• Nenhum resultado encontrado

Descrição geral: ―Rixa, o jogo‖ estrutura e produção

No documento Funções do jornalismo nos newsgames (páginas 141-146)

3. CAPÍTULO III: Passando pelas fases: um percurso de análise

3.6 Descrição geral: ―Rixa, o jogo‖ estrutura e produção

80

Disponível em:

copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/09/alemanha-e-argentina- farao-duelo-mais-repetido-em-decisao-de-copa.htm. Acesso em: 20 de jan. de 2016.

Em relação à sua estrutura e produção, ―Rixa, o jogo‖81, (figura 58), foi publicado no dia 4 de maio de 2015, pelo seu idealizador, o estudante paranaense, Jonathan Soares. O newsgame tem como temática principal, as ações de repressão sofridas pelos professores que estavam em greve no Estado do Paraná, durante o primeiro semestre de 2015.

Figura 58 – Página de abertura de ―Rixa, o jogo‖.

―Rixa, o jogo‖ foi publicado com o objetivo de criticar um dos mais violentos atos de repressão encabeçados pela Polícia Militar do Paraná82. A ação ocorreu durante uma manifestação que reuniu cerca de 20 mil pessoas, no dia 27 de abril de 2015, que protestavam contra as mudanças na previdência para os servidores do Estado, entre os manifestantes estavam os professores da rede estadual de ensino, categoria que se encontrava em greve. O Governo do Estado designou cerca de 1.500 policiais para acompanhar a manifestação, e, impedir que os manifestantes entrassem na Assembleia Legislativa, local em que estava sendo realizada a votação pela mudança na previdência dos servidores estaduais.

Durante o protesto, os manifestantes foram reprimidos pelos policiais, e, a ação resultou em mais de 200 pessoas feridas. O fato repercutiu na imprensa nacional e internacional, a exemplo do jornal alemão Die Welt83, que em sua matéria destacou que, a polícia utilizou

81

Disponível em: <rixaojogo.com.br/rixa.html>. Acesso em: 25 de jan. de 2016. 82

Disponível em:

<brasil.elpais.com/brasil/2015/04/29/politica/1430337175_476628.html>. Acesso em: 25 de jan. de 2016.

83

Disponível em: <www.welt.de/politik/ausland/article140318217/Polizei- schlaegt-Lehrerproteste-mit-Knueppeln-nieder.html>. Acesso em: 25 de jan. de 2016.

de maneira furiosa, balas de borracha e gás de pimenta contra os professores.

3.6.1 Tema

Do ponto de vista do tema, o newsgame ―Rixa, o jogo‖ objetiva relembrar, e, também tornar conhecido por parte do leitor/jogador, o ataque da Polícia Militar do Paraná aos professores da rede estadual, ação que ocorreu durante uma manifestação da categoria que estava em greve. Durante a repressão policial, professores foram atingidos por balas de borracha e cães pitbulls foram usados para conter os manifestantes.

A temática abordada fica em evidência na abertura do newsgame, quando é lançado o desafio: ―Por quanto tempo você consegue fazer com que uma professora exerça seu direito de manifestação até que policiais a atinjam com balas de borracha ou cachorros a mordam?‖. A frase fica exposta na tela, e, acompanha o leitor/jogador durante todo o jogo.

3.6.2 História

―Rixa, o jogo‖ está disponível na versão português, e, pode ser acessado através do site rixaojogo.com.br. Esse acesso pode ser feito a partir de computadores e dispositivos móveis, no entanto, quando acessado através de tablets ou smartphones, o newsgame apresenta falhas em relação ao seu design responsivo, pois a página do jogo não é adaptável aos diferentes tamanhos de tela.

O newsgame é de acesso gratuito, e, ao acessar o site do ―Rixa, o jogo‖ não é possível saber quantas pessoas já acessaram a página ou quantas vezes o newsgame já foi jogado. O produto foi produzido com base nos tradicionais jogos de plataforma, modalidade de jogo de videogame em que o leitor/jogador precisa correr e pular entre plataformas e obstáculos.

De acordo com a entrevista concedida pelo idealizador do projeto, o estudante Jonathan Soares ao portal Forum84, ―Rixa, o jogo‖ foi criado com a intenção de criticar a ação da polícia, e, também dar visibilidade ao ato de repressão sofrido pelos professores.

84

Disponível em: <www.revistaforum.com.br/2015/05/05/estudante-do-parana- lanca-rixa-o-jogo/>. Acesso em: 25 de jan. de 2016.

3.6.3 Modalidade

Neste estudo, classifica-se ―Rixa, o jogo‖ como pertencente à modalidade newsgame citativo implícito, pois além de ter sido criado pelo público-produtor, que não integra as tradicionais redações dos veículos de comunicação, o seu conteúdo está relacionado de maneira implícita às matérias jornalísticas que estiveram ou que estão em pauta nos veículos de comunicação.

3.6.4 Tempo de duração

Não há um tempo estipulado para o leitor/jogador concluir o

newsgame. Entretanto, o tempo de duração de ―Rixa, o jogo‖ se resume

em segundos. Os ataques à professora ocorrem rapidamente, e, fica difícil para o leitor/jogador manter a professora ativa na disputa, sem ser baleada ou mordida pelo cão. Para o iniciante no jogo, a média do tempo de duração do newsgame varia entre 2 a 4 segundos. Quanto mais o leitor/jogador se dedicar ao jogo, e, praticá-lo, mais tempo conseguirá fazer com que a professora permaneça ativa no newsgame.

3.6.5 Fases

Quanto às fases do newsgame, ―Rixa, o jogo‖ é composto por duas situações, denominadas neste estudo, como fases, que se repetem no transcorrer do jogo. Na primeira etapa, o leitor/jogador precisa fazer com que a professora consiga fugir dos tiros de bala de borracha do policial. Em seguida, é preciso fugir da mordida do cão pitbull. Essas são as duas etapas constantes no newsgame, e, conforme o tempo do jogo que, é contado em segundos, vai passando, os tiros e o ataque do pitbull vão ganhando cada vez mais velocidade.

3.6.6 Funcionamento

Em relação ao funcionamento, o leitor/jogador tem apenas uma chance no jogo, deste modo, é preciso preservar a vida da professora. Caso o avatar da professora, que é quem o leitor/jogador representa no

newsgame, seja atingido pelos disparos de balas de borracha, ou pela

mordida do pitbull, o jogo acaba.

Para ter acesso ao ―Rixa, o jogo‖, o leitor/jogador precisa passar pela página de abertura do jogo, (figura 59). Ao entrar na respectiva

página, é convidado a curtir a Fan Page, Jogando a Real85, e, é recebido com a seguinte frase: ―Sim! Mais jogos virão... Não espere até que sejam noticiados‖.

Figura 59 – Página inicial do site que hospeda ―Rixa, o jogo‖.

Ainda na página de abertura, no canto superior direito está localizado um banner publicitário, e, no lado inferior está disponível o nome e os contatos do idealizador do projeto. Logo acima, no centro da tela, o desenvolvedor do newsgame solicita a colaboração dos jogadores para a hospedagem do site. O valor da contribuição é espontâneo, e, pode ser feito via PayPal. Para jogar ―Rixa, o jogo‖ é preciso clicar no botão que indica o acesso ao jogo, nesse momento o leitor/jogador é direcionado para a página que dá início ao newsgame.

Na abertura do jogo estão descritos os botões de comando, ―Iniciar‖ e ―Como jogar‖, (figura 60). As instruções para jogar são simples, e, os botões de comando estão localizados no teclado do computador. As setas servem para fazer o avatar da professora pular, andar e desviar dos tiros do policial, bem como, do ataque do cão. Já a tecla de espaço, é utilizada para reiniciar o jogo.

Figura 60 – Botões de comando do ―Rixa, o jogo‖.

85

Disponível em: <www.facebook.com/jogandareal/>. Acesso em: 26 de jan. de 2016.

3.6.7 Fluxo do newsgame

O fluxo do newsgame se resume em apresentar ao leitor/jogador a situação vivida pelos professores paranaenses em greve, durante a manifestação do dia 27 de abril de 2015. Ao iniciar o newsgame, o leitor/jogador se depara com o avatar da professora protestando em uma calçada, localizada em uma cidade tomada por prédios. O protesto que, ocorre de forma pacífica, é interrompido por tiros e latidos de cão, e, em seguida, aparece o avatar do policial que atira na direção da professora, e, o cão pitbull que parte para atacá-la.

No documento Funções do jornalismo nos newsgames (páginas 141-146)