD64) com a solução Microsoft; c) Servidores de arquitetura (X86, AMD64) com a solução Xen; d) Mainframe e Z/VM. Soluções IBM para Cloud Computing.

Documentos relacionados