• Nenhum resultado encontrado

A partir dessa reflexão prologal do universo empírico, nossos esforços se voltaram a recuperar o modelo de análise desenvolvido no capítulo 3, em que se

encontram dispostos as categorias e os parâmetros analíticos pautados por um cruzamento das noções de usabilidade e colaboração com aspectos tecnológicos e pedagógicos envoltos em processos de extensão rural mediados por TICs. Além disso, a partir do “Diagrama dos Contextos Interacionais da Extensão Rural mediada por TICs”, foi possível compreender que usabilidade e colaboração se materializam em processos interacionais acolhidos por três contextos distintos:

• Contexto de Produção: esse contexto evidencia questões relacionadas à gestão do curso, bem como à formação de quadros cognitivos que facilitem o processo ensino- aprendizagem a distância e online e, ainda, questões relacionadas à alimentação do sistema;

• Contexto de Uso: esse contexto evidencia questões ligadas à observação da interface gráfica do AVA – neste caso, do moodle.

• Contexto de Interação: esse contexto evidencia a intersecção dos alunos com a interface gráfica do AVA, locus onde se produz as interações.

A partir disso, foi o próprio “Diagrama dos Contextos Interacionais em Processos de Extensão Rural Mediados por TICs” que inspirou a concepção metodológica de nossa pesquisa para investigarmos os processos interacionais na plataforma de ensino-aprendizagem do curso técnico em agropecuária a distância. Sendo assim, foram constituídos 3 grandes eixos organizadores da análise:

a) Primeiro Eixo: contexto de produção

Este eixo nos inspirou a verificar a composição do contexto de produção do curso a fim de conhecer a realidade de todos possíveis envolvidos na gestão geral do curso, bem como da gestão da plataforma e dos principais aspectos que a compõe, do ponto de vista do corpus que a constitui. Além disso, nosso intuito primordial foi o de buscar os parâmetros definidos pelos quadrantes do modelo de análise para problematizar os dados coletados. Quanto ao processo de coleta, destacamos o seguinte quadro organizador deste eixo:

Métodos Corpus Procedimentos

1) Entrevista

(dimensão geral de atuação na

criação/adminsitração do curso, ambiente virtual e

interface) Depoimento de gestores, professores e tutores que participaram e/ou participam do processo interativo no ambiente virtual Realização de 25 entrevistas semiestruturadas41 com participantes do processo de extensão, sendo: professores; tutores

a distância e presenciais; pedagoga; administradora de ambientação virtual; coordenador geral do setor;

coordenador do curso; auxiliar administrativo do setor e; estagiário.

O intuito foi o de abarcar todo o universo disponível de sujeitos. Quadro 4: Processo de coleta de dados – 1º Eixo – Contexto de Produção

Para dar conta disso, buscamos junto ao Setor de Educação a Distância (SEAD) uma relação de todos os envolvidos com o curso técnico em agropecuária a distância desde o seu início até os dias de hoje, o que totalizou numa lista de 31 pessoas. Todas essas 31 pessoas foram contactadas (via e-mail e/ou telefone) para realização da entrevista, porém, 6 pessoas não foram entrevistadas porque não manifestaram interesse, mesmo sendo proposta uma entrevista virtual pela internet, quando estes se encontravam impossibilitados do contato face-a-face.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 de março de 2012 e 22 de abril de 2012, com duração média de 16 minutos e 5 segundos. Quanto a isso, é válido ressaltar que realizamos um pré-teste com dois sujeitos sociais do IF – Sudeste MG –

Campus Barbacena, de modo a estimar o tempo de entrevista, bem como de buscar possíveis ruídos interpretativos. No pré-teste, as entrevistas foram realizadas com duração de aproximados 12 minutos. O tempo total das entrevistas foi de 06 horas, 42 minutos e 09 segundos, sendo que o menor tempo foi o de 05min e 57s e o maior foi de 35min e 13s. Foram bons momentos de aproximação com os gestores do curso, conforme será detalhado no capítulo 5.

Para realização das entrevistas, traçamos um roteiro de apresentação ao entrevistado, no qual:

• Apresentamos, de forma geral, a nossa pesquisa, salientando a importância tanto da pesquisa quanto do depoimento dos participantes;

• Ressaltamos que os critérios de privacidade e de integridade das informações quando os resultados da pesquisa fossem publicados seriam observados para resguardar a ética da pesquisa;

• Ao final, agradecemos pela participação e contribuição para com o enriquecimento da pesquisa.

As perguntas do roteiro foram organizadas em determinadas camadas de investigação, elaboradas tendo em vista o modelo de análise da pesquisa.

b) Segundo Eixo: contexto de uso – a interface gráfica

Para tratar dos aspectos pertinentes a esse contexto, realizamos uma observação da interface gráfica do AVA, tendo em vista que é dela que os processos interacionais ocorrem tanto nos contextos de produção quanto nos contextos de interação. O processo de coleta foi organizado conforme o quadro a seguir:

Métodos Corpus Procedimentos

1) Observação

participante Observação das práticas empregadas no AVA Anotação e observação dos principais pontos que tangem ao processo interacional no AVA através

da análise da interface gráfica, com ênfase em operadores analíticos que caracterizam usabilidade e

colaboração. Foram anotadas as observações em

torno dos seguintes itens: telas de acesso, descrição dos recursos da plataforma,

participação nos recursos, informações do perfil. Quadro 5: Processo de coleta de dados – 2º Eixo – Contexto de Uso

Para tal, buscamos junto ao SEAD acesso à plataforma com vistas a coletar informações que fossem relevantes para nossa pesquisa. Na plataforma, relatamos os seguintes passos:

• Realizamos um levantamento das informações contidas no perfil de cada aluno a ser entrevistado no terceiro eixo, a ser detalhado no capítulo 6. Tais informações de perfil foram por eles mesmos lançadas, o que de certa forma, vem retratar uma auto- imagem que eles têm de si próprios; e

• Verificamos a participação dos mesmos acessando os diversos recursos disponibilizados na plataforma, o que também será detalhado no capítulo 6.

c) Terceiro Eixo: contexto de interação – os alunos e a interface gráfica

Neste eixo, considerado como o elo de comunicação entre alunos e interface, observamos a percepção dos alunos quanto aos aspectos de usabilidade e colaboração em seus processos de interação no AVA. Para tal, utilizamos os métodos e procedimentos que se seguem:

Métodos Corpus Procedimentos

1) Questionário

(dimensão perceptiva do AVA - interface - em torno

da usabilidade e colaboração no processo

interativo)

Coletar dados para realização de: análise de perfil dos alunos; análise

referente à percepção de usabilidade e colaboração

no processo interativo do AVA por parte dos alunos

Aplicação de 61 questionários42 aos alunos que se encontravam no 2º ano (3º período) do curso

em referência Quadro 6: Processo de coleta de dados – 3º Eixo – Contexto de Interação

Optamos por aplicar o questionário a todos os alunos da segunda turma (2011/2012) – terceiro período no primeiro semestre de 2012 – do curso técnico em agropecuária a distância. Esses alunos integram a segunda turma do SEAD e já possuem experiência com essa modalidade de ensino, bem como experiência no acesso à plataforma e no desenvolvimento de atividades propostas, além de demonstrarem certo grau de conhecimento e familiaridade com professores, tutores e gestores do curso. De um total de 80 alunos, de acordo com listagem do SEAD, aplicamos o questionário a 61 alunos. Os motivos da não aplicação do questionário nos 100% dos alunos serão descritos no capítulo 6.

Como já descrevemos anteriormente, os alunos participam de encontros presenciais mensais. Na ocasião do encontro do mês de abril, realizado no Campus Barbacena, nos dias 21 e 22 de abril de 2012 (sábado e domingo), tivemos contato direto com os alunos. Apresentamos nossa proposta de estudos no sábado, dia 21 de abril, quando então tivemos contato com todos os alunos presentes, bem como os tutores, os quais somente conhecíamos virtualmente pela plataforma. Esse encontro se caracterizou como um momento de descontração e aproximação dos sujeitos dessa pesquisa, ocasião em que também salientamos nossos objetivos estritamente acadêmicos, e nosso compromisso em resguardar a identidade de todos os entrevistados. Tivemos a oportunidade também de participar de alguns momentos de determinada aula prática no Setor de Laticínios do IF – Campus Barbacena a fim de conhecer a realidade de estudos desses alunos. Neste mesmo dia, realizamos a aplicação do questionário, com duração média meia hora. Na manhã do dia 22 de abril, domingo, nos reencontramos para finalizar com a realização das entrevistas com os tutores, uma vez que no sábado eles se encontravam ocupados em auxiliar os alunos nas aulas práticas, e nos despedimos. O capítulo 6 revelará maiores detalhes desses valiosos encontros.

Por fim, é válido ressaltar que os questionários foram confeccionados com base no modelo de análise desse trabalho, e suas questões foram organizadas tendo em vistas os parâmetros das camadas de investigação, conforme Anexo II.