• Nenhum resultado encontrado

À PROVA DE EXPLOSÃO EX D (“EXPLOSION PROOF” OU “FLAME PROOF”)

Invólucro à prova de explosão: é um sistema suficientemente resistente e vedado para não propagar uma explosão, cuja temperatura superficial não provoque a ignição de uma atmosfera explosiva. Isso implica uma construção robusta, com tampas roscadas ou parafusadas. Esses invólucros são construí-dos de forma que, caso ocorra a ignição de uma mistura dentro dele (qualquer tipo de explosão), resis-ta mecanicamente à pressão e impeça que a explosão se propague para o meio externo.

53

A NBR 5363 especifica os interstícios máximos entre as peças dos invólucros blindados (entre a tampa e a caixa, ou entre o eixo e o furo da tampa do invólucro de um comutador, por exemplo). Tais interstícios auxiliam no alívio da pressão interna ao invólucro, acaso ocorra uma explosão no interior deste. A largura e comprimento desses interstícios (limitados aos valores normalizados) devem ser suficientes para que o gás se resfrie antes de alcançar o ambiente externo.

SEGURANÇA AUMENTADA (EX E) (ABNT NBR IEC 60079-7:2018)

Esta Parte da ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para o projeto, fabricação, ensaios e marcação de equipamentos elétricos e componentes Ex, com tipo de proteção de segurança aumentada “e”, destinados à utilização em atmosferas explosivas de gases.

Os equipamentos elétricos e os componentes Ex do tipo de proteção “e” podem proporcionar: Nível de proteção “eb” (EPL “Mb” ou “Gb”) ou Nível de proteção “ec” (EPL “Gc”).

Equipamento elétrico de proteção aumentada é aquele que “sob condições normais de operação, não produz arcos, faíscas ou aquecimento suficiente para causar ignição da atmosfera explosiva para a qual foi projetado, e no qual são tomadas as medidas adicionais durante a construção, de modo a evitar, com maior segurança, que tais fenômenos ocorram em condições de operação e de sobrecarga previstas”. Equipamentos típicos com segurança aumentada são os motores de gaiola, transformadores de potência e de medição, luminárias e caixas de distribuição e de ligação.

EQUIPAMENTO ELÉTRICO IMERSO EM ÓLEO - EX O (ABNT NBR IEC 60079-6:2017)

Essa parte da ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para projeto, fabricação, ensaios e marcação de equipamentos “Ex”, e seus componentes, com tipo de proteção por imersão em líquido “o”, destinados à utilização em atmosferas explosivas de gás.

O equipamento elétrico é imerso em óleo, de modo a não inflamar uma atmosfera explosiva, acima do líquido ou na parte externa do invólucro. Esse tipo de proteção é aplicável somente aos equipamentos fixos.

EQUIPAMENTOS PRESSURIZADOS – EX P (ABNT NBR IEC 60079-2:2016)

Essa parte da ABNT NBR IEC 60079 apresenta os requisitos específicos para a construção e ensaios de equipamentos elétricos com invólucros pressurizados do tipo de proteção “p”, destinados para instalação em atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Nesse tipo de proteção, uma pressão positiva, superior à pressão atmosférica, é mantida no interior do invólucro, de modo a evitar a penetração de uma atmosfera explosiva que possa existir ao redor do equipamento.

São definidos três tipos de pressurização que reduzem a classificação no interior do invólucro pressurizado de:

54

• px – Zona 1 para não classificada ou Grupo I para não classificada; • py – Zona 1 para Zona 2;

• pz – Zona 2 para não classificada.

EQUIPAMENTOS IMERSOS EM AREIA – EX Q (ABNT NBR IEC 60079-5:2016)

Essa parte da ABNT NBR IEC 60079 estabelece os requisitos específicos para construção, ensaio e marcação de equipamentos elétricos, partes deles e seus componentes “Ex”, protegidos por imersão em areia “q” e destinados à utilização em atmosferas explosivas de gás.

Neste tipo de proteção, as partes que podem inflamar uma atmosfera explosiva são imersas por um material de enchimento, de modo a evitar a ignição de uma atmosfera explosiva externa. Esse tipo de proteção só se aplica a equipamentos com corrente nominal menor ou igual a 16A; que consumam potência menor ou igual a 1000VA, cuja tensão de alimentação não seja superior a 1000 v.

EQUIPAMENTO IMERSO EM RESINA – EX M (ABNT NBR IEC 60079-18:2016 ERRATA 1:2020)

As partes que podem causar ignição são encapsuladas por uma resina, de modo que não inflamem uma atmosfera explosiva externa.

EQUIPAMENTO ELÉTRICO NÃO ACENDÍVEL - EX N (ABNT NBR IEC 60079-15:2019)

Essa parte da ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para projeto, fabricação, ensaios e marcação para equipamentos elétricos do Grupo II com tipo de proteção “n”, que incluem; dispositivos selados “nC”, hermeticamente selados “nC”, componentes não acendíveis “nC” e invólucros com respiração restrita “nR”, previstos para serem utilizados em atmosferas explosivas de gás.

É aplicável aos equipamentos elétricos em que a tensão nominal não exceda 15 kV c.a. eficaz ou c.c., incluindo produtos Ex que possuem tensão de trabalho interna que exceda 15 kV. Por exemplo, para luminárias com lâmpadas HID Equipamentos que, em condições normais de operação, e sob determinadas condições anormais especificadas, não causam a ignição da atmosfera explosiva de gás existente no ambiente.

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA INTRÍNSECA - EX I (ABNT NBR IEC 60079-11:2013 ERRATA 1:2017) São aqueles que, em condições normais (isto é, abertura e fechamento do circuito), ou anormais (curto circuito, falta à terra), não liberam energia suficiente para inflamar a atmosfera explosiva.

Os equipamentos elétricos de segurança intrínseca são classificados em duas categorias:

‘IA’

-

Projetados de tal forma que não sejam capazes de causar uma ignição em operação normal ou, ainda que ocorram duas falhas evidentes, como também as não evidentes; e

‘IB’ – São incapazes de causar uma ignição em operação normal e com aplicação de uma falha evidente mais a aplicação das falhas não evidentes.

55

Duas falhas: Em uma folha de 2 diodos Zener, um terceiro permanecerá em funcionamento ( Categoria ‘ia’ 2 diodos zener redundantes).

Simples falha: Em uma falha de 1 diodo Zener, um segundo permanecerá em funcionamento. (categoria ‘ib’: 1 diodo Zener redundante).

NOTA:Falha evidente é aquela que está em conformidade com os requisitos da construção básicos do tipo de proteção. Não evidentes são aquelas que não estão em conformidade com essas regras; EQUIPAMENTO COM PROTEÇÃO ESPECIAL – EX S (ABNT NBR IEC 60079-33:2015)

Esta parte da ABNT NBR IEC 60079 apresenta o método específico para a avaliação, ensaio e requisitos para a marcação de partes ou equipamentos elétricos e componentes Ex, com tipo de proteção “s”. Não há uma definição nesse tipo de proteção que foi previsto para permitir o desenvolvimento de novos tipos de proteção pelos fabricantes.

Tipos de proteção NOTA:

• Equipamentos projetados para a zona 0, podem ser utilizados nas zonas 1 e 2; • Equipamentos projetados para a zona 1, podem ser utilizados na zona 2; • Equipamentos projetados para a zona 2, só podem ser utilizados nessa zona.

56

4.3 - GRUPOS

Divisão dos grupos que caracterizam a natureza inflamável do material:

Divisão dos grupos

Comparação entre normas

Grupo III – Os equipamentos elétricos do grupo III são destinados para utilização em locais com at-mosfera explosiva de poeira que não minas suscetíveis ao grisu, sendo subdivididos de acordo com a natureza da atmosfera explosiva de poeira para o qual é destinado.

Documentos relacionados