• Nenhum resultado encontrado

3 OS PROFESSORES E O ENSINO POR MEIO DE FILMES

3.2 DESCRIÇÃO DAS ESCOLAS

Escola I

A escola I está localizada na diretoria do Campo Limpo. É uma escola de grande porte, com 16 salas de aula. Atende aos níveis fundamental (I e II) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não dispõe de espaço específico para o uso de material audiovisual, mas tem equipamentos para tanto (Projetor tipo Datashow, televisões e aparelhos de vídeo). A sala de leitura é um espaço privilegiado para a exibição de filmes. Foi visitada em um período de efervescência política em razão da greve dos professores do município então em andamento.

O exemplo da escola da escola I é esclarecedor acerca da pouca importância do acervo como fonte de informações sobre a relação entre professores e os filmes. Nesta escola o acervo foi criado de uma única vez, graças a um evento fortuito: uma videolocadora próxima fechava as portas e se desfazia de muitos de seus filmes. Ocorreu aos donos desse

estabelecimento que a escola poderia aproveitá-los e fez uma doação. Este gesto em si é interessantíssimo, visto que pode demonstrar a crença arraigada na sociedade ampla no filme como algo instrutivo, como “coisa de escola”, capaz de auxiliar o aprendizado. As videolocadoras não são (ou não eram, dado que desaparecem aos poucos com o advento do compartilhamento de filmes via internet e da pirataria) lugares que selecionam filmes por seu valor educativo (ou por qualquer outro, na realidade, que não o de sua aceitação em massa). Ainda assim, na ocasião da doação, a escola não escolheu os filmes; apenas aceitou o que era doado sem qualquer tipo de triagem por parte de coordenação pedagógica ou dos professores. Apesar da incorporação deste acervo de vídeos pela escola, os professores entrevistados – aqueles reconhecidos como entusiastas do uso do filme para ensinar – preferem selecionar os filmes que vão usar fora da escola e o trazem quando acreditam que estes são significativos. Ou seja: o professor assume uma postura não apenas de independência com relação ao acervo, como também de oposição a ele, negando-se mesmo a conhecer seu conteúdo. Com efeito, no caso da escola A, a negligência com relação ao acervo foi tal que, de acordo com uma das professoras, os filmes doados foram “sumindo” pelas mãos seja de professores, seja de alunos e ninguém sabe dizer muito bem como aconteceu de este acervo deixar de existir como originalmente chegou à escola. Alguns poucos filmes subsistem – em sua maioria cópias piratas em um pequeno estojo - mas os professores entrevistados mal sabem de sua presença.

Escola II

Localiza-se na diretoria do Butantã. Escola pequena, com 10 salas de aula; atende exclusivamente alunos de nível fundamental (I e II). Não possui espaço específico para exibição de filmes, mas é equipada com projetores tipo datashows portáteis para exibição de vídeos nas salas de aula. Também possui televisões e aparelhos de execução de DVD que podem ser levados a qualquer dependência da escola, embora sejam equipamentos obsoletos.

O acervo da escola II é relativamente grande, diversificado e bem organizado: há até mesmo um catálogo, disponível para consulta em uma pasta física e em listas nos computadores que equipam a sala dos professores. Um dos professores entrevistados aqui, contudo, – o docente com maior tempo de carreira da escola – não confia neste acervo, que

considera pobre. Prefere o seu próprio, composto por centenas de filmes. Importante lembrar que na escola II, a montagem do acervo partiu de um pedido da coordenação para que os professores trouxessem filmes que pudessem ficar disponíveis para uso coletivo. Uma rápida análise dos títulos que compõem esta coleção mostra tal heterogeneidade que não é exagero deduzir que a escolha de filmes não seguiu um critério objetivo, mas a presteza em cumprir-se uma sugestão administrativa. No decorrer do ano de 2014 aconteceu algumas vezes de os filmes, desse acervo, serem usados em ocasiões em que a rotina de aulas não era a usual. Como 2014 foi o ano de uma longa greve de professores houve a reposição de muitas aulas perdidas. Nas reposições, frequentemente aos sábados, poucos alunos compareciam e diferentes níveis de ensino acabavam misturados. O recurso aos filmes era sempre uma opção, pela facilidade do filme de se dirigir a diferentes idades ao mesmo tempo.

Escola III

Escola da diretoria do Butantã que atende dezesseis salas de aula, incluindo os níveis fundamentais (I e II) e a EJA. Embora não tenha espaço específico para a exibição de filmes, está equipada com Datashow e projetores móveis para exibição nas salas. O acervo desta escola é composto principalmente de vídeos oficiais (enviados pela secretaria de ensino). A professora entrevistada não o usa com fins pedagógicos.

Alguns alunos da escola mobilizaram-se em torno de grêmios. É significativo que uma das chapas dos grêmios (de acordo com a propaganda para as eleições de 2014 publicada no blog da escola) tenha como uma das propostas, nas palavras dos próprios alunos, aumentar o número de “filmes que ensinam”.

Escola IV

É uma grande escola da diretoria do Campo Limpo, com mais de quarenta anos de existência e dezoito salas de aula, que atendem alunos dos dois níveis do ensino fundamental e da EJA. Muitos pais de alunos também já foram ou são alunos da escola IV e os professores desta unidade escolar tem, em sua maioria, muito tempo de experiência e de atuação nesta

mesma escola. Possui uma sala específica para a exibição de filmes, com televisão, aparelho de execução de DVD e cadeiras estofadas. Cada sala de aula é equipada com um televisor.

A escola tem um acervo de vídeos composto por documentários e filmes voltados para o ensino de temas específicos dentro do currículo do ensino municipal; são DVDs enviados pela própria secretaria de ensino. Além deste acervo, há outro, composto em sua maioria por filmes de ficção, adquiridos pela escola para exibição em momentos variados. Alguns destes momentos não têm nem mesmo caráter pedagógico, mas servem para ocupar os alunos quando há falta de professores ou quando há algum evento especial na escola que exija entretenimento.

Documentos relacionados