• Nenhum resultado encontrado

4. MÉTODO

4.6 Delineamento do estudo

Os procedimentos de coleta de dados foram organizados a partir de quatro etapas, a saber:

• Etapa 1 Aproximação e estabelecimento de vínculo com a comunidade escolar; • Etapa 2 - Identificação/definição do problema a ser solucionado e Planejamento

do plano de ação.

• Etapa 3 - Implementação do programa;

• Etapa 4 - Avaliação do programa na perspectiva do professor. A seguir, no Quadro 3, será apresentada a síntese referente às quatro etapas de coleta de dados e posteriormente as mesmas serão descritas de forma detalhada:

QUADRO 3: Síntese das etapas de coleta de dados

Finalidade Técnica Instrumentos

Etapa 1 Planejar

-Aproximar e estabelecer de vínculo com a comunidade escolar; -Conhecimento da realidade;

Aplicação de questionário

Questionário de caracterização da escola; Questionário de identificação dos

professores;

Etapa 2 Planejar

- Identificar e definir o problema a ser solucionado.

- Planejar do plano de ação.

Entrevista e Observação sistemática

Roteiro de entrevista semiestruturada; Roteiro de observação sistemática.

Etapa 3

Aplicar -Implementar o programa; Entrevista

Plano de Ensino Individualizado Aplicado à Educação Física – PEI-EF; Diários de Campo (registro dos

encontros); Etapa 4

Avaliar

-Avaliar o programa na perspectiva

do professor Entrevista

Roteiro de entrevista semiestruturada Questionário de avaliação final do serviço

de consultoria colaborativa Fonte: Elaboração própria

Etapa 1 (Planejar): Aproximação e estabelecimento de vínculos com a comunidade escolar

Esta etapa teve como finalidade realizar uma aproximação com a escola e com os professores de Educação Física, assim como com a comunidade escolar – professor de Educação Especial, professor de sala, diretores e coordenadores pedagógicos – visando estabelecer vínculos, conhecer e compreender a dinâmica da escola e de seus professores.

Ainda nesta etapa foi realizada a identificação do contexto escolar e das demandas dos professores de Educação Física no que se refere aos desafios encontrados com seus estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto, foram realizadas visitas informais à escola com o objetivo de conversar com o professor e com a direção.

Nesse momento foram aplicados dois questionários de caracterização, um voltado para a escola (APÊNDICE F), cujos respondentes foram os diretores/ e ou técnicos administrativos e outro para o professor de Educação Física - Questionário de identificação dos professores (ANEXO C), os quais responderam ao questionário na presença do professor consultor antes da realização da entrevista e dos diários de campo da observação. Na etapa 1 as informações obtidas por meio dos questionários foram confrontadas com as anotações realizadas nos diários de campo advindas da observação, a fim de enriquecer a descrição dos dados e/ou identificar divergências.

Etapa 2 (Planejar): Elaboração do programa – Identificação das dificuldades, definição do problema a ser solucionado e planejamento do plano de ação

Esta etapa teve como propósito identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Educação Física para a participação do aluno com deficiência no contexto das aulas de Educação Física Escolar.

Foram realizadas em um primeiro momento as entrevistas com os professores, e posteriormente a observação das turmas nas quais os estudantes com deficiência estavam matriculados.

Para tanto, foi realizada inicialmente uma entrevista semiestruturada pelo professor consultor, o qual utilizou o Roteiro de entrevista semiestruturada – Avaliação Inicial como forma de orientar a coleta de dados, o roteiro foi elaborado pelos autores assim como descrito em momento anterior. As entrevistas foram realizadas de forma individual nas dependências

das escolas cujo programa seria implementado. As entrevistas iniciais (Etapa 1) tiveram como duração média 60 minutos.

Assim, a partir de entrevistas foi possível identificar o problema a ser solucionado e as demandas dos professores de Educação Física Escolar no que se refere à questão de recursos e apoios que auxiliassem no processo de participação e aprendizagem de seus alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Os dados das entrevistas também foram usados a fim de entrar em consenso com o professor para determinar para qual de seus estudantes com deficiência o serviço de suporte seria voltado.

Posteriormente às entrevistas, e antes do início das intervenções foram realizadas em média duas observações do tipo não participante, das aulas de Educação Física em cada uma das escolas, a fim do consultor verificar se os professores apresentavam em sua prática alguma outra demanda que não foi relatada/identificada durante a entrevista, para tanto, foi utilizado como base um roteiro de observação sistemática (ANEXO G).

Etapa 3 (Aplicar): Implementação do programa de consultoria colaborativa

Essa etapa teve como finalidade fornecer ao professor de Educação Física regular recursos e apoios que auxiliassem os mesmos no processo de resolução dos problemas identificados na etapa 2.

O serviço de consultoria colaborativa foi desenvolvido de forma independente em cada uma das escolas e, portanto, os horários dos encontros foram previamente combinados com os professores participantes, diretores e coordenadores pedagógicos das referidas escolas. Nas três escolas, os horários estabelecidos foram os de ATPC e HTPC dos professores e os encontros ocorreram dentro das dependências da escola, geralmente nas salas dos professores ou em salas de aula vazias (APÊNDICE I).

Cada programa ocorreu ao longo de um semestre letivo, respeitando-se o calendário escolar e a agenda de disponibilidade do professor. Os encontros foram distribuídos entre os meses de setembro a dezembro de 2015. De forma geral os mesmos tiveram duração de seis meses e ocorreram em uma frequência que variavam entre semanalmente e quinzenalmente.

Etapa 4 (Avaliar): Avaliação do programa de Consultoria Colaborativa

Assim, ao final do processo de intervenção de consultoria colaborativa em Educação Física Adaptada, foi realizada uma avaliação a partir da perspectiva dos professores de

Educação Física participantes da pesquisa a fim de verificar a percepção dos mesmos em relação ao serviço oferecido e se o programa auxiliou na resolução dos problemas definidos inicialmente. Nesta etapa foram utilizados o Roteiro de entrevista semiestruturada e o

Questionário de avaliação final do serviço de consultoria colaborativa descritos anteriormente.

As entrevistas da avaliação final tiveram duração média de 40 minutos e foram aplicadas por um pesquisador auxiliar, o qual não estava envolvido diretamente com a pesquisa.

O tempo médio das entrevistas de avaliação inicial (Etapa 2) foi de 60 minutos e as finais (Etapa 4) 40 minutos, totalizando assim 260 minutos de entrevistas gravadas.