• Nenhum resultado encontrado

5.1 SOLUÇÕES COM ARQUITETURA DE SERVIDORES (X86, AMD64)

5.1.2 Microsoft

A plataforma fornecida pela Microsoft para aplicação de Cloud Computing é composta pelo hypervisor denominado Hyper-V Server e a solução de gerenciamento de ambiente virtual Microsoft System Center Virtual Machine Manager. O hypervisor faz uso da técnica de virtualização bare metal, ou seja, não utiliza um sistema operacional base para gerenciar os recursos de hardware. Essa plataforma de virtualização utiliza o core do sistema operacional Windows Server 2008 para gerenciamento dos recursos de hardware. Porém não dispõem de todas as funcionalidades que o sistema operacional detém.

A seguir serão descritos os recursos e limitações da plataforma Hyper-V Server, as configurações expostas são pertinentes à versão Hyper-V Server 2008 R2.

a) conforme Microsoft (2009), a quantidade máxima de recursos que podem ser alocados para cada maquina virtual é;

Quadro 5 - Microsoft, recursos disponíveis para máquina virtual.

Processadores virtuais 4

Memoria RAM 64 GB

Discos IDE3 4

Discos virtuais SCSI4 256

Capacidade por disco virtual 2040 GB

Snapshot5 50

Adaptadores de redes virtuais 12

Fonte: Elaboração do autor, 2011.

3 Dispositivo eletrônico integrado – O Hyper-V utiliza dispositivos emulados com controladores IDE. Através

destes controladores o disco de inicialização da maquina virtual pode ser tanto um disco físico quanto virtual. É obrigatória a utilização de um disco do tipo IDE para o disco de inicialização da maquina virtual.

4 Controladoras SCSI utilizam um tipo de dispositivo desenvolvimento especialmente para maquinas virtuais.

Utilizando o barramento da maquina virtual para se comunicar.

b) ainda segundo Microsoft(2009), a quantidade máxima de recursos que podem ser utilizados em cada servidor host é de;

Quadro 6 - Microsoft, recursos disponíveis para servidor host.

Processadores 64

Taxa de processadores virtuais6 24 Máquinas virtuais por servidor 384 Processadores virtuais por servidor 512

Memoria RAM 1 TB

Fonte: Elaboração do autor, 2011.

c) de acordo com a Microsoft(2009), a quantidade máxima de recursos que cada cluster suporta é.

Quadro 7 – Microsoft, recursos disponíveis por cluster.

Servidores 16

Máquinas virtuais 10007

Fonte: Elaboração do autor, 2011. Casos de aplicação

A solução Hyper-V Server em conjunto com o sistema Microsoft System Center Virtual Machine Manager, que possibilita o gerenciamento dos recursos computacionais de forma simples e prática, forma uma das maiores plataformas para aplicação dos conceitos de

Cloud Computing para o fornecimento de recursos computacionais sobre demanda,

proporcionando a criação de nuvens confiáveis, seguras, escaláveis e dinâmicas, visando alinhar a T.I. com os negócios da organização.

Os casos de aplicação da solução para Cloud Computing, utilizando as Soluções Hyper-V e Microsoft System Center Virtual Machine Manager, foram desenvolvidos pela própria Microsoft em 2011 e encontram-se disponíveis em seu Web Site.

6 Quantidade máxima de processadores virtuais por processador físico. 7 Deve-se respeitar o limite de 384 máquinas por servidor.

Target – Utiliza solução de virtualização para prover uma melhor experiência em compras.

Target é a segunda maior loja de departamentos dos Estados Unidos atendendo a clientes em 1775 lojas em 49 Estados americanos. Emprega diretamente mais de 350 mil pessoas. Movimenta mais de US$ 67 bilhões por ano em vendas.

O departamento de tecnologia da informação da Target desejava reduzir os custos operacionais, reduzindo a estrutura física em cada loja. Era necessária uma solução para virtualização de servidores em que pudesse confiar. Pois era o momento de aposentar 8650 servidores físicos espalhados em suas lojas. Aplicando a política de, no máximo 2 servidores físicos por loja. Para tal foi vislumbrado a ideia de criar uma nuvem privada de recursos que pudessem ser alocados conforme as necessidades surgissem, alinhando assim os recursos de T.I com as necessidades do negocio empresarial.

A solução foi aplicar a plataforma de Cloud Computing da Microsoft, Hyper-V e System Center Virtual Machine Manager. Desse modo, pode ser centralizado o gerenciamento de mais de 300 mil pontos de acesso a recursos computacionais espalhados por todas as lojas, que são servidores, computadores, POS (pontos de venda de produto automatizado), caixas registradoras, quiosques de consultas e dispositivos móveis.

Com a utilização da virtualização de todos os servidores físicos, a empresa está economizando milhões de dólares em hardware, eletricidade e custos de manutenção de equipamentos.

Os benefícios advindos da criação de uma nuvem de recursos computacionais privadas foram:

 redução de custos operacionais da área de tecnologia da informação;

 aumento da capacidade de T.I. para suportar o negócio da empresa;

 facilidade no gerenciamento dos recursos de infraestrutura existentes;

 otimização da utilização dos recursos e crescimento da disponibilidade dos sistemas.

A criação de uma nuvem de recursos privada para a Target representou a consolidação de milhares de servidores físicos e de uma grande estrutura física que era necessária para interligar todos os componentes, representando a economia de milhões de dólares anuais em energia, hardware e manutenção dos equipamentos.

O dinheiro poupado com essa solução está sendo investido no negócio da empresa através da T.I., criando novos meios de tornar única a experiência do consumidor enquanto compra em uma das lojas da rede.

Segundo DeBrine (Administrador sênior de tecnologias empresarias para armazenamento) com a solução adotada, a Target consegue focar suas energias em seu negócio, trabalhando para aprimorar e automatizar os seus processos de negócio, criando soluções visíveis aos consumidores e membros das organizações Target.

RedeHost cria novo serviço de servidores em nuvem, usando Microsoft Hyper-V

A RedeHost é uma das maiores empresas do Brasil que fornece serviços de hospedagem de sites em ambiente Windows. Em 2009, a empresa lançou serviços de computação em nuvem para aplicações de missão crítica. De acordo com Aldo Pacheco (gerente comercial), essa é uma das tendências para os próximos anos. E a RedHost almejava oferecer essa opção de serviço aos seus clientes como alternativa a servidores físicos dedicados que não oferecem alta disponibilidade nem capacidade de expansão.

Para concretizar essa ideia de novo produto, era necessário aplicar uma solução de virtualização que permitisse criar ambientes virtuais com características distintas e específicas de hardware, sistema operacional e aplicações.

A empresa foi o primeiro usuário de seu produto de computação em nuvem chamado de Cloud Server. Foram rearranjados todos os 50 servidores que eram utilizados para hospedagem de sites em uma nuvem de recursos composta por 10 novos servidores.

Os servidores que suportam essa nuvem privada possuem as seguintes características: dois processadores Intel Xeon Quadcore com 32GB de memoria RAM conectados a três sistemas de armazenamento de dados SAS de 400 GB.

A partir desse novo ambiente, a empresa permite que os clientes contratem no site da RedHost novos Cloud Servers com as configurações ideais que atendam as suas necessidades. Existe também a capacidade de expandir os recursos dos servidores contratos para atender as necessidades de negócio. Deste modo os Cloud Servers podem ser administrados tanto pelos clientes quanto pela equipe de especialistas da RedHost, sendo que a administração do antigo modelo de servidores físicos a administração ficava somente a cargo dos profissionais da RedHost.

De novembro de 2009 até novembro de 2010, a RedHost já conquistou mais de 150 clientes para a utilização do serviços de Cloud Server, sendo que 70% deles utilizam

sistemas operacionais Windows e 30% Linux. A maior parte de seus clientes utiliza os Cloud Server para aplicação de ferramentas críticas de alta disponibilidade, como sistemas de gestão empresarial (ERP) ou para criar ambientes de testes exaustivos de desenvolvimento de aplicações.

Benefícios advindos da criação de uma nuvem privada de recursos são:

 alta disponibilidade: ao transformar o seu ambiente externo em uma nuvem privada de recursos computacionais a RedHost elevou seus níveis de disponibilidade estabelecidos nos contratos de SLA(Service Level Agreement – Acordo de nível de serviço) de 99,5% para 99,9% para os seus serviços de hospedagem. Pacheco comenta que eles pretendem ultrapassar os 99,9% de SLA este ano. O fator disponibilidade afeta diretamente a aceitação do cliente a esse tipo de solução, pois ele poderá garantir o mesmo nível de disponibilidade para as suas funções críticas;

 redução de custos: A criação de uma nuvem de recursos computacionais permitiu que a RedHost reduzisse seus gastos em 40% com energia elétrica. Em termos de gerenciamento, o fato de consolidar os servidores em uma nuvem e administrá-los com a solução de gerenciamento Microsoft eliminou a necessidade de expansão da equipe técnica em 50%. Os ambientes virtualizados também contribuíram para uma redução de 30% no licenciamento de software;

 flexibilidade para os clientes: Com os novos serviços Cloud Servers, os clientes têm uma alternativa para os servidores dedicados, com custo muito menor, maior garantia de disponibilidade e flexibilidade para expansão de recursos de acordo com a demanda dos negócios.

Com a criação de uma nuvem para atender as necessidades do seu negócio, a RedeHost conseguiu otimizar a utilização dos recursos de hardware, reduzir custos e criar uma nova área de negocio.

Documentos relacionados