• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO II (Estudo Desenvolvido)

12. Diagnóstico ao movimento desportivo do concelho de Felgueiras

12.2. Descreva uma proposta para desenvolver o desporto no concelho de

Na última questão, os inquiridos descreveram uma proposta para desenvolver o desporto no concelho de Felgueiras, porém, serão apresentadas as mais variadas propostas apresentadas pelos inquiridos.

Assim, a maioria dos inquiridos referiu que o município deve criar parcerias com instituições/associações, realizar atividades ao ar livre para todas as idades, construir um complexo desportivo num dos grandes centros urbanos, realizar torneios/provas a nível local, colaborar com as freguesias para promover a atividade física, criar espaços desportivos fora do centro da cidade, criar mais modalidades desportivas, criar ciclovias, ecopistas e maquinas de atividade física ao ar livre, criar parcerias entre a escola e os clubes, promover o desporto escolar no Ensino Básico, mais divulgação e mais informação sobre o desporto no concelho de Felgueiras, patrocinar o transporte para as zonas com equipamentos desportivos (piscina, pavilhão, complexo desportivo), maximizar os equipamentos desportivos, construir equipamentos desportivos multifuncionais para reduzir os custos.

48

Conclusões

“ O Estágio Pedagógico tem como função profissionalizar os novos docentes, através de um processo de prática profissional autónoma, embora orientada e supervisionada durante um ano letivo”. Gomes (2011)

O Estágio Pedagógico foi sem dúvida uma experiencia enriquecedora a todos os níveis, foi de certa forma uma mais-valia para a minha formação, quer pessoal quer profissional, foi um ano em que consegui retirar algo que no futuro vais contribuir para a minha formação continua enquanto docente. Aprendi que cada caso é um caso, e que as estratégias definidas previamente, nem sempre funcionam como o esperado. Acredito que os objetivos delineados foram alcançados com sucesso, assim, visto o ensino ser um processo evolutivo, cabe-nos a nós, futuros professores melhorarmos a nossa forma de atuar como docentes de Educação Física.

Com o passar das aulas percebi que poderia ter sido mais benevolente com a minha turma, mas de certa forma não queria facilitar e depois não conseguir controlar a turma. Penso que houve momentos para tudo, e assim consegui perceber algumas estratégias de acordo com as diversas turmas que dei aulas, ou seja, as diversas características das turmas permitiram-me melhorar no que se refere á capacidade de controlar as aulas, no que diz respeito ás diversas variáveis que podem ocorrer nas aulas práticas.

Embora uma ou outra turma com as quais trabalhei no estágio pedagógico, terem criado algumas dificuldades, ao nível do seu controlo em contexto de aula, bem como da capacidade em conseguir motivar os alunos ao longo das aulas, nos diferentes períodos letivos, essas dificuldades foram vistas como uma mais-valia para a aquisição de competências, desta forma, é importante continuar a progredir e tentar melhorar sempre a nossa atuação como docentes de Educação Física.

Hoje em dia, o interesse e a procura pela prática de atividade física e desporto têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos, principalmente na vertente que não engloba a competição, ou seja, em que os objetivos sejam o bem-estar e a qualidade de vida. Desta forma, cabe aos municípios satisfazerem as necessidades da população e ter em consideração todas as áreas de prática desportiva existente no meio, sejam elas formais ou informais.

49

Contudo, os municípios ao implementarem as políticas desportivas, devem, através de informações específicas, intervir de acordo com os verdadeiros interesses da população com base de um criterioso processo de planeamento e avaliação.

Foi importante analisar uma pequena parte da população de Felgueiras, para ter noção no consumo desportivo no Concelho de Felgueiras.

Desta forma, depois de analisar os gráficos podemos concluir que relativamente à Camara Municipal de Felgueiras, em termos de desenvolvimento desportivo, o comportamento é razoável, de certa forma deve intervir mais no concelho relativamente ao desporto e atividade física, criando instalações desportivas nos meios rurais e construir equipamentos desportivos nos meios naturais, ou seja, deve optar por desenvolver não só no centro de felgueiras, mas também nas freguesias mais distantes do centro da cidade. Os participantes referem o desporto escolar, o desporto para a 3ª idade e os desportos federados como as principais áreas para desenvolver.

Deste modo, é necessário intervir no desporto de forma adequada, perceber a situação do desporto no concelho, ou seja, desenvolver estudos é uma forma de perceber como está organizado o desporto, e de seguida, tomar as decisões de acordo com os resultados obtidos através dos diversos estudos.

Por fim, é importante acompanhar as novas tendências do desporto, apostando numa diversidade e qualidade cada vez maior.

50

Referências Bibliográficas

Almeida. R (2014). O Técnico Superior de Desporto como Impulsionador do

Desenvolvimento Desportivo. Relatório Profissional apresentado à Faculdade de

Desporto da Universidade do Porto.

Aranha, Á. (2004). Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física.

Didática, Ciências Sociais e Humanas; 47. Vila Real, UTAD: Sector Editorial dos SDE.

Caires, S. e Almeida, L. S. (2000). Os estágios na formação dos estudantes do ensino

superior: tópicos para um debate em aberto. Revista Portuguesa de Educação, 13, 2,

219-241.

CMFelgueiras (2015). Município de Felgueiras. Consultado a 15 de Outubro de 2015, disponível em www.cm-felgueiras.pt

Constantino, J. (1994). Desporto e Municípios. Lisboa: Livros Horizonte.

Constantino, J. (2002). Um Novo Rumo para o Desporto. Lisboa: Livros Horizonte. Cunha, L.M. (2003). O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento. Lisboa: Edições

FMH. 2ªedição.

Decreto-Lei n.o 5/2007, de 15 de Janeiro - Artigo 26.o da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto. (2007, Janeiro 15).

Faria Jr., G. (1972). Introdução à Didáctica de Educação Física. 1ª Edição, Amadora:

Fórum Editora LTDA.

Feitais, P. (2008). Planeamento Desportivo Municipal. Porto. Dissertação de Mestrado

apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Freitas (2012). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária

José Falcão junto da turma 6 do 10º ano no ano letivo de 2011/2012. Dissertação de

mestrado apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Gomes, R. et al. (2011). Guia de Estágio Pedagógico 2011/2012. Universidade de

Coimbra.

Henriques. C (2014). A política Desportiva Autárquica no Desenvolvimento do

Desporto e no Combate ao Sedentarismo: «Tondela – Uma Experiencia de Gestão Desportiva na Autarquia»

51 Januário, C. (2010). Politicas Públicas Desportivas: Estudo centrado nos municípios

da Área Metropolitana do Porto. Porto: Dissertação de Doutoramento apresentada à

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Lima, R. (2009). Projeto de Desenvolvimento Desportivo para a Vila de São Torcato.

Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Pelozo. (2007). Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre

ensino, pesquisa e extensão. Revista Cientifica Eletrónica de Pedagogia – ISSN: 1678-

300x.

Pires, G. (1989). Dicionário de Organização de Desporto. Lisboa: Prelo.

Ribeiro. A (2011). Atividades Físicas e Desportivas de Carácter Lúdico nos Jovens.

Dissertação de Mestrado apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real.

Rodrigues. S (2009). Pressupostos para a elaboração de um plano estratégico de

Desenvolvimento Desportivo. Análise da procura e consumo desportivo no Concelho de

Tavira. Dissertação de Mestrado apresentado à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Vasconcellos, C.S. (1995) Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projetos

52

Anexos

Questionário

Desenvolvimento Desportivo de Felgueiras

Este questionário pretende analisar o desenvolvimento desportivo no concelho, desta forma, a participação de todos na identificação dos principais problemas e potencialidades é fundamental para definir o Plano de Acção do Desporto Municipal. Neste sentido solicita-se que responda às questões que se seguem.

I

Dados Pessoais

(assinale com uma cruz a resposta mais adequada)

1. Freguesia em que reside: 2. Género: a. Masculino b. Feminino 3. Idade: a. 0-14 anos b. 15-22 anos c. 23-40 anos d. 41-64 anos e. 65 ou mais

4. Pertence a alguma Instituição /Coletividade?

a. Sim Qual ?

b. Não

5. Que papel assume na Instituição/Coletividade?

a. Dirigente b. Técnico c. Atleta d. Sócio e. Outro

53

II

Indicadores de desenvolvimento sustentável

1. Como classifica a Câmara Municipal de Felgueiras em termos de Desenvolvimento Desportivo de acordo com a seguinte classificação: 1: Muito Mau; 2: Mau; 3: Razoável; 4:Bom; 5: Muito Bom. Apresente, se considerar necessárias ações de melhoria.

a) Incentiva a participação/atividade desportiva b) Apoia as actividades e modalidades desportivas c) Preocupa-se com o abandono da prática desportiva d) Promove a Formação de Dirigentes e Técnicos

e) Assume preocupações com a gestão de infra-estruturas e equipamentos f) Promove a realização de eventos desportivos

2. Qual a importância que atribui às possíveis intervenções a realizar no Concelho de Felgueiras de acordo com a seguinte classificação: 1: Nada Importante; 2: Pouco Importante; 3: Razoável; 4:Importante; 5: Muito Importante.

a) Construção/melhoria Campos de Jogos de Exterior

b) Construção/melhoria de Instalações Desportivas nos meios rurais c) Construção de um Complexo Desportivo

d) Construção/melhoria de equipamentos de apoio a Associações d) Construção/melhoria de equipamentos desportivos no meio natural f) Construção/melhoria de Parques infantis

1 2 3 4 5

1 2 3 4 5

54 3. Indique 3 atividades desportivas que considera prioritárias para o desenvolvimento do concelho? a) Desporto Escolar b) Desporto Informal c) Desporto 3ª Idade d) Desporto Aventura e) Desporto Federado f) Desporto Adaptado g) Desportos Radicais

4. Como avalia o seu comportamento em termos de contributos para o Movimento Desportivo de acordo com a seguinte classificação: 1: Muito Mau; 2: Mau; 3: Razoável; 4:Bom; 5: Muito Bom.

a) Participa com frequência em actividades desportivas b) Utiliza equipamentos desportivos municipais c) Anda frequentemente a pé / bicicleta

d) Utiliza equipamentos desportivos privados e) Procura colaborar com Associações desportivas f) Incentiva o Desportivismo e o Fair-Play

g) Reconhece o valor do desporto como factor educativo

1 2 3 4 5

55

III

Diagnóstico ao movimento desportivo do concelho de Felgueiras

1-Indique um ponto forte e um ponto fraco relativamente ao desporto em Felgueiras:

2- Descreva uma proposta para desenvolver o desporto no concelho de Felgueiras.

MUITO OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO

Os resultados deste inquérito são confidenciais e destinam-se à elaboração de uma Tese de Mestrado

Documentos relacionados