• Nenhum resultado encontrado

4. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

4.2. O Empreendimento

4.2.1. Descrição da Atividade de Lavra

A atividade objeto do licenciamento em questão refere-se à lavra da Mina Pé de Serra, tanto com relação a área de intervenção, bem como do volume de produção do minério bruto (ROM).

A geologia da área da Mina Pé de Serra, objeto deste estudo é caracterizada pela presença de formações ferríferas (Itabiritos), estratigraficamente posicionadas entre xistos granadíferos e gnaisses na base e quartzitos ferruginosos e quartzo-mica xistos no topo. Devido à intensa ação do intemperismo e à escassez de afloramentos é proposta uma correlação de algumas das unidades geológicas mapeadas com as unidades clássicas da literatura.

Modelo de Blocos Sondagem

O trabalho de sondagem na área referente ao PAE foi realizado com o objetivo de se delimitar suas reservas. Com isso, foi executada a campanha de sondagem rotativa diamantada. Foram executados 29 furos de sondagem, em uma malha aproximadamente regular, 100 x 100m. A descrição dos furos envolveu aspectos petrográficos, estratigráficos e estruturais.

78

Coleta de Amostras

Foram coletadas amostras ao longo dos afloramentos de rocha, para a caracterização petrográfica macroscópica, analises química e ensaios tecnológicos.

Foram coletadas também amostras nos testemunhos de sondagem.

Análises Químicas

As análises químicas foram realizadas incluindo os teores de Fe, SiO2, Al2O3, P e PPC.

Seções Geológicas

Os contatos dos afloramentos levantados em campo, associados às informações obtidas nos furos de sondagem e no mapeamento geológico, permitiram a elaboração de 6 seções geológicas, aptas a serem utilizadas nos cálculos de reservas.

Estas seções foram espaçadas de 100 em 100 metros, ao longo das estacas lançadas topograficamente na linha-base, perpendicularmente a mesma.

Cálculo de Reserva

Para o cálculo da reserva foi utilizado o método das seções geológicas e com o uso do

“AutoCad”, foi possível calcular a área e volume ocupados pelo minério de ferro.

O quadro abaixo apresenta as reservas calculadas para o ANM 830.370/2001.

Quadro 4.1 - Cálculo de Reserva ANM 830.370/2001 MINÉRIO DE FERRO

Reserva Medida Reserva Indicada Reserva Inferida

3.824.987,6 t 755.112,40 t 8.820.000,00 t

Fe Al203 SiO2 PF Mn P

Teores Médios (%) 41,98 1,43 34,80 1,75 0,17 0,055 Reserva Lavrável

A reserva lavrável estimada é apresentada no quadro abaixo:

Quadro 4.2 - Reserva Lavrável ANM 830.370/2001 MINÉRIO DE FERRO

Reserva Medida Reserva Indicada Reserva Inferida

3.326.680,99 t 656.738,88 t 7.670.959,86 t

79

Escala de Produção

Todo ROM proveniente da Mina Pé de Serra será destinado à venda. O quadro abaixo apresenta a relação de ROM/ano e a relação estéril minério.

Quadro 4.3 - Escala de Produção Anual ANM 830.370/01

ROM (t/ano) Estéril (t/ano) REM

1.000.000,00 1.100.000,00 1,10

Diante da premissa de venda, o tempo de vida do projeto será de aproximadamente 4 anos.

O valor estimado em 2020 para a venda do ROM é de US$12,59/t.

Lavra

A lavra do minério de ferro aqui proposta será executada a céu aberto, conduzida descendentemente, em bancadas sucessivas com 10 m de largura, 10 m de altura e ângulo geral de talude de 35°. A figura abaixo mostra o arranjo geral da mina, apresentando a cava projetada e a localização da pilha de estéril. E o Desenho EIA MPS 03 – Arranjo Geral – Mina Pé de Serra, mostra a área da cava proposta para este processo de licenciamento ambiental.

80

Figura 4.1 - Arranjo Geral – Mina Pé de Serra

Para a lavra na mina, serão utilizadas escavadeiras hidráulicas, tipo Liebherr R964C, com caçambas de 4,0 m³ e carregadeiras tipo Liebherr L580, com caçambas de 4,0 m³. Para o transporte serão utilizados caminhões basculantes Mercedes Benz Actros 4844 (8x4) de 40 t.

Para complementar as operações principais, serão necessários os serviços auxiliares que garantam a eficiência e segurança de execução. Entre os vários serviços auxiliares citam-se:

manutenção mecânica e elétrica, abastecimento de caminhões e equipamentos auxiliares, manutenção e conservação da drenagem dos taludes da cava e da pilha de estéril, serviços de recuperação de áreas lavradas e dos depósitos de estéril, manutenção dos acessos da mina, sinalização da mina, entre outros.

81

Desmonte

Devido às características friáveis do minério, a maior parte do desmonte do ROM será feito mecanicamente com o uso de escavadeiras hidráulicas e em alguns casos com utilização de explosivos.

No caso do desmonte por meio de explosivos, os furos serão executados por perfuratrizes hidráulicas roto-percussivas com diâmetro de furação de 4” e 6,5”. Os principais parâmetros de furação atual são: espaçamento de 5 a 9 m; afastamento de 2 a 4 m e a carga de fundo com 0,6 m. Os furos apresentam inclinação máxima de 20° e a quantidade de furos por detonação varia de 5 a 10.

Em frentes que apresentam água, serão utilizados explosivos encartuchados e nas frentes secas, explosivos granulados (ANFO). Os explosivos serão armazenados em dois paióis, sendo um de explosivos (encartuchado e granulado) com capacidade de 60.000 kg e outro de acessórios. Os dois paióis seguirão rigorosamente as normas determinadas pelo Ministério do Exército.

Serviços Auxiliares

Motoniveladoras manterão os acessos em boas condições de trafegabilidade, para garantir a segurança, otimizar a produtividade da frota de caminhões, manter a drenagem satisfatória durante o período chuvoso e aumentar a vida útil dos pneus, que é um dos insumos relevantes no orçamento das operações mineiras, juntamente com o óleo diesel.

Os acessos da mina serão mantidos sem o acúmulo de poeira com o uso de caminhões pipa.

Tanto o estoque de ROM, como a pilha de estéril, serão formadas com o apoio de tratores de esteira.

Dimensionamento de Equipamentos

Considerando a reserva lavrável e a projeção de venda de ROM, o projeto apresenta vida útil de aproximadamente 4 anos.

Assim, foi dimensionada a necessidade de 1 escavadeira hidráulica (tipo Liebherr R964C) para a extração e 1 carregadeira (tipo L580) para apoio/balança e 3 caminhões (tipo Mercedes Benz Actros 4844 (8x4) de 40 t de porte para o transporte dos materiais. O quadro abaixo apresenta a relação dos equipamentos previstos para a lavra aqui planejada.

Quadro 4.4 - Relação dos Equipamentos

EQUIPAMENTO QUANTIDADE

Caminhão MB Actros 4844 (40t) 3

82

EQUIPAMENTO QUANTIDADE

Escavadeira Hidráulica Liebherr R964C 1

Carregadeira Liebherr L580 (apoio/balança) 1

Trator de Esteiras Komatsu D61 2

Motoniveladora 1

Caminhão Pipa 1

Perfuratriz 1

Caminhão Explosivo 1

Dimensionamento de Pessoal

O regime de trabalho será de 2 turnos, de 8 horas, de segunda à sexta-feira e 1 turno, de 8 horas, aos sábados (com 1 hora de refeição). O quadro abaixo apresenta a relação dos empregados da lavra.

O minério ROM proveniente da lavra, quando necessário, será estocado temporariamente no pátio a ser implantado nas adjacências da cava, com capacidade para 50.000 t/ROM.

Beneficiamento

A atividade objeto do presente licenciamento ambiental refere-se apenas a lavra de ROM, o qual será comercializado para beneficiamento na mina vizinha, atualmente em operação.

Infraestrutura Comunicação

A área onde se localiza a ANM é servida de telefonia, com DDD e DDI, sendo a OI a empresa concessionária. Conta também com agência da EBCT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

83

Disponibilidade de Energia

Na região há disponibilidade de energia elétrica para a implantação de uma mineração, a partir de uma linha de transmissão que passa nas proximidades da área. Estes serviços são prestados pela CEMIG.