• Nenhum resultado encontrado

Descrição dos passos da 1 a etapa – planejamento da coleta de dados

3. METODOLOGIA

3.2 Coleta de Dados

3.2.1 Descrição dos passos da 1 a etapa – planejamento da coleta de dados

A estratégia de busca, definida em função da consecução dos objetivos gerais e especí- ficos desta pesquisa, delineou-se de forma a qualificar as evidências científicas. Para tanto, planejou-se coletar periódicos científicos nacionais indexados em bases de dados com acesso em meio eletrônico on-line, no período compreendido entre 01 de janeiro de 2002 até 31 de dezembro de 2012. Esta opção foi escolhida em função de que os periódicos científicos, como fontes de informação para pesquisas, “constituem o meio mais importante para a comunicação da ciência atualmente” (MUELLER, 2000, p. 93). Como fonte de comunicação, a pesquisa social apoia-se em dados sobre o mundo social, dados estes que expressam os resultados construídos nos processos de comunicação (BAUER; GASKELL; ALLUM, 2012). O período de busca foi definido com fins a retratar dados que expressam os resultados mais recentes e atuais das pesquisas referentes aos objetivos deste estudo. Assim, via de regra, é atualmente consenso, entre os pesquisadores e agências de fomento, que os resultados das pesquisas cien- tíficas são comunicados, e validados, principalmente por meio da publicação em periódicos científicos.

Os descritores foram definidos com base na terminologia BVS-Psi-ULAPSI, e seus respectivos correspondentes em inglês8. São eles: cultura organizacional, comportamento or- ganizacional, violência psicológica no trabalho e violência psicológica. A utilização do descri- tor “comportamento organizacional” se deu em função de indicação à consulta da terminolo- gia mencionada, uma vez que, em princípio, não estava planejado tal uso pela pesquisadora. No Brasil, “cultura organizacional” é terminologia corriqueira na interdisciplinaridade das áreas de administração, psicologia e/ou multidisciplinares. Por esta razão, a pesquisadora op- tou por não incluir, no protocolo de busca, a terminologia “comportamento organizacional” sem que estivesse integrada com pelo menos um dos outros descritores definidos.

Como critérios de busca para o filtro 1, optou-se por pesquisa nas bases de dados por meio de formulários avançados de busca, na forma de registros completos, o que implica dizer que os descritores definidos para a busca poderiam constar nos títulos, nas palavras-chave ou nos resumos dos periódicos científicos brasileiros, disponíveis em língua portuguesa.

No filtro 19, planejaram-se dez passos, com combinações pré-definidas entre os descri- tores. Foram definidos operadores booleanos e/ou caracteres curinga para os passos #1 até #7, sendo que nos passos #8 até #10 não houve este tipo de definição. Esclarece-se, no entanto, que a utilização de operadores booleanos e/ou caracteres curinga varia conforme o campo de busca e base de dados, recomendando-se, por isso, consulta ao índice “regras de pesquisa” em cada base de dados que se for pesquisar, para fins de operacionalizar a padronização correta- mente. Em cada uma das quatro bases de dados definidas, foi seguido rigorosamente cada um dos passos do protocolo, na sequência #1 até #10.

As bases de dados foram definidas em função da representatividade, em termos de re- levância quanto à qualidade/quantidade de cada uma delas no universo das fontes de informa- ção. As bases de dados, que apresentam referências bibliográficas ou resumos ou texto com- pleto de artigos de periódicos, são:

1) Web of Science: a única base pesquisada com acesso restrito, por meio de conexão

Virtual Private Network (VPN/USP), uma rede particular virtual disponibilizada gratuitamente aos estudantes regulares da Universidade de São Paulo, rede esta instalada no computador pessoal da pesquisadora e que necessita de login válido para acesso. A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como Science Citation Indexes, compiladas pe- lo ISI (Institute for Scientific Information). Permite a recuperação de trabalhos pu- blicados nos mais importantes periódicos internacionais. O período de abrangência estende-se de 1900 até o presente. Acrescente-se que esta foi a única base em que a

pesquisadora utilizou os descritores em inglês. O portal geral de acesso à base é: http://thomsonreuters.com/thomson-reuters-web-of-science.

2) Index Psi: base que permite acesso a referências e resumos em Psicologia e áreas afins, caracterizando-se como uma biblioteca virtual de acesso gratuito, sendo pos- sível acessar mais de 35 mil referências e resumos de artigos de mais de 160 revis- tas brasileiras publicadas desde 1949 até o presente. Quando disponível, podem-se também acessar textos completos. Portal de acesso: http://newpsi.bvs-psi.org.br. 3) SciELO: sigla de Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Ele-

trônica em Linha). Conforme informações no portal em setembro de 2013, “indexa e publica em acesso aberto na internet uma coleção selecionada de periódicos cien-

tíficos brasileiros com o objetivo de aumentar a sua visibilidade, acessibilidade, qualidade, uso e impacto”. Iniciado em 1997, é hoje um “modelo de publicação eletrônica de periódicos científicos adotado na publicação de coleções nacionais de periódicos nos países da América Latina e Caribe, Espanha, Portugal e África do Sul”. Portal de acesso no Brasil: www.scielo.br.

4) Portal de Periódicos Capes: Conforme informações do próprio sítio eletrônico em setembro de 2013, o “Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo cientí- fico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Portal de acesso: http://www.periodicos.capes.gov.br/.

Os resultados brutos da coleta, já pré-selecionados pela pesquisadora em função da lei- tura dos títulos, palavras-chave e resumos dos artigos científicos de acordo com o escopo des- ta pesquisa, para cada passo de #1 a #10 e em cada uma das bases de dados, estão registrados no Apêndice A: Protocolo de Registro de Coleta – Filtro 1.

O repositório dos artigos coletados foi o disponível pelo Sistema Operacional Win- dows (MS 8.0), por meio da organização de pastas para cada base de dados.