• Nenhum resultado encontrado

3.4 – Demais Estratégias dos Investidores com Derivativos

3.4.1 – Opções de Juros

Um cap é um tipo especial de opção de compra na qual o titular adquire o direito, mas não a obrigação, de receber a acumulação das taxas de juros flutuantes diárias (ou de outros períodos intermediários) do dia da operação do cap, inclusive, ao dia do vencimento do cap, exclusive, pagando com uma taxa de juros fixa (preço de exercício). As duas taxas incidirão sobre um valor base a ser determinado pelas partes. Para adquirir esse direito, o titular tem que pagar um prêmio ao lançador.

Deve-se dizer que um contrato de cap pode ser realizado diretamente entre as partes – contrato de balcão não-organizado – ou por meio de operações de bolsa, que trata de Índice de Depósito Interfinanceiro (IDI). Um cap pode ser liquidado fisicamente – quando é prevista a entrega de um título-objeto – ou por diferença – entre o que tem a pagar e o que tem a receber.

Um cap pode seu utilizado, por exemplo, para se fazer hedge de uma posição passiva que esteja indexada a uma taxa de juros flutuante.

lFloor

O floor é semelhante a uma opção de venda na qual o titular tem o direito, mas não a obrigação, de receber uma taxa de juros prefixada, pagando com a acumulação das taxas de juros flutuantes diárias (ou de outros períodos intermediários) do dia da operação de floor, exclusive.

Um floor pode ser usado, por exemplo, para hedgear uma posição ativa que esteja indexada a uma taxa de juros flutuante.

Um collar consiste na combinação de um cap com um floor. Na combinação, obtém-se tanto um limite inferior (determinado pelo preço de exercício do floor) quanto um superior (determinado pelo preço de exercício do

floor) quanto um superior (determinado pelo preço de exercíco do cap), para a

taxa de juros.

Na hipótese de o preço do cap (prêmio do cap) ser igual ao preço do floor (prêmio do floor), a compra de um e a venda do outro implicará custo zero para o implementador (numa operação conhecida como Zero Cost Collar).

3.4.2 – Posicionamento com Opções

lTrava de Alta

Pode ser feita pelo investidor quando o mesmo adota posição oposta de alta, em opção de compra ou em opção de venda. Na opção de compra, o investidor assume uma posição titular (compra) de uma opção de compra a um determinado preço de exercício e, simultaneamente, assume uma posição lançadora (venda) de uma opção de compra a preço de exercício superior ao de sua posição titular.

Na estratégia de posicionamento com opções, usando a trava de alta, é importante ressaltar que as posições têm a mesma data de vencimento e que a trava de alta funciona como um limite de alta para uma posição titular de opção, ou seja, ela limita o risco.

lTrava de Baixa

Pode ser feita pelo investidor quando o mesmo adota posição oposta de baixa, em opção de compra ou em opção de venda. Na opção de compra, o investidor assume uma posição titular (compra) de uma opção de compra a um determinado preço de exercício e, simultaneamente, assume

uma posição lançadora (venda) de uma opção de compra com preço de exercício inferior ao de sua posição titular.

Para o posicionamento com trava de baixa, as posições também têm a mesma data de vencimento, sendo que a trava de baixa funciona como um limite de baixa para uma posição titular (compra) de opção. Dessa forma, o investidor fica isento de alta se estiver de posse do produto físico.

lBox Fechado ou Box 4 Pontas

É o instrumento que transforma uma operação de opções em uma operação de renda fixa. Com este posicionamento o risco da operação fica limitado ao fato de o risco de a taxa embutida na operação ser superior ou não à taxa média over do mercado financeiro (referência ao CDI médio over), no prazo equivalente.

Quando o investidor faz a compra de um Box 4, está combinando uma trava de alta com uma trava de baixa. Essa operação é feita quando a estimativa das taxas de juros embutidas na operação Box 4 for superior à taxa de juros estimada no mercado financeiro (taxa prefixada que justifica uma operação típica de financiamento).

Para montar a operação de Box 4 efetua-se, simultaneamente, uma trava de alta com opções de compra e uma trava de baixa com opções de venda. Faz-se mister que o preço de exercício da posição titular da trava de alta seja igual ao preço de exercício da posição lançadora da trava de baixa. Já o preço de exercício da posição lançadora da trava de alta deve ser igual ao preço de exercício da posição titular da trava de baixa.

Funciona como instrumento que transforma uma operação de opções em uma operação de renda fixa. Esse instrumento tem a mesma finalidade do Box Fechado, porém as operações efetuadas em cada um deles são diversas.

A estratégia do Box 3 envolve uma operação de opção de compra, uma operação de opção de venda e uma operação no mercado à vista, para o mesmo vencimento e com o mesmo número de contratos.

Quando a taxa embutida na operação de Box 3 for maior do que a taxa de juros praticada no mercado financeiro, temos um caso típico de operação de caixa. Para esse tipo de operação, é necessário: i) vender a mercadoria ou produto no mercado à vista; ii) comprar contratos de opções de compra; iii) vender contratos de opções de venda.

Quando a taxa embutida na operação de Box 3 for menor do que a taxa de juros praticada no mercado financeiro, temos um caso típico de operação de financiamento. Para esse tipo de operação, é de mister: i) comprar a mercadoria ou o produto no mercado à vista; ii) vender contratos de opções de compra; iii) comprar contratos de opções de venda.

lSpread Butterfly

Tem por finalidade delimitar o risco do investidor de acordo com a volatilidade do mercado e garantir o cumprimento de suas obrigações, no caso de o mercado não se comportar conforme o esperado. Essa estratégia pode ser operada utilizando-se apenas opções de compra, apenas opções de venda ou ambas.

Envolve, para a mesma ação-objeto, a compra simultânea de duas opções de compra com preços de exercício diferentes e a venda de uma opção de compra com preço de exercício situado entre os preços de exercício das operações de compra. Neste caso, o vencimento das posições de compra deve ser igual ou posterior ao vencimento da posição de venda.

lVenda de Spread Butterfly com Opções de Compra

Funciona de forma oposta à operação anterior, ou seja, envolve, para a mesma ação-objeto, a venda simulânea de duas opções de compra com preços de exercício diversos e a compra de uma opção de compra com preço de exercício situado entre os preços de exercício das operações de venda. Neste caso, o vencimento das posições de venda deve ser igual ou anterior ao vencimento da posição de compra.

Para qualquer das formas o número de contratos de compra deve ser igual ao número de contratos de venda.

3.4.3 – Alavancagem

Trata-se de uma estratégia que permite abrir grandes posições através da realização de negócios de maior porte com pouco ou nenhum recurso inicial e com a assunção do risco das operações.

Esta estratégia estimula a liquidez do mercado físico e melhora o gerenciamento de riscos e pode ser utilizada para maximizar o ganho na posição assumida sem utilizar recursos ou com o uso de poucos recursos em relação ao valor da operação. Considerando-se que o risco é assumido no início da operação, o investidor pode obter ganhos elevados ou sofrer perdas elevadas, se o cenário for desfavorável em relação ao ativo que o mesmo está negociando.

CAPÍTULO IV

Documentos relacionados